Fala Sério, Amor!

Fala Sério, Amor! Thalita Rebouças

Resenhas - Fala sério, amor!

Janann 04/02/2021

Meu primeiro livro que li
Esse foi meu primeiro livro que li na adolescência e alavancou meu amor por literatura, um livro leve, e muito engraçado, mas muito engraçado mesmo, eu ria tanto que minha mãe pensava que tinha perdido o juizo.
Pretendo comprar ele pra ler de novo!
Eu amei de mais! Super recomendo para quem quer iniciar na leitura, principalmente para as mocinhas!
Só amores ??
Carla.Beatriz 04/02/2021minha estante
Adorava pegar esse livro da biblioteca da escola ??

Janann 04/02/2021minha estante
Ele é muito boom né ???

estter 25/03/2021minha estante
Ele é muito bom!! Eu acho q é o primeiro livro q eu li todo msm
Eu adoreeei dms

Janann 25/03/2021minha estante
Eu amei e pretendo adquirir ?

Raissa 22/04/2022

Bom, foi gostoso relembrar da personagem Malu, nunca tinha lido a versão dos namorados desses livros, e me lembrou um pouco da pré-adolescencia, em que li muuuuito Thalita Rebouças, tenho um carinho muito grande por essa autora

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Fala sobre amor em vários momentos na vida da malu e das amigas amo muito esse livro quem poder ler leia pois vai amar

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Karla beatriz 28/06/2022

Não gostei muuuuito não
Muito cansativo de ler mas tem algumas partes engraçadas
esse livro é para uma garota de 12 anos (na verdade é um pouco óbvio)

Luað 24/02/2023

Fala sério, Amor!
Um livro bem simples, relatando as aventuras amorosas de Maria de Lourdes, sem nada de surpreendente. Teria sido melhor se tivesse tido alguma parte narrada pelos namorados, como teve em "Fala sério, mãe!" e "Fala sério, pai!". Bem mais ou menos a leitura.

Beatriz Gosmin 24/03/2011

Resenha: Fala sério, amor! - Thalita Rebouças - www.livroseatitudes.blogspot.com
Bom, como a maioria dos livros mais bem falados e conhecidos são autores internacionais, os autores brasileiros ficam meio que deixados de lado. Existe um certo “preconceito” com a literatura nacional por parte de alguns leitores, eu mesma não saio procurando obras brasileiras para ler, e a grande maioria realmente procura livros estrangeiros como prioridade.
E isso tem que acabar, pois existem escritores maravilhosos aqui no Brasil, eu mesma já li esplendidos livros nacionais, inclusive, minha paixão pela leitura começou através de um livro de Gabriel Chalita, e a coleção do vendedor de sonhos que tanto amo e indico, é de Augusto Cury. E como já tinha ouvido – e muito!- falar da Thalita Rebouças, resolvi ler um de seus livros. E adivinha? Não me decepcionei nem um pouquinho.

O livro em si conta as fases “amorosas” da vida de Malu – Maria de Lourdes -, desde seus 7 anos aos seus 21 anos. O livro relata cada experiência que ela teve com seus amores, e eu, como já fui criança e no momento vivo minha adolescência, me familiarizei bastante com as situações que ela passa ao decorrer da historia.

Pra vocês terem uma idéia, levei o livro pra escola para que eu lesse nas horas vagas – como sempre - e tive uma crise de riso em certa parte do livro. Enquanto eu ria, via todo mundo olhando pra minha cara e pensando: “que menina louca, rindo sozinha!” E ria mais ainda. Acontece que as coisas que acontecem com a Malu, são hilárias. Toda garota que ler este livro vai entender o que estou falando, porque todas nós já vivemos algo parecido, mesmo que não seja exatamente daquela maneira que está no livro. (há, se você é um garoto vai se identificar com os namorados da Malu e descobrir o que a gente pensa a respeito de determinadas atitudes de vocês).

Há algumas cenas do tipo: Primeiro beijo (com muita pipoca nos dentes!), mãe e pai fazendo a gente passar vergonha na hora de conhecer nosso namorado, desastre com a cera na hora de se depilar, irmãs caçulas sinceras –até demais -, namorados ciumentos, catástrofe e pagação de mico na hora de conhecer a família DELE, o incrível e difícil momento de terminar um namoro, e coisas que adoraríamos ter dito e não dissemos.

As histórias são muito engraçadas, mas a que eu mais gostei foi a que ela quer dar uma de cupido. Claro toda menina tem um certo “sonho” de que sua melhor amiga namore o melhor amigo de seu namorado, afinal, que fofo não seria sair juntos, passear, e sem contar que todos se dariam muito bem? É, mas isso nem sempre dá certo, ainda mais quando o maravilhoso amigo de seu namorado na verdade é um nerd, que põe o aparelho móvel em cima da mesa do restaurante, tem mania de hidratar os pelos do sovaco, e ainda é fanho. Resumindo: coitada da amiga.

Leia um trecho da história:

Primeiro se se situe:

(Vale dizer que eles estavam em um restaurante)
Carlos Evandro = Amigo do namorado da Malu.
Lu = Namorado da Malu (Lucas)
Alice = Amiga da Malu.

