O Sári Vermelho

O Sári Vermelho Javier Moro

Resenhas - O Sári Vermelho

DIRCE 13/05/2009

Biográfico
Não sei bem se a intenção do autor era escrever um romance envolvendo Sônia e Rajiv, mas, para mim, foi muito mais que isso. Foi um livro biográfico esclarecedor, já, que eu, podia jurar de pés juntos, que Indira Ghandi era filha de Ghandi – ledo engano. O livro vai muito mais além de um simples romance, ele relata a conturbada história política da Índia, sua cultura, os inúmeros idiomas, enfim, você acaba conhecendo um pouco desse país asiático sem ter que mergulhar em um livro didático.
Margarida.Fahel 20/01/2022minha estante
Conhecia um pouco da história da Índia, enquanto colônia inglesa e a epopeia maravilhosa de Gandhi, a independência, e um pouco de Nehru, o grande Primeiro Ministro e da filha Indira, importante líder mundial, porém pouco conhecia sobre Rajiv Gandhi e nada sobre Sônia Gandhi. A obra de Moro me encantou. Forçou-me a assistir inúmeros vídeos para compreender melhor os sérios problemas da India.Já o conhecia de Paixão índia e outros livros e admirava o seu profundo conhecimento e paixão pela cultura daquele pais .A história de Rajiv e Sonia, situada naquele peculiar e incrível país me encantou. Ao lado das altas e controversas questões de natureza política, econômicas e culturais e de suas milhares de religiões da chamada pelo autor " maior democracia do mundo", há uma bela e dramática história de família .Uma história que parece ter um estigma do destino. A família Gandhi não escolhe seus destinos. São fadados a segui-lo. O livro me marcou e ficou em mim.

Sally.Rosalin 16/05/2012

Uma história da Índia
Depois de ler As montanhas de Buda, do mesmo autor, me interessei por esse livro. O título se remete ao Sári Vermelho fiado por Jawarharlal Nehru em um dos vários períodos em que esteve preso e a peça de roupa, típica da Índia, foi usada no casamento pela sua filha Indira Gandhi, sua nora Sônia e sua neta Priyanka. O livro é um romance que aborda a história da dinastia Nehru-Gandhi paralela a história da Índia independente, começando pela morte de Rajiv aos 46 anos no ano de 1991.

Rajiv, marido de Sonia Gandhi, uma italiana de Orbassano, foi vítima de uma atentado terrorista. A mãe de Rajiv, Indira Gandhi e avô Nehru, também foram assassinados. Os três atuaram no cargo de Primeiro-Ministro da Índia e lutaram para manter o país independente. Um país repartido pelas religiões, crenças e costumes. Agora, o partido pede que Sônia assuma a presidência do maior partido democrático, porém ela é uma estrangeira e tem aversão à política. Enquanto decide e sente a dor do luto, Sônia lembra como conheceu Rajiv. O autor então descreve os períodos de cada um dos componenentes da família no espaço privado e público, descrevendo lutas religiosas, corrupções, intrigas familiares, relações internacionais e outros temas que ocorreram na história da Índia.

Um ótimo material para quem gosta de História e biografias. INDICO!

Mariela Duarte 18/02/2013minha estante
Oi! Poderia me dizer se esse livro é a continuação do livro "Paixão Índia"?

Robtavares 09/02/2022

Sonia, Indira, Índia como AMEI conhecer vocês. Tão longe e tão perto através desse livro. Muitos momentos tristes, realidade tão chocante. Belíssimo!

Biblioteca Álvaro Guerra 24/08/2023

Índia, 22 de maio de 1991. Um atentado tira a vida de Rajiv Gandhi e o país perde seu maior protetor. Mas a morte de Rajiv não é o fim de um amor puro, que sobreviverá no coração de Sonia Gandhi, uma italiana que abandonou a terra natal para ficar ao lado de seu amado. Agora Sonia precisa ajudar a Índia, seu povo e sua política, a manter os ideais e os sonhos de uma grande nação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576654285

Karine Coelho 27/07/2010

Not a fairy tale.
Quem começou a ler O Sári Vermelho depois de amar Paixão India, e foi atrás justamente de uma história igual... errou feio! Eu me enquadro nesse grupo, dos que pensavam que esse livro seria parecido com o bestseller anterior de javier Moro. Ledo engano! Nesse novo livro, não há a ideia de conto de fadas: não há uma mocinha pobre que se apaixona por um príncipe exótico de uma terra distante. O que há, é a realidade de uma garota que se apaixona por um cara que conhece em Londres e descobre que ele é filho da primeira-ministra da India. Tudo bem, isso soa como conto de fadas, mas engana-se quem achou que a história seria focada apenas nesse romance entre um indiano e uma italiana.

