Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1132 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Juliana Alves 25/08/2013

Esse clássico de Machado de Assis retrata a sociedade brasileira em uma época em que a família era muito influenciada por instituições como a igreja. Vale a pena ler. Um romance extraordinário sobre a paixão desperta entre dois irmãos.
comentários(0)comente



Laís 11/09/2013

Belíssimo romance.
Um maravilhoso romance sem duvida. Embora seja um livro de maior dificuldade para se entender por ser escrito a mais de cem anos, ele me prendeu na historia de Helena e Estácio, interessantíssima historia, e apaixonante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo Simas 23/10/2013

Machadismo romântico/realista
Traços do romantismo. Isto primeiramente.
Porém, ao longo do livro percebe-se leves toques de ironia, de verdade, de realismo.
É isso.
"Helena" retrata o Machado no fim de sua fase romântica, passando a aventurar-se pelo realismo, onde consolidar-se-ia.

Helena do Vale, a órfã, coitada, abandonada, solitária, no meio de uma família desconhecida, rostos e perigos a rondam.
Perigos.
Machado consegue manter um mistério durante toda a história, deixando o leitor intrigado.
Suspense e drama, principalmente no fim.
E, de vez em quando, dispensa metáforas, pois prefere ser direto quanto ao que é real.

Sai a idealização, entra a realidade.
Sai a sentimentalização amorosa, entra a patologia, a ciência empírica.
Sai o subjetivismo, entra o objetivismo, a concisão.


Prós: personagens; suspense (em certas partes); mistura de romantismo e realismo; escrita.

Contra: alguns momentos fastidiosos (mas isso não é problema para um clássico).
comentários(0)comente



Maurício 29/11/2013

Síntese
A história de uma moça que, de uma forma inesperada, sobe na escala social: morre o Conselheiro Vale e, no seu testamento, consta que Helena, moça internada num colégio de Botafogo, é sua filha, cujo segredo o conselheiro o mantivera até a morte. Helena passa a viver com Úrsula, irmã do conselheiro, Estácio, agora meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, e Eugênia, filha do Dr. Camargo. Helena em face de seu temperamento expansivo e comunicativo, conquista a afeição de D. Úrsula e de Estácio. Mendonça, amigo de Estácio, apaixona-se pela moça. Helena passa a ser objeto de afeição do próprio irmão, que, no entanto, está noivo de Eugênia. O padre Melchior, guia espiritual da família, suspeita dos freqüentes encontros entre Helena e Salvador. O mistério é esclarecido: Salvador é o pai de Helena, que fora arrebatada pelo conselheiro,- encarregando-se de sua educação.
comentários(0)comente



Liliane 23/06/2024

Clássico da literatura brasileira, bem no estilo folhetim. Mesmo sendo escrito escrito por Machado de Assis, considero um romance fraquinho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliane 09/02/2017

Um romance que nada tem de romântico!
Que obra maravilhosa! Não é à toa que já a li três vezes! Esse livro, infelizmente, está engessado pela leitura romântica (equivocada, por sinal) que fazem dele. "Helena" nada tem de romântico, pelo contrário: é um livro essencialmente machadiano. Agora, são necessárias duas coisas, para começar: fazer uma leitura cerrada, rente ao texto, e ler a tragédia "Electra" (tanto a escrita por Eurípides quanto por Sófocles). Rotular esse romance como romântico é uma das maiores injustiças que se faz a Machado, que sempre prezou por uma escrita cifrada e exigiu dos seus leitores a atenção para o que não está sendo dito na superfície. Por isso, sua advertência antes de iniciarmos a leitura: "perdoe, caro leitor, pelo que achardes de romanesco nessa obra" (parafraseando o autor, claro!). Se você acha esse romance romântico, Machado diz: a culpa é sua. Ele não perde perdão para ele. O perdão é para você mesmo! Machado, como o grande bricoleur que foi, fez uma obra em palimpsexto, que precisa ser desvendada verticalmente. #ficaadica
comentários(0)comente



Adriana1161 02/04/2017

Romance
Esse livro é de uma fase romântica de Machado de Assis. Linguagem um pouco difícil.
É um livro, talvez um pouquinho mais leve, do Machado de Assis. Tem todos os tópicos de uma história de amor, de uma mocinha, mas sempre com um pouco de acidez. Só a título de curiosidade, o novelista Manoel Carlos sempre dá a sua personagem principal o nome de Helena por causa desse livro. Acho que vale a pena, Machado sempre surpreende.
comentários(0)comente



Michelly 02/04/2017

Helena (Machado de Assis)
O primeiro livro que escolhi para iniciar o meu projeto literário deste ano foi Helena, publicado originalmente em forma de folhetim. Um dos livros de estilo romântico de Machado de Assis, que traz uma fase diferente dos seus títulos mais famosos.

