Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

mimaa 17/12/2023

Que obra hein, Sr. Machado de Assis
Cara, a gente geralmente não gosta de ler Machado de Assis porque em algum momento da vida, foi obrigado a ler uma das obras dele. Mas dessa vez, minha professora fez uma breve sinopse falando dele e eu fiquei curiosa.
Eu fiquei apaixonada nesse livro, apesar da linguagem antiga, o fato de ser feito no período do romantismo deixa mais encantador.
Machado descreve as paisagens, descreve Helena de uma forma tão rebuscada e mágica!
No meio da história você se choca, porque algumas coisas que acontecem são meio suspeitas, mas pro fim você descobre o porquê.
Eu leria denovo e denovo. Um dos primeiros clássicos que eu realmente gosto de verdade.
Os personagens são incríveis. O livro traz críticas perfeitas!
Recomendo muito pra quem quer sentir um gostinho da literatura brasileira.

DayanePrincipessa 17/12/2023

O Machado não tem misericórdia!

Cuidado que vai ter spoiler kkk
Gostei muito dos personagens deste livro, o Estácio era um princípe, a Helena era aquele tipo de mulher que todo homem se apaixona, bonita, legal, inteligente. Dona Úrsula achei chata kkk, mas sempre tem alguém neh kkkk
A história desde o início já dava a entender o desfecho de que os dois não seriam de fato irmãos diante daquele sentimento de amor mútuo de homem e mulher, mas o final foi totalmente inesperado, totalmente machadiano.
Confesso que mesmo sendo Machado eu ainda tinha esperança (sou uma romântica inveterada) , mas levei um golpe súbito no final, como sempre kkk
Mas gostaria de deixar uma observação sobre o amor do Estácio e Helena. Foi incrível a conexão deles, pego emprestada a frase de Emily Bronte: “Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.”
Foi isso que vi nesses personagens, é incrível como os autores retratam bem esta verdade da conexão instantânea que as almas têm quando encontram uma semelhante. Ao contrário do que o mundo diz: “os opostos se atraem” (isso só vale para a física mesmo), para o amor os opostos se repelem e os iguais se atraem e é impossível conter ou separar.
Vou deixar aqui uma frase do livro que gostei bastante:
“As mãos, de impulso próprio, uniram-se como os olhares, nenhuma vergonha, nenhum receio, nenhuma consideração deteve essa fusão de duas criaturas nascidas para formar uma existência única” pág 168

Lido em 10/12/2023

AnaLeh 11/12/2023

Um enredo inesperado
O livro possui uma linguagem mais difícil e uma história com temas condizentes com a época em que foi escrita, então não dá para apenas julgar. Foi uma leitura lenta, mas valeu a pena. Segredos estão a solta, então você pode ser pego de surpresa. Mas estes giram em torno de muitas reflexões, que envolvem família e amor. Acredito eu ser uma leitura importante pela forma em que é mostrado o desenvolvimento e as perspectivas (mesmo em 3° pessoa) de cada personagem, com propósitos e razões variados, é importante entender suas histórias.

emiS2 11/12/2023

Que jeito incrível de conhecer o machado! confesso que me envergonha um pouco essa ser a primeira obra que leio dele, mas em minha defesa eu morria de medo de nao entender nada do que ele escreve. provavelmente por ser um romance e não pertencer ao realismo a leitura tenha sido facilitada, dos clássicos que eu ja li esse foi com certeza o que a leitura mais fluiu. é incrivel ver como o autor mesmo em um romance já inseria críticas a sociedade, tocando em feridas que não cicatrizarão tão cedo.
EU FIQUEI ENVOLVIDA NA TRAMA DE UMA FORMA INEXPLICAVEL. acho que principalmente por ter sido publicado em folhetins, cada capitulo gerava em mim muito entusiasmo para saber o que aconteceria. me apeguei a praticamente todos os personagens e amei o plot.
esse livro foi o empurrão que eu precisava pra criar vergonha na cara e conhecer o autor de verdade s2

literaliza 10/12/2023

Uma história avassaladora
"Helena", obra clássica da literatura brasileira escrita por Machado de Assis, conta a história de um amor impossível entre o protagonista Estácio e a jovem Helena. A trama se desenrola em uma sociedade do Rio de Janeiro do século XIX, permeada por intrigas familiares, diferenças sociais e questionamentos morais.

