Poemas Dos Becos De Goiás E Estórias Mais

Poemas Dos Becos De Goiás E Estórias Mais Cora Coralina

Resenhas - Poemas dos becos de Goiás e estórias mais

mahfehlovegood 16/03/2024

Alguns poemas são bem difíceis de interpretar por ter palavras muito antigas, mas no geral os poemas são muito lindos e tocam o coração

Giovana.Kutschenko 09/03/2024

Achei insuportável
Leitura com palavras muito antigas, que entraram em desuso a muito tempo, linguagem confusa, histórias com pouca ligação entre si, contexto disfuncional, e certo ar penoso ao falar do passado, trazendo sempre aquele ar melancólico e exausto, reforçando a ideia de que o tema do livro traz um sentimento de cansaço ao invés da nostalgia, que era o objetivo. Promete demais e não cumpre com o esperado.

nay.gba 10/03/2024minha estante
Acho que a resenha descreve quem foi Cora Coralina, uma idosa que viveu a viva toda medíocre e usou da escrita um lugar de cura. Entendo que não gostou, mas acho que a intenção dela é auto biográfica mesmo.

Eliane406 01/01/2024

O eu-lírico marcado por telúrico
?Cora Coralina só podia ser poeta, com uma alma tão singela, adoçando as almas e também o paladar das pessoas, essa Cora com nome poético e aliterato convence pelo amor e pelo conhecimento erudito das palavras, da apropriação das coisas de sua terra e de sua vivência.

Becos de Goiás foi o primeiro livro de Cora, lançado em em 1965 quando ela estava com 76 anos.

Em seu livro ela conta histórias que viveu, ouviu, observou tecendo uma narrativa que composta por tempo, geografia e memória, traçando uma linha intimista e substancial.

O eu-lírico marcado pelo telúrico e pelo cotidiano aflora por emoções que reside em objetos e cenas familiares, a ação do tempo em coisas da cidade, da natureza e das pessoas, transformados em uma prosa poética, como ela mesma salientou.

?"Versos? não
poesia?
Um modo diferente de contar velhas histórias."

Eu poeta 24/08/2023

Poemas dos becos
''Pequeno para ser homem forte para ser menino''. Um pouco difícil ler palavras antigas, ainda que eu tive uma avó bem das antigas kkk

whosengler 14/08/2023

Becos de Goiás ???
Eu gostei bastante de alguns poemas, já outros eram muito difíceis de interpretar o que tornava a leitura cansativa. No entanto, a Cora é uma inspiração para mim e é um privilégio admirar sua vida e obra!

bella 19/09/2022

Uma escrita que acolhe e aconchega
Cora Coralina me lembra minha avó. ?

Seus poemas, em maioria, versam sobre o viver no interior. Contam histórias (ou estórias) de sua pequena cidade, das ruas, dos becos, dos casebres e das pessoas que ali viviam ? fossem ou não de sua família. Poemas sobre sua vida de menina, suas irmãs, sua mãe, suas avós e bisavós, sobre os causos e os pormenores da vida na roça.

Nos tocamos quando entendemos que a singularidade da cidade de Cora é a semelhança com tantas outras sertanejas. E vidas também semelhantes.

?? Sua escrita é uma poesia narrativa, como até então nunca tinha visto. O poema chama atenção pelo comum dentro do particular, histórias que tanto já se ouviu e viveu.

Quantas e quantas me arrepiei e me vi nos escritos de Aninha, nossa Cora.
Para todos que se deliciam em poesia, vai por mim, ela é uma ótima companhia.

@atocadaraposa

Eduardo1304 01/03/2022

Poemas dos becos
Eu larguei todas os livros que queria ler em 2022 quando recebi esse para ler fiquei sem palavras poesias versam sobre o cotidiano e inquietações humanas.

Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 03/06/2020

Surpresa agradável
WOW!
Estou sem palavras para esse livro...
A primeira impressão que tive de Cora não foi boa, mas estou impactada com esse livro.

