11/22/63

11/22/63 Stephen King
Stephen King

Resenhas - 11/22/63

Flavio.Muniz 15/04/2022

22/11/63 ou como mergulhar na América do início dos anos sessenta. Jake Epping herda um segredo alucinante. Al Templeton, um amigo moribundo, o convida a pegar a máquina do tempo para mudar o curso da história. Sua missão: impedir Lee Harvey Oswald de atirar em JFK.
Voltar no tempo para impedir o assassinato de JFK? A ideia é quase banal demais. No entanto, é esta ideia que Stephen King escolheu desenvolver aqui. O autor enfrenta o desafio com paixão e você sente esse afeto do autor pelo seu trabalho, esse carinho.

11/22/63 é um romance de amplitude, por seu tamanho e seu tema. Mas é também uma obra de amplitude pela emoção que desperta no leitor. Quase mil páginas podem parecer desproporcional, mas acredite, se você conseguir mergulhar como eu nessa história, vai parecer quase insuficiente. O assunto, a construção, as descrições, tudo transpira inteligência. Às vezes, é quase desestabilizador. A história é quase milagrosamente fluida, provando que o autor domina o assunto e sua arte na ponta dos dedos. A descrição dos anos 50 e 60 é emocionante, detalhada, mas acima de tudo vibrante.

E o que alguns podem entender como defeito, as longas descrições dos lugares e personagens (criando todo um background para os coadjuvantes) para mim, ao contrário, é uma das principais qualidades do autor.

Nesse livro King dá total destaque à emoção neste romance, bem distante das suas terríveis histórias do começo da carreira, alternando perfeitamente momentos de tensão, suspense e pausas para o leitor respirar.

Eu teria agora apenas um desejo: poder voltar ao passado, sofrendo de uma leve amnésia, e poder mergulhar neste romance, novamente.

Patricio 26/04/2013

Viciante
O livro é envolvente do começo ao fim. Esse é Stephen King no meu estilo preferido: sem monstros, alienígenas ou fantasmas mas uma boa dose de suspense e alguns eventos sobrenaturais incompreensíveis.

Além de ser um livro com bastante ação e com sua cota de violência, os personagens são ricos e essencialmente humanos com suas virtudes e defeitos.

King conseguiu abordar a viagem no tempo com uma certa originalidade e produziu um final surpreendente, apesar de se mostrar uma consequência natural do decorrer da narrativa.

Um daqueles livros que você quer terminar de ler rápido ao mesmo tempo que você torce para não acabar.

Luks 09/04/2021

Inteligente, mas verborrágico
As primeiras 300 páginas conseguiram me engajar. A passagem de Jake Epping (George Amberson) por Derry foi excelente, repleta de easter eggs e referências a IT, o que me agradou muito.

Mas, assim que o protagonista chega em Dallas, a história aos poucos mergulha em um limbo pra lá de arrastado. O autor - do qual eu sou fã e li outras tantas de suas obras - passa as próximas 200 páginas debruçando-se com exclusividade sobre um emaranhado de minúcias, detalhes triviais do quotidiano de Jake: a dinâmica da escola em que leciona, os conhecidos que fez, os pormenores do romance com Sadie Dunhill, a espionagem diária do vizinho Lee Oswald, bem como a relação deste último com sua esposa, família e amigos russos, entre muitos outros retratos exaustivos e excessivamente longos da vida quotidiana dos personagens.

A leitura volta a melhorar com o aparecimento de John Clayton, ex-marido de Sadie, e segue aos poucos em uma direção mais dinâmica e fluída, mas mesmo assim intercalada com vários trechos detalhando o desnecessário.

A tentativa de salvar a vida do presidente JFK, grande "proposta" da história, só surge após 85% do livro, e tem desdobramentos excelentes.

Em 11.22.63, o mestre Stephen King passeia por vários gêneros e subgêneros, como fantasia, romance, suspense, drama e distopia, o que tende a agradar a maior parte dos leitores, mas desta vez preferiu não adentrar o mundo do terror.

Em resumo, é uma ficção histórica muitíssimo bem escrita, criativa, inteligente e nostálgica, apoiada em profundo estudo realizado pelo mestre, com personagens críveis e envolventes, conseguindo despertar a curiosidade do leitor desde o início, mas que poderia ter, no mínimo, 200 páginas a menos, sem nenhum prejuízo dos fatos e personagens retratados.

O livro peca pela verborragia, o que infelizmente diminui a qualidade da leitura em muitos - e longos - momentos, mas, mesmo assim, é uma leitura que recomendo, feita essa ressalva.

Marselle Urman 29/08/2013

Apesar de geralmente não apreciar muito ficção científica ( e o tema desse livro tem os dois pés lá), a maneira como o mestre desenvolveu e lidou com essa estória foi muito bom.
O final é pesado ( não em sentido de choque, mas de responsabilidade), mas como todos os Kings recentes, vale o passeio todo, até o fim.

Adorei as referências ao palhaço e às "crianças" de Derry.

Garcia 14/12/2020

Maravilhoso
A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro.

Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante.

Igor 10/02/2021

Viagem
Geralmente com os grandes livros do Kong eu gosto de fazer um projeto. Esse projeto consiste em ler lentamente, saborear cada página, cada capítulo, e foi o que houve com este. Foi aproximadamente um ano imerso no mundo de Jake Epping e Sadie Dunhill.
Devo dizer que os considero essenciais parado meu dia a dia, é extremamente triste ter que despedir-me deles.
Foi uma aventura deliciosa e gostaria de poder reiniciar, fazer tudo do início ??
A todos que venham a ler, você, caro leitor, tem uma pérola em mãos.

Samantha.gifalli 18/09/2021

Sempre tive medo de ler King
Até que descobri que existe uma série de livros dele que são de suspense ou aventura, mas não de terror. Um desses livros era esse.

Ele conta a história de uma viagem ao tempo para salvar JFK, trazendo reflexões sobre o tempo e sobre a relação entre estrutura e evento. Faz uma brilhante leitura do efeito borboleta (que inclusive tem um filme maravilhoso falando sobre isso).

Para quem precisa de uma leitura fluida, daquelas para relaxar e não querer largar o livro, esse é o livro.

Gostei bastante, já em busca de outros livros do tipo vindo do autor!

graziiffraga 02/09/2023

Nem um pouco do que esperava
Vindo do Stephen, tenho esse pensamento de que todas as coisas que ele escreve são de terror. Tava enganada. Adorei ler esse livro (apesar da extensão, vamos ser sinceros). Não precisava disso tudo de páginas, entendo a escolha por fazer descrições detalhadas do ambiente em um livro como esse, mas não me agrada mesmo assim. O final foi lindo, me devastou, mas lindo. Adorei como esse livro me fez mergulhar em uma outra realidade junto com o Jake.

Maria 18/09/2023

Fantástico, emocionante
Quando peguei esse livro pra ler, queria uma história diferente do que normalmente pego, que sempre é romance, mas inesperadamente, foi exatamente isso que esse livro é. Romântico, lindo e desesperador. Vale a pena.

Hayana4 25/03/2024

Livro extremamente longo, mas que vale cada palavra, que história mais louca, que nos leva a refletir sobre o destino o e como as coisas são exatamente como deveriam ser