O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

DIRCE 06/02/2013

Mais uma leitura torta.
Há tempo, comprei esse pequeno livro em um sebo, mas não sei por que motivo, caiu no meu esquecimento. Não podia imaginar que esse pequeno livro continha grande conteúdo, que nos é dado conhecer pelo monólogo de Frederick e pelo diário de Miranda.
Eu sou expert em fazer leituras tortas e penso que O Colecionador foi mais uma vítima dessa minha mania.
Em um primeiro momento, achei que a força narrativa recaia sobre o poder ( suposto poder , claro) que o dinheiro confere às pessoas. No romance, esse mal o do suposto poder acometeu Frederick. Após ganhar uma vultosa fortuna, o jovem um modesto e anti-social funcionário público - que , até então, se contentava com o amor platônico que nutria pela linda e brilhante Miranda se julga no direito de privá-la da sua liberdade mantendo-a prisioneira por aproximadamente 60 dias. Frederick acreditava que se Miranda o conhecesse melhor acabaria correspondendo aos seus sentimentos, porém, contrariando qualquer expectativa, a jovem o menospreza, o deprecia e se julga muito superior a ele.
Entretanto, ao conhecer o diário de Miranda, a ideia do dano provocado pelo dinheiro foi por mim colocado a um segundo plano, pois não pude ignorar um aspecto que me pareceu mais predominante na leitura que fiz: de como somos manipulados e, muitas vezes, sequer damos conta disso.
Em seu diário, Miranda deixa transparecer sua fragilidade e o quanto se assemelha a Frederick. Tal qual Frederick, Miranda desprezava a mãe. Tal qual Frederick, Miranda a jovem brilhante e segura- era desprovida de vivencia sexual. Miranda quer impor seus gostos, seus ideais, seus livros a Frederick. Ela quer esculpir, manipular a personalidade de Frederick, com a sua foi esculpida e manobrada por G.P .É nesse entendimento que consiste minha transgressão, a minha leitura torta: Miranda era medíocre, tinha baixa auto-estima, e , assim como Narciso viu sua imagem refletida na água, eu vi a imagem de Miranda refletida em Frederick. Achei ambos tão parecidos que cheguei até imaginar que Miranda e Frederick fossem uma só pessoa - semelhante o filme Psicose - , contudo, não foi essa a surpresa que John Fowles reservou para o final do livro.
O Colecionador é um livro denso e tenso. Ele aborda as diferentes privações e prisões, e como também eu fui aprisionada pelas suas 234 páginas, julgo ser ele merecedor de 5 estrelas.
Carlos 08/03/2013minha estante
nossa, adorei essa resenha, também tinha pensado que o livro falava sobre o poder que o dinheiro pode nos dar,como nos deturpa, sobre a futilidade e aparência, mas não tive essa sacada de que ela era o espelho dele, se tiver a chance irei reler esse livro...

Maravapi 13/11/2014minha estante
Sua resenha muito bem escrita, mas infelizmente, não concordo com seu ponto de vista , qdo afirma ser os dois personagens centrais muito parecidos um com o outro. Em toda pessoa, coincidentemente, existe traços de personalidade de outra, alguma semelhança, contudo não são iguais. Miranda é vibrante, cheia de vida e Frederik não, é o oposto, tem uma vida vida casmurra e contemplativa.Tão egoísta que deixa acontecer o indizível/trágico com Miranda .
O livro em certos aspectos é atemporal, principalmente o aspecto psicológico.

Carol.Panaro 15/02/2020minha estante
Tive a mesma impressão. Mirando dizendo o quão miserável é a vida de Clegg, ao passo que sua própria vida (e personalidade) são miseráveis e mesquinhas.

Italo.Henrique 26/06/2020minha estante
Sou novo aqui. alguém pode me ajudar... Como abro o conteúdo dos livros?

DIRCE 26/06/2020minha estante
Boa noite I. Henrique
Com abrir o conteúdo você quer dizer ler o livro pelo Skoob? Este site é uma biblioteca virtual onde as pessoas informar livros lidos,.desejados, comentam fazem resenhas , avaliam os livros mas não é possível ler qualquer livro por meio dessa rede social. Espero ter ajudado

Mirella 02/07/2020minha estante
comecei a ler hoje! ai ai ai! XD

Nat 11/08/2020minha estante
Que ótima resenha! Adorei

Bae 04/09/2020minha estante
Sua resenha é maravilhosa! Estou lendo O Colecionador, e é uma história que me deixa bastante inquieta, quero saber mais sobre as personagens, parece que são infinitos os jeitos de enxergá-los mas concordo e juro que nunca tinha me dado conta de suas semelhanças, vai ver que por isso que Miranda não se decide se tem afeição por ele ou se o odeia, ou se tem pena porque no fim ela sabe que pode se ver nele, enxerga a si mesma. São duas faces da mesma moeda, porém uma nascendo na classe média, sempre com seus privilégios, se considerando adepta das pessoas pobres que se tornam ricas, a "gente nova", mas demostrando ser totalmente contra, e até com asco dessa burguesia, hipocrisia. E o outro lado, o Fred que nasceu pobre, que também vive com a tia, com bastante tendência a psicopatia, que teve seus instintos elevados e seus planos alcançados assim que se torna rico, endinheirado, a própria gente nova a qual a vítima tanto odeia. Enfim, obrigado pelo seu ponto de vista, foi revelador para mim. Continuo minha leitura com o dobro de interesse agora.

