Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1124 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Beatriz3571 26/01/2024

Fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência
"A princípio foi esse olhar um simples encontro; mas, dentro de alguns instantes, era alguma coisa a mais. Era a primeira revelação, tácita mas consciente, do sentimento que os ligava. Nenhum deles procurava esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro, com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para a terra as diziam eles. As mãos, de impulso próprio, uniram-se como os olhares; nenhuma vergonha, nenhum receio, nenhuma consideração deteve essa fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência única."

Assim como as metáforas, a tristeza também é elegante. Tudo nesse livro é delicado, mas mata, feito o amor. Feito o fio invisível que eles ignoraram existir. Feito os erros de um passado que não tem culpa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mclaraab 22/01/2024

Livro clássico, com uma linguagem bem formal?
Palavras que nunca nem tinha ouvido, favorecendo o aumento de vocabulário.
Ao longo da leitura, por vezes me vi perdida e em outras tentando descobrir o final.
E de todos os finais que eu poderia esperar? esse não passou na minha cabeça.

Para quem quer começar a ler mais clássicos, assim como eu, achei um bom livro pra começar.
comentários(0)comente



Charlinho07 22/01/2024

Folhetim diferenciado
Adicionei Helena na minha lista de leitura por acaso. Considerando que é um livro de Machado de Assis, imaginei que seria improvável que eu não gostasse do livro.

Uma história que parece simples, mas traz em si diversas reflexões e complexidades. Era como se estivesse lendo uma novela, apesar de não estar preparado para o final. Talvez por essa sensação de folhetim, eu tenha criado uma expectativa de final feliz, clichê, que os romances trazem quase que naturalmente. Mas era Machado, claro que não seria clichê.

Um retrato da sociedade e suas aparências. Personagens complexos e as consequências de se preocupar mais com a aparência do que com o que de fato se quer ser/fazer.
comentários(0)comente



Nay 21/01/2024

Sem palavras
Não consigo colocar em palavras o final desse livro. Não sei muito sobre o Machado, mas com certeza ele se influenciou em Shakespeare. Eu não consigo nem dizer se amei ou odiei esse livro. Mas leiam, não deixem de ler.
... ainda tô chocada.
Nay 21/01/2024minha estante
Com certeza foi, pois o livros é carregado de referências à obras de Shakespeare.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



haasscreams 19/01/2024

Não à toa, um dos preferidos de Assis
Li em algum lugar que é o livro menos machadiano de Assis, e faz sentido, mas obviamente não significa que seja ruim, muito pelo contrário. É uma história envolvente, com personagens cativantes e enredo bem construído e viciante.
A forma como as emoções das personagens, suas peculiaridades e segredos são tratados é impecável. Helena é a perfeita mulher do século XIX, assim como Estácio é um perfeito cavalheiro de família abastada de Corte brasileira. A construção da relação deles como irmãos é linda, ainda que desconfortável com a iminência de uma interesse incestuoso. Acrescido a esse drama velado, temos os reais interesses amorosos de ambos, que são complicados à sua maneira.
Ainda, os personagens secundários são muito bons. D. Úrsula e sua elegância, o padre Melchior e sua sabedoria (na verdade acho que ele tirava tarô, não é possível que tudo aquilo seja observação e iluminação divina) e também o dr. Camargo. Se Machado fosse dado a escrever histórias com vilões, seria Camargo. Frio, calculista e ambicioso, é um grande antagonista, que com suas maquinações, surpreende não só aos personagens, mas aos leitores.
Achei incrível a forma que a história gira em torno de vários problemas que culminam em uma única causa; Helena. Todos os mistérios e reviravoltas vêm e vão a ela, e enfim convergem à casa de alpendre e bandeira azul.
comentários(0)comente



laurapataro 16/01/2024

O Bruxo do Cosme Velho me fez de idiota ???
Impossível não se apaixonar pela Helena!

Quando li a sinopse no verso do livro apontei de cara o tema que seria tratado. Imaginei mil coisas: um romance dentro de casa, a tia desaprovando, expulsão, perda de herança, fuga e etc. Porém, o livro não passou nem por 1/10 das coisas que imaginei!!!!

A escrita é muito boa, com ganchos muito bem feitos nos fins dos parágrafos com uma revira volta no fim que me deixou de queixo caído

Muito bom!
comentários(0)comente



Maria 15/01/2024

Gostei bastante. Tem um final inesperado, algo vai dar errado você só não sabe que é isso, nunca imaginaria do jeito que aconteceu. Recomendo pra quem quer ler um clássico mais de boa.
comentários(0)comente



Lara 14/01/2024

Um dos melhores livros que eu já li na minha vida.
Eu sempre quis ler um livro do Machado de Assis e estava com muitas expectativas. E esse livro superou todas elas.
Apesar de ser uma leitura mais difícil, por conta da época em que ele foi escrito, por ele ser nacional, tem muitas palavras difíceis. Mas mesmo assim, eu consegui entender tudo.
Que história fascinante!!! Eu me emocionei muito lendo. Não estava esperando esse final, chorei horrores! Eu amei demais, não tenho palavras para descrever o quanto ele é incrível!
comentários(0)comente



Silvia124 13/01/2024

Nada como iniciar o ano com Machado de Assis! Acertei em cheio quando finalmente decidi ler esse livro, a Helena é totalmente apaixonante.

Desde o início fica claro que algo não vai bem, quando fica claro o sentimento dela e do Estácio a sensação é de que é algo sujo, que já nos prepara para um fim trágico. Seria impossível ter um final bonito no cenário em que tudo acontece mas não esperava a reviravolta da história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thaynz_ 11/01/2024

Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase; cada vírgula.
Mais uma vez, Machado mostrou à que veio ao mundo: ser um dos melhores escritores da literatura, não somente nacional, mas MUNDIAL! O quão fascinada fico a cada leitura de uma obra sua é impossível apenas exprimir em palavras. Helena foi um livro que folheei alguns anos atrás, não muito interessada em lê-lo por inteiro. Bem, agora que li e finalizei a leitura, me arrependo amargamente de não ter lhe dado a atenção devida naquela época. O que eu não estava perdendo até então?!! Simplesmente um dos melhores livros de romance já escritos.
Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase e em cada vírgula.

Esse tal de Machado faz a gente sentir um misto de emoções durante suas leituras, sem contar as várias reflexões que acaba nos trazendo dentro de suas narrativas. E não foi diferente com Helena; enredo trágico, do começo ao fim, recheado de trechos filosóficos e críticas singulares próprios do autor. Tecer elogios a ele chega a ser redundante, mas repito o que muitos já disseram: ESSE CARA É UM GÊNIO!

Helena entrou em meu coração e fez morada; levou-me às lágrimas e seu desfecho me quebrou em pedacinhos. E assim, tornou-se favorito.
comentários(0)comente



Lindélia 11/01/2024

Depois de muito tempo li Helena, fiquei surpresa com o romantismo de Machado de Assis, porém queria um final menos triste.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1124 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |