Throne of Glass

Throne of Glass Sarah J. Maas

Resenhas - Throne of Glass

laviekei 27/02/2021

"My name is Celaena Sardothien.
But it makes no difference if my name?s Celaena or Lillian or Bitch, because I?d still beat you, no matter what you call me."

Xanda 17/02/2021

Bem médio e padrãozinho
O livro não cumpre em nada com o prometido. Mesmo indo até o fim do livro, a capa e a sinopse continuam parecendo completamente alheias ao enredo. A história é muito mais sobre um mistério e um triangulo amoroso em um reino fantástico do que uma narrativa de ação, assassinato, guerra, etc. Tranquilo e muito adolescente quando comparado a como é vendido.

Mesmo considerando a história pelo que ela realmente é, ela acaba tendo um enredo bastante fraco. Até dá para se entreter no meio fantástico, mas o plot (mistério) é óbvio, os personagens são carta repetida (nenhum deles tem sequer um forte apelo/carisma) e no geral os acontecimentos são leves e as vezes clichês. Para uma série de fantasia e YA até que tem um mínimo de diversidade étnica. O triangulo amoroso é básico e padrão: tem o príncipe bonzinho e não mimado, levemente triste por dentro, que é de quem ela gosta, mas não pode ter, e na outra ponta tem o carinha legal que entra e sai da friendzone conforme conveniência do enredo. Além de não ser criativo, nenhum desses relacionamentos tem muita profundidade.

Para mim, os personagens no geral apresentam problemas muito sérios de desenvolvimento e caracterização. O líder da guarda real nunca matou ninguém o que no mínimo é preocupante e ilógico; O príncipe tem um super tempo livre; E a assassina então eu nem sei por onde começar, não sei como essa menina ganhou o título de melhor assassina do reino confiando em todo mundo, tendo 20 casos amorosos, sem nunca ouvir alguém se aproximar dela, se deixando envenenar...

Momento de falar da personagem principal: achei insuportável. Sei que era para ser icônico ter uma assassina cujo gosto pessoal e estilo de vida fosse o de uma princesinha e matar pessoas fosse apenas o seu trabalho, mas isso não deu muito certo. Faltou bastante desenvolvimento da parte da autora. Principalmente porque quase não vemos "efeitos colaterais" desse trabalho na personagem e menos ainda vemos ela matando alguém. O livro inteiro foi um teste de paciência vendo ela se comportar de maneira arrogante, exigente, infantil, desleixada, birrenta, fútil e aparentemente sem motivo algum para tal, com exceção do verdadeiro passado e verdadeira identidade dela, que não é revelado nesse volume, mas que a principio também está bastante óbvio. Cheguei a pensar que a autora quis demonstrar propositalmente que a personagem era "desequilibrada" mas não tenho certeza, acho que foi apenas erro de construção do personagem mesmo. Também tem o gosto dela por piano e livros que parece vir de lugar nenhum e ir para menos lugar ainda, o único propósito parece ser que as atividades chamem atenção dos interesses amorosos.

A escrita da autora é super simples, meio cafona, usando metáforas e descrições meio óbvias. Eu vim parar aqui por ter lido ACOTAR primeiro e ter gostado da série, e agora ficou claro para mim que o estilo "fanfiqueiro" da autora está apresentando melhoras ao longo dos anos/publicações assim como o desenvolvimento de personagens, oferendo mais substância, também. A romantização de traços tóxicos principalmente em personagens masculinos é problemática, sinto ela mais amena na outra série da autora. (Obs: li ambos no original/inglês).

Além disso, constantemente a narrativa te conta coisas, mas não te mostra elas, você simplesmente se vê obrigado a aceitar que ela é a melhor assassina do reino porque a autora te contou que ela é. Sinceramente não me lembro de nenhuma cena nesse volume onde a assassina de fato matou alguém. Se aconteceu foi como os outros momentos de tensão: passaram rápidos e batidos, tudo que não deveria acontecer em um livro de fantasia e ação. Também há momentos de quebra onde se passa bastante tempo em branco. Não deveria ser um problema, mas achei que o recurso foi utilizado em momentos que não cabiam e que desvalorizavam a criação da atmosfera de mistério, corrupção, magia e violência do reino.

Foi bem mediano para mim e não consigo entender o ibope todo que ele tem. Senti que o primeiro livro foi apenas introdutório e se tornou "encher linguiça" para a história de verdade, mas mesmo assim não sei se lerei as continuações em breve ou mesmo se lerei a série toda. No geral não achei ruim, apenas fico incerta se vale a pena investir meu tempo numa série longa sabendo que com certeza há semelhantes bem melhores com enredos mais complexos e personagens mais carismáticos. Caiu bastante na minha lista de prioridades.
leitora de fics 26/05/2021minha estante
resenha ótima! dizem que os 3 últimos volumes são melhores, então por que é que a história não começou de lá, né? pra que enrolar por três volumes inteiros?

