Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Eduarda Duarte 25/08/2021

Lavoura Arcaica de Raduan Nassar
Triste aquele que não investe seu tempo na literatura nacional. Nassar é uma prova desse brilhantismo inato.

Constroi uma narrativa de flutua entre a poesia e a violência de forma intrínseca. E nos faz detestar o protagonista, apesar de querermos conhecer o final (que a maioria já conhece) através de seus olhos desvairados.
Alê | @alexandrejjr 09/10/2021minha estante
Belos apontamentos, Eduarda.

Eduarda Duarte 09/10/2021minha estante

Malice 24/08/2021

Raduan Nassar acertou em cheio em Lavoura Arcaica
Um livro repleto de choques familiares representados pela figura imponente e moralizante do patriarca em constante atrito com nossa personagem, o filho pródigo que volta após a fuga. Marcado pela opressão e pelo desejo, que Raduan representa com maestria a dualidade e o desespero da personagem. A sensualidade está presente não só nas personagens mas sim em toda a natureza, o choque com o pai é também o choque com o alicerce, com as rigidas construções representadas na casa e a figura do jantar, do sermão e da moralização. Vale a pena notar as referências e críticas bíblicas na obra, todas associadas a intransigência do pai e a culpa do filho.

Daniel Teles 19/08/2021

Escrita Fantástica
É um drama pesado, porém este peso fica diluído na escrita maravilhosa do autor, que é o ponto forte deste livro.
Acompanhamos os pensamentos e angústias de André, um dos filhos de uma grande família que busca sua liberdade, sua individualidade, mas que tem um pai que presa o contrário disso, o conservadorismo, o comedimento, a família como o centro de tudo, e este pai, aplica estes preceitos na família com rigor. André se sentindo sufocado, foge de casa. Este é o começo da história. Algumas partes são arrastadas, mas a escrita do livro é tão maravilhosa que fale a pena. Recomendo.

Olívia Giacomin 15/07/2021

com todo respeito, um livro ok.
é um bom livro, mas não foi o que eu esperava..
sempre ouvi excelentes comentários sobre esse livro, leitores com experiências marcantes, mas não foi assim comigo, me disseram que era uma história muito envolvente e intensa, mas apesar de achar o enredo interessante, eu não me envolvi muito, não me conectei com os personagens, não senti nada por eles na verdade, e acho que só tem como você amar um livro quando se conecta com a história..
o livro, inspirado na parábola do filho pródigo que sai do seio da família para viver a vida e depois retorna, é dividido em duas partes: a partida e o retorno, onde iremos entender a vivência do andré e sua família, através de uma narrativa não linear, que intercala momentos passados e presentes.
a escrita do raduan é muito bonita, eu marquei vários trechos, fiquei tocada com várias frases, só que em diversos momentos eu também fiquei cansada, por exemplo, tem uma parte em que o andré está conversando com a ana e fala sobre como ele vai mudar a postura e começar a ajudar nas atividades da casa (tirei detalhes do contexto para nao dar spoiler) e ai ele fica por páginas falando: vou limpar isso, vou cortar aquilo de tal jeito, vou agir assim e são páginas e páginas disso, acabei achando um pouco chato, só que não dá para chamar esse livro maçante, ele é muito curto, então eu terminei de ler, gostei, mas não fiquei com aquela sensação de UAUUU que obra esplêndida, achei só ok..
mas eu gostaria de ressaltar também que o livro tem seus pontos altos: o capítulo nove onde o pai discorre sobre o tempo é uma das coisas mais lindas que eu já li, me fez sentir muitas coisas, a construção da família é muito bem feita, dá para entender facilmente o que cada personagem representa e eu adorei o capítulo onde fala sobre a disposição de cada membro da família na mesa e o que aquilo representava, eu gostei muito.
eu não tenho o hábito de dar notas para os livros, uma coisa minha mesmo, mas para mim, esse é claramente um livro três estrelas, não posso dar menos que isso porque é um bom livro, mas não posso dar mais porque não me cativou.
Flávia 15/07/2021minha estante
com todo ok, um livro de respeito.