Isabelle.Lima 14/09/2020minha estante
Gostei da sua resenha, mas acredito que os personagens são absolutamente opostos.

Mah 06/03/2021minha estante
Amei a resenha. Vou ler o livro só por causa dela

Yasmin 05/07/2021minha estante
a part do cara é legal mas a part da menina é horrível

Ana 31/08/2021minha estante
Amei sua resenha. E consequentemente estou tendo muita dificuldade de sair do capítulo 2 (o diário de miranda). Eu esperei outro ponto de vista dela como "vitima" e fui pega de surpresa como as coisas estão acontecendo na cabeça dela. Tive dificuldade pra digerir isso.

Reiry 02/01/2022minha estante
Estou um pouquinho antes da metade do livro, voltei para cá depois de alguns anos? comecei a ler ?O Colecionador ? ainda em 2021, acho que em setembro, o início me fez me alongar muitoooo, quase desisto. Agora que li sua resenha fiquei bastante curiosa!

Mylena 26/01/2022minha estante
Tive o mesmo sentimento que a Yasmin... Achei a parte da Miranda um pouco fraca e cansativa.

Bia 07/02/2022minha estante
Como eu faço pra lê??

Mylena 07/02/2022minha estante
Bia esse app é só para marcar as leituras, não dá para ler nele.

Caliban 11/03/2022minha estante
É bem incrível saber que algumas pessoas romantizam a relação dos protagonista. Principalmente no começo.

Aura.LetAcia 12/11/2022minha estante
Juro que eu só comecei a ler esse livro porque muitas pessoas começaram a julgar Miranda e até hoje eu vou falar para vocês que as pessoas que julgam a Miranda São pessoas totalmente problemática eu acredito que esse livro não deve cair mais errada e monge pessoas que ficou romantizando sequestro e romantizando qualquer tipo de tortura muitas pessoas confundem esse livro como romance eu particularmente gosto de dizer que esse livro é crime suspense qualquer coisa menos um livro de romance, eu amo fato do escritor colocar nós leitores em dois lados e realmente difícil escolher um mas não é tão óbvio entender que Frederick e doente

mayara208 07/04/2023minha estante
que resenha maravilhosa, até vou ler depois dessa.

Babet 06/06/2023minha estante
Não gostei muito do livro achei meio sem graça sem sentido foi uma leitura cansativa não releria por isso abandonei não recomendo mas se tiverem interessados

Marjorie.Machado 07/11/2023minha estante
Comprei esse livro por indicação e estava animada pelo fato de ser um livro da darkside, até então nunca tinha lido um livro ruim dessa editora que tanto amo, porém assim que iniciada a leitura percebi ser um tanto quanto difícil manter um ritmo, fiquei entediada e posterguei por semanas, até que me forcei e na metade do livro finalmente me engatei na leitura, é um livro bom sabe, mas difícil de ler, sinceramente ele parece ser chato, a história é ótimo, a idéia é ótimo e para o início de carreira ele foi maravilhoso, fora que o tema é algo novo e fora da caixa, ler a visão do agressor é algo realmente divertido e perturbador.

DIRCE 07/11/2023minha estante
Oi !Majorie , o problema é que muitos romantizaram a obra .

RAFAPREIS 15/11/2023minha estante
Ótimas colocações. Não tinha pensado por esse lado, na questão de Miranda e Clegg serem tão parecidos, me passou dispercebido ou minha interpretação ainda é muita raza. Estou lendo algumas resenhas antes de fazer a minha e com certeza me deixarei influenciar pela idéia que você trouxe.

DIRCE 16/11/2023minha estante
Olá! Que bom que dei a possibilidade de uma percepção não compartilhada por muitos. Vou querer a sua resenha.

DIRCE 27/11/2023minha estante
Luiza, infelizmente você terá que adquirir o livro ou retirar de alguma biblioteca. Se eu tivesse o livro ainda, emprestaria a você.

DIRCE 27/11/2023minha estante

Fabio 23/08/2023

Coleciona tudo e um pouco mais...
O Colecionador, aclamado suspense psicológico escrito pelo inglês, John Fowles em 1963, torna-se Best-seller mundial pouquíssimo tempo após a sua publicação, alcançando a lista de livros mais vendidos da Europa e dos Estados Unidos, naquele ano, o que levou a ser adaptado para os cinemas em 1965.

O romance de Fowles é estruturalmente dividido em quatro partes, sem haver partição de capítulos (o que acaba cansando um pouco a leitura). Narrado em primeira pessoa, contém ambas a perspectivas, do vilão Frederick Clegg e da vítima Miranda Grey.

Quando narrado na perspectiva de Clegg (que para mim a é melhor parte do livro) o autor nos mostra um intrincado e detalhado relato dos pensamentos íntimos e obsessivos do vilão, a organização dos seus planos e ideias, e os devaneios psicóticos do personagem, que interferem o tempo todo em suas relações interpessoais.

A seção do livro contada do ponto de vista de Miranda Grey, é apresentada por meio epistolar, relatados em forma de diário/carta, narrando seus sofrimentos, surtos, e pensamentos mais íntimos.

A primeira parte, do livro narrada por Clegg, é o ponto alto da obra. Numa narrativa fluida, envolvente e cheia se suspense, o autor nos coloca dentro da cabeça de um sociopata fanático, em busca de um desejo doentio, que culmina no encontro forçado entre algoz e vítima, e as consequências deste encontro.

