Throne of Glass

Resenhas - Throne of Glass

Moodreader 21/04/2024

O início de tudo
4.25??

??Pode conter pequenos spoilers.

Em 2023 resolvi reler a saga Trono de Vidro pois a li em 2019 e gostaria de ter essa experiência novamente. Essa ideia se provou maravilhosa pois eu não tinha ideia de que eu havia esquecido basicamente o primeiro livro inteiro, salve o plot principal. Agora mais velha, pude notar como as personagens realmente foram amadurecendo ao decorrer dos livros e de todos os detalhes e referências deixadas pela autora. Não é o melhor da saga nem o da autora, mas não deixa de ser muito bom. Um livro leve, envolvente e que deixa querendo mais.

Celaena nunca foi a minha protagonista favorita da SJM, embora há momentos em que me divirto com ela, no geral não sinto que ela seja minha favorita e nem alcança o meu top 5 personagens favoritos de TOG. Porém, não se pode negar que aqui vemos realmente uma Celaena assustada e em negação de tudo que está acontecendo ao seu redor e também sobre o seu passado. Você gostando dela ou não, o desenvolvimento da protagonista é algo muito legal de se ver e mal posso esperar para acompanhar essa história novamente. Chaol e Dorian eu mantenho a mesma opinião de antes, gosto muito de ambos, achei que a amizade deles não foi muito mostrada aqui, mas sei que isso irá mudar mais para frente. Sendo honesta eu entendo o porquê de muitas pessoas não gostarem do Chaol, mas eu não consigo não gostar dele. Acho que a dinâmica dele com a Celaena é uma das melhores coisas do livro em relação a desenvolvimento de personagem e também do plot. Onde Celaena e Dorian ja começaram "amigos" e se deram bem e basicamente todos os aspectos, ela e Chaol houve uma resistência e uma calma para com o relacionamento dos dois que beneficia muito o desenvolvimento deles no livro. Sempre vi Celaena e Dorian mais como grandes amigos. Uma personagem que gostaria de falar aqui que eu tive dessa vez uma percepção completamente diferente foi a Nehemia, na minha primeira leitura eu não prestei muito atenção nela e as vezes a achava irritante (não sei porquê), mas dessa vez ja pude entender a sua importância não so no desenvolvimento do plot, mas também na personagem de Celaena. Eu sequer lembrava que ela estava nesse livro, pensava que so aparecia no segundo kkkkk.

Ainda acho incrível em como ao mesmo tempo é possivel ver que a autora estava planejando algo maior, mas a história do primerio livro continua fechadinha e não se dá para imaginar a grandez dos acontecimentos que virão apenas por esse primeiro livro. Se você ainda não leu essa saga diria para parar tudo e começar a fazê-lo.

Barbara Diniz 16/04/2024

Você me Prometeu Laura Brandt!
Ao adentrar o mundo de "Throne of Glass", fui imediatamente cativada pela premissa única e pela atmosfera envolvente criada por Sarah J. Maas. A história gira em torno de Celaena Sardothien, uma assassina lendária que é convocada da prisão para competir em um torneio mortal para se tornar a campeã do rei de Adarlan. A jornada de Celaena é repleta de desafios, mistérios e reviravoltas que mantiveram minha atenção do início ao fim.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é o mundo ricamente detalhado criado por Maas. O reino de Adarlan é descrito de forma vívida, com seus diferentes reinos, culturas e criaturas mágicas que o habitam. A autora também desenvolve seus personagens de forma impressionante, especialmente Celaena, cuja personalidade complexa e determinação feroz a tornam uma protagonista cativante.

No entanto, "Throne of Glass" não está isento de críticas. Em alguns momentos, a narrativa pode parecer um pouco arrastada, especialmente durante as descrições detalhadas dos eventos do torneio. Além disso, algumas reviravoltas da trama podem parecer previsíveis para leitores mais experientes do gênero da fantasia.

