Maigret na Escola

Maigret na Escola Georges Simenon

Resenhas - Maigret na escola

Domino 17/12/2023

#lido

Livro de excelente pedida a quem busca um romance polocial atipico com um maior foque nas personalidades e nos aspectos pscicológicos de cada personagem!
Teria lido ele de a sentada se não tivesse pego apos terminar outro livro, pois a propria ambientação da pequena vila, com seus personagens bem caracterizados vai te envolvendo ao ponto de não querer mais largar a narrativa.

Gosteu bastante.

Nota 5 estrelas.

O final me surpreendeu muitoooooo...

#ebook #kindle #amoler #livro #romancepolicial

Fabio Shiva 31/03/2020

Sinestesia
De todos os autores que já li, Georges Simenon é, sem dúvida, o escritor mais sinestésico. Isso explica parte do irresistível fascínio provocado por suas histórias: os cenários de Simenon vivem e respiram, cheios de cores, texturas, sons, odores e sabores.

Essa impressão ficou mais nítida do que nunca durante a leitura desse irretocável “Maigret na Escola”. A primavera está chegando em Paris, trazendo uma atmosfera inconfundível, que se assemelha ao vinho branco. E é por isso que o famoso comissário Maigret aceita tirar uns dias de folga para investigar um caso fora de sua jurisdição, atraído pela perspectiva de degustar ostras com vinho branco... Só que quando lemos isso, na vívida e sinestésica prosa de Simenon, não é que sentimos o cheiro e o sabor do vinho branco?

Logo em seguida, quando a trama se adensa e todos se reúnem na taberna da pequena vila, o cheiro de vinho é tão forte que provoca náuseas em Maigret. E não é que sentimos nós, leitores, os mesmos enjoos do comissário?

A sinestesia é parte do magnetismo de Simenon, mas não o deslinda por completo. Há também a sempre admirável composição de seus tipos humanos, que perduram na memória tempos depois de terminada a leitura. No romance policial de Simenon, o mistério a ser solucionado é apenas um detalhe. E é por isso que ele é inigualável!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

regifreitas 09/05/2018

Meu primeiro romance policial com o comissário Jules Maigret, o famoso detetive criado por Simenon, e protagonista de cerca de 75 novelas e 28 contos, entre 1931 e 1972. Na pequena vila costeira de Saint-André, Maigret deve provar a inocência do professor local, acusado de assassinar a velha administradora aposentada da agência dos correios, Leónie Birard. Na pequena cidade, nenhum morador parece simpatizar muito com o professor e sua família. Vindos de fora, depois de um escândalo envolvendo a esposa do professor, essa família é tratada com a desconfiança típica dos interioramos em relação aos forasteiros.

Depois do ótimo O HOMEM QUE VIA O TREM PASSAR (L’homme qui regardait passer ler trains, 1938), fiquei muito curioso para conhecer outros trabalhos do autor. Infelizmente, esta novela com o famoso comissário não teve o mesmo impacto da leitura anterior. É uma história policial como tantas outras - meio genérica, sem aprofundamento e sem qualquer destaque que a diferencie do restante desse tipo de produção. Bom passatempo, só isso, não apresentando o brilhantismo de análise apresentado por Simenon no livro anterior.
Silvana (@delivroemlivro) 09/05/2018minha estante
Nunca li Simenon: me interessei por esse "O homem que via o trem passar". Dá para começar por esse ou é uma continuação de série?

regifreitas 10/05/2018minha estante
Silvana, já me falaram que os melhores dele são justamente os não policiais, como esse "O homem que via o trem passar". gostei muito dele, uma das melhores leituras do ano até agora. pode ler com tranquilidade que não faz parte de uma série.

Silvana (@delivroemlivro) 10/05/2018minha estante
Obrigada!