Throne of Glass

Throne of Glass Sarah J. Maas

Resenhas - Throne of Glass

sarajaacik 26/02/2022

Trono de Vidro
Gente as referências desse livro!! AS REFERÊNCIAS!!!!! Eu amo viver!! Sarah J. Mass? VOCE É GENIAL! Meu Deus do céu que experiência BIZARRA, juro!!

Tem tanta coisa nesse livros que é literalmente só a pontinha do iceberg. Tô em estado de choque real. Como só fui perceber isso na terceira vez que li? TERCEIRA! Sinceramente?

É de fato um livro mais lento e introdutório, mas não deixa nada a desejar. Tem romance, ação, amizade, suspense? Uma obra prima! #faleitoleve

Aqui você vai ser literalmente introduzido nesse universo incrível que eu amo mais que tudo. Algumas coisas podem parecer confusas de primeira, mas depois você vai pegando o jeito. Se deixar uma coisinha passar já desanda tudo, juro, experiência própria. A maioria das coisas são só citadas aqui, o desenvolvimento mesmo vem nos próximos livros.

Os personagens desse livro? Perfeitos! Amo principalmente a santíssima trindade, por eles dou minha vida, amém. Falando neles? O triângulo amoroso, sem palavras! Admito que sempre fui time Chaol. Ele é meu neném, gente, tem condição não. Eu amo ele e to com ele até o fim! Protejo de tudo e todos! Celaena? QUE MULHER!! Te amo, te amo, te amo. Dorian principezinho perfeito demais, da vontade de guardar em um potinho!

Indico? Sim! Tenho ciúmes? Muito! Mas não posso privar todo mundo de ler essa obra prima e conhecer esses personagens maravilhosos e super cativantes.
prithynger 26/02/2022minha estante
DISSE TUDO

Jenna 05/07/2022minha estante
O conto 1,5 e o segundo livro são bem diferentes do primeiro. Fica muito melhor!

iDoraa 05/07/2022minha estante
É depois desse livro que ela começa o trabalho dela como assassina, e que a história fica bem mais movimentada e legal. O primeiro livro realmente é bem maçante, porque é só introdutório

Karina183 05/07/2022minha estante
Tive a mesma impressão, fui pela super assassina e ela simplesmente não matou ninguém. Mas concordo e muito com os outros comentários de que o segundo livro parece até que outra pessoa escreveu pela melhora..

DANILÃO1505 06/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

lumybea 26/06/2023

Throne of Glass
Melhor do que eu imaginava.
Odiei ACOTAR então tava com muito preconceito, mas me surpreendi.
A história pareceu bem mais pensada que ACOTAR, bem mais estruturada.
O romance foi desnecessário, já que não levou à lugar nenhum. Os personagens são muito previsíveis e bidimensionais.
Mas é bom, me prendeu.
Fernandes83 26/06/2023minha estante
Só melhora...

joskegshikta 26/06/2023minha estante
Os romances desse livro não levam a lugar nenhum e no final de cada conclusão, todos são uns chatos.

Giovana 03/06/2021

Resenha curta em respeito aos fãs
Queria escrever uma resenha falando muito mal desse livro, mto mal msm, mas em respeito à minha melhor amiga que ama muito essa série só vou dizer uma coisa:

É cilada, Bino

mentira, o que eu ia dizer na verdade é que todo mundo envolvido nessa história é incompetente:

a assassina, que ladra e não morde

os galãs, que não convencem ninguém desse romance

o/a antagonista (no spoilers), que mal lembro das cenas que participou

e, por fim, a autora, que transformou a premissa incrível nisso aqui.

Enfim, bora pro próximo porque promessa é dívida.
Ingrid.Menezes 03/06/2021minha estante
Nossa, esse é uns dos meus favoritos. Amoo, já o segundo eu abandonei duas vezes, então acho q vc irá gostar haha

Giovana 03/06/2021minha estante
kkkkkkk vish aí fica difícil

honey 03/06/2021minha estante
se você achou esse chato você vai achar esse um cu, mas tem uma descoberta no final do 2 q menina?