A história inicia com a morte do conselheiro do Vale. Com a abertura do testamento, a irmã e o filho do conselheiro – Dona Úrsula e Estácio – descobrem a existência de Helena, filha ilegítima do conselheiro. Em seu testamento, deixa a jovem parte da herança e pede para que a acolham na chácara de Andaraí.

Mesmo com certa relutância e desconfiada dos problemas que a jovem poderá causar, D. Úrsula decide cumprir o último pedido do irmão e traz Helena para viver na chácara.

Helena tem entre dezesseis e dezessete anos, é uma jovem delicada, inteligente, aventureira e decidida a conquistar o carinho de sua nova família. Ao chegar a chácara, todas as suas qualidades chamam a atenção de Estácio, que logo se afeiçoa a mais nova irmã.

D. Úrsula manteve-se distante e desconfiada o quanto pode, mas ao ficar doente Helena cuidou da tia com tanto o zelo e dedicação, que fez o coração de D. Úrsula ceder aos encantos da jovem.

(Confira a resenha completa no blog)

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2017/02/projeto-literario-helena-machado-de.html
comentários(0)comente



Pritt 13/04/2017

Leitura obrigatória!
Um livro cheio de riquezas nos detalhes de sua narrativa. Machado como sempre nos deixando com a pulga atrás da orelha(rs). O "caro eleitor" é sempre mencionado em seus livros e com esse não foi diferente! Não estou sabendo lidar com esse final! Que história, que desfecho! Apenas o devorem!!
comentários(0)comente



JARDEL 26/04/2017

Helena
Para quem gosta de um bom livro de romance e suspense, este é ótimo
comentários(0)comente



Eduardo537 11/06/2017

Um amor impossível
Helena é uma obra do período romântico de Machado de Assis.
Lançada em 1875, não é de se espantar que causasse rebuliço.
O Livro começa com a morte do conselheiro Vale, que em seu testamento reconhece uma filha, esta filha é a personagem título da obra.
Além da menina que é uma filha fora do casamento, o dito conselheiro tem Estácio seu filho legitimo, e sua irmã Dona Úrsula.
Enquanto um aceita de bom grado a vinda da irmã para a casa, a outra fica com o pé atrás com ela.
Obviamente todos com o passar do tempo acabam se encantando com os modos e as qualidades da moça.
O único problema é que Estácio começa a gostar de Helena não como irmã, mas como algo mais, o pior ela o acaba por corresponder a esse amor.
E agora?

Nunca havia lido nada de Machado de Assis...Confesso que na época da escola tinha um certo receio de ler algo do autor, porque geralmente eles fazem AQUELE terrorismo em cima. Nunca me pediram para fazer trabalhos ou algo do tipo. Sem contar que sempre ouvi pessoas dizendo: _Nossa!!! Machado de Assis é um escritor difícil. Ou até mesmo... _Nossa a linguagem dele é tão antiga que eu não consigo entender.
Então resolvi tentar por mim mesmo, vencendo o preconceito e vendo no que ia dar.
Comecei a obra dando um tiro no escuro, e digo a vocês que acertei bem no alvo.
A escrita de Machado de Assis é fluída e sem trincados, tenho que dizer também que mesmo no tempo passado, os temas abordados são extremamente atuais.
O autor não me deixava largar a história, e eu sempre queria saber o que aconteceria com as pessoas envolvidas no enredo do livro.
Cada um dos personagens tem suas característica peculiar, as descrições tudo muito, muito bem feito.
Evito dar spoilers sobre mais alguma coisa, porque meu intuito e fazer com que mais pessoas conheçam a obra deste grande escritor da nossa literatura.
Deixa a mochilinha do preconceito de lado e procure se aventurar no mundo Machadiano.
Tenho certeza que vão sair transformados do que quando o começaram a ler.

Machado de Assis é um escritor com "E" Maiúsculo e nos leva para tramas originais e personagens envolventes. Valeu a pena cada momento!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.Florio 16/07/2017

Helena
Na minha opinião, ficou um excelente livro romântico. Apesar de muitos dizerem que Machado não chegava aos pés de Alencar na fase romântica, achei esse livro tão bom quanto muitas das tramas escritas por ele.
Um livro interessante, trama simples, suspense bem feita e um final digno de Machado de Assis...
comentários(0)comente



1132 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR