Helena (eBook)

Helena (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Daniela.Lopes 05/11/2023

A escrita de Machado é magistral, como é sabido.
?Helena? é um livro lindo, com pontos surpreendentes, ainda que, lendo em 2023, os leitores já consigam prever algumas fórmulas.
Não é a melhor narrativa do autor, por óbvio. Mas é uma linda história de amor.

Moonsunsetz 03/11/2023

Helena
Muito bomm!!
Eu tinha lido em 2018 e era muito nova, então não lembrava de nada da história, mas me surpreendi com esse livro.
A leitura é bem fluída e vai te deixar com um gostinho de quero mais. A depressão vai vim, podem se preparar.
Recomendo muitooo.

Elaine 31/10/2023

Que loucura essa história!
A leitura é muito maçante no início, mas lá pra metade começa o desenrolar e acaba sem pé nem cabeça.

Mahalia 30/10/2023

O clássico romântico
O clássico combo do romance que não pode faltar: amor, sofrimento e morte. Li há alguns anos e gostei muito. Deu início ao meu gosto pelos romances de época.

Dirlene Piagio 30/10/2023

Personagens bem realistas...
Livro interessante. Suas personagens são cheias de características e são bem detalhadas e realistas: pessoas orgulhosas, empáticas, cheias de paixão, vaidade, vulgares, preconceituosas etc. Tem uma trama muito sofrida e envolvente.
O romance conseguiu provocar várias emoções em mim, desde raiva, dor, empatia e desespero e, o mais intrigante, não há paz até no fim do livro.
Tem uma escrita agradável e capítulos curtos; portanto, será uma leitura fácil, rápida e cheia de emoções.

Walesca 28/10/2023

Foi o meu primeiro livro lido de Machado de Assis que eu realmente gostei,que eu realmente senti a história,uma história doce e trágica que com toda certeza todos deveriam ler.

Renato 25/10/2023

Segredos e mais segredos
Nessa obra temos o que há de mais romântico em Machado de Assis. Um homem rico e muito bem posicionado socialmente revela algo surpreendente e chocante em seu testamento, o reconhecimento de uma filha ilegítima, Helena. Esse fio de enredo é bem típico dos grandes romances do século XIX, onde segredos são ocultados e revelados em longas tramas de famílias, com riquezas e posições sociais em jogo. Aqui o autor vai mais além. Com sutileza temas como, maquinações interesseiras, regras sociais, interferência religiosa e até tabus são abordados e criticados de forma velada. As descrições dos ambientes, pessoas, hábitos e sentimentos são longos e detalhados, bem ao gosto da época, o que pode causar certo desconforto quando lidos fora do contexto temporal, cujos valores e comportamentos estão distantes da nossa realidade. No mais é um livro gostoso de ler, com uma história bem construída que prende a atenção nas expectativas do que virá a acontecer e onde o certo e o errado, a virtude e o pecado se misturam numa névoa cinzenta.
preta velha 31/12/2023minha estante
este é o meu romance favorito do bruxo do cosme velho.

Maria1691 23/10/2023

Decepcionante.
Todos os livros do Machado que eu tinha lido até então eu tinha gostado. Um ou outro foi enrolado, mas em geral a trama sempre me interessou bastante.

Nesse livro, no entanto, não foi bem assim. Muito enrolado, uns assuntos sem pé nem cabeça, o principal é só a partir da segunda metade e até agora eu não entendi o porquê de muita coisa

Enfim, acho que a questão foi ser um livro romancista do Machado de Assis. Realmente ele nao nascido para essa escola literária. Realismo é mais a praia dele.
--------

Eu acho que meu maior erro foi esperar algo como Jogos de Herança, por causa da questão da herança e tals. Eu vi uma resenha falando que o final é imprevisível, deve ser ironia, não é possível. Você lê a sinopse e sabe que é romancista, já sabe onde vai dar. Aliás, parece MUITO com Casa Velha, mas esse é do romantismo é Casa Velha é do Realismo, então muda o fim.

Eu estou meio chocada em como em plano século XIX, no Brasil, uma mulher poderia fazer o que a mãe dela fez sem ser assassinada...

Leandro676 21/10/2023

Essa história me causou depressão
Eu juro que não esperava esse final. Fiquei preso do início ao fim.

Helena é a peça principal de um amor proibido, fadada a expectativa e pressão social. Junto de Estácio, buscam entender o que sentem e vivem.

A forma como Machado explora o sentimento e a psicologia das personagens é esplêndido. Recomendo muito a leitura!

Luisa 17/10/2023

Não se deliberam sentimentos...
Foi meu primeiro livro escrito pelo grande Machado de Assis, confesso que a leitura foi mais prazerosa do que a história em si, pois a genialidade do autor escreveu as palavras de modo que permite ao leitor, mergulhar entre as letras e é significados explêndidamente.
Helena é um romance de época, apesar de existir pontos em que hoje em dia não seriam recebidos de bom grado, é uma história perfeita pra se ter conhecimento a vida daquela época.
Não tenho muito a falar sobre a história, pois ainda estou remoendo e saboreando o triste fim, no entanto orgulhosa em descobrir esse livro tão pouco falado, mas muito rico em seu conteúdo.

Matteus5 13/10/2023

Linda novela mexicana
Grande história de Machado! Está retrata muito bem a sua primeira fase como escritor, a era romântica.
Helena é fantástico, a história é de certo modo simples, mas a profundidade do enredo e os personagens dão seu encanto.

Nick 12/10/2023

Uau. Estou sem palavras pra descrever a profundidade e o romantismo desse livro. Muito diferente dos outros que eu li do autor, esse com certeza é um dos favoritos! Eu realmente me coloquei no lugar das personagens e senti muito as emoções delas no decorrer do livro. Recomendo demais pra todos os apreciadores da literatura machadiana.

Tamires 10/10/2023

É lindo!
Meu povo! Sabe quando você tá afim de sofrer lendo uma história de amor proibido? Pois fica aí a sugestão!
Que livro!!!