meio spoiler mas não é jkkkkk só pra encorajar a leitura do 2, força amg

a assassina que ladra e não morde? mas, será q ela é apenas uma assassina

Giovana 03/06/2021minha estante
kkkkkkk tô aceitando qualquer incentivo pra ler essa série
ainda tô me esforçando pra entender pq geral é fissurado

honey 03/06/2021minha estante
é muito bom. muito bom msm

no final do 2 as coisas começam a encaixar

e no 3 o início é chato mas você surta muito mesmo, sem ko

e no 4 é #petiçãoparaasfixiarchaol

e no 5? sem comentários. é muito bom

honey 03/06/2021minha estante
é muito bom de verdade, eu q li tudo olho pro primeiro livro e penso como q isso virou aql (reino de cinzas)

honey 03/06/2021minha estante
mas aq, você já leu lâmina da assassina? porque é bem importante a partir do 5 livro

Estefani.Paula 04/06/2021minha estante
Amiga eu te amo
Vc é a melhor pessoa kakakakakakk

Giovana 04/06/2021minha estante
KKKKKKK tava com medo de vc ficar braba

Estefani.Paula 05/06/2021minha estante
que isso menina
claro que não
eu acho legal

Juliana 04/12/2012

Mentecaptos Por Livros | mentecaptosporlivros.blogspot.com
Uma das coisas mais interessantes sobre Throne of Glass é a narração que, mesmo estando dentro da cabeça da Celaena em terceira pessoa, ela ainda é um mistério. O leitor não tem ideia de onde ela veio, de quem ela é. Seu nome real? Enterrado junto com os segredos da sua infância. Sua vida antes de ser a notória assassina Celaena Sardothien, é um completo espaço branco para o leitor. A única coisa que sabemos é que ela tem uma passado trágico. Sofrido. E o POV não é exclusivo; a autora vai mudar de narrador para nos dar um insight do que está acontecendo fora da cabeça da protagonista. Fiquei o livro inteiro roendo as unhas de curiosidade, querendo saber o que aconteceu na infância da Celaena, como e porque.

Mas o que, realmente, me conquistou em Throne of Glass? Eu acho que seria o ponto de vista crítico, a falta de ingenuidade estúpida tão típica nas protagonistas dos livros YA de hoje em dia de Celaena.

Ela condena as pessoas estúpidas que a criticam por ser vaidosa (e cara, bota vaidosa nisso). Ela condena mais ainda essas mesmas pessoas estúpidas por pensarem que só por ela adorar roupas caras, sapatos, jóias e maquiagens, ela é incompetente e menininha demais para ser uma lutadora. Ela condena 'slut-shaming'; quando uma mulher diminui a outra para conseguir a atenção de um cara. Ela ri de quem diz que uma biblioteca não é um lugar perigoso. E ela se recusa a se sentir diminuída por um cara, só por que ele é um nobre. E ela adora tirar onda com a nobreza.

Celaena, apesar de todos os seus defeitos e sua arrogância, critica. Ela não é ingênua e está pronta para pensar o pior de todos, ao mesmo tempo em que ela não tem em si mesma a malícia e crueldade esperada de um assassino. Nossa protagonista é uma mistura louca de arrogância e bondade, ingenuidade e cinismo.

Sarah é muito boa em caracterizar personagens e dar vida à eles; como por exemplo o Rei. A maneira como ele foi escrito me surpreendeu. Posso contar nos dedos as vezes em que um livro me convenceu da frieza e ganância de um personagem; geralmente eu sou completamente indiferente ao vilão, simplesmente torcendo para os 'mocinhos' derrotarem logo o 'bandido' e dane-se ele depois. Agora o Rei? Não passa de um tirano megalomaníaco destruidor de bibliotecas que deve ser abordado com cuidado. E Sarah J. Maas me convenceu disso. Ela me fez odiar o cara e sentir remorso, junto com a Celaena, por todas as culturas e sabedorias perdidas dos povos que ele conquistou e escravizou. Ele não é apenas um vilão; ele está lá e eu me convenci de que ele é capaz de tudo por mais um hectare de terras conquistadas.

[citação]"Você poderia sacudir as estrelas", ela sussurrou. "Você poderia fazer qualquer coisa, se apenas você se atrevesse. E no fundo, você sabe disso, também. Isso é o que mais te assusta."

