The Scorpio Races

The Scorpio Races Maggie Stiefvater

Resenhas - The Scorpio Races

Estela | @euviestrelas 15/06/2020

Amei
Na pequena ilha de Thisby, cavalos carnívoros sedentos por sangue saem do mar em outubro e a cada novembro é realizada a corrida de escorpião, uma corrida de vida ou morte que atrai muitos turistas para o local.

Sean Kendrick acompanha as corridas desde de criança e aos 16 anos ele já até venceu algumas vezes. Mas pela primeira vez uma mulher estará presente na competição. Diferente de Sean, Puck Connolly nunca acompanhou as corridas, mas a vida não perdoa e por isso ela precisa não só competir, como ganhar. Para isso, Puck terá que enfrentar Sean Kendrick enquanto tenta não ser morta pelas sanguinárias criaturas.

The Scorpio Races é um livro que me surpreendeu muito, apesar de ver sempre alguém indicando eu não esperava que o livro ia me conquistar tanto. Através de capítulos alternados pela visão de Sean e Puck, conhecemos um pouco mais sobre a ilha de Thisby e seus moradores, juntamente com toda a competição realizada anualmente.

A leitura é bem fluída e aos poucos vai envolvendo o leitor até chegar em um ponto em que é impossível parar de ler, a escrita poética da Maggie nos dá descrições incríveis tanto do lugar quanto das relações existentes, o que deixa tudo ainda mais vívido.

Confesso que a maior parte da leitura desse livro para mim foi movida a ship, já que eu estava shippando os protagonistas antes mesmo deles se conhecerem e surtei real com cada mínima interação deles (e fazia tempo que não shippava tanto um casal), mas The Scorpio Races é muito mais do que um ship.

Conforme a história é conduzida, apesar de a corrida ser o grande foco, acaba ficando mais como plano de fundo, mas quando ela realmente chega todas as preocupações voltam para nossos queridos personagens e se eles conseguirão passar por isso.

É um livro emocionante que nos traz um misto de emoções e deixa o coração apertadinho por termos que nos despedir da história. The Scorpio Races foi publicado aqui no Brasil pela editora Verus como A Corrida do Escorpião.

site: https://www.instagram.com/p/B_yDHM9DIMT/

cvittm 23/07/2020

Tranquilo
A leitura flui bem, o plot é bem feito e apresenta um universo tão detalhado que parece real, como se eu mesma pudesse pehar um avião e visitar essa ilha inglesa em novembro que vem. A história em si não me tocou do jeito que eu imaginava, mas a Maggie conseguiu transmitir todos os sentimentos dos protagonistas perfeitamente, e eu me apeguei bastante a eles. É isso, vlw

AnAlia.Almeida 30/10/2020

"A verdade é que eu me sinto fascinado e repelido por ela..."
Se eu disser que esse livro sobre cavalos assassinos é encantador, vocês vão me chamar de louca? Talvez né?!
O livro já começa te instigando “Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer”. A ideia inicial é simples, na ilha Thisby todo 1º de Novembro ocorre a tão falada corrida do Escorpião, uma corrida de cavalos. Cavalos d’agua lindos, grandes, selvagens, perigosos e assassinos, que saem do mar em meados de outubro e são capturados na tentativa de serem domados. Puck (Kate) e Sean moram nessa ilha e os dois tem relações bem opostas com esses animais, mas os dois acabam se aproximando devido certas circunstâncias. É um relacionamento que se desenvolve tranquilo, como se eles fossem complementares. Poderia dizer que esse livro é um romance, mas é tão mais que isso, é um livro sobre desejos (qual seu desejo mais profundo e o quanto você arriscaria por ele?)... O desenvolvimento da lenda é simples e tão rico que tudo que eu queria era ver ao invés de só imaginar. Começou lento, mas depois eu pensei: já acabou?

Luiza Helena (@balaiodebabados) 14/08/2023

“There are moments that you'll remember for the rest of your life and there are moments that you think you'll remember for the rest of your life, and it's not often they turn out to be the same moment.”
Depois da experiência com esse livro, eu tive certeza que a Stiefvater não é pra mim. Não que tenha sido de toda ruim e eu já sabia de algumas coisas, mas ainda assim não funcionou tão bem pra mim quanto eu esperei.