Liandra Schug 27/05/2020

Mediano, sentimental.
Como um conjunto da obra, os poemas me pareceram bem medianos, poucos se destacaram. No geral, são sensíveis e delicados, trazem uma nostalgia de Goiás (quente, sujo, pobre, simples, afetuoso) e, apesar da separação em versos, parecem mais prosa poética, estórias poetizadas.

Dois poemas já eram favoritos meus antes mesmo de ler o livro completo: Mulher da Vida e O prato azul-pombinho. ??

Foi uma experiência boa ler os poemas, mas não foi tudo aquilo.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 09/04/2020

Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais - Cora Coralina
O livro “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais” é o primeiro livro lançado da poetisa Cora Coralina e a inaugura como escritora no Brasil. foi publicado no ano de 1965, quando ela já tinha 75 anos de idade. Após a sua morte, diversas obras póstumas são editadas e publicadas, transformando-a em uma das principais escritoras brasileiras.

Essa obra reúne vários poemas e tem como tema principal a cidade de Goiás. Aqui ela retrata de maneira belíssima, com o seu estilo inconfundível, as histórias vividas nos “Becos” de Goiás. A simplicidade dos temas retratados, as memórias do seu cotidiano que parecem tão aquém do que era considerado "belo" na sua época, se fundem e se transformam. Cenas que nos parecem triviais, viram temática e por meio de uma escrita simples, a escritora apresenta ao leitor, uma categoria literária encontrada em poucos autores.

O livro está dividido em duas partes, compreendendo também uma sessão que traz informações diversas sobre o perfil e sobre a poética da autora. Por fim, é um livro que eu indico, principalmente para as pessoas que gostam de poesia, e para àqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais dos autores brasileiros.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

mari 07/10/2018

Escrevendo desde adolescente, o primeiro livro de Ana Lins (Cora Coralina) foi publicado no auge de seus 76 anos, construindo uma carreira literária peculiar. Seus poemas retratam um Brasil, uns Brasis e alguns becos goianos. De forma simplória, sutil... Cora Coralina retrata sua infância e adolescência através de poemas que representam sua terra.
É o meu primeiro Cora. Venho me voltando para literatura feminina Nacional, tentando entender quem são as mulheres que compunham a sociedade brasileira; as revolucionárias, as esquecidas, as que não tiveram um Drummond para impulsionar seus escritas. Alguns poemas como: "Poema do Milho"; "Minha Infância"; "Todas as vidas" e "Menor Abandonado" possuem meu coração.
Nesse momento de instabilidade e caos, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas acalmou meu coração.

Dan 27/07/2017

Quanta delicadeza, quanta simplicidade! Cora pega o cotidiano e transforma num cotidiano fantástico, realidade-realeza... O pedaço de bolo tão fininho... as visitas... os religiosos... a fé e a educação, poema cru, de saudade.

"Amo tua paisagem triste, ausente e suja.
Teu ar sombrio. Tua velha umidade andrajosa.
Teu lodo negro, esverdeado, escorregadio.
E a réstia de sol que ao meio-dia desce, fugidia,
e semeia polmes dourados no teu lixo pobre,
calçando de ouro a sandália velha,
jogada no teu monturo"

Rosane 26/08/2016

adorei
dei uma segunda chance a esse livro e adorei !

Fimbrethil Call 29/08/2010

Poesia realista no coração do Brasil
Eu sinceramente gostei desse livro, um retrato muito vivo da vida no interior do Brasil há uns 100 anos, já que ela conta muitas coisas da sua infância.

Poesias engajadas e outras nem tanto, como aquele em que ela se coloca no lugar do milho (eu sou um grão humilde...)

Recomendo.

Lenita 20/03/2009

Eu adoro!
Tem que gostar de poesia, tem que gostar da simplicidade. É isto que esta grande mulher faz, coloca poesia em fatos simples da vida. Lembra a infância, os primeiros anos de escola, a família, amigos, muita coisa bonita e tão simples numa escrita cheia de sentimentos nobres.