Outra coisa que me fez virar fã de ToG? A falta de draminhas-mimimi-românticos. Vou me explicar melhor; li uma entrevista em que a autora disse que a inspiração da série era Cinderela, só que invertido. Ela não queria a história de uma garota linda e loura sendo resgatada do castelo pelo príncipe; ela queria uma história de uma garota linda e loura que fosse capaz de resgatar a si mesma e no processo acabar resgatando o príncipe. Uma garota que fosse sua própria heroína. E a partir disso, é fácil imaginar o que eu quero dizer sobre o romance; sim, há dois garotos interessados nela. Sim, os dois são especiais e incríveis do seu próprio jeito. Sim, ela tem atração pelos dois. Não, a história não tem um triângulo amoroso propriamente dito e a trama não gira em volta disso. Por que a Celaena é sua própria heroína. Por que ela tem coisas maiores com o que se preocupar e por que o que ela mais deseja é sua liberdade, antes de tudo. O que estou tentando dizer aqui é que Sarah J. Maas não faz dos aspectos românticos do livro um clichê irritante cheio de drama emocional. O romance está lá, as emoções estão lá, mas o importante mesmo fica claro que é o contínuo crescimento pessoal da protagonista e o mistério a ser desvendado da história. E isso não é simplesmente lindo?

O livro não tem tanta ação. O desenvolvimento é rápido, as páginas voam, mas cenas de ação e luta são, surpresa surpresa, poucas. Estava esperando mais lutas, mais correria e nem teve tanto assim. Hey hey, calma lá. A trama tem ação, tem perseguição, tem passagens secretas em castelos antigos. Mas nem tanto assim. Uma pena. Mas o passo da história ainda é acelerado e as intrigas e o suspense se desenvolvem de maneira ágil.

A história é perfeita? Não. Houveram partes decepcionantes/irritantes? Sim. Mas para citar um colega bookaholic, o resto da coisa tava me divertindo tanto que os defeitos do livro me passaram batido. Não estava nem aí para as falhazinhas; estava muito ocupada me divertindo horrores com a atitude feminista da Celaena.

Realmente poderia escrever páginas e páginas sobre ToG, entrando a fundo em cada aspecto interessante da trama, mas, uau, isso aqui já está enorme não está? Então, resumindo: Throne of Glass é um livro com uma protagonista diferente, uma trama com pitadas épicas, passagens inspiradas e uma narração fluída, mesmo que não perfeita. Se você é fã do gênero YA fantasy, tem uma quedinha por heroínas feministas e confiantes (no caso de Celaena, até demais!) e adora toda a dinâmica Família Real, Tirano, Povos Mágicos (isso mesmo, mas eu realmente não vou falar tanto deles por que, oi, vocês tem que descobrir por si mesmos lendo o livro) conquistados, eu recomendo o livro. As sequencias prometem!

"Meu nome é Celaena Sardothien. Mas não faz nenhuma diferença se meu nome é Celaena ou Lillian ou Vadia, por que eu ainda te derrubaria, independente do que você me chamasse."

[tradução livre dos trechos do livro]
Thaic 18/03/2013minha estante
sua resenha foi ninja, e me deixou morrendo de vontade de ler o livro! procurando agora mesmo pra comprar o meu :)

Juliana 18/03/2013minha estante
Obg! Eu tenho o hardcover; super gato, um azul escuro que seduz fácil. Vale a pena. Bjs

Jebrito 13/11/2018minha estante
Sou uma fã DOENTE da serie, e costumo dizer que o livro um é muito introdutório para tudo que vem depois. Essa foi A MELHOR RESENHA que já li de Trono, Parabéns!

Lauraa Machado 05/04/2021

Não é muito bom, mas nem é muito ruim
Eu não sou a maior fã da Sarah J Maas, principalmente depois de tudo que me incomodou profundamente no livro Corte de Névoa e Fúria e no resto daquela série. Por isso, não tinha a mínima intenção de ler outro livro dela. Mas aí eu fiz um acordo com uma amiga que leria só esse primeiro livro, só para dar uma outra chance para uma série dela, e foi por isso que li. Alguns amigos estavam ansiosos pela minha resenha, mas sinto desapontar vocês. Vai ser tão morna quanto esse livro.

