Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Al Broiser 28/03/2024

Genial
A forma como Machado de Assis cria personagens interessantes, e mais, como Helena é uma personagem perfeita e envolta em mistérios é absolutamente genial.

É uma leitura bastante envolvente para entender algumas das convenções sociais da época, e claramente é uma obra datada e com problemas relativos a época.

Uma excelente leitura, que mostra parte da genialidade desse que é um dos maiores e mais importantes autores brasileiros.

Andre 28/03/2024

Helena, Romantismo, Audiolivros e o Machado
Helena foi um romance saboroso e mostrou, penso, os prelúdios do que viria a ser o Bruxo do Cosme Velho. O romance prende, e o fnal me deixou surpreso. Eu mesmo sempre me ative à fase mais realista do autor (Memórias Póstumas, Dom Casmurro, Quincas Borba etc.). Para mim, e creio que para muitos, é o maior escritor brasileiro que alguma vez já existiu. Do que li depois, o que mais perto me causou espanto na escrita foi Fogo Morto de José Lins do Rêgo. Vou aproveitar com efeito para comentar a forma como degustei a obra: ouvi-a como audiolivro, algo que demorei para adotar da mesma maneira que demorei para adotar o e-book, pois como alguém que passou dos 40, fui um leitor "de papel". Primeiramente, o audiolivro, goste-se dele ou não, é uma tecnologia que veio para ficar. Hoje vejo como algo salutar para mim pelos motivos a seguir: 1) Permite-me gêneros literários ou autores que certamente eu jamais leria por vontade própria, pois sou apreciador de clássicos; 2) acredito ser uma forma produtiva de passar o tempo (ouvir um bom livro no carro em vez de notícias por exemplo); 3) Permite-se trabalhar a atenção ativamente, claro que não mais ativamente do que a própria leitura, mas o escutar a leitura do livro obriga à atenção (e não era o que se fazia em séculos passados quando se sentava à sala para se ler um romance aos presentes?); 4) permitiu-me rever livros que já tinham sido lidos por mim; 5) pode-se usar o audiolivro sem atrapalhar a leitura dos livros que se está lendo; 6) foi útil na época em que fiz o mestrado porque algumas leitura que tive de fazer foram por audiolivros, o que me aumentou a produtividade. Em suma, Helena é um livro muito bom e o audiolivro também.

Marcelinha 27/03/2024

Helena
A leitura desse livro foi algo realmente inesperado. Comecei a ler não sabendo do que se tratava, mas logo me habituei. Li muito entusiasmada, enxerguei toda a novela na minha cabeça. Foi uma experiência muito boa. Não consegui terminar antes porque adoeci, mas seguir a leitura finalizando hoje. Que final! Não tem como prever isso... Não me canso de dizer que Machado de Assis é um gênio e uma lenda. É dito que Helena não alcançou a melhor fase do Machado, mas para mim é inesquecível.

Duda <3 22/03/2024

Vou acabar com o Machado de Assis
Eu vou caçar esse cara. Como pode, pelo século 19 e esse babaquinha de quinta categoria escrever TÃO BEM. Esse fofoqueiro genial. Que dor, meu Deus.

jobrafa69 22/03/2024

Helena

Um livro extremamente profundo que perpassa pela melancolia e remorso, mas com intensas críticas e saberes que despertam reflexão sobre o passado, presente e futuro.

"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro"-Um pai sem filhos.

victorvarella 21/03/2024

Tragicamente surpreendente
Vi a relação romântica apontar em uma direção, mesmo pensando ser improvável demais. O final foi tragicamente surpreendente e doloroso. Gostei bastante, melancolia pura.

Tim 21/03/2024

Vamos de novela?
Uma novela, porém, ao mesmo tempo, ostenta um certo refinamento que, ocasionalmente, as novelas não possuem, ao se tornarem piegas. Helena parece representar o ideal. Concluí minha leitura do primeiro livro de Bruxo do Cosme Velho, também conhecido como Machado de Assis.

Aqui, é notável como sua escrita é fluente, mas ao mesmo tempo densa, onde uma vírgula faz toda a diferença. Terminei a história durante a madrugada, porém, considero que se não fosse assim, talvez não a tivesse concluído. Apesar da minha curiosidade, não é uma história que me cativa, e está longe de ser o que eu esperava do renomado escritor.

Helena é uma filha ilegítima que entra na vida e na sociedade burguesa, sendo anunciada por um testamento que declara o desejo de seu falecido pai de que ela seja bem aceita e que, como outros membros da família, tenha seus direitos garantidos. Estácio é o irmão de Helena, e D. Úrsula (sempre me recordo da Pequena Sereia ao ler esse nome) é sua tia solteirona. Na trama, nos deparamos com uma narrativa um tanto curiosa, revelando um amor proibido entre irmãos e segredos sendo desvendados. Bastante similar a uma novela, de fato.

Roberta Laurentino 17/03/2024

Emocionante
Uma história encantadora, mostra um amor sincero e puro.
Um final inesperado, bem emocionante.
Mas recomendo, uma ótima leitura.

Eliza.Bedin 16/03/2024

Não sei
Eu demorei tanto pra ler esse livro que o final não me abalou em nada. O começo é arrastado e o importante mesmo só acontece nos 80% do livro. A linguagem é difícil (óbvio). Ou o problema sou eu. Por isso, não sei.

Bel/isa 15/03/2024

Cara...
Helena é uma jovem mulher, que é considerada uma filha abastarda, porem foi reconhecida e acolhida pela família de seu pai, quando este falece. O livro inicia seu enredo exatamente nesse momento, quando o Conselheiro Vale, pai de Helena, tem sua morte ocasionada por apoplexia, após sua sesta.
Cara, não sou boa com resenhas. Porem, esse livro é simplesmente perfeito. Nele contem uma história profunda e história.
Entramos de um jeito no enredo, que sentimos que somos A Helena.

Hillary22 15/03/2024

Diferente, mas ainda, Machado.
Helena foi uma indicação de meu amor, respondendo por minha busca a ler algo leve, que me fizesse passar o tempo desligada da realidade.
Machado traz mais uma mulher incrível como protagonista, ele sempre traz mulheres deslumbrantes, espertas, cativantes, em meio a homens fracos e comedidos, sempre a ter ou querer clara posse das moças.
Como diz meu amor, "novelinha leve", gostosa, que traz um lado bacana de machado. Muitas e muitas reviravoltas, uma conclusão que te prende do início ao fim, leia-a com tempo.

marcela115 14/03/2024

Leitura muito fácil de ler e de compreender, um dos contos mais simples de machado de assis! adorei tudoo