Tudo O Que É Sólido Pode Derreter

Rafael Gomes
Rafael Gomes

Resenhas - Tudo o que é Sólido pode Derreter

Jaqueline 13/08/2011

Muita gente já deve ter ouvido falar "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter", uma série televisiva exibida pela TV Cultura que falava sobre literatura para público jovem. Pois "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter", o livro, é a adaptação do seriado para o papel e foi escrito justamente por um dos criadores do programa, o cineasta Rafael Gomes. No entanto, em tudo o que a série prende o leitor, o livro deixa a desejar.

Se você é jovem e gosta de literatura, este livro é um prato cheio para você! Thereza, nossa protagonista, é uma adolescente que vive as dores do amadurecimento como outra qualquer. Filha única, ela está longe de ser uma garota-problema, mas sofre imensamente com a recente morte de seu tio, Augusto, um ator de teatro que sempre tinha grandes conversas com ela sobre a vida, nossos medos e nossos anseios.

Dotada de uma imaginação para lá de ativa e extravagante, Thereza vive refletindo sobre as pessoas e coisas que a cercam, e o livro acompanha todas as “viagens” da mocinha sobre sua família e seus amigos motivadas pelas leituras que ela faz para a escola. Sabe aquele momento onde sentamos e ficamos pensando sobre a lógica das coisas que sentimos, vemos e fazemos? Agora imagine tudo isso seguindo a lógica de “O Auto da Barca do Inferno”, peça de Gil Vicente, “Senhora”, de José de Alencar ou “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Pois isto é "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter"! Lendo as reflexões de Thereza, lembrei-me por diversas vezes dos meus tempos de escola, onde eu - apaixonada por livros desde pequena -, buscava lições de vida em cima das obras de escritores como Clarice Lispector e Machado de Assis.

Entre experiências ora divertidas, ora dramáticas, Thereza cria pontes entre as histórias dos livros e as histórias que se desenrolam diante de si todo dia. Aliado ao amadurecimento que a personagem sofre, o livro se torna leitura obrigatória para adolescentes apaixonados por literatura, mas perde pontos com leitores mais adultos por se arrastar em dilemas juvenis como inimizades no colégio (personificada pela odiosa Dalila, a garota mais esnobe da escola), primeiros amores (Ah, João Felipe...) e amizades à distância (a fofa Kit, amiga que vive no exterior). Este é um caso onde a narrativa em primeira pessoa acaba tornando o livro por vezes enfadonho demais. Sim, Thereza é uma jovem muito bacana, mas depois do terceiro capítulo fiquei entediada de ver o mundo apenas pela lógica de uma adolescente.

Já a série, que pode ser assistida na íntegra na internet, consegue conquistar espectadores de todas as idades, pois além de divertir com as representações dos sonhos e reflexões de Thereza, também expressa melhor os dilemas de outros personagens, como os pais da protagonista, o vendedor coração mole Décio e a racional psicóloga Marta. Marcos, melhor amigo de Thereza, é outro beneficiado.

Apesar dos pesares, o livro "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter" consegue passar os pontos mais relevantes de diversos livros da literatura luso-brasileira sem ser pedante ou didático demais. A iniciativa de convidar os jovens à leitura é louvável e me deixou empolgada para ler o livro, mas infelizmente acabei gostando mais da série do que do livro.

>> Resenha publicada no site www.up-brasil.com
Andressa 29/08/2011minha estante
Oi Jaqueline! Onde posso ver toda a série na íntegra? Vc falou isso no seu comentário e não consegui ver todos os epidodios e tb queria gravar p mim. Me passe onde enconta, por favor. Valeu!

Marina 02/09/2011minha estante
Para quem quiser assistir aos episódios:

E para assisir ao curta metragem que precedeu a série:

Jaqueline 23/05/2012minha estante
Obrigada pelos links, Marina! Andressa, no site da TV Cultura você encontra todos os links.