Antes de mais nada, olhem bem para essa capa, para essa garota bizarra segurando duas espadas e parecendo feroz e assustadora. Olharam bem? Celaena é o completo oposto dela, não se deixe enganar. Ainda estou esperando a assassina aparecer, confesso. Esse é o pior problema do livro, na verdade, o fato de que ele se vende como algo e é o oposto. A autora faz questão de repetir um milhão de vezes que a Celaena é uma assassina, e só porque não há qualquer sinal disso no resto do livro. É até ridículo, me vi me perguntando várias vezes de quem ela estava falando ao dizer "a assassina fez isso" ou "a assassina fez aquilo". Celaena é assustadora no papel. Na realidade, ela é fraca e dispensável.

Além disso, seu desenvolvimento é completamente irrealista e incoerente. Ela é uma pessoa que passou um ano como escrava em uma mina de sal - o que teoricamente é impossível de sobreviver com sua sanidade - mas ela chega ao castelo e se preocupa mais com sua aparência e o fato de o príncipe ser bonito? Sério mesmo? Outra coisa que me incomodou bastante nela, além de sua vivência e sua reputação serem incompatíveis com sua personalidade de verdade, foi ela ser tratada como especial pelas coisas mais comuns e obviamente boas. Por exemplo, gostar de livros, música e cachorros. Que especial, né? A única garota no reino que gosta de livros, música e cachorros! Como ela é diferente das outras!

Eu suspeito que a autora forçou esse tipo de coisa para que a maioria dos leitores se identificassem com Celaena - e acredito que funcionou. Foi um truque seu para conquistar quem estava lendo, mas é tão incoerente, que não teve como me convencer.

Outra coisa que vende a história errado (como a capa) é a sinopse. Era para ser uma competição entre criminosos, mas a autora cansa de ter que desenvolver essa parte e só passa por cima, com resumos do que aconteceu. "Teve mais dois testes e eu fui bem." Não é justo colocar na sinopse algo tão instigante quanto essa competição e depois não fazer a menor questão de desenvolvê-la. E o que tomou mais foco no enredo? O romance entre Celaena e o príncipe, mais insosso impossível. Foi tão sem graça, aliás, quanto os próprios envolvidos.

Eu nem tenho nada contra o Dorian ou até mesmo contra a própria Celaena, só me incomodo sempre com esse jeito da autora de prometer demais e não cumprir. Para que exatamente ela teve que sair falando que a Celaena era uma assassina temida? Teria como contar a mesma história sem isso, o que teria sido bem mais convincente. Para que fazer ela passar um ano como escrava se depois ela não teria nenhum trauma, nenhum medo e não teria nenhuma repercussão? De novo, não teria mudado nada na história além de aumentar a credibilidade de tudo que acontece nela.

Nos agradecimentos (ou talvez na parte bônus de perguntas e respostas da minha edição), a autora diz que passou dez anos escrevendo esse livro. É verdade que é seu primeiro, mas em dez anos ela não conseguiu melhorar o desenvolvimento do livro? Ela não percebeu que ficar chamando alguém de assassina sem nunca ter nenhuma prova disso era uma má ideia?

O enredo também é dispensável, infelizmente. Quando eu estava escrevendo o resumo em meu caderno, percebi que a ordem dos acontecimentos é aleatória, porque a grande maioria deles tem poucas consequências concretas. Também achei que o clímax, a batalha final, foi confusa e decepcionante. Queria que tivesse mais ação, mais momentos de tensão (que não fosse por romance tosco) e queria principalmente ter visto a protagonista com mais atitude e salvando a si mesma.

Juro que teve coisa da qual gostei. Até gostei da Celaena e de sua personalidade, ainda que não fizesse sentido. Gostei também de Chaol, bem mais do que esperava, e adorei a Nehemia e sua relação com Celaena.

Está longe de ser o melhor livro que já li de fantasia, mas também não é o pior. Talvez seja culpa minha, de ler praticamente qualquer livro desse gênero sem me importar tanto se é bom ou não, mas já li tantos piores, que amenizou o efeito desse. Por incrível que pareça, eu leria o segundo pelo menos. O problema mesmo é ele custar dinheiro e tempo, e eu não estar tão inclinada assim a investir mais em um livro da Sarah J Maas (e nem ter condições).

