Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1131 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Beatriz3345 28/05/2024

"Helena" é um romance do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, publicado pela primeira vez em 1876. É uma obra do período romântico de Machado de Assis, e apresenta uma narrativa envolvente que trata de temas como amor, honra, preconceito e moralidade.

A história começa com a morte do Conselheiro Vale, um homem respeitado na sociedade carioca, que deixa em seu testamento uma surpresa: Helena, uma jovem desconhecida, é reconhecida como sua filha e deve ser acolhida pela família do Conselheiro. Helena passa então a viver com Estácio, o filho legítimo do Conselheiro, e sua tia Úrsula.

No decorrer da trama, surgem os conflitos e as tensões típicas de uma jovem tentando se adaptar a um novo ambiente e conquistar seu lugar em uma sociedade cheia de preconceitos e regras rígidas. A relação entre Helena e Estácio se desenvolve de maneira complexa, com sentimentos de amor e dever entrando em conflito.

Machado de Assis, com sua habilidade característica, constrói uma narrativa que vai além do romance tradicional, explorando as nuances psicológicas dos personagens e criticando as convenções sociais de sua época. "Helena" é uma obra que reflete a transição do Romantismo para o Realismo na literatura brasileira, evidenciando a maestria do autor em retratar a natureza humana e a sociedade.
comentários(0)comente



Thalita12 27/05/2024

Releitura!
Helena, está longe de se melhorar livro já escritos pelo Machado. Esse livro foi considerado a fazer romântica de Machado, mas se vc olha em alguns momentos já dá para perceber as ironia, a crítica são bem sútil, e quase passa despercebido a olhos desafetos. Mas agora fazendo essa releitura, percebi essa questão que na primeira vez passou despercebida por mim e agora com olhos mais atentos vejo cada nuançasse.
Este livro favorito já era meu favorito da vida, porque foi o primeiro que li. Agora ele continua como favorito por causa da nostalgia, e por mesmo um mundo que não conhecia e agora por perceber, que tornava Helena superior é a arte de acomodar-se as circunstâncias do momento. Helena não era ingênua, frágil, sensível e tinha certa malícia, o que não deixava mesmo encantadora.
Eu amei esse livro da primeira vez, e continuo amando, Machado era um gênio de uma sagacidade esplêndida.
comentários(0)comente



Bianca_Prezado 22/05/2024

Machado de Assis: genial!
Meu Deus! Que livro foi esse? Estou sem palavras. Terminei o livro aos prantos, estou sem palavras. O Machado de Assis é um gênio, ser único que passou nessa Terra!
Aquele Realismo que te deixa perplexo e te faz perguntar pq a vida é assim?! ?
Leiam, leiam e leiam...
Estácio ? Helena #forever
comentários(0)comente



Nath @biscoito.esperto 22/05/2024

"Helena" (1876) foi o terceiro romance de Machado. Começamos o livro sabendo da morte do Conselheiro Vale, que deixou sua herança para o único filho, Estácio. No entanto, quando vão fazer o inventário do falecido, descobrem que ele assumiu uma filha bastarda, de nome Helena, e que a moça tem direito à herança. Estácio acolhe a meia-irmã de bom grado, mas a tia Úrsula repudia a existência da garota. Apesar de eu não ter gostado muito do livro no início, várias reviravoltas na metade da história me conquistaram. Dos três primeiros livros do autor, este tem a história mais eletrizante.

site: www.nathlambert.blogspot.com
comentários(0)comente



batmalu 22/05/2024

O final é taaaao bom
O livro passa muito rápido, eu mal tinha processado que tinha começado ele e já tava no final. Eu queria ter visto mais dos personagens interagindo em situações casuais, já que eu, particularmente, gosto de livros mais ?enfeitados?, mas a falta disso n atrapalha o envolvimento com a história! É só uma característica minha - ampliada pela minha vontade genuína de ler mais desses personagens.

sobre o final: a forma com q o Machado segura os mistério e instiga a curiosidade do leitor ao extremo antes de finalmente revelar as coisas, é uma experiência que vale por si só essa leitura.
comentários(0)comente