A segunda parte do livro, entretanto (infelizmente), é lenta, confusa e arrastada, em meio aos devaneios de Miranda, quando o autor sem aviso prévio, insere uma "penca" de personagens, que em nada contribuem com o enredo principal, quebrando completamente o ritmo da trama e prejudicando o desenvolvimento da ideia principal do livro.

Nas duas últimas partes (bem curtas, por sinal) retornamos à cabeça de Clegg, e o autor nos entrega um final, sensacional, apesar de previsível e encerra no melhor estilo, "continua... "

O Colecionador, está repleto de discussões políticas, filosóficas, sociais e psicológicas, que abrangem do sistema britânico de castas, ao comunismo; do conceito existencialista aos preceitos dos “mundos tragicamente absurdo” de Kafka, e Beckett; do insano ao lucido; do sistema patriarcal ao feminismo; e nos leva a uma reflexão sobre o Amor, Poder, Criatividade e Compaixão.

Confesso que o estilo de escrita de John Fowles me surpreendeu positivamente quando, na perspectiva do sociopata Clegg (digno dos melhores thrillers psicológicos que já li), e me decepcionou, bastante, quando, a perspectiva da Miranda. Pois enquanto a primeira, instigava, num ritmo rápido, claro e preciso, me fazendo devorar cada página, ansiando pela próxima; a segunda, foi arrastada (quase parando), e eu me forçava a ler para alcançar a meta de leitura diária.

Vale mencionar que O Colecionador está repleto de referências a obras clássicas da literatura, música, e artes plásticas, que enriqueceram toda a leitura, mesmo nos momentos mais lentos e prolixos

Em suma, O Colecionador é um bom livro, com seus altos e baixos, mas, longe das expectativas iniciais.

Antes de encerrar, não poderia deixar de agradecer imensamente aos meus companheiros de LC: @ BiancaHF, @Carolina159, @EdinhoOlinda, @Nubia.Cortinhas, @Rogeriacb e @Vanessa.C, pela paciência e por todo incentivo durante a leitura as discussões em grupo. Muitíssimo obrigado!

Do mais, recomendo aos amantes de thrillers psicológicos, apaixonados por literatura inglesa, e aos amantes de arte, música, literatura e filosofia.
NayLyra 23/08/2023minha estante
Vou deixar pra um futuro distante. ?

Flávia Menezes 23/08/2023minha estante
Fábio, essa resenha não devia estar aqui no Skoob. Deveria estar na seção "Book Review" do The New York Times! Isso é um trabalho de um verdadeiro redator. De um crítico especialista. E eu espero que todas as pessoas que desejarem ler esse livro, leiam essa resenha antes.
Como eu não li o livro, confesso que me chamou atenção primeiro a data de publicação, e saber que existe uma adaptação. Livros antigos que continuam com a mesma popularidade são instigantes demais, mas tenho que dizer que essa sua resenha instigou ainda mais. Você consegue apresentar os pontos fortes com maestria, e temos uma visão clara dos acertos do autor. Quanto aos pontos fracos, eu gosto como você deixa essas "pontas abertas" que nos fazem querer ler, mas já nos deixando preparados para o que vamos encontrar pela frente.
Você tem um dom (escrita), e eu estou a cada resenha ainda mais fascinada (se é que isso é possível!), e instigada a ler esses livros que eu ainda não conheço, mas que você me deixa ansiosa para conhecer o quanto antes.
Ass.: Sua fã ontem, hoje e sempre! ??

Dá uma chance Nay! kkkkk

Fabio 23/08/2023minha estante
Ahh, Flávia, querida, obrigado pelas palavras sempre carinhosas!?
Extremamente lisonjeado com tamanhos elogios!?
Me deixou sem palavras, de verdade! ?
Eu que sou seu fã!!!

Fabio 23/08/2023minha estante
Sobre, a data de publicação, eu sei que vai chocar muita gente, pois parece ter surgido por agora né?
Eu só sabia, porque tenho uma edição mais antiga do livro kkkkkkk

Flávia Menezes 23/08/2023minha estante
Eu não fazia ideia que era tão antigo. Mas foi ótimo colocar, porque esses antiguinhos são tão bons!!! ?

Fabio 23/08/2023minha estante
São mesmo... atemporal, até porque só uma passagem, indica o quão antigo esse livro é... do mais, muito atual!

Débora 23/08/2023minha estante
Uau, que resenha primorosa, Fabio! Amei!?????

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado Débora, pelo carinho!?
Fico feliz que tenha gostado!!!

Carolina165 23/08/2023minha estante
Saiu a primeira resenha do grupo, e que resenha TOP!!!! ?????????? Fábio, sua resenha está completa! Mto bem escrita, vc pontuou mto bem os pontos positivos e negativos da obra. Agora vou ver se consigo escrever minha resenha ?
E já tô ansiosa pra nossa próxima LC, que será outro thriller ?

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado, Rô, mesmo, muito obrigado pelo carinho enorme!??
Fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha? , porém tenho que ressaltar que os comentário, ajudaram e muito na captura de ideias para confeccionar a resenha, então você e os amigos do grupo também são responsáveis pelo que foi escrito aqui! Obrigado!
Eu que agradeço a a companhia!?
O G.P. mesmo sendo um coadjuvante, despertou o ranço geral! kkkkkkk

Fabio 23/08/2023minha estante
Obrigado Carol, pelo caminho de sempre!?
Lisonjeado de verdade com as suas belíssimas palavras!?
Estou ansioso pela sua resenha, e pela próxima LC!???

