Kant

Kant Paul Strathern

Resenhas - Kant em 90 minutos

Érica 09/03/2011

(Quase) nada em 90 minutos
Na minha opinião, esse livro não tem nada que não possa ser achado em um site como a Wikipedia. Fala bastante sobre a vida do filósofo. Não há nenhum esclarecimento sobre sua filosofia. Talvez uma coisinha ou outra (geralmente trechos das obras), nada que justifique o título pretensioso. Não que eu estivesse esperando muito desse livro, mas tb não era para tanto. É muito ruim, não tem nada! Agora eu sei que Kant era neurótico com horários, tinha um cachorro, dava aulas de geografia, tinha seus fãs e provavelmente morreu virgem. Ah! Ele também escreveu um livro chamado "Critica da Razão Pura" e mais outros dois e tinha tara por um tal de David Hume.
A série pode servir para uma criança que tenha algum interesse incipiente por filosofia ou leitura, aquela curiosidade infantil, que pode florescer e costuma dar em jovens inábeis em atividades manuais e tendem para o intelecto (tô falando sério). Não recomendado para maiores de 12 anos.
Samuel 18/04/2014minha estante
Corajosa,sincera e crítica

Kemi 03/07/2022

Kant era doidinho
Tinha um cachorro; era um gnomo testudo com escoliose; dava aulas de geografia; tinha um crush no Hume; era muito pontual; sua mãe teve enterro de pobre; e, provavelmente, morreu virgem.

Gusma 22/04/2022

Essa coleçãozinha é tudo
Zero novidades por aqui de que eu adoro essa coleção! Fui ler sobre Kant e acabei me interessando mais pelas ideias de Hume, mas foi legal saber das peculiaridades dele!

LaraF 01/02/2012

um livro leve e divertido sobre a vida e, um pouco menos, sobre a obra de Kant! discordo de alguns pontos de vista do autor a respeito das criticas kantianas, mas gostei como aliviou o aspecto ranzinza do filosofo! tenho certeza que Kant foi um grande filosofo, que devolveu, ainda que de maneira prolixa, a metafisica à filosofia. esse livro serve de preambulo para outras obras - sugiro a obra de Luc Ferry (Kant - Uma leitura das tres "Criticas") ou as obras do filosofo (pra quem gosta de aventuras!).

Mari Baroni 09/11/2015

Propósito confuso
Não entendi muito bem o objetivo do livro. Quando o peguei para ler, esperava encontrar aí uma espécie de resumão básico sobre os pilares da filosofia de Kant. O que encontrei foi, na verdade, uma biografia do filósofo na maior parte do livro. No último terço do livro mais ou menos, o autor começa a falar um pouco da filosofia Kantiana propriamente dita, num formato de perguntas e respostas que confundiu mais do que explicou. Ao final, ele conclui, ligando alguns pontos da filosofia de Kant e de sua importância e influência em outras correntes filosóficas. Enfim, se você procura saber mais sobre o filósofo, é um bom livro; se você procura conhecer um pouco sobre filosofia, você pode se frustrar um pouco.

tatiana.avanço 15/07/2020

(Um brevíssimo panorama de) Kant em 90 minutos
Um livro leve, para se ler em no máximo duas sentadas, bem humorado e passando pelos conceitos kantianos com vôos rasantes. Uma parte valiosa são as Citações-chave ao final do livro: se quiser aprender algo especificamente sobre as teses de Kant e não sobre sua biografia vá direto para essa parte (e também para o posfácio, que expõe os conceitos de Kant em forma de diálogo). Didático e informativo, mas entrega o que dá pra ser entregue em 90 minutos...

Heros Pena 29/12/2021

Biografia, história e filosofia
A proposta da coleção é bem interessante apresentando em um único volume o resumo da biografia, filosofia e do contexto histórico, ótimo para um primeiro contato com o filosofo.

Inlectus 20/04/2009

Bom ler.
Como os outros volumes dessa série, é uma obra que possibilita um entendimento de filosofia de maneira simples e objetiva. Neste caso, da vida e pensamento de Kant.

Charly.nunes 06/02/2023

90 minutos para descobrir que todo filósofoso por mais belo que seja sua filosofia –como a de kant–, era bitolado das ideia... como pode o kant ter feito umas das filofias mais belas e conplicadas e ao mesmo tempo ser todo bagunçado