Wesley 10/07/2012minha estante
Andressa, no youtube tem todos os episódios da série, só baixando eles mesmo, nem os dvds da série estou achando pra comprar. Se souberem onde tem por favor me avisem

Ana Karla 20/08/2013

Poderia ser só mais um clichê adolescente, mas...
De forma diferente do que geralmente acontece: livro que depois vira filme ou série; Tudo o que é Sólido Pode Derreter foi baseado na série homônima exibida pela Tv Cultura em 2009 (que infelizmente não foi renovada e só teve uma temporada). Poderia ser só mais um clichê adolescente, mas possui um diferencial: envolve literatura.

O livro narra as aventuras e desventuras de Thereza, uma adolescente de 15 anos que está iniciando o 1º ano do ensino médio. E é através das leituras solicitadas pelo professor de literatura que ela começa a se envolver com o fascinante mundo dos livros.

Quando solicitada a leitura de alguma obra, tudo o que a personagem vivencia no seu cotidiano está relacionado ao enredo do livro. Como qualquer adolescente Thereza possui medos, anseios e paixões e a literatura acaba ajudando-a a encontrar respostas para alguns desses questionamentos tão comuns a sua idade.

Cada capítulo é baseado em uma obra literária, que pode ser um romance, uma peça de teatro ou até mesmo um poema de importantes escritores da Língua Portuguesa como: Gil Vicente, Machado de Assis, José de Alencar, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e etc.

Em meio aos devaneios literários da protagonista chegamos a ter muitas vezes uma aula de literatura. Isso porque alguns conceitos importantes pertencentes às escolas literárias de cada obra citada no livro são destrinchados pela Thereza de forma simples e objetiva.

Eu nunca havia escutado falar desse livro, só o comprei porque estava por R$ 9,90 em uma promoção excelente no site da Saraiva. Mas a leitura acabou se revelando uma agradável surpresa e tornou-se uma das melhores que fiz no ano de 2012. A escrita do Rafael Gomes é maravilhosa, e se dependesse de mim o livro com certeza teria um segundo volume.

Para os que, como eu, amam literatura é leitura recomendadíssima; para os que não gostam sugiro que leiam, quem sabe talvez após ler este livro passem a gostar.

Izabela 25/03/2014

Tudo o que é sólido pode derreter
Tudo o que é solido pode derreter

Definitivamente, tudo o que é complexo pode se descomplicar. Simplesmente.

Thereza é um encanto. Sim, eu adorei cada aventura, e por que? Porque eu apaixonadamente amo literatura.

De um Estar perto não é físico a um Há metafísica bastante em não pensar em nada voce se perde em revelações e reflexões de tudo o que está fisicamente perto, porém limitadamente distante.

Adorei os sorrisos que derretiam Icebergs, as caras de interrogação, os olhos de metralhadora e os exemplos claros de uma verdadeira amizade. Góticos, anjos, demonios, amores, depressão, relacionamento, amizade, vida; genial o jeito que tudo se misturou nessa obra.

Li um ano inteiro em uma semana, e adorei a experiência. Livro muito bem escrito, digno de infinitos parabéns. Eu sou muito interessada nisso tudo, e nao vou me fazer de dificil se for o caso de rele-lo.

Eu também acho que começar é complicado.
Marcos.Coelho 26/08/2015minha estante
Vi a série várias vezes e agora comprei o livro, vai ser legal ver como fica na escrita.

Taryne 13/12/2011

Tenho um carinho enorme por esta história. Vi e revi a série de televisão e amo. É na simplicidade que conquista, emociona, faz rir. O livro, entretanto, não alcança isso tão bem... mas não deixa de valer a pena, principalmente pra quem está morrendo de saudade da série, como eu estou.

Keeper 08/04/2013

Publicado originalmente em : http://blog-keeperofsecrets.blogspot.com.br/2013/01/virando-paginas-tudo-o-que-e-solido.html

Olá little stars !
Tudo certo? Hoje vim contar pra vocês o meu novo livro favorito:

