Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Giovanarosa 09/03/2024

Um final inesperado
Esse foi o segundo romance que li do excepcional escritor brasileiro, Machado de Assis. A leitura me prendeu, e o final surpreendeu. Não dei nota máxima pois ainda estou me adaptando aos clássicos. Pretendo ler novamente daqui alguns anos.

Wania Cris 06/03/2024

Um Machado diferente... E ainda afiado.
Das leituras que sempre quis fazer, peguei Helena na Audible sem grandes expectativas além de passar um tempo com Machadão. Estou acostumada com um Machado afiado, sarcástico, acústico, debochado. Há um pouco dele aqui, mas exatamente isso, um pouco.

A estória é mais inclinada ao romance romântico, com uma construção já conhecida e desenvolvimento quase previsível (pensei algumas coisas que não aconteceram, desculpa, Helê) e personagens nem sempre cativantes (ranço, Estácio).

Sempre vale a pena estar com Machado, mas é bom considerar que ele tem lá suas coisas e pode não estar sempre como a gente quer.

Rittaoliveira 06/03/2024

Leitura válida
Não tenho muita experiência com livros nesse estilo, por isso tive um pouco de dificuldade para engajar na leitura.
Mas quanto a história, me apeguei aos personagens e as descrições conseguiram me fazer visualizar algumas cenas.
Pretendo ler mais livros nessa mesma linha.

Amanda.Lima 06/03/2024

Helena é uma jovem adorável e única, que surge na vida de Estácio como sua irmã. Entretanto, a história da moça é um tanto quanto misteriosa (e como é).

Reg 04/03/2024

É realmente um livro maravilhoso, não é o melhor de Machado, mas isso não tira o brilho da escrita dele, apesar de ter algumas partes que precisei parar um pouco pra absorver o que estava escrito, é fácil de ler, te envolve do começo ao fim, e sobre Estacio, me enojou em alguns momentos. Não esperava esse final, eu já falei maravilhoso?

Dida 03/03/2024

Não sei como falar desse livro. Estou traumatizada com o final, não esperava isso. Machado mais uma vez foi gênio aqui, mesmo este livro sendo do seu período romântico, trouxe para discussão as suas familiares alfinetadas, temas ?tabus? e o tema que, pelo menos pra mim, parece estar sempre presente em suas obras: traição.
O livro é maravilhoso, a Helena pra mim é uma prévia do que viria a ser Capitu. Eu só estou traumatizada com o final, foi totalmente inesperado e traumático pras minhas expectativas, mas creio eu isso ser parte da experiência de ler o bruxo do Cosme Velho.

lahvocado 29/02/2024

Vou me m*
Não acredito que isso acabou desse jeito. o livro é intrigante do início ao fim! premissa muito boa, o rumo que as coisas tomam se torna agoniante e incita curiosidade até que o final simplesmente te arranca da cadeira e quebra seu coração por completo. machado pinta a mais linda das pinturas e a rasga na sua frente em segundos COMO QUE ESSE HOMEM TEM CORAGEMMMM!!!! esse livro é dos que se devora em dois dias e mais dois dias tu leva pra se recuperar! credo

livraria.da.mel 29/02/2024

Fiquei meio chocada
Helena é uma jovem adorável que se muda para a casa de seu falecido pai que era um homem rico e importante na sociedade, mas por algum motivo nunca assumiu a filha enquanto estava vivo. Na casa moram uma tia de Helena e seu irmão Estácio. Embora seja muito bem recebida em sua nova família, a jovem parece esconder algum segredo.

A família que a princípio tinha receio de receber uma estranha em seu lar, logo se apega a Helena. Mas seu irmão Estácio parece nutrir sentimentos além dos de irmão pela jovem. Esse mangá é a adaptação do romance de mesmo nome escrito por Machado de Assis. Embora eu nunca tenha lido a obra original, o mangá me deixou curiosa para ler o romance.

Mas falando especificamente do mangá, as ilustrações são bem bonitas e cheias de detalhes que remetem ao Brasil da época de 1850 que é quando a história se passa. Além disso, todo o mistério em torno da jovem prende a atenção e durante a leitura fiquei querendo descobrir o que Helena escondia.

Outro ponto importante é que o leitor acaba torcendo por Estácio e Helena, mas ao mesmo tempo fica em conflito por ser uma relação aparentemente incestuosa. A história é simples, mas bem envolvente e tem boas viradas. Achei o final meio pesado e não estava esperando por um desfecho assim.

Recomendo para quem gosta de mangás e também para quem acaba tendo difilculdade de ler os clássicos nacionais, pois essa adaptação é uma ótima porta de entrada para despertar a vontade de querer ler a obra original.

Gladston Mamede 27/02/2024

Quando terminar de ler, pense a história por outro ângulo. Não a partir de Helena. Pense a história a partir das outras personagens e suas pretensões sobre Helena, do Conselheiro ao Padre, passando por todos os outros.
Não é spoiler. Nada estou dizendo sobre a história. Apenas indico uma perspectiva diversa: a reificação. Salva-se o pajem (que é o escravo: é coisa: 'servus est res').

Kailane48 26/02/2024

Helena... era dócil, afável e inteligente
QUE PLOT FINAL FOI ESSE IRMÃO? não estava esperando isso não, comecei o livro pensando: uhum essa descoberta vai trilhar um rumo para Helena que é a descoberta da família e de um novo lar. mas buwww vem Machado com capítulo XXV. Entretanto, gostaria de destacar que a convivência e o companheiro que Estácio tinha por Helena fez parece que ele sempre foram irmãos, como diz no livro "na intimidade mais doce" eles tinham um com outro. Minha parte favorita deles é ele ensinando Helena a cavalgar ( ele pensava que estava ensinando).

Queridolivro0 24/02/2024

História linda e trágica ??
Como sempre ler um livro de Machado de Assis é surpreendente, ele consegue nos prender em cada página, queremos mergulhar na história e acompanhar as vivências dos personagens e seus sentimentos e pensamentos.

E com Helena não foi diferente, o enredo muito bem construído á moda do romantismo da época, onde a moral e bons costumes eram importantíssimos.
Machado tras critica quanto diferenças sociais, e principalmente como era vista a mulher daquela época, era necessário ser virtuosa, casta e angelical e Machado nos tras esses aspectos de uma forma sutil e discreta.

Recomendo a leitura, é perfeita para àqueles que querem começar a ler um clássico, pois é uma verdadeira novela cheia de altos e baixos e com um desfecho que nos deixa de queixo caído.

nataliagomestwd 24/02/2024

Ler Machado, é sempre bom!
Helena faz parte da fase mais romântica do autor, foi o seu 3 romance e já vemos uma personagem forte e marcante que já pode dar um gostinho do que seria tempos depois a sua personagem mais marcante, Capitu. Não é o meu romance favorito, mas é uma história gostosa e levinha para ler sem preocupações, uma ótima porta de entrada para as obras do Machado. Aqui vamos ter irônias, romance entre irmãos, mentiras, hipocrisias e a boa e velha ironia machadiana.

Nath 23/02/2024

Helena ? Machado de Assis
É uma história que prende do começo ao fim! Embora eu tenha precisado de ajuda para entender algumas palavras devido à época em que foi escrita, consegui imaginar cada personagem e seus sentimentos.

[..] O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo. [?]

[?] O que eles disseram um ao outro, com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da
terra, nem para a terra as diziam eles. [?]