A habilidade ímpar de Machado de Assis em explorar as complexidades psicológicas dos personagens é evidente neste romance. Ele mergulha nas motivações e dilemas de Estácio, um homem idealista, e de Helena, uma mulher de virtudes e mistérios, construindo personagens densos e multifacetados.

A narrativa é habilmente entrelaçada com nuances de ironia e crítica social, características marcantes do estilo machadiano. A obra discute temas como a hipocrisia da sociedade, os limites impostos pelo status social e as amarras do amor em um contexto em que a moral e as convenções ditam os rumos das vidas.

A escrita sofisticada e os diálogos perspicazes enriquecem a trama, proporcionando ao leitor uma reflexão profunda sobre as relações humanas e os valores da época. Machado de Assis apresenta uma visão crítica da sociedade, desafiando conceitos estabelecidos e provocando reflexões sobre moralidade e liberdade individual.

Entretanto, alguns leitores podem encontrar na obra uma linguagem mais rebuscada e densa, o que pode dificultar a imersão na história para alguns. Além disso, a estrutura complexa da narrativa, com suas digressões e reflexões, pode demandar uma leitura mais atenta.

Em suma, "Helena" é um romance que perdura ao longo do tempo pela sua profundidade psicológica, pela maestria na construção de personagens e pelo olhar crítico e perspicaz sobre a sociedade. É uma obra que desafia e instiga, mantendo-se relevante e fascinante para os leitores contemporâneos que buscam uma leitura rica em nuances e reflexões sobre a condição humana e os dilemas sociais.

bel 06/12/2023

Linda Helena
Personagens e escrita bem desenvolvidas, tipicamente de Machado. O que me surpreendeu foi o final improvável (um plot nada realista), mas intrigante.
O que mais me atraiu no livro foram as reflexões e valores que as personagens trouxeram.
Foi tranquilo e interessante de ler. Recomendo.

Thayna.Canton 06/12/2023

Gênio
O começo foi um pouco arrastado, mas depois gera um apego com os personagens uma curiosidade pra vê o que vai acontecer. Amei como o Machado é genial, um amor proibido e que seria um escândalo mas que a gente acaba torcendo pra acontecer.
Helena é uma filha bastarda que vai morar na casa do pai dela que resolveu assumir ela em testamento, nisso Helena ganha um irmão e uma tia e vai criando laços com essas pessoas, mas quem diria que uma faísca entre Helena e o Irmão dá início a noivados e chantagem e com um final trágico e dramático mas de praxe.

Katia.Scott 03/12/2023

Edição cuidadosa
Eu já havia lido, anos atrás, esse título, mas foi com grande satisfação que reli essa edição da editora Antofágica, que zela pelo texto original, acrescentando notas explicativas para melhor compreensão dos termos que desde a 1 a publicação, em 1876, já caíram em desuso e ou para explicar resumidamente alguns nomes ou lugares referidos pelo escritor.

Lindas Ilustrações que transportam os sentidos ao tempo da criação Machadiana.

carolina 01/12/2023

Surpreendente!

a história da metade para o final me prendeu de um jeito absurdo.
iniciei a leitura achando que a história seria uma coisa, durante se tornou algo bastante diferente mas o FINAL totalmente surpreendente, confesso que não imaginaria um final desses, me pegou de surpresa, com certeza essa história me fez admirar a escrita de machado de assis muito mais!

Julia4857 29/11/2023

Incrível
Machado de assis tem uma mente de titânio que ru gostaria muito de estudar pra compreendê-la. acho que nao absorvi a história de Helena direito, mas, com certeza, vou voltar a ler em um futuro muito próximo!

mabriela :) 26/11/2023

Surpreendente
Ouvi falar umas duas vezes que o final desse livro seria surpreendente, eu pensava que no máximo descobriria que Helena e Estácio não sou realmente irmãos, mas esse final me surpreendeu totalmente! eu não esperava mesmo!

demorei um tempo pra engatar na leitura (ainda não tô acostumada com escritas da época), mas quando engatei foi pra terminar o livro. gostei, valeu a leitura