O nome do livro já diz tudo. O sári vermelho da história não é só uma vestimenta, é um simbolo. É a herança da família Nehru-Gandhi, e o legado de seu destino, ou de sua maldição, se preferir. Ele foi fiado na prisão pelo então primeiro-ministro Nehru e dado de presente à sua filha, Indira, que o usou em seu casamento. Anos mais tarde, sua nora, Sonia, o usou também; assim como sua neta Priyanka. O símbolo de uma família cuja história se confunde com a da própria India. Uma família marcada e escolhida pelo poder, mesmo que não se deseje. O romance de Sonia e Rajiv é apenas o pano de fundo da saga dessa dinastia: sua ascenção, queda, tragédias e glórias. E o fato de tudo ter acontecido num passado tão recente tira ainda mais a sensação de conto de fadas.

O Sári Vermelho não é a narrativa de um romance, mas uma epopeia. Não é a história de Sonia e Rajiv, mas de Indira, de Nehru, de Sanjay e Maneka, dos bilhões de habitantes da India, porém tendo como protagonista a mulher tímida que saiu de seu país natal para levar nos ombros o destino do país que escolheu como seu, tendo como força apenas o amor que a uniu a Rajiv Gandhi.

Leticia 19/01/2012minha estante
Um romance que mescla ficção e realidade de uma forma interessante, didática e apaixonante! Fiquei com vontade de ir para a Índia, de ver o filme do Gandhi, realmente despertou meu interesse na cultura, no país e nas pessoas que ele descreve. INCRÍVEL ! vale a pena !

Lucy Nazaro 05/03/2010

Sari Vermelho. Um livro muito bom! Dá para conhecer um pouco mais sobre a história política de Indira Ghandi e ela, a mãe que fazia tudo por amor à Família e à Índia.
Amei este livro, eu já ouvia falar e via na televisão, quando eu era jovem, a Indira Ghandi- Primeira Ministra da Índia, nos anos 70-80. Lembro que foi assassinada. Mas não conhecia a sua história. O autor conta a história de Sônia, uma italiana que se tornou sua nora, casando-se com seu filho Rajiv e tiveram dois filhos, Rahul e Priyanka> Mas na verdade ele conta grande parte da trajetória política e familiar de Indira. Uma história comovente, de uma menina fraca, doente, que nem deveria ter filhos, filha de um rico indiano, Nehru, que acabou conhecendo Mahatma Ghandi e com ele a pobreza, a miséria do povo. Então aproveitou suas riquezas para ajudar os pobres da Índia. Passou a viver uma vida dedicada à libertação da Índia, tornou-se o Primeiro Ministro da Índia Livre. Sua filha Indira casou-se, mesmo contra a vontade do pai, e também contra a vontade dos médicos teve dois filhos: Rajiv e o mais novo Sanjay, que casou-se com a indiana Maneka, com quem teve um filho. Relata de forma clara, simples todos os obstáculos vencidos por Indira para permanecer tanto tempo no poder, como Primeira Ministra, conta sobre sua forma de governar e também como se deixou influenciar pelas idéias do filho mais novo que acabou levamdo-a à derrota. Mas ela sempre dava a volta por cima e retornava vitoriosa, pelas mãos dos mais pobres. O pai dela e ela mesma foram perseguidos, caluniados e presos várias vezes. Ela tomou medidas impopulares e através de Sanjay o "estado de sítio" se tornou um verdadeiro horror, quando ela teve que manter, mesmo contra seus ideais e de sua família. Tudo sempre era em prol dos mais pobres, em prol da liberdade e de melhoria de condições. Sua forte aliada, durante toda a vida política foi a nora estrangeira, Sônia, que se indianizou em todas as formas possíveis e viveu uma vida totalmente diferente da que vivia como ocidental, por amor ao Rajiv. Quando Indira foi assassinada, ela esteve com a sogra em seus últimos momentos, depois, mesmo sabendo que lhe valeria um sacrifício ainda maior aceitou que seu marido se tornasse Primeiro Ministro, no lugar da mãe. Foram tempos conturbados, vividos em clima de medo, de insegurança, culminando com o assassinato do filho de Indira. Também Rajiv foi morto antes dos 50 anos de idade E caberia à Sônia continuar o que a família começou.

Uma história linda que vale a pena ser lida. Voc~es precisam conhecer o final...

Ah! Ganheio o livro de minha nora Tatiana, em dezembro. Valeu o presente! Obrigada.
EU RECOMENDO!

Juliana 12/06/2021

Uma aula sobre a história recente da Índia
Peguei este livro sem grandes pretensões. Achei q era um romance gostoso. Que grande engano! Foi um livro espetacular! Uma biografia da família de Nehru Gandhi, pai de Indira Gandhi, mãe de Rajiv Gandhi, marido de Sonia Gandhi; esta, italiana, que abraçou a Índia e até hj exerce papel importante na política da Índia. Quanta coisa aprendi! Sensacional!