E eu já sei o que os fãs da série vão falar, porque me falam isso faz tempo. Esse é só o primeiro, ele não mostra nem um décimo de toda a dimensão que a história toma e que eu deveria ler pelo menos até o terceiro (provavelmente por causa da Aelin, né? Já sei o spoiler dela). Acontece que é responsabilidade da própria autora escrever um primeiro livro que me faça querer continuar. Ou até um segundo. É muito ruim pensar que eu tenho que ler mais de mil páginas e ainda pagar mais de 150 reais (sim, o dólar tá alto) para só então começar a gostar de uma série. Esse não foi o pior livro de fantasia que eu já li, mas existem tantos melhores, no mesmo estilo, mas bem mais competentes desde o primeiro livro. Não dá para continuar investindo nessa série por uma promessa que só vai valer depois.

Como eu falei, não estou abandonando a série, quero ler o segundo sim, ainda mais que me disseram que é bem melhor que o primeiro. Só não faço questão de ler rápido agora ou tão cedo. Não é como se eu tivesse dinheiro para comprar qualquer livro e tenho outras prioridades quando tiver. Se alguém quiser me mandar o box de presente, super aceito! Haha, mas vou demorar um pouco para ler o segundo livro.

Nic 24/08/2022

Trono de vidro
Amo trono de vidro e sempre vou achar o primeiro livros um dos mais legais.
Ele tem uma pegada leve e meio sombria de leve e misteriosa. Amo o jeito que a Sarah descreve o jeito da Celaena agir e seus medos, principalmente quando fala de Endovier.
Eu recomendo esse livro porque a saga é incrível e a história é muito bem feita, bem construtiva e bem desenvolvida, além de ser uma leitura fluida.
Apesar de eu ter demorado um século pra ler esse livro em inglês pela primeira vez.
Sem contar, que por ser um livro em inglês e eu nunca ter lido nd em inglês assim antes, eu entendi boa parte do livro. Então é um ponto a mais na minha opinião, porque a linguagem não é difícil de se ler mesmo no idioma original pra quem nunca leu em inglês só o PT, achei ótimo começar por esse livro.

Mari Formiga 17/01/2024

Estava morrendo de vontade de ler TOG em inglês e a leitura foi fantástica!
Para quem gosta de fantasia os universos da Sarah nunca decepcionam.

readwithjuly 01/07/2022

mais do mesmo?
nem sei o que tava esperando dessa releitura (sei talvez um milagre kkkkk), mas a maior importância era reler junto com a minha irmãzinha, que inclusive teve uma opinião sobre esse livro melhor do que a minha (da uma olhada na resenha dela pelo nick kabizinha), mas bora lá:

o que eu gostei desse livro? é um livro de 55 capítulos e basicamente só pra mais perto do final é que a história toma gosto e fica palatável, de resto me fez querer dormir mesmo ou deu uma vergonha alheiazinha

continuo com a crítica de que aqui a sarah jmass usou muito do recurso descritivo e esqueceu de mostrar ?a mão na massa? da protagonista, muito ?ela é a maior assassina? e não muitas cenas dela realmente sendo o título que sustenta.

fora que o príncipe me parece muito forçado não gosto, talvez mude de opinião nos próximos (se eu ler k)

mas vou manter as 3 estrelas avaliando que tem possibilidade de ela fazer uma história boa nos próximos livros, mesmo tendo começado com o pé esquerdo.

nota: ???

Nathaliafguedes 25/03/2023

Não gostei. Super arrastada essa competição, que por sinal nao faz nem sentido.
Mas vou persistir pois todo mundo diz que melhora do segundo pra frente
Dayana19 25/03/2023minha estante
Vai ficar melhor Simm , esse é só o começo de uma grande história. Boa leitura ?

Mendonça 25/03/2023minha estante
Melhora e muitooo, ainda tem bastante coisa pra você conhecer!!!

Dayana19 25/03/2023minha estante
Esse universo ainda vai te surpreender demais , confia?

Nathaliafguedes 31/03/2023minha estante
Mulhrr confiaas eu to destruida depois do segundo livro! Arrasada demais que tive que ir ler outra coisa no meio p recuperar as energias

Dayana19 31/03/2023minha estante
Ohhh mulher, essas são só as primeiras dores , vem mais coisa pela frente . Essa série é um verdadeiro misto de emoções , minha série favorita da vida! Tu vai amar muito essa série tbm , tenho certeza!