Flávia 15/07/2021minha estante
com todo ok, um livro de respeito sobre o tema na minha opinião é crônica de uma casa assassinada.

Carolina.Gomes 17/07/2021minha estante
Esse livro me deu uma canseira. Confesso q terminei porque eram só 200 páginas.

Rebeca.lousz 14/07/2021

Obra-prima
Eu não sei muito o que dizer sobre esse livro, é uma obra-prima. Nunca li nada parecido antes. Raduan Nassar escreve com maestria.

O livro conta a história do filho renegado, de André, que decide fugir da fazenda da família. É uma família grande com um pai severo, o trabalho é árduo e a doutrina familiar mais ainda. A história se inicia quando um de seus irmãos, o Pedro, o encontra e tenta dissuadi-lo a voltar para casa. A partir desse encontro que entramos dentro da mente de André e tomamos conhecimento dos motivos que o levaram a ir embora.

A temática desses acontecimentos é pesada. Fato.

Narrado em primeira pessoa, os capítulos são como fluxos de pensamento, a desordem é constante, a forma como uma frase puxa a outra é simplesmente de tirar o fôlego. São capítulos inteiros em um único parágrafo, sem nenhuma interrupção, sem nenhum ponto final. E a maestria é tao grande, é uma escrita tão espetacular, tão poética, que eu não senti falta nenhuma dessa organização em parágrafos e pontos finais.

É uma leitura difícil, bem metafórica e confusa em alguns momentos. Existe um paralelo muito claro com a Bíblia, tanto na escrita quanto nos assuntos abordados. Os acontecimentos narrados não são expostos em primeira mão, é preciso explorar o livro e aos poucos entender tudo o que acontece. As cenas são muito bem descritas e os cenários muito bem retratados.

Simplesmente incrível.
Douglas Finger 31/12/2021minha estante
Leia dele tb Um copo de cólera!! Por favor faça isso por você! É maravilhoso! Eu ainda não li Lavoura arcaica mas com certeza lerei mto em breveee

Rebeca.lousz 31/12/2021minha estante
Vou colocar na minha lista! Gostei muito da escrita dele

Vanderson.Gomes 12/07/2021

Forte, poético e surpreendente.
Leitura surpreendente, forte, escrita poética, rebuscada e em alguns momentos chocante pelo comportamento do protagonista.

Luciana.Lourenco 09/07/2021

Livro com temática densa e fim trágico, mas com um lirismo que o torna pungente e lindo. Adorei e recomendo!

Tiílio 08/07/2021

O que não se pode esconder...
Li essa preciosidade duas vezes no período da faculdade. A primeira vez por certa obrigação programática, mas tive de retornar à leitura para degustar o estilo sensacional de Raduan Nassar. Não conheço ninguém que escreva como ele. Não é uma leitura tão simples, pois carrega em cada frase subentendidos que levam o leitor à reflexão sobre as atitudes e, principalmente, acerca dos pensamentos dos personagens.
Nassar desnuda a personalidade humana, denuncia os pensamentos e revela os instintos que todos procuram esconder. E o faz sem precisar de julgamentos.
Dentre todos os clássicos brasileiros, devemos citar Lavoura Arcaica!

Camille.Nesi 08/07/2021

A linguagem subjetiva e o aspecto da escrita psicológica faz nos perdermos nas reminiscências do autor. O livro prende nossa atenção e faz impossível de ser abandonado. É uma leitura com um nível de dificuldade mas o final recompensa e não foge do esperado, ser uma obra de arte!

Fabielli.Rocha 04/07/2021

Poético

[...]  Qual o momento preciso da transposição? Que instante, que instante terrivel é este que marca o salto? Que massa de vento, que fundo do espaço concorrem para levar ao limite? O limite em que as coisas já desprovidas de vibração deixam de ser simplesmente vida na corrente do dia a dia para ser vida nos subterraneos da memória...