Edson 23/08/2023minha estante
My God! Numa próxima edição deste livro essa resenha poderia ser o prefácio. Parabéns meu amigo, 5 estrelas pra resenha.

Jóice D. 23/08/2023minha estante
Fábio, resenha incrível!
Meus parabéns! ??

Bianca 24/08/2023minha estante
Parabéns Fábio adorei sua resenha assim como amei participar dessa LC com vocês.

Fabio 24/08/2023minha estante
Ohh Édson, meu amigo...obrigado pelas palavras!
Muito lijonjeado vindo de um excelente resenhista como você!
Abraços meu irmão!

Fabio 24/08/2023minha estante
Joice, muitíssimo obrigado pelo carinho de sempre!?

Obrigado , Bianca ?
eu também gostei demais da nossa LC!
Que venham muitas outras iguais a essa!???

Regis 24/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Fábio. Parabéns!????

Gabriela_Sut 24/08/2023minha estante
Gosto muito de ler suas resenhas! Nunca li esse livro e, admito, já quis comprar só pela capa. Porém sempre tive medo da leitura ser muito lenta. Mas apesar dos pesares, dessa segunda parte ser mais lenta e confusa que a primeira, talvez algum dia eu dê uma chance!

Obrigado Regis!?
Feliz que tenha gostado!

Muito obrigado, Gaby!!!?
Dê uma chance sim, não vai se arrepender .... apesar da parte mais lenta, o início é bom demais, e o livro inteiro está recheado de referências literárias!
Depois da leitura,me diga o que achou!?

Ana Sá 24/08/2023minha estante
Esta resenha nos dá uma enorme vontade de ler apenas uma parte do livro! ?
Muito boa, Fábio!

Obrigado, Ana! ?
Verdade, você resumiu em uma só frase kkkk
E se pudesse classificar, com certeza o incio e o final seriam cinco estrelas kkkkk

CPF1964 25/08/2023minha estante
Simplesmente Espetacular a sua resenha, Fabio. Parabéns ???.

Muito obrigado Cassius!?

NothingIsHere 25/08/2023minha estante
Eu detestei o ponto de vista da Miranda. Achei muito estranha.

NothingIsHere 25/08/2023minha estante
Amei sua resenha ??

Fabio 25/08/2023minha estante
Ahhhh obrigado ,Bia, pelo carinho e presença de sempre!?

Quem não odiou a parte da Miranda!!! Kkkk

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Uauuu!! Uauuu!!! Sem palavras, amigo!! ?? ?? ?? ?? ?? ??

Fabio 28/08/2023minha estante
Obrigado Núbia, pelo carinho de sempre!!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?

Livia Barini 29/08/2023minha estante
Ótima resenha Fábio

Fabio 29/08/2023minha estante
Obrigado, Lívia!?

Vanessa.Castilhos 01/09/2023minha estante
Fábio, que resenha espetacular!! Incrível, parabéns!! E tbm agradeço a companhia na leitura! ??????

Fabio 01/09/2023minha estante
Obrigado, pelo carinho Vanessa!?
Fico muito feliz que tenha gostado da resenha !!?

She King 07/09/2023minha estante
final agoniante

Gabriela598 24/03/2024minha estante
Excelente resenha! Disse tudo!

Fabio 24/03/2024minha estante
Muito, obrigado Gabriela!!!!?
Gostou do livro?

Gabriela598 24/03/2024minha estante
Gostei sim! Amo ler pela perspectiva do "vilão" e também gostei do final. Mas creio que eu gostaria mais se estivesse por dentro dos assuntos de artes plasticas, teatro, etc ? Achei a parte narrada pela Miranda muito cansativa.

iamdudis 13/01/2022

A Borboleta e Caliban
O Colecionador foi escrito na década de 60 pelo autor John Fowles. A escrita é impecável e com temas atuais mesmo depois de 58 anos de lançamento. O livro é uma literatura pós-moderna.

A estória é pelo ponto dos protagonistas: o sequestrador e a vítima. A grandeza da trama é sobre temas como: questões sociais, luta de classes, o feminismo (a Miranda é uma personagem moderna para época que foi escrita) e sobre o que é considerado arte ou não e sua importância na construção de uma sociedade.

O primeiro ponto de vista é do Frederick Clegg, o sequestrador. Ele é um homem com menos de 30 anos solitário, anti-social e conservador. Estar dentro da mente de Fred é revelador na mesma medida que é perturbador, pois vemos muitas coisas nele que também existe em nós. Ele é um colecionador de borboletas o que é interessante durante o livro sobre sua relação com a Miranda. O autor consegue fazer o leitor ter empatia com o Fred, mesmo que ela esteja errado e nada justifica sequestrar alguém. O interessante é que Fred transita entre a ingenuidade e a insanidade.

Miranda Grey é uma jovem muito moderna de apenas 20 anos que vê o mundo através da artes, principalmente pela pintura que é seu objeto de estudo. Miranda é brilhante, inteligente e astuta. O ponto de vista através do diário é revelador para várias questões. A principal dela é como está estável psicologicamente em uma situação de sequestro e prisão. Descobrimos mais sobre a sua vida antes de ser sequestrada como família que ela tinha problemas, um romance com um homem mais velho e idealizado e seus receios como pintora.