Sabrina Inserra 07/05/2012

Entre Páginas - The Scorpio Races
Em The Scorpio Races, acompanhamos a vida de uma pequena ilha chamada Thisby onde, em cada mês de novembro, é realizada a Scorpio Races (ou “Corrida do Escorpião” em uma tradução livre, mas optei por deixar a expressão “original”). Mas está não é uma corrida comum... Suas grandes estrelas não são os competidores em si, mas sim os Capail Uisce, cavalos selvagens que emergem das águas do oceano e são mortais para qualquer um que se aproxime deles sem os devidos cuidados.

Campeão por quatro vezes da Scorpio Races, Sean Kendrick tem sua vida completamente ligada à competição. Seu pai corria todos os anos e sempre ensinou ao filho os perigos e a magia que envolve os cavalos da água. Porém, quando o garoto tinha apenas 10 anos, acabou ficando órfão justamente por causa da corrida – de onde muitos não voltam – e a partir daí, passou a viver na fazenda do homem mais rico da ilha, treinando os garanhões competidores.

Os pais de Puck também perderam a vida por causa dos Capail Uisce e desde então coube a ela e seus dois irmãos, a sua própria subsistência. E é justamente por causa dessas e de outras complicações que a menina decide participar pela primeira vez da corrida – a primeira mulher a se aventurar desta maneira (o que desperta até uma superstição entre os homens competidores).

Sean e Puck são, obviamente, as vozes desta narrativa. Mas, ao contrário do que você pensa, esta não é exatamente uma história de amor entre os dois jovens. Os relacionamentos presentes neste livro são tão, mas tão mais profundos e intensos, que ultrapassam tudo o que nós lemos (e vivemos) até então.

Aliás, quando questionada sobre qual seria o principal relacionamento presente em The Scorpio Races, a autora respondeu que era o das pessoas com a ilha. De fato, Thisby é uma terra fria, com pessoas ainda mais duras e “geladas”, que desperta amor e ódio na mesma quantidade. Tem aqueles que simplesmente não suportam mais viver ali e outros que simplesmente não conseguem deixá-la. É quase como uma relação masoquista de dependência.

Assim como não é possível determinar uma localização exata para a ilha (desconfia-se que seja mais para os lados do “velho continente”, na costa da Irlanda – a pista ficou a cargo de um personagem que foi apelidado de “o americano”), também não há como saber em que tempo exatamente se passa a história. É como se ela se transcorresse em um tempo próprio – o tempo do escorpião.

E, como não poderia deixar de ser, uma terra dura exige personagens fortes e bem marcantes. É incrível como a Maggie construiu minuciosamente cada personalidade, cada característica. Acredite quando eu digo que nada, nada mesmo foi colocado acidentalmente. Se você em algum momento se perguntar “o que esta pessoa está fazendo ali?”, pode ter certeza de que ela ainda terá uma participação importante do decorrer dos acontecimentos!

Mas não tem como falar em personagem e não voltar para... Sean Kendrick.O garoto representa a própria mitologia – como se ele tivesse um pé na terra e o outro no mar. A relação dele com Corr é uma das coisas mais impressionantes da narrativa e sinceramente uma das coisas mais lindas que eu já vi/li.

E como se tudo isso já não fosse suficiente para transformar The Scorpio Races em um dos melhores livros que eu já li na vida (sem exageros), ainda temos a lindíssima escrita poética da Maggie Stiefvater, que torna a nossa leitura dividida em: lê uma linha – respira 30 vezes – lê mais uma linha.

Mas se você acha que eu estou puxando sardinha porque ela é uma das minhas autoras favoritas (se não a mais querida de todas), vale lembrar que o livro foi homenageado com o Printz, prêmio de excelência em literatura jovem. Acredita agora? Então o que você está esperando para corer para The Scorpio Races???

