Era Uma Vez Um Corredor

Era Uma Vez Um Corredor John L. Parker Jr.

Resenhas - Era uma vez um corredor

lucasandrade 09/04/2024

Pra quem gosta de corrida de rua
O livro descreve bem o que um corredor passa em seus treinos e corridas, apesar do foco ser de um atleta que chamamos de elite, ele retrata bem as angústias e sofrimentos que passamos, das dúvidas que temos até o ápice de cruzar a linha de chegada.

Ewerton 14/08/2023

Era uma vez um corredor
Ler esse livro me deixou mentalmente (e quase que fisicamente também) cansado. Por um lado, por conta das grandes tensões geradas pelos treinamentos árduos passados pelos personagens no livro. São incontáveis horas, voltas, dias correndo... ufa! Por outro lado, pela leitura EXTREMAMENTE detalhada de tudo. E de detalhamento do detalhe, e das excruciantes explicações de tudo, que me fizeram nunca pensar em um romance, mas talvez em um livro quase autobiográfico (e que surpresa ler a orelha do livro e saber que o autor era corredor de milhas e campeão, me fazendo acreditar na teoria da autobiografia disfarçada de romance). Esse, para mim, foi o ponto que mais pesou nessa leitura. Foi muito cansativa por causa dos longos blocos verborragicos do autor em tentar fazer paralelo com tudo e filosofar em cada minúsculo objeto que aparecia em cena. Eu fiquei tonto com tanta palavra por frase que ele escrevia. E frases longas e blocos longos, e páginas e páginas apenas com pensamentos e nenhum diálogo... foi bem massante. Falando em diálogos, são bem confusos e mecânicos. Eu achei que, quando estava lendo os diálogos, na verdade, estava lendo os trechos de pensamentos ou algo do tipo, porque era muito duros e sem "vida".

O livro todo é meio mecânico demais pra mim. Muito técnico e, talvez, vou o que me deixou desinteressado logo no começo. Confesso que achei que fosse sofrer mais na leitura, mas no momento que você aceita que aquilo não vai melhorar nunca, você só se esforça para continuar do jeito que dá (e acabo de pensar sobre o que escrevi nesse ponto em relação ao próprio protagonista que também diz que muitas vezes, mesmo com dor ou sem um propósito real, continua a correr porque simplesmente sim; foi isso que fiz nessa leitura: continuei porque sim).

A parte mais emocionante é a corrida final, onde toda a narrativa extensa e complexa deixa a gente realmente angustiado. Eu fiquei com o coração acelerado nessa parte e muito emocionado, como se fosse comigo lá na pista (e isso ajudou o autor a ganhar mais uma estrela, porque na minha nota geral era apenas 2).

Lilian 03/02/2023

Uma inspiração para quem é atleta ou não.
Ao lermos o livro temos uma ideia da dureza que é a vida de um atleta: o desgaste físico, o tremendo condicionamento psicológico, as constantes renúncias, a vida social quase inexistente e a dificuldade de conciliar os pesados treinos com a vida sentimental.

Durante a leitura, damos boas risadas graças ao humor do narrador e do próprio Cassidy, que adora uma ironia e ri das próprias “desventuras” - talvez precisamos ser como Cassidy e viver a vida com mais humor.

O livro conta a história de alguém que persegue seu sonho, mesmo sem saber direito onde vai dar ou se valerá a pena; alguém que trabalha sempre no máximo, que não desiste. Dá para entender por que o livro inspirou gerações de atletas desde a sua primeira publicação.

site: https://lilianfreitas.com

Fabio.Favero 31/03/2022

Pra quem quer começar a correr
A lembrança que fica é a vontade de correr que a historia inspira, escondida numa estória de desafios e superação. Captura como ninguém a mentalidade do corredor.

daniel.vasco.716 08/06/2021

Sob a tutela de seu amigo e mentor Bruce Denton, ganhador de uma medalha de ouro olímpica, Cassidy abre mão daquilo que seria seu futuro e incluía uma bolsa de estudos e a namorada, para se entregar a um refúgio monástico no campo. Lá, ele começa a treinar para a competição de sua vida: uma disputa de igual para igual com o maior nome da história das corridas de uma milha.

