Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Mareufq 21/04/2024

?Mas a tristeza é necessária à vida, acudiu D. Tomásia, que abrira os olhos logo à entrada do marido. As dores alheias fazem lembrar as próprias, e são um corretivo da alegria, cujo excesso pode engendrar o orgulho.?

jhulica 19/04/2024

Sutil e trágico.
Esse livro foi o mais gostoso de eu já li do Machado, justamente pela fluidez da história.
Teve alguns acontecimentos que eu achei meio previsíveis, mas nada muito óbvio ao ponto de estragar a leitura.
Tirando o fato de que eu recebi um puta spoiler do final (culpa do meu prof de literatura) e isso me broxou um pouco na leitura, foi uma experiência muito agradável e eu gostei muito da trama.
Helena era uma mulher muito a frente do seu tempo ? característica persistente das personagens femininas do Machado, sempre com as suas reflexões melancólicas e misteriosas. E quando eu digo sobre ser levemente previsível, eu falo sobre a revelação do Padre Melchior para Estácio (que obviamente não vou contar aqui).
Enfim, recomendo bastante pra quem quer ler algo de fácil entendimento e leitura do autor.

whatsmaryreading 17/04/2024

Há Machados variados para diferentes leitores.
? "Helena" de Machado de Assis (5/5 ?)
Helena, publicado em 1876, é um romance da primeira fase da obra de Machado de Assis, marcada pelo Romantismo.

É importante lembrar que o contexto social em que a história se passa, o Segundo Império brasileiro, era marcado por valores patriarcais, escravidão e racismo. Isso influencia diretamente o comportamento dos personagens e as relações entre eles.

Em meio à aristocracia carioca do século XIX, Helena, órfã de origem humilde, é reconhecida em testamento como filha e herdeira do Conselheiro Vale, e é acolhida posteriormente pela abastada família, onde floresce um amor proibido entre ela e Estácio, filho do conselheiro.

Unidos por um sentimento avassalador, mas separados pela crença de que são irmãos, Helena e Estácio vivem um drama intenso, marcado por repressão, sofrimento e a constante luta contra seus desejos.

Mas "Helena" é mais do que apenas uma história de amor. Machado de Assis, com sua maestria habitual, tece uma teia complexa de personagens, cada um com suas próprias motivações, desejos e conflitos.

Estácio, filho do Conselheiro Vale, representa a figura do homem dividido entre o amor e o dever. Educado em meio aos valores tradicionais, ele carrega consigo a responsabilidade de honrar a família e seguir as expectativas sociais.

O amor por Helena o atinge como um raio, despertando em si sentimentos jamais antes experimentados. Ele se vê dividido entre a paixão avassaladora por Helena e o dever filial que o obriga a renunciar a esse amor.

Sua bondade e senso de justiça o impedem de magoar Helena. Ele tenta reprimir seus sentimentos, acreditando que o melhor para ambos é seguir caminhos separados. Mas a força do amor o atormenta, criando um conflito interno que o consome.

Estácio se debate entre a felicidade pessoal e a obrigação moral. Ele questiona as regras sociais que o impedem de viver seu amor, mas se sente preso por elas. Sua luta interna o torna um personagem complexo e comovente, despertando a empatia do leitor.

Helena, por sua vez, é retratada como uma mulher forte e independente, que desafia as convenções sociais da época em busca de sua felicidade. Sua inteligência e sensibilidade a diferenciam dos demais. Ela observa o mundo com perspicácia, questionando as convenções sociais e buscando seu lugar na sociedade. Seu desejo por liberdade se choca com as expectativas impostas a ela pela família e pela sociedade.

O amor por Estácio desperta em Helena uma paixão avassaladora. Ela se entrega ao sentimento sem hesitar, desafiando a lógica e a razão. Mas a crença de que são irmãos a atormenta, criando um conflito interno que a dilacera.

O amor entre Helena e Estácio é marcado pela intensidade, pela paixão e pelo sofrimento.

A obra também é um retrato fiel da sociedade brasileira do Segundo Império, marcada por desigualdades, hipocrisia e preconceitos. Machado de Assis não hesita em criticar os costumes da época, expondo as contradições de uma sociedade em transformação.

Ao longo da história, somos presenteados com a genialidade da escrita machadiana. Ironia, humor ácido e crítica social permeiam o texto, o tornando único. O autor manipula a linguagem com maestria, criando suspense, personagens memoráveis e reflexões filosóficas sobre o amor, o destino e a natureza humana.

"Helena" é um clássico da literatura brasileira que, a cada leitura, revela novas camadas de significado e encantamento.

Loyde.Hellen 13/04/2024

O conselheiro Vale em seu testamento reconhece a Helena como sua filha e pede que ela passe a morar com Estácio (seu filho) e  Úrsula (sua irmã).
Ela conquista a Estácio em pouco tempo de convívio e sua tia, apesar de resistir no início, começa a amar também a moça.
Estácio então começa a suspeitar que Helena esconde um segredo, que ama alguém que não deveria.
A escrita de Machado de Assis é fenomenal, a cada capítulo fiquei mais envolvida com a história e curiosa para saber o que aconteceria.

tswift0 12/04/2024

Helena.
Helena é dada como filha do Conselheiro do Vale, e agora terá de lidar com tudo que a sua nova vida a proporciona.

Esse livro no geral, me lembra jogos de herança.