Tudo o que é sólido pode derreter

Pra quem não conhecia a série esse o livro vai ser ainda mais legal. O livro na verdade foi baseado na série da TV Cultura, que foi baseado em um curta metragem. A leitura é super fluida, pois o livro foi escrito com uma linguagem simples e jovem! Feito por jovens e para jovens =]
Contando uma virgula da historia da Thereza (que eu já considero amiga!), que é uma guria super legal, com quem eu me identifico em algumas muitas coisas, que é linda, divertida, e AMA ler! Ela tem uma família bem diferente da minha, mas que ainda é normal (Haha-), tem amigos verdadeiros, está indo para o primeiro ano do colegial, tem seus conflitos e conquistas.. Bem, é uma paulistana diferentemente normal. ^^
Como o plano de fundo do livro é literatura (assim como a série), cada capitulo é um clássico literário e o modo de narrativa assemelha-se ao da obra original. Tem bilhete, poema, prosa, narrativa, mapa, peça de teatro, e-mail.. enfim, varias formas de passar a mensagem do que está acontecendo com a Thereza.
E outra coisa legal (sim, esse livro é recheado que coisas legais!!!) é que a cada capitulo, a trama de cada livro se entrelaça com a vida da Thereza. Conforme ela vai lendo os pensamentos e atitudes vão crescendo e a garota (e eu também) vão crescendo junto.
É um livro um tanto grosso (tem 458 páginas) mas daqueles que dá pra terminar em alguns dias, fácil. Eu não conseguia desgrudar do livro!
A minha edição comprei na Livraria Cultura do Conjunto Nacional por R$40,00 (se não me engano, o que não é nem um pouco caro. Vale muito a pena! Pechincha! Haha-) e é do jeitinho que eu gosto: Com uma capa colorida, páginas em papel polem, fonte 12, espaçamento duplo .. *-* um amorzinho! ♥
Eu também amo ler! (haha- nenhuma novidade nisso, né?), e fui lendo e revendo a série (que infelizmente só tem uma temporada =[ #TodosChoram! ) pela milésima vez Haha- O que pode ser bem divertido..

Eu amei esse livro! Virou meu favorito na hora em que vi ele por acaso na livraria no fim do ano passado.. Espero que vocês também gostem!

Beijocas!

Tudo o que é sólido pode derreter - Rafael Gomes. Editora Leya.

cinderella22 07/04/2023

Amo dms
Surpreendente!! comprei esse livro pra escola em 2016 e nunca tinha lido, e dps de anos eu tive a coragem de ler e me surpreendi o quão bom ele é!!!! juro, do começo ao fim eu só senti felicidade.
muito gostoso de ler e apesar de ser grandinho foi uma leitura mt rápido e fácil, fiquei mil anos endoidando junto com ela e a barca do inferno kkkkkkk meu primeiro livro nacional lido e achei incrível!!!!

Min 19/10/2018

O maior achado do ano e que marcou minha adolescência
"Acordar. Para o meu primeiro dia de aula do meu primeiro ano do ensino médio. Quando o despertador tocou, eu queria que ele explodisse por estar oficialmente encerrando as minhas férias, por me forçar a levantar juntos com o sol e por me fazer pegar o ônibus e ir para uma escola da qual eu até gosto, mas que sinceramente não é mais legal do que o meu quarto, os meus livros e a ausência de obrigação de conviver com algumas pessoas chatas."

O livro tem uma série homônima que passava na TV Cultura e na época eu não perdia um episódio, eles me fizeram querer estudar literatura, e eu nem estava no ensino médio ainda! A capa é nostálgica pra quem acompanhou a série, porque é a foto da abertura com a Mayara Constantino.

Com um pouco menos de 500 páginas amareladas e bem grossinhas, a narrativa é em primeira pessoa, contada por Tereza, que está enfrentando uma nova fase. O foco é a influência da literatura na vida dela, já que há um paralelo entre a ficção e a realidade. Cada capítulo tem um livro clássico como base, aquele que a protagonista está lendo para a aula do colégio, e vai do Auto da Barca do Inferno até O Guardador de Rebanhos.

Tereza correlata o que acontece na sua vida e o que os personagens dos livros literários fariam se estivessem do seu lado, ou seja, a imaginação vai longe. Outros temas são abordados, como a relação familiar, os amores adolescentes, as amizades-ou inimizades- escolares, os sonhos e até a superação do luto.