Rosa Daré 11/07/2020

Para começar, o Gandhi dessa família não tem nada a ver com o Mahatma, embora o patriarca, Nehru, tenha lutado pela independência junto com o líder pacifista. Lendo esse livro, entendemos como as mulheres, principalmente a sogra Indira Gandhi, tornaram-se líderes de uma sociedade aparentemente machista, mas que compreendia quase 1/5 da população mundial.
Sonia conheceu o filho de Indira, Rajiv, quando os dois estudavam na Inglaterra. Ela vinha de uma família simples do interior da Itália (Turim) que prosperou no ramo da construção. Ele era o filho tímido da primeira-ministra da Índia, que assumiu o posto depois da morte de seu pai, Nehru. Por amor, Sonia mudou para a Índia e se tornou tanto quanto possível uma típica indiana, que na cozinha fazia lasanhas maravilhosas para toda família.
Um livro sobre política misturado com romance ou um romance cheio de política? Talvez a melhor coisa neste ?O Sári Vermelho? seja a habilidade do autor em conduzir uma história de personalidades políticas, contada de forma imparcial, natural e simples. Uma narração acessível que prende o leitor do início ao fim do livro; empreitada que considero difícil por conta de se tratar da saga dos Nehru-Ghandi, família que governou a Índia por praticamente todo o século XX.
O Sári Vermelho é leitura obrigatória para quem quer conhecer um pouco da Índia. Um verdadeiro deleite para os amantes de biografias.

Hugo 09/04/2020

Baseado em fatos reais, “O sári vermelho” conta a história de Sonia Maino, italiana de família humilde que se casa com Rajiv Gandhi. O sobrenome lhe parece familiar, não? Pois é, o livro irá retratar em forma de romance a vida pessoal e política dos membros da família Nehru–Gandhi; como era a relação deles com a nação e como eles ajudaram a transformar a Índia tradicional na Índia moderna – ou como ELAS transformaram o país, já que Indira Gandhi e Sonia simbolizam esse ponto de ruptura.

Com uma narrativa dinâmica e muito informativa tanto em relação aos personagens quanto aos fatos reais, Javier Moro nos leva para dentro da Índia, em meio a incertezas políticas, com seu povo esperançoso e de sua cultura única através dos olhos de uma estrangeira que mais tarde se tornaria uma líder política e verdadeira indiana: Sonia Gandhi.

site: https://www.instagram.com/p/B-Z9OCDjQBq/

Quel Fagundes 16/09/2022

Descobertas
Jamais havia pensado em me conectar tanto com uma nação, da maneira que fiz ao ler essa epopeia, assim denominada pelo autor.
No início fui pega pelo amor e pela dor de Rajiv e Soniaji (os indianos acrescentam a sílaba Ji, ao final dos nomes, para demonstrar carinho). Sonia me fez sua amiga nesse livro, seja pela italianidade, ou timidez, pode ser também pelo instinto do cuidado com a casa e com as refeições organizadas e pensadas). Mas ela é muito mais do que isso. Sonia carrega os sobrenomes mais importantes da Índia. Ela é Nehru-Ghandi. A política indiana é proporcionalmente do tamanho e da complexidade do país, cheia de questões sobre corrupção, esquerda, direita e incrivelmente ligada à religião. Uma nação com tantas religiões, hindus, siques, muçulmanos, o dever do Partido de oposição Congress é fazer da Índia um país laico, independente.
E essa missão, por tradição é dos Nehru-Gahndi. Sonia, sempre atrás dos holofotes, sempre na retaguarda da sua sogra, a primeira ministra Indira, tenta fazer da sua vida o mais normal possível. Casada com Ravij, filho de Indira, um piloto da Indian Airlines, pai, amigo, fotógrafo nas horas vagas. Mas essa vida almejada por Sonia, tem sido reprovada pelos caminhos tortuosos do destino da dinastia Nehru-Ghandi.
Mais indiana do que se pode imaginar, a italiana Sonia, descrita pelo autor, fez com que esse livro ganhasse minha atenção, e cuidado na leitura.

Gomor 02/05/2023

A história da família Gandhi e seu envolvimento na política da Índia, com uma superpopulação, as várias religiões, a corrupção e os atentados aos políticos. A cultura tão diversa até nos encanta, mas a política... Enfim, leitura muito interessante.

Jana 10/01/2019

Gostei de aprender um pouco mais da história da política indiana e da cultura deles.

Kekeu 13/07/2018

Um belo Bollywood
O livro é puramente romanceado e daria um belo longa sobre a trajetória da família Ghandi.