Interessante sobre a relação de Miranda com o Fred é o apelido de Caliban (é um personagem mitológico que é monstruoso, egoísta e obsessivo) que ela dá para ele. Outra coisa também é que ela sente um misto de sentimentos sobre ele conforme os dias que passam, são eles: pena, nojo, perdão e raiva.

Já o Fred idealiza a Miranda como um ser puro, não maculada e brilhante. Seus sentimentos por ela é ao longo do livro: admiração, respeito, raiva, ódio e repugnância. Ele é um colecionador e a analogia é que a Miranda é igual uma borboleta em sua visão. Na própria estória Miranda é a borboleta que precisa de sol e liberdade para viver sua curta existência.

O livro tem diversas citações filosóficas, artísticas, científicas, política e o que é certo e errado. A mente humana é tão complexa e perturbadora. Recomendo muito a leitura, deveria ser obrigatório.
Fernanda 13/01/2022minha estante
Estou com esse livro aqui, mas ainda não li

cams 13/01/2022minha estante
esse livro é uma preciosidade! As referências são tão ricas, e a darkside entregou tudo nessa versão

Luaa_ 13/01/2022minha estante
É um livro muito bom, @Fernanda. A história é bem original e, de certa forma, reflexiva. A narrativa e os personagens são legais e perturbadores. Acho que vale a pena ser lido!

emixozy 13/01/2022minha estante
é verdade que esse livro realmente só tem um capítulo??

Fernanda 13/01/2022minha estante
@Luaa_ obrigada pela recomendação. Não sei porque sempre acabo passando outro livro à frente...

null 13/01/2022minha estante
Li esse livro a mais de um ano , e até hoje não me conformei com o final .

Luaa_ 13/01/2022minha estante
@emixozy Só um capítulo?? Não, não é verdade.

Yanne0 13/01/2022minha estante
Amo amo amo

Luaa_ 13/01/2022minha estante
Nada!!! @Fernanda Apesar de ser um livro muito bom, a leitura pode ser um pouco arrastada. Indico ler ele quando você estiver realmente com vontade. Quando isso acontecer, me conta como foi!!! ?

Luaa_ 13/01/2022minha estante
@null Nossa... sim!!!! O final foi a parte mais impactante do livro, para mim.

iamdudis 13/01/2022minha estante
São 4 capítulos. Só que no kindle ele contabiliza por vezes como um.

iamdudis 13/01/2022minha estante
@null o fim eu imaginei que seria mesmo assim por conta de toda a narrativa construída no sequestro.

AliJu 16/02/2024

Parei de contar as menções ao G.P. quando chegaram em 110 ?
Lendo este livro me senti vivendo o meme do Marcelo Dourado no BBB, aquele em que ele descreve sua experiência ao assistir o filme 2012. Não conhece esse meme? Joga no youtubs que você acha! É de longe bem mais divertido que este livro ??

Pela sinopse eu tinha uma expectativa muito positiva. É, eu preciso parar com esse negócio de expectativas, nunca dá certo kkkkkk
(Obs: Eu não vou parar, é mais forte do que eu ?)

Dando os devidos recortes do tempo em que a obra foi escrita, claramente se vê uma personagem feminina muito pobre, cheia de esteriótipos e mal descrita.
Foram páginas e páginas na qual Miranda foi retratada de maneira tão rasa, que ela se tornou mais desinteressante e sem carisma que o próprio sequestrador, que é um horror obviamente, afinal é o sequestrador, né?! ?
Um milhão de coisas que poderiam ter sido abordados, e no fim 80% se resumiu a ela falando que queria pegar um cara que não somente quase podia ser avô dela, mas também era arrogante, prepotente e tóxico. Um verdadeiro Cherno-sugar-granpa ??

Nem o final serviu para me dar um pouco de satisfação após perder dias nessa leitura. Pois, para nenhuma supresa nossa o desfecho também é péssimo.

Apenas sei que ainda estou na primeira quinzena de fevereiro de 2024, e já digo com muita tranquilidade que o livros a ler durante todo o restante ano tem que se esforçar muito para serem piores do que este aqui...
Mas assumo que com o meu dedo podre a concorrência de Piores de 2024 vai ser difícil ?
Morango.Azedo 16/02/2024minha estante
RI DEMAIS COM SUA RESENHA

AliJu 16/02/2024minha estante
Omg amg, eu adorei seu username!

Byma_ri 17/02/2024minha estante
ABANDONEI ESTE AÍ

AliJu 17/02/2024minha estante
Fez certo amg Byma_ri, eu que quis me torturar kkkkkkkk

Gabriely Peixoto 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKAKAKKAKAKA GENTEE QUE PESSOA LEGAL! amei o seu jeito/personalidade, e amei também sua resenha. Que bio maravilhosa!????

AliJu 17/02/2024minha estante
Obg Gaby ??? Já te segui de volta, tá? Mto fofa vc!

Gabriely Peixoto 17/02/2024minha estante
OBRIGADA!!! Eu amei o fato de você nem me conhecer direito, e me chamar de Gaby. Amo quando me chama assim!?

Morango.Azedo 17/02/2024minha estante
KAKAKAKAKKS obgg #amomorangos

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Cara!!! que resenha divertida kkkkk

Cielly2sr 18/02/2024minha estante
Podemos ser amigas????? Falta gente divertida assim na minha vida kkkkkk

AliJu 18/02/2024minha estante
Claaaaroo amigaaa! ? Já estou te seguindo também aqui, e obg mesmo!

Regis 20/02/2024minha estante
Adorei sua resenha! ???