Xanda 26/05/2021minha estante
eu parei de ler e passei a ouvir no audiobook e concordo muitooo a partir do quarto só que deu uma engatada, mas ainda assim que personagens INSUPORTÁVEIS em menos de uma mão eu conto aqueles com quem me importo e acho minimamente decente

sim kkkkkk

leitora de fics 26/05/2021minha estante
cara eu não entendo como que cadelam tanto tanto tanto... assim, se fosse qualquer outra saga, teriam xingado até, mas como é trono de vidro, passam pano pra enrolação. porque se fosse qualquer outra serie a demorar 3 livros p ficar bom, duvjdo que teria todo esse sucesso

Victoria Pinho 08/02/2021

Perfeição
Relendo a minha série preferida e o sentimento é apenas de certeza. Certeza de que escolhi certinho minha série nº 1.

Observar o início, já sabendo o final, só me faz admirar mais o trabalho de Sarah em Trono. O crescimento lento e necessário de cada personagem, os detalhes que mostram pequenas pistas do que vamos ver mais na frente (e que eu não tinha percebido antes).

Um defeito meu é me interessar apenas em livros que tem romance, mas eu digo com toda leveza que eu não precisei de romance nessa série (não que falte), mas a personagem principal é simplesmente PERFEITA.

Inclusive, os personagens coadjuvantes são maravilhosos também, os vilões, tudo. Até o crescimento deles, desde os mais distantes, até os mais próximos, tudo foi milimetricamente pensado.

Não gosto de fazer resenha, mas precisei fazer esse comentário porque as pessoas precisam ler essas obras de artes.

Ps.: percebo muito que nos Estados Unidos os leitores só começam a venerar a série a partir do 3º livro, então se você pensar em desistir dele antes, confie em mim e continue (pra mim é perfeito desde a primeira página, mas tem doido pra tudo kkkk).

Sarah OBRIGADA PRO TUDO! (essa mulher NUNCA erra).

Maria18724 04/02/2021

Gostei. Não amei mas gostei. O livro demora pra pegar um ritmo bom e me deu bastante sono, mas achei bem legal, principalmente do meio pro final.

Mayhematnight 31/12/2020

A great novel
The entirety of the plot was amazing, the character development and the relationships which evolve were beautifully depicted.
The mysteries which are left unknown really make the novel a perfect read.
Can?t wait to start Crown of Midnight

aelinlantsov_ 07/12/2020

Resenha
Após um ano em Endovier, Celaena recebe uma proposta: sua liberdade em troca de 4 anos servindo o Rei, sendo que para isso, deverá participar de um torneio contra assassinos e ladrões de todos os cantos.
Durante sua estadia no castelo, ela faz amizades e paixões inesperadas.
Celaena será capaz de vencer o torneio? E conseguirá sobreviver a escuridão que ataca o castelo?

Talitanmc 14/11/2020minha estante
Vc lê em inglês?

Jacque 15/11/2020minha estante
Simm, todos os livros internacionais leio em inglês (ebook) pra tentar não perder a fluência... ??

Talitanmc 15/11/2020minha estante
Nossa que legal... Queria fazer isso mas meu nivel de ingles é pessimo

Jacque 15/11/2020minha estante
Tenta começar com uns livros mais simples. Livro de fantasia geralmente tem uma linguagem mais arcaica aí é mais difícil. Mas histórias contemporâneas ou livros infantis são ótimos! Um livro que achei maravilhoso de ler em inglês foi Diary of a wimpy kid (diario de um banana). É mto bom esse livro, bem divertido e linguagem do dia a dia ?

Talitanmc 15/11/2020minha estante
Ta obg

ana 25/10/2020

Vou ser honesta: li esse livro pela primeira vez por volta de 2017, fiquei decepcionada, e não tive vontade de continuar a série.
Decidi dar uma chance novamente esse ano, e, apesar de ainda não gostar muito desse primeiro livro, posso dizer que a série melhora MUITO nos próximos (tanto a história como a escrita da SJM), e se tornou uma das minhas favoritas.
Então, se você não gostou muito desse livro, recomendo dar uma chance aos próximos, para não perder uma história maravilhosa!

cressworthx 15/10/2020

Throne of glass
What can I say about tog? I'm certain that It's one of my favorite books.
That was the first time that I read the collection in english (I've already read the whole story 2 times before this one) and I'm sure that everytime I reread them, the experience is even better.
I love these books so much, and I recomend them to everyone!

Jacque 14/11/2020minha estante
Essa questão do capitão se incomodar com morte/matar tbm acho estranho e um pouco chato na história. Principalmente por ele ser capitão da guarda real! Meio sem sentido neh kkkkkkk se fosse outro personagem que ficasse questionando isso, tipo o príncipe ainda vai, mas ele... ?

Marilia M. 25/09/2020

Muito bom!
Gostei muito da personagem, do romance e do desenvolvimento dos personagens mas ainda não entrou pra lista de favoritos... ainda acho que ACOTAR, pelo menos comparado ao primeiro livro é MUITO melhor.

Jojo 16/07/2020

E o começo de uma saga, então mesmo que ainda não esteja viciada completamente nos personagens, amo eles de coração. A Sarah J. Maas realmente não erra e mal posso esperar pra começar o segundo.

Isabella.Gerevini 08/07/2020

Início de um sonho
O que dizer sobre essa saga maravilhosa que me arrancou tantos dinheiros pq eu fiquei tão viciada que não me contentei em ter as versões de Kindle, mas comprei a edição de colecionador e o box especial?