Matheus 01/11/2020

Peguei este livro para leitura enquanto estava em um período intenso de treinamento pessoal. Como atleta amador, me identifiquei muito com a rotina extenuante, os sacrifícios necessários para alcançar a melhoria na performance e a recompensa final no tão esperado dia da prova.

A história em si é previsível, um final feliz e bem clichê, de modo que a leitura por não-atletas pode vir a ser um pouco repetitiva.

Jessé 15/04/2020

Era uma vez um corredor
Quenton Cassidy é um furacão nas pistas de atletismo. Dono de uma personalidade muito peculiar, ele só pensa em uma coisa: correr uma milha em quatro minutos. Ele é na verdade um obcecado e, como todo obcecado, dá o melhor de si até conseguir o que quer.

A história de Quenton nas pistas acaba se mesclando com a sua história na vida: os estudos na faculdade, a namorada, os amigos... Tudo vai se diluindo até que reste apenas Quenton, o seu par de tênis e o chão sob os seus pés. Na mente, a sua força de vontade e obsessão continuam intactas.

Mas nem uma mente obcecada consegue se proteger de alguns tipos de vendavais. Injustamente, o nosso corredor acaba sendo punido por algo que não fez. Sanções pesadas são aplicadas, mas a sua paixão pela corrida não estava passível de penas. Graças a Bruce, um amigo campeão olímpico, Quenton pode continuar treinando para aquela que será a sua maior provação de todas.

Em suma, Era uma Vez um Corredor é um livro extremamente bem escrito e que faz os seus olhos brilharem. Se ainda não leu, corra como Quentin Cassidy e seja mais um espectador dessa obra brilhante.

Juliana 25/03/2020

Historinha meio sem graça e com um final bem previsível.

Wolffera 07/03/2020

Corridas...
Para quem corre é impossível não se admirar com os treinos e o esforço do personagem principal no seu objetivo.

O livro destaca bem o que é um treino de um atleta de elite...mostra as superações, os desafios e a intensa carga física que sofrem durante as corridas!

Recomendo a leitura pra todos os que se exercitam e para que vejam que sempre podemos melhorar nossas marcas!

Vivi 20/02/2018

A história de um maratonista de uma milha e seu comprometimento em vencer.

Anderson 02/08/2016

Decepcionou
Como corredor amador, esse livro não me empolgou em sua maior parte. Muita enrolação e apenas a partir da segunda metade que as coisas melhoram. O bom é que deu pra ver como era o cotidiano de um corredor de elite na década de 1960. Se eu recomendo? Sim. Como corredor amador, dá para ter uma ideia de como é os treinos extenuantes desses corredores olímpicos.

