O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Trindade 08/08/2023

Boa leitura
Este livro tem uma trama simples, mas os personagens a deixam complexa. As motivações tanto da ambição quanto dos abusos, que lemos aqui, são diversas e vão mudando com o passar do tempo. Isso deixa o enredo dinâmico e fluido. O final é melhor do que o esperado e a história pode ser arrastada em alguns capítulos, mas vale muito a leitura.

Pedro 08/08/2023minha estante
Uma resenha apaixonada. ?

Camila Felicio 09/08/2023minha estante
Emocionada total ???

Invasor de mentes 08/07/2023

Espetacular
Li essa obra acompanhando o Clóvis de Barros. Com ele o livro fica fácil, Uma história fascinante. Te prende do início ao fim.

Jardim de histórias 20/06/2023

O incrível vermelho e o negro de Stendhal ?
As crônicas do século XIX, nessa obra, são descritas de forma excepcional, com um tempero romântico, muito bem elaborado.

A história se passa no período da restauração ou pós-restauração (após queda de Napoleão), durante a pré-revolução liberal ou revolução de 1830, que foi o período de articulações políticas, que culminou na tomada do trono pela burguesia (Luís Filipe I). Quem já leu os miseráveis de Victor Hugo, sabe bem de que revolução me refiro.

Este livro é um dos maiores expoentes da literatura clássica universal, que transcende, devido à grandiosidade e como os costumes da aristocracia do século XIX são retratados (hipocrisia, romances proibidos, a normalização das articulações políticas). Não podemos deixar de destacar, a forma sagaz, que Stendhal, conduz a história, nos envolvendo completamente, devido ao formato indutivo que o livro é escrito, tornando a leitura incessante e prazerosa. Assim, Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal, nos entrega essa obra, uma ficção, com contornos históricos, que dão a história, a robustez necessária de um grande clássico.

No ponto de vista político, o livro é repleto de críticas socio econômicas, contundente, apontando o vazio e superficialidade que permeia a burguesia. Um olhar social, mostrando uma identificação e crítica com às lutas de classe. Uma citação do autor, sintetiza muito bem esse olhar político: "Amo o povo e odeio os opressores, mas, seria um tormento viver sempre com o povo". Uma crítica contundente, não somente aos opressores, mas, também, direcionada aos oprimidos. Segundo sua crítica, é notório a falta de ambição das classes menores, exemplo, o personagem principal, Julien Sorel. Filho de carpinteiro, que ao se indignar com sua posição, ou seu lugar no mundo, busca motivações para alcançar uma posição na vida (condição e riquezas). Criticando assim, a ideia de conformismo e subserviência.

Stendhal, explora muito bem a utilização da sedução como artifício de ascensão, assim como o volúvel comprometimento político, que se moldava, conforme conveniência. Acompanharmos também, conflitos religiosos, críticas às tradições teológicas jesuítas sobre o aspecto jansenista, comportamento que reflete, as experiências religiosas e as dificuldades de relações com seus preceptores, vividas pelo autor.

Enfim, é um livro muito bem escrito, com um herói ou protagonista inesquecível, mas por suas camadas, que lhe dão características muito verdadeiras (sedução, eloquência, imaturidade, impulsividade). Uma obra vigorosa, robusta e eterna. Incrível!!!!
Jardim de histórias 20/06/2023minha estante
Sim, qualquer comparação com os miseráveis de Victor Hugo é pertinente, somente pela contemporaneidade. Pois são histórias singulares totalmente distintas. Um banquete para os historiadores. Ah! O conhecimento sobre o contexto histórico, neste livro em especial, auxilia muito o entendimento da obra.

Vanessa.Castilhos 21/06/2023minha estante
Uau!! Parabéns pela resenha, maravilhosa e impecável como sempre!

Jardim de histórias 21/06/2023minha estante
Opa Vanessa, muito obrigado pelo carinhoso retorno!

Gabrielli 14/06/2023

Mais um personagem detestável
Definitivamente não consigo gostar de livros cujos personagens principais sejam egocêntricos melodramáticos. Não só essa é a perfeita descrição de Sorel como também não resta um persoangem de bom caráter nesse livro. Retrata muito bem a sociedade pós Napoleão, e nisso o autor cumpriu o seu autodeterminado papel; mas confesso que em nenhum momento esse livro me deixou com curiosidade para continuar a leitura.