RicklausMoonson 20/02/2024minha estante
Meu Deus, obrigado pela resenha, eu larguei esse livro e achei que o problema era eu. Obrigado por me fazer enxergar que meu tempo é precioso e não vou gastar voltando a me torturar com essa história! Haha

Gabryel Carvalho 21/02/2024minha estante
Nossa, que bom que vc falou sobre expectativas pq eu estava com as minhas bem alta em relação esse livro, agora vou baixar kkaakak

AliJu 21/02/2024minha estante
Imagina @RicklausMoonson, a gente sempre pensa isso né amigo? Mas tá okay não curtir o que é popular. Eu quase nunca gosto na verdade ?

AliJu 21/02/2024minha estante
@Gabryel, quem sabe você gosta... Mas acho que mesmo se eu fosse com baixas expectativas não teria curtido ????? Boa sorte, espero que você tenha uma experiência melhor! Não comprar já ajuda kkkkk

Bru Chibiaque 11/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Acabei de finalizar ele e sinceramente, foi uma luta ler boa parte do diário da Miranda. Esperava muito mais deste livro e fico em choque quando vejo as pessoas falando que sentiram até pena do sequestrador (??????) achei muitas coisas absurdas.

lololola0 22/03/2024minha estante
Eu gostei bastante do livro mas realmente cada aparição desse G.P era menos 5 anos de vida pra mim ??

Tainateixeira92 14/04/2023

Uma obra-prima perturbadora
Esse livro é incrivelmente bem escrita e intrigante que aborda temas complexos e perturbadores, com uma maestria impressionante. O livro é narrado em duas partes: a primeira é contada do ponto de vista de Clegg, enquanto a segunda é narrada pela perspectiva de Miranda, após seu sequestro.

A escrita de Fowles é muito envolvente e intensa, fazendo o leitor mergulhar na mente doentia do Clegg, e trazendo desconfortável e pertubação por conta da sua obsessão. A transição para a perspectiva da Miranda é perfeita e traz uma nova dimensão à história, permitindo que me permitiu compreender melhor a complexidade da situação.

Um dos aspectos mais notáveis desse livro é a habilidade em explorar temas como obsessão, poder, liberdade e misoginia de forma inteligente. Fowles não faz julgamentos morais diretos, o faz que o leitor tire suas próprias conclusões e reflita sobre as implicações mais profundas da história.

A estrutura da narrativa é impecável, devido à tensão da situação que culmina em um final surpreendente e chocante. Esse escritor foi excepcional em manipular a mente do leitor, além de criar uma atmosfera de suspense que permeia todo o livro. É uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam um bom suspense psicológico e desejam ser desafiados a pensar mais profundamente sobre os aspectos mais sombrios da natureza humana.
Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Se gosta desta temática indico "Diário de uma Escrava"

Tainateixeira92 16/04/2023minha estante
Vou pesquisar Jú, obrigada pela indicação!

Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Fiquei uns bons dias bem reflexiva.

Tainateixeira92 16/04/2023minha estante
Já li, fui pesquisar e vi agora, faz tempo já. Nossa, esse livro é muito pesado. Tem mais indicações??

Ju.Carvalho 16/04/2023minha estante
Achei ele bem mais pesado do que "O Colecionador". Houve cenas que me embrulhou o estômago.

Jorge 20/05/2021

Complicado falar...
Esse é um livro que tinha um tempo que eu queria ler, então criei uma grande expectativa, ainda mais pq algumas pessoa falaram muito bem dele.

O que achei ?

A premissa da história é boa e isso fez minhas expectativas aumentarem ainda mais no começo da leitura, tanto que devorei a primeira parte, porém do meio pro fim da primeira parte e na segunda parte a coisa começou a desandar, principalmente quando ela começa a falar do GP, cansa só de falar dele.

Como assim cansa só de falar do GP?

A narrativa é boa, tanto que flui muito bem quando ambos estão falando sobre o sequestro, porém quando começa a "filosofia" ( por falta de palavra melhor) do GP fica bem cansativo o livro, pelo menos pra mim, provavelmente não sou o público para esse tipo de livro.

Isso torna o livro ruim ?

Não, como falei provavelmente não sou o público para esse tipo de livro, pois eu estava esperando uma " ação " ( outra vez por falta de palavra melhor ), em relação ao sequestro, porém não teve, não como eu esperava e foi isso que atrapalhou minha experiência com o livro toda a expectativa criada.

Mas pq afirmo que não é ruim ?

Só pra ter uma ideia li 210 páginas desse livro em menos de 2 dias, pois realmente flui bem, porém como não sou o público para o que foi empregado, principalmente quando o GP entra na história, isso atrapalhou, porém para quem gosta dessa parte artística e filosófica da coisa eu tenho certeza que vai gostar muito.

Concluído...
Acredito que vale a pena sim da uma chance para esse livro, porém não espere aquele suspense, terror e nem nada do tipo, abra um pouco a mente e viva o livro, pois tenho certeza que sua experiência será muito melhor que a minha.

Obs: Não vou falar do final, pois não tem como falar de um jeito sem dá um spoiler gigante, mas vamos dizer, depois de pensar um pouco, terminou como tinha que ser, apesar de eu ter desejado uns 10 finais diferentes.
Mi Rubin 20/05/2021minha estante
Fuen fuen ?
Tu ainda foi bonzinho com a nota ???