Dani 10/03/2016

Era uma vez um corredor, John L. Parker Jr.
Eu sempre tinha me interessado por este livro, tanto pela capa bonita quanto pelo fato de abordar um assunto novo para mim. Afinal, sempre vemos na televisão, internet ou jornais sobre corridas e competições, mas não costumamos, de fato, pesquisar sobre o mundo dos corredores. Como é sua rotina? Quão importante é para eles chegar em primeiro?
Portanto, quando comecei a ler, estava com altas expectativas. Pensei que, através desta leitura, poderia conhecer o mundo dos corredores e me apaixonar e emocionar. Não sei porquê, mas o livro me remete á algo que pode emocionar. De fato, não me decepcionei quanto aprender sobre o mundos dos corredores, mas acabei não gostando do livro em alguns pontos.
Quenton Cassidy é um querido corredor e dono de um humor ácido e irônico , capitão da equipe da Southeastern University. É muito respeitado e tem como meta percorrer uma milha em quatro minutos. Nota-se, desde o começo, que ele é fixo neste objetivo, colocando sua saúde e relacionamento com Adrea, sua namorada, em segundo lugar. É difícil entender, eu admito, uma pessoa que até mesmo morreria na pista para chegar aonde quer, mas ao mesmo eu consegui compreender que é este seu sonho e, para ele, tudo que importa. É muito respeitado e tem como meta percorrer uma milha em quatro minutos. Nota-se, desde o começo, que ele é fixo neste objetivo, colocando sua saúde e relacionamento com Adrea, sua namorada, em segundo lugar. É difícil entender, eu admito, uma pessoa que até mesmo morreria na pista para chegar aonde quer, mas ao mesmo eu consegui compreender que é este seu sonho e, para ele, tudo que importa.
Entretanto, o departamento de atletismo da universidade deixa a desejar em vários aspectos, e os atletas decidem fazer um manifesto. Cassidy participa e, por isso, acaba suspenso e começa a contar com Bruce Denton, ganhador de uma medalha de ouro olímpica e ídolo de muitos corredores, para treinar sem parar, abrindo mão de qualquer contato com o mundo exterior, para um dia alcançar sua meta.
Este enredo presente na sinopse, que conta que Cassidy fora suspenso e passara a ser treinado por Denton não é bem o enredo inicial. Isso acontece mesmo mais ou menos metade do livro, o que me incomodou muito mesmo. O foco devia ser Cassidy, mas o autor se perde muito durante a narrativa. Ele conta muitas estórias avulsas, coisas que aconteceram relacionadas à universidade, á outros corredores, funcionários e acaba que "esquecemos" sobre o quê, relacionado á Quenton, estávamos lendo. Houveram muitos trechos dispensáveis. Não que eles fossem cansativos, alguns realmente eram engraçados e traziam estórias interessantes, mas dava para excluí-los sem problemas e focar apenas no personagem principal.
Cassidy, apesar disto que comentei antes, ser focado até demais em seu objetivo, foi um personagem que gostei muito. Seus amigos corredores também foram ótimos personagens, cada um com uma personalidade diferente, e a amizade deles ganha um pouco de destaque.
Conhecemos um pouco sobre Bruce Denton também, e o que mais me chamou a atenção foi o fato de ele ser tão humilde, apesar de ser praticamente uma lenda entre os corredores.
Como eu não conhecia nada sobre corridas, agradeci muito por possuir notas de rodapé sempre que um termo usado mais por corredores surgia. Este é um ponto muito positivo; você não irá ficar "boiando" durante a leitura ou terá que recorrer ao Google toda hora.
O final me agradou, pois eu estava meio incerta quanto ao desfecho. Gostei muito e acho que não mudaria nada. De modo geral, foi uma boa leitura, mas acho que poderia ser muito mais resumida, contar mais sobre Quenton e deixar de fora as estórias sem relevância.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/04/resenha-era-uma-vez-um-corredor-john-l.html

Matheus 05/09/2015

Inesperado
Uma mistura de aventura, romance, política e filosofia. Vale muito a pena lê-lo!
Leticia2513 26/01/2017minha estante
Oo

Mila 14/12/2014

Era uma vez um corredor
Opinião: O livro retrata a rotina exaltante dos atletas, eles agem como verdadeiros soldados em treinamento.
Cassidy é um atleta com grande potencial, esforçado, mas por alguma razão parece que as coisas acontecem de maneira fácil para ele, não chegando assim a ter a força de um verdadeiro campeão driblando as adversidades.
Quando ele é proibido de competir pela universidade, isso muda, ele tem que provar todo o seu talento, a sua vontade de vencer, sua disciplina, correr através daquilo que ele mais deseja ser, campeão de uma milha.
O livro tenta manter o equilíbrio entre a rotina de treinamentos e a vida universitária, entretanto a balança acaba pendendo para o primeiro; faz uso de muitos termos técnicos, o que nos faz recorrer ao rodapé com frequência, algo que é não aprecio na leitura.
Não conseguir pegar a essência do livro, ele é um romance apropriado e realmente apreciado por aqueles que tem um estilo de vida semelhante, ou de verdadeiros atletas, não para esportistas de fim de semana.

site: http://www.historiadecordel.com.br/#!Livro-Era-uma-Vez-um-Corredor/cu6k/75D7ECB2-D610-4800-AEF3-C543B6053753