O livro é prosa, poesia, é coberto de lirismo, o uso das palavras é sem sombra de dúvidas único, cortante e usadas sabiamente para tecer os fios finos e incipientes da estória.

Narra sobre a partida e o retorno de André, um personagem cheio de questionamentos, de uma rebeldia latente, germinado da sua adolescência, e da "culpa" (aqui minha própria perceção) por amar a irmã.

São várias as questões que ele expõe desde o patriarcado, até a descoberta do próprio corpo, em um emaranhado de sentimentos, misturados as suas lembranças, aqui já contaminados pelo primeiro.

Livro maravilhoso, e que divide as opiniões, talvez pelo tema que revela, mas eu o descrevo como intenso, profundo, humano, em suma um livro flor da pele.

Fer 30/06/2021

Escrita poética que eu simplesmente detesto. O livro é tão enrolado e tão enfeitado que essas 200 páginas ficam difíceis e demoradas de ler, pensei muitas vezes em abandonar, mas terminei lendo meio por cima, porque não dava mais. O livro falou tanto pra acabar não dizendo nada. Vi muitas pessoas comentando que é uma obra muito intensa, e realmente detalha (até demais) o que o protagonista pensa e sente, bem do jeito que eu prefiro passar longe. Talvez esse livro toque forte em alguém, mas com certeza não em mim.
angelo 21/07/2021minha estante
pessimo comentário, desproporcianal para nós que apreciamos a literatura sem nos prender as expectativas clichês deliberadas. Talvez desmereça a sua exigência , quem sabe não poderia nos poupar da sua acidez e não comentar algo que desqualifique uma obra aclamada como a de Raduan, inclusive tema de dessertações de Dourado como a miunha. Volte-se para o seu o mundo, concentre-se em livros que possam satisfazer sua emergente necessidade de criticar, ou nos apresente uma critica verdadeira e não uma opínião raza e sem proposito

Fer 22/07/2021minha estante
Como eu bem disse, é o meu ponto de vista, respeito opiniões diferentes e sei que cada um tem o seu próprio gosto. Sinceramente, eu leio mais por prazer do que para ser "culta", e esse livro realmente não é um gênero que me agrada, li por causa dos vestibulares que pretendo fazer. Apenas relatei minha experiência, talvez ajude outras pessoas com o mesmo gosto que eu, já que comentários como o que fiz que me preparam para essa obra. Críticas boas são necessárias, mas as negativas também.

Rodrigo 15/06/2021

Visceral
Tudo nessa obra é intenso.
A linguagem é poética, mítica, visceral.
Todos os nossos sentidos são aguçados e sentimos as dores, os odores e sabores de forma única.

Quanta profundidade!

stéfanie 12/06/2021

A história toda é quase como um monólogo ambientado dentro da consciência do próprio personagem. O fluxo da história é maçante e envolvente, fazendo jus a problemática principal da coisa toda.
É uma poética crua, torturante e humana; faz com que a leitura chegue a ponto de fugir do entretenimento e talvez por isso não tenha me ganhado 100%

Fernando Baricati 08/06/2021

Comecei a ler sem ter visto nada sobre antes, e confesso que eu estranhei um pouco a leitura de início. É um pouco maçante e não são todos que vão gostar. Mas depois que você se acostuma, percebe que é um livro profundo e que tem o seu valor.

Alessandra 03/06/2021

Denso, intenso e transborda poesia
Raduan Nassar usa uma linguagem maravilhosa , cheia de metáforas e palavras incríveis.
Muitas vezes o ritmo da leitura te suga e é capaz de te fazer se sentir cansado ou em êxtase, como o personagem.
Sendo a temática tão polêmica não é de se estranhar que a escrita seja tão densa, mas esse é só mais um dos atrativos do livro.