Andressa1296 20/05/2021minha estante
Eu tbm me decepcionei com algumas partes desse livro..... uma indicação tu já leu jardim das borboletas e o diário de uma escrava? Se não leu vai atraz... Tu vai amar...

Jorge 21/05/2021minha estante
Ah Mirian não é pra tanto, tem seu lado bom...

Sim Dessa, esperava muito mais, o começo me fez criar muita expectativa, pena que não as atendeu.
Ainda não, a Mirian me recomendou e falou muito bem e até me salvou de comprar uma segunda vez o Jardim das borboletas kk, pretendo ler em breve, estou com muito espectativa.

Andressa1296 21/05/2021minha estante
Não vai se decepcionar ele é um dos meus favoritos....

Jorge 21/05/2021minha estante
Eu acredito.. A expectativa está ainda maior.

Mi Rubin 22/05/2021minha estante
Quase compra duas vezes
Mas ler que é bom... ??

Jorge 22/05/2021minha estante
Em breve...

Bruno Loyo 15/07/2021minha estante
Tb detestei a 2ª parte, especialmente qnd falava de G.P, de quem peguei grande abuso

lu <3 09/08/2021minha estante
torno minhas palavras as suas, senti muito isso sobre o começo do diário da miranda, sinto que começou a densadar um pouco da minha leitura, mas contninuei do mesmo jeito, mas ela começou a falar muito do g.p e senti que deixou parte da minha leitura completamente cansativa. no final do livro eu estava louca para terminar, mas curti por ele me consegui trazer sentimentos de ódio sobre o protagonista. claro que, odiei o seu final. e ainda que ele queria fazer aquilo novamente, mas como escrevi no começo, você resumiu o que eu senti, era um livro que esperava bem mais.

Bia 10/01/2022

Análogo ??
Ao pensar sobre o que escrever, me senti muito, muito, confusa. Simplesmente é difícil transpor sentimentos em palavras, principalmente sentimentos perturbadores. Então resolvi analisar as coisas ao meu redor para fazer uma analogia, ou algo do tipo, e explicar como é estranho encontrar racionalidade nos pensamentos de um psicopata, mas, ao mesmo tempo, saber que não há sentido algum.
Para encontrar a minha analogia analisei a forma como o psicopata raciocina no livro e voltei o olhar para a incrível comunidade que povoa o Skoob, os leitores.
Enquanto leio as postagens e comentários aqui do Skoob, não é difícil encontrar leitores que desejam e pedem a morte de algum personagem, seja pelas coisas ruins que ele fez, seja por emoção momentânea ou pelo simples andamento da história, eu sempre vejo postagens assim. Mas e se as histórias fossem reais, será que o pedido seria o mesmo? Afinal, quem somos nós para decidir o findamento de uma vida?
Bom, eu realmente acredito que essas pessoas agiriam diferente se as histórias fossem reais. E é aí que tudo se encaixa.
É fácil para nós desejarmos algo que não pode acontecer, seja para o bem ou para o mal. Desejamos a morte de um personagem porque sabemos que eles não são reais e que aquilo não afeta a nossa índole, mas um psicopata não consegue diferenciar isso. Para ele, tudo é uma história e suas ações ou seus desejos não mudaram a realidade. Pelo menos, a realidade dele.
Foi assim que eu percebi. O que nos empede de fazer coisas ruins na vida real é a nossa capacidade de discernir o certo, mas essa mesma capacidade some ao nos depararmos com algo que não vai se concretizar. O psicopata não consegue estar na vida real, ele vive uma história e passa para outra, com pouca ou nenhuma dificuldade. Assim como fazemos com os livros. O piscopata vive livros.
Nada justifica, eu sei. É por isso que essa obra é tão perturbadora. Eu posso encontrar mil analogias, dar mil exemplos ou escrever textos imensos, mas nunca vou conseguir justificar, porque, por mais racional que seja, eu não consigo entender.
Esse livro foi diferente. Talvez isso resuma tudo!
Luaa_ 10/01/2022minha estante
Que resenha PERFEITA!!!!!! ?

Bia 10/01/2022minha estante
Obrigada!!! ?

Amandita28 10/01/2022minha estante
Sua resenha instigou minha curiosidade. Botei o livro na minha lista, gosto de livros que nos fazem refletir assim.

Bia 10/01/2022minha estante
Que bom!!!! Acredito que você vai gostar da leitura!

iamdudis 11/01/2022minha estante
Vou começar a ler hj esse livro.

Bia 11/01/2022minha estante
Tenho certeza que vai ser uma experiência única!!!!!!

Bia 11/01/2022minha estante
Obrigada!!! ?

bruna 15/01/2022minha estante
foi de longe uma das melhores resenhas que já li! me fez refletir bastante, você é ótima com as palavras!

Bia 15/01/2022minha estante
Obrigada, @bru!!! Você também é ótima!!!!!! Adoro acompanhar as suas postagens! ?

Judeu 15/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha, eu nunca tinha tido essa percepção de comparar a mente de um psicopata, muito menos fazer uma analogia, acho que você foi muito feliz na sua comparação, certeira e ainda assim conseguiu com clareza passar a mensagem que queria, inclusive me deixou instigado a ler mais ainda esse livro, acho que por sua causa ele vai pro topo da lista agora kkkkkk parabéns.

Bia 15/01/2022minha estante
Muito obrigada!!! Fico muito feliz! ?

cat 15/01/2022minha estante
meu deuss, que resenha incrível!! conseguiu deixar aquela curiosidade pra ler o livro, arrasou!!!!