Beatrys 21/05/2024

"Deixemos a cada idade a sua atmosfera própria, e não antecipemos a da reflexão, que é tornar infelizes os que ainda não passaram do puro sentimento."
Preciosidade e delicadeza são os adjetivos que caracterizam Helena, tanto a personagem como a obra em si.
Machado ainda em sua fase romântica, que ao meu ver se mescla com o realismo. Apesar de toda reflexão e sentimentos expressos, esses se aproximam mais de uma análise psicológica com tons de ironia e sutilmente melancólico, do que o sentimentalismo próprio do romantismo.
"A beleza dolorida é dos mais patéticos espetáculos que a natureza e a fortuna podem oferecer à contemplação do homem."
Helena é cativante, sagaz, bem educada, possui conhecimento de outros idiomas e instrumentos musicais. Tem uma visão mais ampla da realidade, é encantadora. Na cena do jardim com Estácio, ele afirma que uma das vantagens de sua posição social seria a economia de tempo em relação aos escravizados, e se espanta com a profundidade intelectual de Helena ao o contrapor.
Meu ingrediente Machadino predileto é a estilística. A forma como escreve, como é preciso em escolher cada palavra, e como as organiza tão meticulosamente nas frases. E com esse feitiço, lançado pela escrita de Machado, não posso negar minha inclinação a pessoa de Estácio.
"Semelhante ao transviado florentino, achava-se no meio de uma selva escura, a igual distancia da estrada reta, - diritta via- e da fatal porta, onde temia ser despojado de todas as esperanças. Nada sabia, nada conjecturava; eram tudo novas dúvidas e oscilações." Aqui pra mim foi fatal, apenas me rendi. Recurso muito utilizado por ele, a intertextualidade, aludindo a Divina Obra de Dante.
Há mais riqueza, elegância e algo mais aprazível?
Que os europeus e estadunidenses se empenhem para chegarem perto de se igualar ao charme e a suntuosidade da Literatura Brasileira. E essa grandiosidade, Machado nos garantiu!
comentários(0)comente



tatioueu 19/05/2024

Aqui quem manda é o destino
Quarto livro do Machado que leio. Continuo apaixonada pela maestria da escrita do autor e pela língua portuguesa.
Já quase não consulto o dicionário e tô cuidando para não usar as palavras algibeira, mancebo, alpendre, cousa e dous no meu dia a dia?
Gostei do enredo, nessa coisa meio Romeu e Julieta. O autor nos leva a estranhar os sentimentos do rapaz e quando parece que as coisas vão fluir, o destino age de forma implacável.
comentários(0)comente



Danusa 18/05/2024

Melancolia romântica
A leitura deste livro foi a sensação mais romântica que tive mesmo soando um pouco melancólico. Helena é simplesmente cativante, inteligente e amorosa. O final de sua trajetória é a saída que o autor obteve para sua redenção e perdão.
comentários(0)comente



Camila41 14/05/2024

Esta foi a primeira vez que li um livro de Machado de Assis, e ele definitivamente me surpreendeu. O final me pegou de surpresa e superou todas as expectativas que eu tinha para a obra.
comentários(0)comente



torello 14/05/2024

Família bela
Machado de assis serviu muito aqui imagina escrever um romance tão bom tão atemporal e com crítica social naquela época?? tudo nesse livro é mt bom amei demais
comentários(0)comente



João Pedro 14/05/2024

Ótimo romance realista
Um romance por boa parte do tempo, com uma escrita linda e bem rebuscada mas de fácil compreensão, Helena é tida como uma garota bastante educada e amada por todos, infelizmente muita coisa fora de seu controle acontece e o realismo entra com força na história, o final é muito bom apesar de tudo, um livro que deve ser lido antes de morrer sem duvidas, você vai se encantar com a escrita e se emocionar com a história.
comentários(0)comente



Nanis 13/05/2024

Gostei muito do livro, como é Machado de Assis, claro, precisa prestar bastante atenção pra não perder nenhum ponto, mas a história e a reviravolta que aconteceu nos últimos capítulos é incrível.
comentários(0)comente



Sara277 11/05/2024

"Helena" melhor livro de literatura brasileira ?
Gostei muito! Helena é um livro muito leve e fofo. Confesso que chorei horrores no final do livro. Para vocês que gostam de romance, tenho certeza que vai ser um livro muito bom.
comentários(0)comente



grazy73 09/05/2024

?é que sou uma pobre alma lançada num turbilhão.?
O primeiro livro do Machado de Assis que leio e cheguei na conclusão que preciso ler outros e outros. Demorei um pouco pra pegar ritmo na leitura por conta em partes da escrita, mas do meio pro fim deu de levar!!
A forma que toda a história, pensamentos, personagens, descrições de sentimentos, reflexões próprias que o livro faz você ter é surreal, tudo muito lindo e elaborado.

gostei bastante, quero ler outros do Machado e também da literatura brasileira, todos nós precisamos conhecer mais sobre a nossa cultura que é muito rica.
comentários(0)comente



julia5908 05/05/2024

"não se deliberam sentimentos"
"mas se o homem se habitua ao mal e à dor, por que se não há de acostumar ao prazer e ao bem?"

eu comecei esse livro sem saber muito bem o que esperar, e levando em conta que era minha primeira vez lendo machado de assis, eu estava com um pé atrás pela dificuldade da escrita. mas, eu não sei explicar de verdade, tem algo em machado de assis que ele tem prende a cada a cada parágrafo.

foi de verdade uma leitura muito prazerosa e que pude absorver com a calma necessária. gostei bastante por mais que fosse um tema bem polêmico
comentários(0)comente



1131 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR