O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

isawhdy 16/03/2024

Méh?
Eu demorei MUITO tempo pra terminar de ler o colecionador. Não é um livro ruim mas eu em específico não consegui sentir algo com ele, não senti empatia pelos personagens, não me apeguei a história. No começo a escrita me prendia bastante, mas chegava horas que era exaustivo, por exemplo quando aparece o ponto de vista da Miranda. Eu tava a meses parada nessa parte de tão chato que era. De resto a história e o final não me cativou. Pra oque tantos dizem, esperava mais.

Iris Cristina 15/03/2024

Gostei muito do livro!
Muita gente falando que não gostaram da parte da Miranda, provavelmente porque a narração dela foi mais extensa, devagar e sem muita ação! Antes do sequestro ela tinha uma vida bem tranquila com preocupações pequenas! o fato de grande parte da narração dela estar no meio de grande euforia de acontecimentos não ajudou! Eu realmente queria que acabasse logo a parte dela para saber o encaminhar das coisas!
O personagem principal tem um autoestima muito baixo e podemos ver uma grande carência principalmente materna, ao meu ver ele pegou Miranda para a ter como uma peça de apego emocional muito grande e preencher esse vazio
O final do livro foi bom, pois acredito que seria assim mesmo que uma pessoa como ele pensaria e agiria! Podemos ver como a mente humana pode ser Fria, cruel , egoísta e sem empatia!

skuser02844 14/03/2024

O livro começa de uma forma incrível e que te prende logo nas primeiras páginas, todo o primeiro capítulo é bem envolvente etc, mas quando chega no segundo capítulo a história muda... Chega a ser impressionante como diferente os dois primeiros capítulos são, o primeiro é INCRÍVEL e o segundo é cansativo e maçante.
A narradora começa a falar de TANTAS coisas irrelevantes e que não acrescentam em N A D A na história (tanto que pra conseguir ler fluidamente, tive q pular várias páginas), porém acho q seria injusto falar desse capítulo sem citar que nele tem comentários bem pertinentes e reflexivos que são bem interessantes.
De resto, o livro continua num fluxo bom, acho que terminou de uma forma interessante com um final bem aberto para hipóteses.

Isadora 13/03/2024

O livro é bom demais, a narração do "ferdinand" me fez ter pesadelos, a da miranda apesar de lenta é mt boa, com mts referências e pontos interessantes. Amei a introdução do Stephen king.

katerina1 12/03/2024

Tinha que ser o livro favorito do morrissey
A profundidade da miranda e os pensamentos dela foram a salvação desse livro realmente uma bela borboleta

Cryjuh 10/03/2024

O final foi péssimo, assim como a narrativa do segundo ponto de vista da história. O livro até começou interessante mas ficou muito chato.
AliJu 10/03/2024minha estante
Péssimo demais, uma semana de leitura perdida kkkkkkk

Lola.dedos 11/03/2024minha estante
tava louca pra ler

NFR! 10/03/2024

"O que ela nunca entendeu foi que aquilo me bastava. Ter ela ali comigo era o suficiente. Nada precisava ser feito. Só queria que ela fosse minha, e a salvo, finalmente" Obrigada John Fowles por essa bomba literária

Laura 10/03/2024

"Logo percebi que estava enlouquecendo tambem"
É um livro que eu particularmente não gostei da forma de escrita como:
Diálogos em aspas ou diálogos decifrados, não gosto muito desse tipo de escrita e perdeu pontos.
A história no começo é chata, depois fica muito bom e no final me decepcionou, vc poderá gostar, o final é o menos esperado, dava para ser melhor, porém o final é chocante, tenho certeza que surpreende a todos.
apucarana 10/03/2024minha estante
esse livro é daquela banda paramore?

Laura 10/03/2024minha estante
Apucarana: Não moça kkkkkkkk

belbel4 07/03/2024minha estante
mds chocada. n lerei

Devlin 07/03/2024

Final anticlimático, apesar de ser justamente essa a intenção do autor. Caliban é assustadoramente verossímil.

Kassia.Castro 06/03/2024

Comprei esse livro por ser um clássico da literatura inglesa sem saber que era tão perturbador assim. Publicado em 1963, torna-se best-seller mundial. "O Colecionador" foi a inspiração para Thomas Harris escrever "O Silêncio dos Inocentes" e também serviu de inspiração para Stephen King, que teve sua inspiração com a obra Misery, onde o personagem principal do livro até cita o livro o colecionador. Além disso, foi mencionado como inspiração por alguns serial killers como Ted bundy e sequestradores. Um exemplo foi o caso de Leonard Lake e Charles Ng em 1985, que sequestraram duas garotas em uma operação que chamaram de "Operação Miranda", em referência à personagem sequestrada do livro.
O livro é tão realista que poderia facilmente ser confundido com uma obra autobiográfica. O autor nos apresenta Frederick Clegg, aparentemente um homem normal que acaba de ganhar dinheiro na loteria. No entanto, não há nada em sua vida que possa identificar sua índole extremamente distorcida.
"O Colecionador" é um thriller psicológico dividido em quatro partes, narrado em primeira pessoa, que contém a perspectiva de Frederick Clegg, o sequestrador, e a vítima Miranda Grey.
O livro está repleto de discussões políticas, filosóficas, sociais e psicológicas nas quais os britânicos estavam inseridos. Reflexões sobre o comunismo, sistema de castas, burguesia, citações de obras de arte, livros, músicas e até mesmo borboletas são apresentadas.
Uma das interessantes observações sobre a relação de Miranda com Fred é o apelido de Caliban (um personagem mitológico monstruoso, egoísta e obsessivo) que ela dá para ele. Além disso, ela passa por um misto de sentimento em relação a ele, incluindo pena, nojo, perdão e raiva, à medida que os dias passam.
A palavra que define esse livro é perturbador.