Foi o primeiro livro de Machado que eu li e quero ler mais!!

Gabriela.Andrade 11/04/2024

Não é um dos meus favoritos do Machado mas não me arrependo de ter lido! A escrita é impecável como sempre

Felipe1503 07/04/2024

Garantia
Não lembro com exatidão a história pois li anos atrás. Mas se é do grande Machado de Assis, então a boa leitura é garantida.

manu 05/04/2024

?Não se deliberam sentimentos; ama-se ou aborrece-se, conforme o coração quer.?

que grata surpresa esse livro. muito bom conhecer mais uma faceta de machado. fiquei completamente encantada por helena e sua astúcia e gentileza. o tom melodramático do história é simplesmente incrível.

Maria5182 01/04/2024

Perfeito
Eu nunca li Machado de Assis e não posso ser tão poética e profunda na minha resenha quanto esse autor merece, mas essa história tem um sentimento tão lindo, profundo e verdadeiro.

Eu agradeço a Fernanda adolescente que não leu Machado de Assis naquela idade porque eu não teria capacidade necessária para compreender a profundidade e complexidade que o livro exige.

"Helena" teve o final que lhe cabia, todos os personagens tiveram seu destino bem elaborado, embora injusto para nós leitores que sofremos por um final feliz.

O livro te prende, te emociona e te deixa ansioso. Parecia que eu estava assistindo uma novela de época, sabe?

Se você quiser ler ou começar Machado de Assis, acho que Helena é um bom livro, além de ser curto. Li em 3 dias.
Loyde.Hellen 11/04/2024minha estante
O único outro livro de Machado de Assis que li foi Esaú e Jacó, mas já faz um tempo e não lembro muito bem da história. Tenho um certo preconceito com autores brasileiros porque a gente é obrigado a ler suas obras na escola e não temos maturidade suficiente para refletir sobre a profundidade de suas obras. Decidi ler Helena e estou adorando a história. É de tamanha profundidade e tão envolvente que cada capítulo deixa-nos curiosos sobre o que vem a seguir. Também agradeço por não ter lido na época de escola porque não teria a mesma compreensão de hoje.

Herbert Beauchamp 30/03/2024

Helena

A princípio acabei deixando a leitura deste livro um pouco de lado, acabei achando um pouco chata, porém, ontem decidi dar uma chance para a obra, e acabei me surpreendendo. Quanto mais lia mais ansiava para acabar. Os personagens são bem desenvolvidos e não são chatos. O final me surpreendeu muito, deveras é triste, porém deu um toque especial. Era algo talvez cogitado por nós leitores, mas não era de se esperar que realmente acontecesse. Foi a primeira obra do Machado que li, e gostei muito, falam que raramente é fácil gostar ou conseguir terminar uma obra dele, mas gostei muito. Assim como todo antigo, requer um pouco mais de atenção a leitura, devido a forma de escrita, mas é um livro que vale muito a pena ser lido.

Bianca.Marodin 30/03/2024

??????????
O final que eu não queria, li pensando já saber o que aconteceria, mas que combinou perfeitamente. Eu amei!

Al Broiser 28/03/2024

Genial
A forma como Machado de Assis cria personagens interessantes, e mais, como Helena é uma personagem perfeita e envolta em mistérios é absolutamente genial.

É uma leitura bastante envolvente para entender algumas das convenções sociais da época, e claramente é uma obra datada e com problemas relativos a época.

Uma excelente leitura, que mostra parte da genialidade desse que é um dos maiores e mais importantes autores brasileiros.

Andre 28/03/2024

Helena, Romantismo, Audiolivros e o Machado
Helena foi um romance saboroso e mostrou, penso, os prelúdios do que viria a ser o Bruxo do Cosme Velho. O romance prende, e o fnal me deixou surpreso. Eu mesmo sempre me ative à fase mais realista do autor (Memórias Póstumas, Dom Casmurro, Quincas Borba etc.). Para mim, e creio que para muitos, é o maior escritor brasileiro que alguma vez já existiu. Do que li depois, o que mais perto me causou espanto na escrita foi Fogo Morto de José Lins do Rêgo. Vou aproveitar com efeito para comentar a forma como degustei a obra: ouvi-a como audiolivro, algo que demorei para adotar da mesma maneira que demorei para adotar o e-book, pois como alguém que passou dos 40, fui um leitor "de papel". Primeiramente, o audiolivro, goste-se dele ou não, é uma tecnologia que veio para ficar. Hoje vejo como algo salutar para mim pelos motivos a seguir: 1) Permite-me gêneros literários ou autores que certamente eu jamais leria por vontade própria, pois sou apreciador de clássicos; 2) acredito ser uma forma produtiva de passar o tempo (ouvir um bom livro no carro em vez de notícias por exemplo); 3) Permite-se trabalhar a atenção ativamente, claro que não mais ativamente do que a própria leitura, mas o escutar a leitura do livro obriga à atenção (e não era o que se fazia em séculos passados quando se sentava à sala para se ler um romance aos presentes?); 4) permitiu-me rever livros que já tinham sido lidos por mim; 5) pode-se usar o audiolivro sem atrapalhar a leitura dos livros que se está lendo; 6) foi útil na época em que fiz o mestrado porque algumas leitura que tive de fazer foram por audiolivros, o que me aumentou a produtividade. Em suma, Helena é um livro muito bom e o audiolivro também.