Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Nay 21/01/2024

Sem palavras
Não consigo colocar em palavras o final desse livro. Não sei muito sobre o Machado, mas com certeza ele se influenciou em Shakespeare. Eu não consigo nem dizer se amei ou odiei esse livro. Mas leiam, não deixem de ler.
... ainda tô chocada.
Nay 21/01/2024minha estante
Com certeza foi, pois o livros é carregado de referências à obras de Shakespeare.

haasscreams 19/01/2024

Não à toa, um dos preferidos de Assis
Li em algum lugar que é o livro menos machadiano de Assis, e faz sentido, mas obviamente não significa que seja ruim, muito pelo contrário. É uma história envolvente, com personagens cativantes e enredo bem construído e viciante.
A forma como as emoções das personagens, suas peculiaridades e segredos são tratados é impecável. Helena é a perfeita mulher do século XIX, assim como Estácio é um perfeito cavalheiro de família abastada de Corte brasileira. A construção da relação deles como irmãos é linda, ainda que desconfortável com a iminência de uma interesse incestuoso. Acrescido a esse drama velado, temos os reais interesses amorosos de ambos, que são complicados à sua maneira.
Ainda, os personagens secundários são muito bons. D. Úrsula e sua elegância, o padre Melchior e sua sabedoria (na verdade acho que ele tirava tarô, não é possível que tudo aquilo seja observação e iluminação divina) e também o dr. Camargo. Se Machado fosse dado a escrever histórias com vilões, seria Camargo. Frio, calculista e ambicioso, é um grande antagonista, que com suas maquinações, surpreende não só aos personagens, mas aos leitores.
Achei incrível a forma que a história gira em torno de vários problemas que culminam em uma única causa; Helena. Todos os mistérios e reviravoltas vêm e vão a ela, e enfim convergem à casa de alpendre e bandeira azul.

laurapataro 16/01/2024

O Bruxo do Cosme Velho me fez de idiota ???
Impossível não se apaixonar pela Helena!

Quando li a sinopse no verso do livro apontei de cara o tema que seria tratado. Imaginei mil coisas: um romance dentro de casa, a tia desaprovando, expulsão, perda de herança, fuga e etc. Porém, o livro não passou nem por 1/10 das coisas que imaginei!!!!

A escrita é muito boa, com ganchos muito bem feitos nos fins dos parágrafos com uma revira volta no fim que me deixou de queixo caído

Muito bom!

Maria 15/01/2024

Gostei bastante. Tem um final inesperado, algo vai dar errado você só não sabe que é isso, nunca imaginaria do jeito que aconteceu. Recomendo pra quem quer ler um clássico mais de boa.

Lara 14/01/2024

Um dos melhores livros que eu já li na minha vida.
Eu sempre quis ler um livro do Machado de Assis e estava com muitas expectativas. E esse livro superou todas elas.
Apesar de ser uma leitura mais difícil, por conta da época em que ele foi escrito, por ele ser nacional, tem muitas palavras difíceis. Mas mesmo assim, eu consegui entender tudo.
Que história fascinante!!! Eu me emocionei muito lendo. Não estava esperando esse final, chorei horrores! Eu amei demais, não tenho palavras para descrever o quanto ele é incrível!

Silvia124 13/01/2024

Nada como iniciar o ano com Machado de Assis! Acertei em cheio quando finalmente decidi ler esse livro, a Helena é totalmente apaixonante.

Desde o início fica claro que algo não vai bem, quando fica claro o sentimento dela e do Estácio a sensação é de que é algo sujo, que já nos prepara para um fim trágico. Seria impossível ter um final bonito no cenário em que tudo acontece mas não esperava a reviravolta da história.

thaynz_ 11/01/2024

Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase; cada vírgula.
Mais uma vez, Machado mostrou à que veio ao mundo: ser um dos melhores escritores da literatura, não somente nacional, mas MUNDIAL! O quão fascinada fico a cada leitura de uma obra sua é impossível apenas exprimir em palavras. Helena foi um livro que folheei alguns anos atrás, não muito interessada em lê-lo por inteiro. Bem, agora que li e finalizei a leitura, me arrependo amargamente de não ter lhe dado a atenção devida naquela época. O que eu não estava perdendo até então?!! Simplesmente um dos melhores livros de romance já escritos.
Helena é apaixonante, em cada página, cada parágrafo; cada frase e em cada vírgula.

Esse tal de Machado faz a gente sentir um misto de emoções durante suas leituras, sem contar as várias reflexões que acaba nos trazendo dentro de suas narrativas. E não foi diferente com Helena; enredo trágico, do começo ao fim, recheado de trechos filosóficos e críticas singulares próprios do autor. Tecer elogios a ele chega a ser redundante, mas repito o que muitos já disseram: ESSE CARA É UM GÊNIO!

Helena entrou em meu coração e fez morada; levou-me às lágrimas e seu desfecho me quebrou em pedacinhos. E assim, tornou-se favorito.

Lindélia 11/01/2024

Depois de muito tempo li Helena, fiquei surpresa com o romantismo de Machado de Assis, porém queria um final menos triste.

Elena Siguiné 09/01/2024

Helena é um romance (enquanto gênero) de Machado de Assis, um autor realista do século XIX/XX. Portanto, ainda pode-se encontrar na obra, mas bem leve, algumas características da fase romântica. A obra aborda com riqueza de detalhes o relacionamento familiar de Estácio, jovem que acaba de perder o pai, e recebe o baque de uma surpresa: a chegada de uma irmã que nunca conheceu. É descrito os sentimentos, a chegada de Helena na família e a recepção desta para com eles. No meio da narrativa, há algumas reviravoltas costumeiras da escrita do autor, além disso, a gente observa também o amor de Estácio e Helena aumentando para um sentimento além de irmãos, que no fim o rapaz acaba se surpreendendo ao receber uma notícia que mudaria sua visão, mas não o sentimento, sobre a dita irmã. O final é triste e surpreendente, algo que a gente não iria supor nunca, pelo contrário, seria algo que conforme o leitor lê não iria querer que acontecesse.

Durante a leitura, a gente se prende, não consegue mais parar de ler para saber o que vai acontecer, porque alguns personagens coadjuvantes se envolvem na trama. A leitura é bem gostosa, porém mais do meio para o final porque do começo para o meio confesso que a leitura é lenta e um pouco, só um pouco, cansativa.

No mais, a leitura é bem fluida e prazerosa. É um livro curto e muito bem feito. Devo acentuar que é uma escrita peculiar de Machado. Na minha concepção, diferente das outras obras do autor. Um pouco mais "fácil".

Eu amei!

Rayanne205 09/01/2024

Que livro foi esse, me pegou desde o início, me deixou curiosa e ainda me surpreendeu me fazendo ficar muito triste no final, coisa que eh nunca imaginaria. Sem palavras pra descrever esse livro. Machado de Assis era um escritor incrível

Laura 09/01/2024

Foi uma leitura bastante agradável e fluida. Gostei de como os personagens e a trama foram construídos, e acho que, apesar de o final ter sido previsível, as coisas foram conduzidas de uma forma muito boa de acompanhar. Achei surpreendentes, interessantes e até "revolucionárias" pra época as discussões sociais e políticas trazidas pelas opiniões e diálogos dos personagens.
Diogo.Mazui 09/01/2024minha estante
A pergunta que fica, chorou no final?

Laura 10/01/2024minha estante
Só uma lágrima solitária hahaha