Raul 04/06/2023

Um Romance do Século XIX
Longe de qualquer estereótipo possível, Sthendal nos presenteia com o retrato da sociedade francesa à época, nos apresentando personagens em conflito com a própria realidade. Não me foi uma leitura fácil, pois não se flui em ações, mas por decisões de ordem política do próprio Julien Sorel, filho de carpinteiro, admirador de Napoleão Bonaparte (fato que ocultava de todos, pois vivia a época da queda do império napoleônico). Enfim, dentre os caminhos traçados por Sorel, temos uma narrativa concisa, pautada na realidade da época e com um final surpreendente. Vale a leitura!

Cintia295 02/06/2023

Adorei esse livro, leitura fluída, personagens que te deixa curioso para saber o que vai acontecer. Apesar de passar umas raivas com os pensamentos deles, não deixa de ser interessante.
Estava muito curiosa com a segunda parte do livro, como ia se desenrolar e alguns capítulos foram mais lentos, mas são curtos aí passava rapidinho.
O final do livro é chocante vou usar essa palavra para não dar spoiler.

Bano 26/05/2023

Uma obra-prima intemporal
"Le Rouge et le Noir" é um romance escrito por Stendhal e publicado em 1830. Nesta análise, irei explorar o enredo, os personagens, os temas, o estilo de escrita e a narrativa desta obra clássica da literatura.

O livro se passa na França do século XIX, durante um período de intensas mudanças sociais e políticas. A história gira em torno do protagonista, Julien Sorel, um jovem ambicioso e inteligente que tenta ascender socialmente em uma sociedade dominada pela hierarquia e pela hipocrisia. Julien é contratado como tutor pelos Rênal, uma família burguesa, e acaba se envolvendo romanticamente com a esposa do Sr. Rênal, a Sra. de Rênal. O romance proibido se desenvolve em meio a intrigas, traições e jogos de poder, enquanto Julien também busca uma posição na carreira eclesiástica e militar.

Os personagens principais do livro são complexos e bem desenvolvidos. Julien Sorel é retratado como um personagem ambíguo, em constante luta com suas próprias ambições e desejos. Sua inteligência e ambição são contrastadas com a falta de sinceridade e as convenções sociais da época. A Sra. de Rênal, por outro lado, é retratada como uma mulher apaixonada, mas também como uma vítima das restrições impostas pela sociedade. Stendhal habilmente retrata as motivações e as contradições internas dos personagens, tornando-os humanos e palpáveis.

Os temas centrais explorados em "Le Rouge et le Noir" são a ambição, a hipocrisia social, o amor proibido e a luta entre a razão e a paixão. Stendhal examina de perto as restrições e as limitações impostas pela sociedade da época, ao mesmo tempo em que critica a falsidade e a vaidade das classes dominantes. Através das escolhas e das ações dos personagens, o autor questiona as convenções sociais e as consequências emocionais de se viver uma vida reprimida.

O estilo de escrita de Stendhal é notável pela sua precisão e sua capacidade de criar retratos psicológicos vívidos. Sua prosa é direta e concisa, sem excessos desnecessários. O autor utiliza uma narrativa em terceira pessoa, mas consegue mergulhar profundamente nos pensamentos e nas emoções dos personagens, criando uma conexão íntima com o leitor. Stendhal também faz uso sutil de metáforas e de descrições sensoriais para enriquecer a história, tornando-a mais envolvente e visual.

Em termos de análise crítica, "Le Rouge et le Noir" é uma obra-prima da literatura. A trama é cativante e repleta de reviravoltas, mantendo o leitor envolvido do início ao fim. Os personagens são complexos e realistas, e suas jornadas emocionais são convincentes. O estilo de escrita de Stendhal é habilidoso e elegante, e sua capacidade de explorar a psicologia humana é excepcional. A história em si é original e atemporal, abordando questões sociais e emocionais que ainda são relevantes hoje.

No entanto, é importante mencionar que "Le Rouge et le Noir" pode parecer um pouco lento em certos momentos, principalmente para leitores acostumados com narrativas mais rápidas. Além disso, algumas descrições detalhadas podem parecer excessivas para alguns leitores modernos. No entanto, esses aspectos não diminuem a qualidade geral da obra.

