O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Michele Soares 28/01/2022

Terminei esse livro há meses e ainda não tenho estrutura emocional pra conseguir pensar nele sem que me venha um sentimento de revolta. Experiência incrível, recomendo.

Holly 19/01/2022

A complexidade dos personagens e o desenvolver da história me surpreenderam. Acho que nunca vou esquecer dessa leitura, Julien me marcou pra sempre.

Andre.S 01/01/2022

Um livro difícil de ler, no sentido do tema, onde um seminarista se entrega as paixões ordinárias do amor e da intriga. Com bons e maus momentos, para mim um livro mediano, para reler algum dia. Ponto alto , o esmero e a qualidade desta edição do Clube de Literatura Classica!

Matheus 21/12/2021

Uma boa aula de história
Em um calhamaço de mais de 500 páginas, o autor tem que ser bom, se não o leitor desiste. Esse é o caso. O enredo é muito bom, cheio de novos acontecimentos que prendem até chegar no final do livro.
Mas também é um registro histórico da França pós revolução e pós era napoleônica (contém elementos para compreender um pouco das 2).
Isso traz algumas desvantagens, pois o autor escreve como endereçando para os viventes daquela época, o que torna alguns pontos do livro um pouco sem sentido. Ao mesmo tempo, te obriga a pesquisar um pouco sobre a época em que ocorre a narrativa.
Foi uma ótima experiência de leitura.

Law 20/12/2021

Vivendo em meio a máscaras
Esse clássico se passa na França pós Era Napoleônica, contando a trajetória Julien Soreal, filho de um simples carpinteiro, em busca de se torna rico e reconhecido dentro da sociedade.
Pelo fato de ter nascido em uma família simples, para conquistar seu sonho, vemos Julien tendo que ser hipócrita e ir contra seus próprios ideias apenas para agradar os "grandões", ele veste deu traje negro e tendo que fingir o tempo todo que é uma pessoa que na verdade não é, mas será que ele aguenta isso por muito tempo?
Uma leitura complicada e que depende de estudos sobre Era Napoleônica, sai desse livro com ódio de todos os personagens, foi difícil se envolver com a história e continuar a leitura.

Cdmm 11/12/2021

Ambição.
Julien é um rapaz que destoa dos outros camponeses por seu talento intelectual em pleno séc. XIX e consegue uma carreira de preceptor. Mas ele almeja mais... este livro me mostrou uma personalidade tão complexa do personagem.principal que não consegui largar o livro. Não vou discorrer aqui sobre a parte acadêmica e a importância da obra para a literatura mundial, mas mesmo pro leitor que procura entretenimento é um livro excelente.

Karen 10/12/2021

Sem amor eu nada seria
Sim, a primeira parte do livro é lenta, meio arrastada.
Na segunda, já em Paris, aí sim o ritmo flui melhor - questão de dar uma chance a ele.
Julien é o típico recalcado, o oprimido que almeja ser o opressor.
Mas ao final entendeu que não precisava provar nada pra ninguém.
"O inimigo só vai me obedecer à medida que eu o amedrontar, então não vai se atrever a me desprezar.".

Kamilla 25/11/2021

Um clássico para digestão bem lenta.
Estou acostumada a ler livros mais antigos, então não foi por causa da linguagem mais rebuscada que eu demorei quase 3 meses para reler esse livro, assim como na primeira vez que eu o li, só conseguia ler no máximo três ou quatro capítulos por dia. A história é interessante, os personagens não chegaram a me cativar, mas me deixaram curiosa o bastante para querer acompanhar seus destinos.

Creio que a história seja mais interessante para quem está mais familiarizado com a época retratada pelo livro, a França pós Napoleônica, o que infelizmente não é o meu caso, então creio que muitas nuances foram perdidas na minha leitura devido a essa lacuna nos meus conhecimentos.

Gostei mais da primeira parte da história, a segunda parte me pareceu menos interessante. Prefiro a dinâmica da cidade menor a de Paris, onde o personagem principal esteve diversas vezes a escanteio dos principais acontecimentos.

A narrativa abordando o aspecto psicológico dos personagens foi interessante e bem-humorada, todos passam a maior parte do livro reagindo ao comportamento alheio – muitas vezes de um outro personagem que não tem quase nenhuma ideia do que está fazendo.

O autor também aborda o aspecto manipulador e calculista das relações humanas, e as ambições de uma sociedade em um período de reinvenção e mudanças intensas.

Provavelmente vou reler daqui há alguns anos, e da próxima vez espero ter um conhecimento melhor do período abordado, o que vai tornar a leitura mais interessante, mas não importa o tempo que leve, creio que O Vermelho e o Negro nunca será uma leitura rápida para mim.

LucAlio.CAmara 11/11/2021

O negro e o vermelho
Gênero romance, ficção

Julien filho de um carpinteiro que estuda teologia para ser padre é contratado pelo prefeito Sr Râdel para ensinar latim e educar seus filhos nos ensinamentos de Deus. Mas com a convivência na casa a sra Râdel 10 anos mais velha se apaixona pelo aprediz de padre e ambos se envolvem em um romance proibido. Portanto por cautela a sra Râdel resolve se afastar de Julien e providência que ele viaje pra outro lugar e tal. Mas Julien tem outra missão e vai viver em Paris na casa do Marquês de La Mole onde começa a presta serviços para ele e como na casa do sr Râdel ele também acaba tendo um romance com a Srta de La Mole. Mas ela passa a despressá-lo e ele arruma uma forma pra conquistá-la.

Gente, achei esses romances bastante engraçado. Uma porque ele era aprediz de padre, pobre e pela época que se passa a história. E outra, Julien andava armado com uma pistola rsrs... Nas parte onde entrava a narrativa dos romances achei mais fluida e divertida a leitura, mas quando a narrativa passava mostrando a sociabilidade de Julien no meio a burguesia, a leitura ficava arrastada. O livro ficou melhor nos capítulos finais.

Bruna Peixoto 07/11/2021

Até o Julian chegar a cidade de Paris a história é mais lenta e por isso eu dei algumas pausas. Já na capital, tudo vai mais rápido, incluso a leitura.

Gois 18/10/2021

Romance psicológico
Lendo os comentários desse livro depois que terminei vi que as pessoas se dividem entre os que amam e os que odeiam. Terminei há uma semana e ainda não decidi em qual grupo estou. Haha As primeiras 200 páginas do livro são bem interessantes, uma "crônica do Século XIX" na França (esse que é inclusive o subtítulo do livro). No entanto, as últimas 200 páginas são dramáticas (pra ser eufêmico) e eu revirei tanto o olho lendo as reviravoltas dos amores do personagem principal que quase perdi os olhos. É um romance psicológico bastante denso, com pouca ação. Mas consegui terminar e o fim é bizarramente surpreendente. Pra ser sincero, não saberia dizer se vale a leitura, mas quem for ler recomendo que vejam vídeos sobre o livro no YouTube para entender o contexto histórico no qual ele ocorre.

Magasoares 17/10/2021

O Vermelho e o Negro
Só vou escrever essas linhas por causa do desafio do Skoob. A estória só começa a melhorar um pouquinho da metade até o final, mas é só mesmo um pouquinho, o livro chega a ser cansativo. Dei duas estrelas só por ser um clássico. Não recomendo.

Vitaaria 27/09/2021

Chato
Apesar de ser bem escrito e de ser interessante em certos aspectos, o livro é extremamente chato, possui páginas e mais páginas desnecessárias. O único motivo pelo qual não a abandonei foi por respeito ao clássico, mas gostaria de ter sido avisada...

Carolina.Gomes 13/09/2021

Julien
Fazia tempo que eu vinha adiando essa leitura e fico feliz que tenha escolhido esse momento para fazê-la.

A narrativa de Stendhal é enxuta e objetiva, desenrolando-se num crescente de acontecimentos imbricados que prenderam minha atenção.

Trata-se de um romance inovador e muito bem redigido com um final surpreendente e impactante.

Embora não seja um romance de ação, gostei muito da escrita do autor, do desenrolar da história, bem como da constituição dos personagens.

Mais um clássico imperdível que retrata a França no período da Restauração com forte crítica social e às instituições.

Recomendo!
Thamiris.Treigher 15/09/2021minha estante