“There are moments that you’ll remember for the rest of your life and there are moments that you think you’ll remember for the rest of your life, and it’s not often they turn out to be the same moments. But when Peg Gratton turns around and chalks my name on the list, white on black, I know, without a doubt, that it’s an image I’ll never forget”.

*Resenha publicada no blog Café com Blá Blá Blá: http://cafecomblablabla.wordpress.com/2012/01/30/entre-paginas-the-scorpio-races/
Qualquer reprodução sem autorização da autora é CRIME!

Amandha 02/11/2011

Eu realmente adorei esse livro, é aquele tipo de história que você não quer largar e fica ansioso para saber o que vai acontecer a seguir. Já avisando, a narração é um pouco lenta e descritiva, não é aquele ritmo rápido que é a maioria dos livros YA (Young Adult), então pode acabar não agradando a todos. Mas a ideia, o conteúdo e a construção do livro é excelente, e há várias cenas no meio do livro que compensam a espera.
The Scorpio Races me lembrou um pouco de The Hunger Games, já que a corrida acontece todo ano e muita gente morre nela. Durante a leitura eu ficava um pouco nervosa, porque tanto o Sean como a Puck precisam ganhar e eu não sabia para quem torcer. Os dois têm motivos para estarem participando dessa corrida violenta, os dois têm muito o que perder. É frustrante porque Maggie Stiefvater narra o livro no ponto de vista dos dois, então acabamos gostando e entendendo os dois competidores.

Resenha completa aqui:

Psychobooks 24/02/2012

Resenha Dupla

(Mari)*Respira fundo*
Não vai ser nem um pouco fácil comentar sobre The Scorpio Races, nada do que eu disser aqui estará a altura do texto que a Maggie escreveu. Já li todos os livros lançados por ela, e esse, é o melhor de todos.

(Mari)A escrita da Maggie Stiefvater é única, narrativa com tom poético, em inglês pode ser um pouco mais complicado para os iniciantes, mas garanto que vale a pena se arriscar. Em poucas palavras ela consegue passar sentimentos que invadem o leitor de forma avassaladora. Os personagens são belamente construídos, com suas peculiaridades, ao final do livro, você sente que está deixando vários amigos para trás. Outra característica da autora, é narrar sob o ponto de vista de vários personagens, de forma clara, faz com que o leitor tenha uma visão ampla dos acontecimentos e se encante com todos.

(Alba)Como estreante nos livro da Maggie, confesso que logo de cara estranhei bastante sua forma de narrativa. O texto é bem poético e algumas cenas são descritas beirando o exagero. Repararam bem na palavra ‘beirando”, né? Porque mesmo eu que não curto muito textos descritivos fiquei encantada com os jogos de palavras que a autora faz.

(Mari)The Scorpio Races se passa em Thisby, uma ilha que vive para o evento The Scorpio Races, que é protagonizada pelos Capaill Uisce, cavalos especiais – belos e assassinos-, que vieram do mar Scorpio.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/02/resenha-dupla-the-scorpio-races.html

Paloma 20/07/2019

Amei este livro com tudo em mim
A coisa que eu amo mais na escrita de Maggie é o fato de que ela toma seu tempo para escrever a história, ou seja, tudo corre bem, devagar e no final estamos tão ligados a seus personagens que é como perder amigos de uma vida. The Scorpio Races foi o quarto livro de Maggie que eu li e o quarto que eu amei.
Aqui temos família, amigos, uma cidade que parece ter tanta história e, claro, temos cavalos, magia e um pouco de ação.
A história tem essa vibração sombria sobre o mito que envolve cavalos aquáticos, e a história sangrenta deles e dos humanos, mas ao mesmo tempo nós temos essa vibe linda sobre as pessoas na ilha e a própria ilha.
Eu realmente não tenho que dizer que os personagens principais são incríveis, certo?
De qualquer forma, esta foi a minha maneira de dizer que chorei, fiquei tensa e realmente senti a história em meu coração. Por favor, leia.
@silmaracandiido 24/07/2019minha estante
sou muito influenciada literariamente por você, já tá adicionado no Kindle e entrou pra lista de leitura oficial ?