Se você é um amante de romances clássicos e gosta de explorar a condição humana, eu recomendo "O Vermelho e o Negro" sem reservas. Este livro nos é capaz de desafiar as restrições sociais da época e nos obriga a considerar as complexidades das emoções humanas com uma profundidade incomparável. Stendhal é um mestre em capturar a essência da natureza humana e cria uma história que permanece relevante em nossa época atual. "O Vermelho e o Negro" não só é uma contribuição significativa para a literatura, mas é também um testemunho do talento intemporal de Stendhal como escritor.

skuser02844 26/05/2023

Fascinante
Uma obra-prima, recomendo a leitura a todos.
Por ser um romance de época, a linguagem e os temas podem ser um pouco arrastados as vezes, mas a história e o aprofundamento nos mais complexos pensamentos de uma mente humana faz desse livro uma das obras mais belas já escritas.

elainegomes 01/05/2023

Vermelho e o Negro de Stendhal, literatura francesa ?? escrito pouco antes de iniciar a revolução de 1830 na França, contra o período de restauração do absolutismo, fase de disputas entre os liberais e conservadores.

Foi um livro com forte crítica à hipocrisia e às contradições da sociedade francesa da época, um retrato realista e psicológico da vida e do pensamento da época.

O jovem Julien é um personagem muito inteligente, ambicioso, oportunista, busca ascensão social se vale do amor de modo utilitário, mas também ingênuo e transtornado por um sentimento de inferioridade, em grande parte da narrativa acompanhamos os conflitos psicológicos, conhecemos as intenções de Julien, talvez por isso tenha sido um livro lento, de poucas ações.

Achei interessante o protagonismo feminino, forte e desafiador. Temos Mathilde imperiosa e destemida em oposição a Sra Renal religiosa e moral.

Tudo estava levando para um livro mediano, mas aí veio este final, simplesmente surpreendente. Então a nota subiu ?

Atenção!!! A partir deste parágrafo a resenha contém spoiler.

Gostei da crítica generalizada, não sobrou nenhum grupo social ileso, foi uma grande crítica ao século XIX, que não teve heróis e grandes histórias, apenas burgueses medíocres buscando ascensão social e títulos sem qualquer propósito ou merecimento, só restando a idealização ao passado heróico de séculos anteriores a se copiar, tal como fez Julien, que subiu ao ponto social mais alto possível, mesmo com origem plebéia, para ao final cair como seu grande ídolo Napoleão; o mesmo reflexo aos antepassados teve a Mathilde, que idealizou um amor heróico que terminou na guilhotina, repetindo a história de de La Mole e a rainha de Navarra.

Minha interpretação do final, é de um Julien resignado e consciente de que tudo que sempre buscou na vida, tudo que conquistou, se tornou nada perto de sua maior conquista, o amor verdadeiro por sra Renal.

Inesquecível a cena da ?heroína? carregar no colo a cabeça ensanguentada de seu amor, um final trágico digno de Shakespeare.

Gedimar 01/04/2023

Recomendadíssimo
Um romance extraordinário. O autor conseguiu desenvolver muito bem os seus personagens, trazendo junto deles uma carga significativa de psicologia e filosofia. Livro recomendadíssimo.

gabrieus 23/03/2023

O século da hipocrisia
Stendhal, o pseudônimo mais conhecido dentre os mais de 100 que Henri-Marie Beyle usou em vida, nos dá um herói cheio de paixão, mas que se espelhou num modelo fracassado para combater a aristocracia que ele mesmo veio a fazer parte. Julien Sorel tornou-se o reflexo da hipocrisia contra a qual lutou e no fim foi derrotado pelo próprio egoísmo. O Vermelho e o Negro é um baile de personagens vaidosos, orgulhosos, hipócritas e loucamente apaixonados - não pelo outro, mas por suas próprias mentiras.

Vinícius 22/03/2023

A hipocrisia reina
Embora tenha achado que 80% do livro não traz tanto entusiasmo, como vi nos comentários anteriormente, os últimos 20% valem a pena. Achei incrível a descrição da sociedade da época, a hipocrisia, avareza e corrupção traz muita reflexão sobre uma sociedade doente e regida por posições sociais. Sobre Julien, embora muito inteligente e crítico desta sociedade, é imprevisível e inconsequente, que arrisco dizer que faz valer a pena a leitura.