Apesar desses pequenos pontos negativos, "Throne of Glass" é uma leitura envolvente e emocionante que promete grandes aventuras e revelações surpreendentes. Estou ansiosa para continuar acompanhando a jornada de Celaena e descobrir o que o destino reserva para ela no próximo livro da série.

Mari Formiga 17/01/2024

Estava morrendo de vontade de ler TOG em inglês e a leitura foi fantástica!
Para quem gosta de fantasia os universos da Sarah nunca decepcionam.

Paula 14/01/2024

Muito bom, minha memória é péssima então quando releio os livros e como se fosse a primeira vez. E muito legal adentrar no universo de tog e conhecer todos os personagens, relembrar antigos mistérios. Louca pra continuar

Madu 31/12/2023

THIS BOOK IS SO GOOD!! I read the ACOTAR series around 2 years ago and it?s still one of my favorite series so i decided to give this series a shot and OMG, this is amazing!

mafe.gregorio 11/12/2023

Incredible
Celaena is one of the most strongest characters i have ever seen, and the plot was amazing.
I sincerely adored this book, the characters are really well made and they all have an amazing backstory and such deep thoughts.

Elaine 04/10/2023

Amei!!
Celaena é uma assassina que faz uma barganha para ser libertada da prisão. Ela precisa vencer uma competição e trabalhar para o rei por 4 anos e depois ficará livre.
Nesse primeiro livro, vemos um pouco sobre como o mundo era antes e como se tornou, com o desaparecimento da magia. Ainda assim, há muita coisa para ser revelada nos próximos.
Adorei os personagens e embora haja muita tensão durante o livro, a autora mescla bem com cenas bonitas e divertidas.
Enfim, livro excelente!

tsyane 28/09/2023minha estante
to lendo oq eu escrevi e peço perdão pelo português pessimo, eu escrevi morrendo de sono

Leo 24/09/2023

Esse seria um livro que não me pegaria. Não é o tipo de protagonista que me chama atenção, mas eu me deixei levar para ocupar o fim de semana e, pra minha grata surpresa, foi uma leitura agradável.
Senti falta de algo. Talvez seja da própria protagonista. Sim, a poderosa Celaena, tinha certeza de quem era, mas entre narração em primeira pessoa e sua ação havia uma diferença. Sua fama a precede, mas quando ela tem que mostrar sua capacidade, quase sempre tem alguma ajuda externa. Pra obter a excelência na sua "profissão" seu perfil parecia estar um pouco em descompasso. Se fosse um jogo de RPG, diria que alguém inflacionou seus atributos sem adicionar nenhuma falha de caráter, o que descredibiliza o personagem.
Mas se a ficção tivesse que sempre ser perfeita, teríamos muito menos histórias pra ler e isso não seria aceitável.
Thays.Gamoski 24/09/2023minha estante
Começou pelo livro errado? tinha que começar com lâminas assassinas

cams 30/08/2023

Vou ser chata sim pq tive q vir reler todos os livros de tog pq amo demais. n tem nada melhor q a sensação de vc se encontrar com algo que voce gostou mto ha anos atras e descobrir q nada mudou, igual escutar uma musica que voce era viciado depois de muito tempo sem ouvir.
esses livros me dao uma nostalgia e um calor no coração porque sou fascinada nessa historia.
amo demais e que venham mais releituras por ai

Debs Vegs 23/08/2023

Finalmente lido! Deixei a primeira saga da Sarah por fim e tive um belo receio de não gostar por ser Y/A, imaginando que seria algo que está longe do meu gosto literário de hoje mas não tem um livro dessa autora que não te prenda do começo ao fim. A escrita, criação de mundo e personagens é tão deliciosamente feito que da vontade de ler devagar pra aproveitar cada momento.

Dana 14/08/2023

Um pouco melhor
Mas ainda achei bem adolescente e muita arrogância pra protagonista nesse início de série. Ainda assim, vou continuar pela indicação que livros melhores vem a seguir.