A Origem e o Retorno

A Origem e o Retorno Avicena

Resenhas - Avicena A origem e o Retorno

Filino 29/08/2020

A leitura não é simples, mas é um texto importante
Avicena e Averróis são os dois nomes mais lembrados quando se trata de pensadores da filosofia árabe. O primeiro, médico e dotado de uma inteligência ímpar e uma persistência invejável (leu a "Metafísica" de Aristóteles 40 vezes), traz elementos do discípulo de Platão para esse texto.

Dividido em três tratados, "A origem e o retorno" inicialmente versa sobre o ser necessário e o ser possível. Em seguida, discorre sobre o motor imóvel e as esferas celestes - às quais são atribuídas, a cada uma delas, um motor próximo. É-nos descrita uma mecânica das esferas celestes e uma hierarquia dos seres, além de considerações sobre como se dá o movimento dessas esferas (dotadas de alma, posto que o intelecto, sendo puro, não moveria diretamente). Avicena demonstra, partindo do primeiro motor até os quatro elementos, como se dá essa cadeia de seres. E finalmente, retraça o caminho de volta; desde os elementos, passando pela alma vegetal, a alma animal e a alma racional, com sua faculdade própria. Também trata do intelecto ativo e como se dá o conhecimento intelectual - aqui é estabelecido um paralelo com a luz.

Trata-se de uma obra cujo estilo é árido, como adverte o próprio tradutor (cujas notas são bastante esclarecedoras não apenas para a compreensão de partes do texto, mas sobretudo ao resumir o objetivo de cada um dos capítulos). Para o leitor não familiarizado com filosofia, é um desafio e tanto - e mesmo para os que já lidam com esse campo do saber, não deixa de ser menos desafiador. No entanto, é obra de um autor que marcou profundamente a reflexão posterior.