- O Carlos Evandro tem o cabelo lindo, superbrilhoso, tira o boné e mostra para a Alice, Carlos Evandro – Pediu meu namorado.
Nessa hora eu me lembrei que Lu já tinha comentado sobre esse amigo comigo. Contou que ele tinha a autoestima no pé, era superinseguro, sentia-se rejeitado... Fiquei com peninha e resolvi ajudar, mesmo sabendo que Alice ia me matar.
- A Alice adora garoto de cabelo bonito, né, Alice?
Ela me fuzilou com os olhos. Era uma vez uma amiga, pensei.
Carlos Evandro tirou o boné. E não é que seu cabelo era realmente bonito? A única coisa bonita naquela pessoa.
- Aêêê! Isso é que é cabelo, né não? – empolgou-se Lu – Agora cheira, Alice! Dá uma fungada no cabelo dele e me diz se algum dia você já cheirou um cabelo tão cheiroso!
Diante da inércia de Alice, intervim:
- Cheira, Alice!
Ela me fuzilou de novo.
- Cheira, pode cheirar – pediu Carlos Evandro, com sua inacreditável voz fanha.
Muito a contragosto, Alice se aproximou para cheirar as madeixas do menino.
- Que tal? Não é um absurdo de tão cheiroso? – quis saber Lu, aproveitando pra dar uma cheiradinha também. – Vém cá, Malu, sente isso.
Fui, senti. Era cheiroso mesmo.
- Fala alguma coisa, Alice! – Estrilei.
- Parabéns, Carlos Evandro... – foi o máximo que Alice conseguiu dizer.
- E não é só brilhoso, não, né? É sedoso. Passa a mão, Alice – pediu Lu.
- Não precisa, tô sentindo daqui a maciez...
- Carlinhos sempre teve o cabelo lindão, né, Carlinhos? Sem contar os pelos do sovaco. Conta pra Alice o que você faz com o sovaco.

Hahaha! É muito engraçado! Apaixonei pela autora e pela Malu!
Por isso indico e peço: dêem uma chance para os autores nacionais!

As histórias de Malu são constituídas de 4 livros:
Fala sério, mãe!
Fala sério, Pai!
Fala sério, amiga!
Fala sério, professor!
Obs. E eles não precisam ser lidos em ordem! =D
Shellyn.Cardoso 20/08/2017minha estante
Eu não queria ler esse livro, mas depois que vi a sua rezenha,, fiquei bem curiosa e ele vai estar separados para os meus próximos de leitura. Lí: Fala sério mãe, e depois vai ser: Fala sério professor.

MyllA.Broch 04/09/2019minha estante
Poderia me ajudar? Preciso saber características da Maria de Lourdes para um trabalho de escola relacionado ai Livro q to lendo

Roberta666.37 24/06/2021

O livro é bom. É bem história para adolescentes, e eu fico imprecionada com a quantidade de namorados que essa menina teve

Suh 09/03/2021

Fala Sério, Amor - Ri demais
Fala Sério, Amor é um livro que conta a história da Maria de Lourdes com garotos que ela gostava, namorava e afins.
O livro é engraçado e a leitura fluída, tem muitas situações que a maioria das pessoas já passaram e algumas que chega ao absurdo, o que deixa a história engraçada e ao mesmo tempo à torna diferente.

Duda ð¦ 20/10/2021

Fala seria,amor!
N tenho muito a dizer,é interessante mas Nd dms li só pq n podia ler um livro logo no momento,n foi ruim,foi bem ok!
riddle 20/10/2021minha estante
Tô quase terminando o meu heinn
Falta 35

Candy books 30/07/2021

Muito fofo
Malu é uma garota que irá nos apresentar diversos momentos, conflitos com seus pares românticos desde os 7 anos até os vinte e um.

Comprei o livro ontem e acabei no mesmo dia, eu já tinha lido outros livros da Thalita mas nunca da coleção ?fala sério?, comprei sem muitas expectativas mas me surpreendi.
As crônicas são leves, curtas e muito engraçadas. Ri muito. A crônica inédita foi uma das minhas favoritas. Gostei tanto que já comprei mais um da coleção ?fala sério?.

@estantecalore 10/11/2021

@estantecalore Algumas falas problemáticas...
Ao todo, é um livro bom sim, minha eu do passado iria achar perfeito, narrativa boa e ótima (até pq eu não ligava muito pra construção) mas eu sempre me incomodei com algumas falas no mínimo ~preconceituosas~. O livro tem muito, mas muuuiito "close" (termo brega mas não achei outro, desculpa) errado, eu acredito que pela época que foi escrito não era mal visto, mas pode ter certeza que se vc pegar pra ler esse livro agora, nessa década, tem um monte de coisa ? então...

thosebookss 17/03/2021

???? ????? ????
um dos melhores da série.
? fala sério amor conta a história de maria de lourdes com suas paixões da adolescência até os 21 anos

o livro chega a ser engraçado, tem uma escrita leve e dá para ler muito rápido.
- recomendo se você procura um livro para começar o hábito de leitura ou sair de uma ressaca literária
Monica338 17/03/2021minha estante
Uma das primeiras séries que eu li, é mesmo incrível ?

mayze dayna 14/04/2022

nossa Maria de Lourdes com a minha idade tinha namorado e mais vida amorosa do que eu, sem comparações