A Beleza e o Inferno

A Beleza e o Inferno Roberto Saviano

Resenhas - A Beleza e o Inferno

MIRANDA 20/10/2023

A força das palavras consegue demolir e abalar as estruturas de quem a elas se destinam.
palavra para o livro : coragem

Joshua Amaral 11/08/2023

Decepcionado!
Para quem leu Gomorra e Zero Zero Zero, esperava uma escrita mais contundente, com novas denúncias ou desfechos das já mostradas. Não gostei assim como "Os garotos de Nápoles".

Gustota 04/07/2014

Falemos de escritores perigosos
Se eu tinha dúvidas a respeito do escritor de Gomorra saber a cruz que ele iria carregar pelo resto da vida, esse livro tirou minhas dúvidas. É um conjunto de crônicas passionais, nada comportadas, a respeito de literatura engajada, exílio, norte da Itália esportes, economia do crime e repercussão do próprio trabalho (positiva e negativamente).

Saviano sabia o que estava fazendo e sabia o preço que teria que pagar para fazê-lo, e o fez sem hesitar, mas ainda carregando aquela melancolia do martírio. Ele esforça, não quer deixar transparecer fraqueza. Quase consegue. Não dá, não é? A saudade ao rever o sotaque e a gente da sua região no sotaque e nas atitudes dos atores da adaptação de seu livro em Cannes, os boxeadores do sul da Itália que esquivam da pobreza como de socos... Sempre há um espírito que evoca a agora distante terra natal, onde está proibido de pisar até o fim de seus dias.

Quanto ao livro, é curioso ver um opinativo assim, escrito não só tão bem como bem diferente das crônicas as quais estamos acostumados. No Brasil, as crônicas de denúncia e de conteúdo político ora tendem a querer parecer um tratado sociológico, dando fórmulas da paz, ora tendem a transparecer um engajamento militante do autor, que sacrifica o estilo em nome de um plano literário político. Tolices. Saviano combate a máfia, mas sem militância.Sabe que deve, ao invés de estatísticas cruas e linguagem politicamente engajada, escrever com a emoção para tratar dos elemento humanos da história. Isso sim atinge o poder em cheio, faz tremer as pernas do poder.

Mesmo que sejam casos distantes do Brasil, os capítulos dedicados à máfia tranquilamente cabem em nossa realidade de milícias, proto-máfias de empreiteiros e políticos, corrupção policial, tráfico globalizado e judiciário refém. A diferença está no brasileiro cordial e clientelista e a fidelidade incestuosa dos clãs da Camorra.

Em suma, um livro que todos que escrevem "nada mais que a verdade" deveriam ler.
undefined

Andreia Santana 19/05/2011

Relatos de um exílio forçado
As palavras são perigosas quando encontram quem as leia e dissemine. Ao longo das quase 300 páginas do livro de crônicas A beleza e o inferno (Ed. Bertrand do Brasil), o jornalista italiano Roberto Saviano reafirma a máxima, marcando-a com tinta preta no coração de seus fãs. É para a legião de leitores, em mais de 40 países, que o autor do bestseller Gomorra dedica essa espécie de Memórias do Cárcere contemporâneo. A diferença é que a prisão de Saviano não é a mesma cadeia para presos políticos contrários à ditadura Vargas no Brasil dos anos 30, como aconteceu com Graciliano Ramos, mas quartos de hotel onde protege-se das ameaças da Camorra.

Saviano quer permanecer vivo para escrever e denunciar o crime organizado em escala global. Gomorra, o bombástico livro de estreia, foi levado ao cinema em 2008 e virou febre mundial, vencendo inclusive o prêmio principal do Festival de Cannes, em 2009, mesmo ano em que o livro que desvenda os bastidores da máfia chegava ao Brasil, também pela Bertrand. “Foram vocês que transformaram Gomorra em um livro perigoso”, escreve Saviano na crônica onde relembra sua viagem à França, para o festival, junto com os adolescentes que no cinema vivem os jovens aprendizes do crime que o escritor descreve com um realismo brutal em seu bestseller.

Tanto o comentadíssimo Gomorra quanto este A beleza e o inferno não são obras para quem tem estômago fraco. Os dois desmistificam a máfia de Mário Puzzo. Os chefões denunciados pelo jornalista cometem atrocidades que em nada lembram o carisma de Marlon Brando ou de Al Pacino na trilogia O poderoso chefão. Aliás, depois de ler Saviano, a visão do leitor sobre a máfia e os gangsters de Nova York corre sérios riscos de perder 99% daquele glamour cinematográfico dos filmes sobre os anos 20, Al Capone, John Dillinger e Bonny & Clyde.

Para os brasileiros, algumas crônicas pecam pela falta de contexto. As escassas notas de rodapé e citações no final do livro não dão conta de explicar boa parte dos personagens (reais) citados na obra. A menos que o leitor em questão tenha acompanhado os últimos cinco anos da vida do escritor, conheça o livro ou o filme Gomorra, tenha lido seus polêmicos artigos (ele continua denunciando os crimes da máfia), ou visto as entrevistas concedidas em talk shows, alguns textos de A beleza... ficam difíceis de acompanhar.

Sem papas na língua, ora em tom revoltado, ora confessional, mas com um domínio exemplar das mesmas palavras que colocam sua vida em risco permanente, Saviano parece uma versão mais jovem de Salman Rushdie (Os versos satânicos). As histórias dos dois, inclusive, já foram comparadas, ao menos no que diz respeito a ter a cabeça posta a prêmio, um por criminosos e o outro por fundamentalistas islâmicos. Eles até se encontraram, na sede do Nobel, e o encontro virou uma das crônicas de A beleza e o inferno.

A personalidade latina e a verborragia de Roberto Saviano, inclusive, são frequentemente citadas pelos que querem desacreditar suas denúncias sob alegação de que ele não passa de um oportunista em busca de holofotes. Também tem crônica sobre isso. Ele não esconde nada, não poupa nomes.

Mas, fazendo jus ao título poético, o livro não é só o peso das ameaças ou denúncias sobre o assassinato de colegas jornalistas eliminados pela máfia, mas também traz textos líricos que versam sobre a paixão do escritor pelo cinema e até, um artigo que fará os boleiros de plantão chorarem de emoção, em que de forma quase quixotesca, Saviano biografa o jogador Leonel Messi, de quem é fã.

Para quem gosta de livros que expõem os dois lados da vida: sua mistura de crueldade e doçura, muitas vezes em desequilíbrio, é leitura recomendada.

....

P.S.: Minha resenha sobre A beleza e o inferno também foi publicada no Caderno 2+, suplemento cultural do Jornal A TARDE, em Salvador-BA.