Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Leandro676 21/10/2023

Essa história me causou depressão
Eu juro que não esperava esse final. Fiquei preso do início ao fim.

Helena é a peça principal de um amor proibido, fadada a expectativa e pressão social. Junto de Estácio, buscam entender o que sentem e vivem.

A forma como Machado explora o sentimento e a psicologia das personagens é esplêndido. Recomendo muito a leitura!

Luisa 17/10/2023

Não se deliberam sentimentos...
Foi meu primeiro livro escrito pelo grande Machado de Assis, confesso que a leitura foi mais prazerosa do que a história em si, pois a genialidade do autor escreveu as palavras de modo que permite ao leitor, mergulhar entre as letras e é significados explêndidamente.
Helena é um romance de época, apesar de existir pontos em que hoje em dia não seriam recebidos de bom grado, é uma história perfeita pra se ter conhecimento a vida daquela época.
Não tenho muito a falar sobre a história, pois ainda estou remoendo e saboreando o triste fim, no entanto orgulhosa em descobrir esse livro tão pouco falado, mas muito rico em seu conteúdo.

Matteus5 13/10/2023

Linda novela mexicana
Grande história de Machado! Está retrata muito bem a sua primeira fase como escritor, a era romântica.
Helena é fantástico, a história é de certo modo simples, mas a profundidade do enredo e os personagens dão seu encanto.

Nick 12/10/2023

Uau. Estou sem palavras pra descrever a profundidade e o romantismo desse livro. Muito diferente dos outros que eu li do autor, esse com certeza é um dos favoritos! Eu realmente me coloquei no lugar das personagens e senti muito as emoções delas no decorrer do livro. Recomendo demais pra todos os apreciadores da literatura machadiana.

Tamires 10/10/2023

É lindo!
Meu povo! Sabe quando você tá afim de sofrer lendo uma história de amor proibido? Pois fica aí a sugestão!
Que livro!!!

gabi 08/10/2023

Confesso que dos livros que eu já li de machado eu achei esse o mais arrastado, porém com um final bem inesperado

Eric 06/10/2023

Um livro para expandir os horizontes literários
Julgo ser uma tarefa difícil definir o que seria a obra Helena, de Machado de Assis. É um livro considerado romântico (nacional). Todavia não significa que a obra siga a risca a estética romântica, uma vez que o Bruxo do Cosme Velho não hesita o uso da ironia, da crítica social, das reflexões psicológicas dos personagens e acerca dos mesmos e dos temas polêmicos, marcas de escrita estas que floresceram nos livros do autor que sucederam Helena.

Independentemente dos gostos (e desgostos) literários dos leitores, creio que Helena é um importante livro a ser lido, especialmente para decifrar as entrelinhas da trama e de mensagens que Machado transmite, sem adbicar-se de seu estilo único e peculiar de escrita.
Diogo Ramos 07/10/2023minha estante
Sensatez. Realmente não é possível prender Machado a um movimento uno, ainda que seja uma obra analisada de forma isolada características peculiares de outros movimentos transbordam independentemente da obra em questão.

Naimica 06/10/2023

Primeiro da época romântica do meu autor favorito por causa do realismo!
Cara, se eu achei por um segundo que o Machado não mexeria comigo em um romance... eu nunca estive tão engada.
Primeiro da época romântica do meu autor favorito por causa do realismo! Que obra! Sofri mesmo!

Amei esse homem e seus livros pelos contos que li e aquelas livros do realismo, mas eu confesso que fugia dessa época dele. Não é muito a minha praia. Mas nossa nossa! Que escrita fenomenal, que gostoso de ler! aaaaa

SPOILER ABAIXO

Primeiro tava achando Helena e Estácio meio esquisitos mesmo, apaixonados um pelo outro. Pensei que eu poderia estar louca. Eu não estava!
Mas que loucura eu entender que os irmãos nutriam um sentimento a mais um pelo outro, principalmente pela parte de Estácio que fazia cada drama! Daí achei que eu que estava pensando algo nada a ver até o padre revelar isso pro tal do Estácio hahaha Eles estavam se gostando mesmo!
Mas ela não era irmã dele de verdade! Foi apenas uma consideração que o pai dele fez. Aliás, bem triste a situação do pai verdadeiro da Helena e mais triste ainda a situação da Helena nisso tudo.
Depois de descoberto o fato, Estácio lá no fundo não queria mais reconhecer ela como irmã, ele queria casar com ela, claro. Mas o padre não queria essa situação, ia dar que falar!
Helena não quis ficar na casa, se sentia culpada, estava com depressão. Suicídio era uma opção para ela. No fim morreu mesmo, após Estácio e a tia não a deixarem ir livre e ela saber que seu pai havia sumido para o bem dela. Eu também me sentiria assim! Deixem a garota fazer o que ela quer!! Coisas de outra época, não? Custava rever o tal testamento e casar com ela? kkkkk Acho que tava custando muito.
Enjaulada na casa, na sua culpa e na paixão nunca vivida... o passarinho morreu sem liberdade. Talvez nunca a tenha tido de fato, desde que a mãe decidiu por ela!

Agora o parágrafo final foi esplêndido, após Helena virar defunta na página anterior.. a noiva de Estácio se recolhia ao seu quarto após receber o carinho diário do pai. Percebe? As coisas que Helena não pode ser! Sorte da Eugênia!! Esse final me doeu toda! Veja só essa pitada de ironia no romancismo!!

Kat 05/10/2023

Tragédia grega
A forma como o Padre Melchior aconselha Estácio me lembra muito a linguagem do adivinho Tirésias quando ele alerta Édipo em Édipo Rei. É lindo esse romance de Machado de Assis. Um trabalho de linguagem muito bem elaborado.

Vanessa 29/09/2023

Viciante
Que livro! A história de Helena me prendeu e cativou. A forma que Machado vai narrando os fatos, me fez querer descobrir qual era o mistério envolvido na história. O encerramento foi doloroso. Gostaria de um final feliz. Mas finais felizes não faz o tipo de Machado de Assis.