Ligeia

Ligeia Edgar Allan Poe

Resenhas - Ligeia

Josiastds 17/12/2023

Homens e suas loucuras
Vemos aqui um amor enlouquecedor se tornando muito rápido, uma obsessão que durou a vida toda do personagem principal, que não é o principal mas sim o que narra a estória e nos conta sua vivência com usa amada Ligeia, no fim só temos a loucura de um homem que não superou a mulher que ele amava.

Katia Rodrigues 09/03/2023minha estante
Maiara, talvez vc goste do "Assassinatos da rua Morgue", do Poe. A Antofágica tem uma edição desse livro belíssima.

maiariata22 09/03/2023minha estante
Hum que legal. Eu vou procurar pelo livro.

Na Literatura Selvagem 18/12/2016

12 Meses de Poe: Ligeia
Ligeia foi publicado no ano de 1838, e é o penúltimo conto do Desafio 12 meses de Poe... Pena estar chegando ao fim, mas sinto que fui bem nas leituras e releituras ao longo desses meses...
A história de Ligeia é contada por seu esposo, nosso narrador... Ele narra em detalhes sobre a beleza extrema de sua amada, mas não recorda em que momento se apaixonou por ela... Engraçado ele lembrar de detalhes físicos da amada mas não lembrar nada de sua origem...

Passado um tempo, Ligeia adoece e morre. Antes, pede que seu marido leia um poema que narra sua tragédia de vida, escrito por ela mesma... Após a morte de sua esposa, o narrador se encontra devastado e parte para a Inglaterra, e lá ele casa com uma mulher chamada Lady Rowena...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/12-meses-de-poe-ligeia.html

Cristina Henriques 21/11/2016

"(...)É apenas por aquela doce palavra, Ligéia, que na imaginação evoco, diante dos meus olhos, a imagem daquela que não mais existe."

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 23/11/2016

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o penúltimo conto do desafio literário 12 meses de Poe. Em novembro, lemos "Ligéia", que acredito ser um dos maiores contos do desafio, com 10 páginas.

Inicialmente, me pareceu um conto bastante descritivo, com uma linguagem bem trabalhada e com muitas expressões pouco utilizadas nos dias de hoje. Conforme ia vendo o narrador sem nome contando sobre as qualidades de sua primeira esposa, Ligéia, minha curiosidade com o que de sobrenatural ou espantoso aconteceria (afinal, alguma coisa tinha que acontecer, levando-se em conta o que já li do autor!) ia aumentando. Até que aconteceu!

Nas últimas páginas, tive certeza que não sou uma leitora medrosa e que posso me arriscar a ler livros de terror, pois se fosse, não teria chegado ao final. Procurando uma resposta racional, o que aconteceu com Ligéia e com Lady Rowena até poderia ser, em parte, fruto da mente delirante do narrador que usava ópio; se não levarmos isso em conta, chegando ao final da leitura, o que fica é um sentimento de “O que foi isso que aconteceu? Como assim?”, além de um queixo caído. Assustadoramente surpreendente!

Leiam “Ligéia” se forem corajosos. Uma história bem trabalhada, apesar das palavras rebuscadas e de bastante descrição, mas que surpreende com o choque que o narrador-personagem e o leitor experimentam nas páginas finais.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/11/resenha-conto-ligeia-edgar-allan-poe.html

Emi Diggory 31/08/2023

E a vontade ali dentro habitava, sem perecer. Quem conhece os mistérios da vontade, com seu vigor? Pois Deus nada mais é do que uma vontade suprema penetrando todas as coisas por força de sua intenção. O homem não se entrega aos anjos, nem à morte por completo, exceto através da fraqueza de sua débil vontade.
--- Joseph Glanvill ---