Kabizinha 02/08/2022

Livro cheio de boa intenção, parece um vizinho, um tiozão
Eu esperava um tantinho mais, porque o pessoal diz que é bem melhor que ACOTAR e eu tinha gostado do primeiro de ACOTAR e tinha gostado de Lâmina da Assassina também, daí em tese, meu terreno já tava preparado, só que no final achei consideravelmente fraquinho.

Acho que tem um puta de um potencial, mas ao mesmo tempo se eu já não tivesse comprado todos os livros dessa série, as chances de eu seguir com a leitura seriam bem baixas, o que não aconteceu com ACOTAR, que já me deixou com vontade de ler os demais livros da série.

Quanto a isso de potencial, eu digo porque eu acho que esse livro foi bastante uma introdução e tals e ainda tem muita coisa que pode ser melhor aproveitada nos próximos livros da série.

Uma vez mais as coisas demoram a acontecer só que agora a demora meio que não é recompensada porque já dá para na medida em que você vai lendo o livro já saber sobre parte do que está acontecendo, inclusive sobre quem é aliado dela nesse livro e quem é inimigo (me restrinjo a esse livro porque eu já levei alguns spoilers, mas abafa).

Não conseguia torcer demais pra personagem principal, os dois do "triângulo amoroso" são meio meh, porque o príncipe é apagadinho e o capitão não tem um pingo de chance desde o começo (torcia para ele só porque simpatizava mais com ele). A melhor personagem sem sombra de dúvidas é a Nehemia, adoro ela, gostaria que ganhasse mais destaque e inclusive tinha mais química com a Celaena que os carinhas...

Um sólido três porque não é absurdo de bom, mas ainda assim acho que tem espaço para melhorar muito enquanto série.

Moodreader 21/04/2024

O início de tudo
4.25??

??Pode conter pequenos spoilers.

Em 2023 resolvi reler a saga Trono de Vidro pois a li em 2019 e gostaria de ter essa experiência novamente. Essa ideia se provou maravilhosa pois eu não tinha ideia de que eu havia esquecido basicamente o primeiro livro inteiro, salve o plot principal. Agora mais velha, pude notar como as personagens realmente foram amadurecendo ao decorrer dos livros e de todos os detalhes e referências deixadas pela autora. Não é o melhor da saga nem o da autora, mas não deixa de ser muito bom. Um livro leve, envolvente e que deixa querendo mais.

Celaena nunca foi a minha protagonista favorita da SJM, embora há momentos em que me divirto com ela, no geral não sinto que ela seja minha favorita e nem alcança o meu top 5 personagens favoritos de TOG. Porém, não se pode negar que aqui vemos realmente uma Celaena assustada e em negação de tudo que está acontecendo ao seu redor e também sobre o seu passado. Você gostando dela ou não, o desenvolvimento da protagonista é algo muito legal de se ver e mal posso esperar para acompanhar essa história novamente. Chaol e Dorian eu mantenho a mesma opinião de antes, gosto muito de ambos, achei que a amizade deles não foi muito mostrada aqui, mas sei que isso irá mudar mais para frente. Sendo honesta eu entendo o porquê de muitas pessoas não gostarem do Chaol, mas eu não consigo não gostar dele. Acho que a dinâmica dele com a Celaena é uma das melhores coisas do livro em relação a desenvolvimento de personagem e também do plot. Onde Celaena e Dorian ja começaram "amigos" e se deram bem e basicamente todos os aspectos, ela e Chaol houve uma resistência e uma calma para com o relacionamento dos dois que beneficia muito o desenvolvimento deles no livro. Sempre vi Celaena e Dorian mais como grandes amigos. Uma personagem que gostaria de falar aqui que eu tive dessa vez uma percepção completamente diferente foi a Nehemia, na minha primeira leitura eu não prestei muito atenção nela e as vezes a achava irritante (não sei porquê), mas dessa vez ja pude entender a sua importância não so no desenvolvimento do plot, mas também na personagem de Celaena. Eu sequer lembrava que ela estava nesse livro, pensava que so aparecia no segundo kkkkk.

Ainda acho incrível em como ao mesmo tempo é possivel ver que a autora estava planejando algo maior, mas a história do primerio livro continua fechadinha e não se dá para imaginar a grandez dos acontecimentos que virão apenas por esse primeiro livro. Se você ainda não leu essa saga diria para parar tudo e começar a fazê-lo.