Os personagens parecem reais, são cativantes e a identificação com eles é imediata. O livro é cheio de referências e o Rafael escreve de uma forma que envolve o leitor, é muito gostoso de ler mesmo cansando um pouco as vezes. O livro tem um público alvo mais jovem, mas ouso dizer que todos os apaixonados por literatura -seja ela qual for- vão amar essa trama.

site: https://www.instagram.com/p/BpCF7eFgyLl/?hl=pt-br&taken-by=livrosaoacaso

Hísley 22/05/2023

Não me prendeu
Não consegui passar de 100 páginas, achei uma leitura bem maçante, com foco em umas coisas que não me atraíram muito, resolvi não continuar a leitura.

mon_i 24/07/2023

PERFEITO!!?
Eu simplesmente amei o livro! Eu comecei a ler ele porque a professora pediu para fazermos anotações sobre as obras literárias abordadas nele, mas a história e a escrita do livro é muita cativante e fluída. Os personagens são cativantes e os capítulos são engraçados e tratam como é a vida de um adolescente, tornando a identificação com o livro maior ainda. Amei o Marcos e o final!

Aline 22/04/2012

Desmistificando conceitos
Tudo que é sólido pode derreter é um bom livro, conta a história de uma adolescente que inicia a sua fase no ensino médio e depara-se com várias disciplinas que até então não eram cobradas, como por exemplo a literatura, que é a base de toda a narrativa da vida de Thereza. Essa personagem faz a ponte de sua vida com as experiências/desafios que encontra nas aulas de literatura, ou seja, as leituras literárias. Assim, este livro traz a ideia de que alguns conceitos podem ser desmistificados e é através da personagem Thereza que certos conceitos vão sendo reinventados e que adquirem um olhar novo diante da visão de uma adolescente. É um livro de linguagem simples e direta. É muito esclarecedor para os jovens leitores que estão iniciando a sua vida no ensino médio. Recomendo.

Gabi 01/09/2012

É bom mas...
O livro é muito bom, em se tratando de conteúdo. Não sei se propositalmente ou não, mas há passagens em que ele torna-se um livro de LITERATURA, como uma aula. Achei meio estranho, já que, a princípio ele é narrado por Thereza então isso não me fez dar as 5 estrelas. Mas achei muito bom e emocionante.

!za 06/01/2013

Tudo o que é Sólido pode Derreter é uma deliciosa crônica juvenil escrita por Rafael Gomes, que foi transformada em livro logo após o grande sucesso alcançado como série de televisão exibida pela TV Cultura.
Tanto o livro quanto a série contam de maneira simples e delicada a história de Thereza, uma adolescente de quinze anos que está iniciando o primeiro ano do colegial, e como todo adolescente possui dúvidas, anseios e vontades. Peculiaridades, estas, que são refletidas e entendidas pela protagonista com o auxílio de alguns dos grandes clássicos da nossa literatura, que a mesma precisa ler para as aulas.
Uma leitura de fácil entendimento e riquíssimo conteúdo, que nos faz refletir sobre o mundo atual e o vivido pelos personagens da época em que nossos clássicos foram escritos. Sem dizer que serve como grande auxílio para vestibulandos, visto que a maioria dos livros lidos por Thereza é de leitura obrigatória para o vestibular.

Thalita153 25/04/2022

Tudo o que é sólido pode te ajudar a transcender
Foi uma grata surpresa descobrir que uma das minhas séries favoritas da infância havia se tornado um livro.

O mais belo que existe na Thereza é o fato dela ser uma protagonista que não foi construída para ser perfeita.

Em suas estruturas você irá encontrar uma adolescente que está aos tropeços se descobrindo diante de infinitas possibilidades com o auxílio de grandes obras da literatura brasileira.

Os personagens construídos ao seu redor também foram muito bem construídos tendo suas facetas exploradas em momentos de erros e acertos.

Não existe herói ou vilão mas seres humanos !

Na infância a Thereza foi aquela que me preparou para a adolescência quase como uma irmã mais velha e hoje lhe vejo como uma amiga muito querida.

Só consigo sentir nada além de gratidão.

Gabriel Farias Martins 19/12/2022

Voltando pra 2009
A série originalmente foi exibida pela TV Cultura em 2009, foi meu primeiro contato aos 12 anos, me recordo de ter sido marcante, e segue sendo.
Após tantos anos finalmente consegui ler, a história de Thereza e seus amigos, em tempos de escola, descobrindo mais sobre a literatura e sobre si mesmos.
A história é envolvente e bela.