Bia 16/01/2022minha estante
Obrigada!!!!!!! ?

heydavii 10/02/2022minha estante
Nossa, que resenha!! Preciso desse livro pra ontem, sério.

Bia 11/02/2022minha estante
Muito perfeito! Vale super a pena!

Joo 05/03/2022minha estante
Essa foi simplesmente a melhor resenha de um livro que já vi na minha vida!!! Me fez refletir sobre os outros que já li e como reagi com alguns personagens, além de me dar muita, - muita mesmo - vontade de ler.
Suas palavras foram incríveis!!

Bia 05/03/2022minha estante
Suas palavras são incríveis, muito obrigada!!!! Super recomendo esse livro, realmente dá o que pensar!!!!! ?

Davi.Teixeira 16/04/2022minha estante
A perfeição, meu pai

Bia 16/04/2022minha estante
Obrigada, lindo!!! ??

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Gyovanna 23/09/2020

Vocês estão prontas, crianças?
Não é um livro pra ser lido sem repertório sociocultural. Referências musicais, literárias, teatrais e às artes plásticas permeiam e enriquecem todo o escrito.

A construção dos personagens, reflexões sobre a condição humana e o estilo filosófico empregado em certos trechos são essenciais para elevar Fowles a um patamar distinto dos romances psicológicos.

No processo de leitura, algumas referências consegui estabelecer conexões. Outras precisaria de mais tempo para ver e viver. Por isso, não me sinto confortável em atribuir juízo à produção. É uma obra já consagrada, tanto pelo tempo (1963) e por quem escreve, quanto pela aclamação recebida pela crítica.

Embriagada pelas fórmulas dos best sellers e YA, me culpo por, durante a leitura, não apreciar o ritmo em que a narrativa se estabelecia.

Nesse sentido, é como afirmado no início: é necessário maturidade literária para apreciar toda a gradação sistematizada por John Fowles. Como Stephen King deliciosamente apontou em seu prefácio: é um livro cujo leitor consciente e justo não temerá reler para apreciar todas as nuances, sempre com muito cuidado.

Espero favoritá-lo quando finalmente entender toda a sua grandeza.
Mel 23/09/2020minha estante
Esse livro é uma meta de leitura minha já faz um tempo kk

Gyovanna 23/09/2020minha estante
As primeiras 200 páginas li que nem vi! Vale a pena!

Mel 23/09/2020minha estante
Ok?

Rosangela Max 10/10/2022

O despertar de um serial killer.
O enredo é interessante, mas achei que foi mal aproveitado. Não acontece muita coisa e ficamos na expectativa de que algo interessante aconteça. Achei maçante em vários momentos.
Tinha potencial para ser mais perturbador.
Me coloquei várias vezes no lugar da Miranda para tentar entender as atitudes dela, estando a mercê de um louco que acreditava não estar fazendo nada demais ao sequestrar a mulher que dizia amar.
O jeito combatente da vítima deu uma equilibrada na história.
Recomendo a leitura, mas não crie expectativas.
Mariana Destacio 10/10/2022minha estante
Vish... acho que vou deixar o meu guadadinho aqui por mais tempo rsrsrs

Rosangela Max 10/10/2022minha estante
???

amandinha 11/10/2022minha estante
Acho que o intuito do livro não era ser perturbador, entendi mais como um estudo de personagens talvez. Você leu a introdução do King dessa edição? Depois que eu li consegui tirar mais proveito desse outro lado do livro

amandinha 11/10/2022minha estante
Mas confesso que fiquei decepcionada com o final, estava esperando alguma justiça acontecer kkkkkkkk

Rosangela Max 11/10/2022minha estante
Li sim a introdução. Sempre procuro tirar das leituras a minha impressão particular e, para tal, dificilmente consigo deixar de fora minhas expectativas em relação a elas. Ainda mais para esses livros que se tornaram um clássico. ??

Bianca.Cardoso. 23/11/2020

O Colecionador.
|Nesse livro conhecemos a história de Frederick um homem solitário que fica obcecado pela jovem Miranda que ele costuma ver na rua pela janela do seu local de trabalho. Quando Frederick ganha na loteria uma grande quantidade de dinheiro ele decide sair de sua antiga cidade e comprar um chalé em em Sussex e é quando as coisas começam a dar muito errado. Frederick se torna obcecado por Miranda sem ao mesmo conhecer ela primeiro, Frederick é louco e Miranda é a sua loucura, a sua obsessão por colecionar borboletas faz ele pensar que ter Miranda como sua prisioneira era algo normal, ele é um mentiroso autodepreciativo, não cansa nunca de se justificar, possuído por um egoísmo tão profundo que talvez seja uma característica própria de sua mente delirante com uma incrível incapacidade de entender o que é certo e errado e de ser compreendido, nunca sabemos quando podemos estar sendo observados ou algum doido planejando nos sequestrar. A forma que ele se apaixona e desapaixona e se apaixona de novo por Miranda é algo tão intrigante na história que até hoje (depois de ler o livro umas 5x) não consigo descrever. Ao lermos o diário de Miranda entramos dentro dos pensamentos da personagem, temos uma outra visão, novas histórias, novas explicações. O Frederick tentar forçar uma ??síndrome de estocolmo?? na Miranda, e vemos ela sendo mais inteligente e contornando a situação nos faz criar uma empatia enorme pela jovem.

Eu amo como a história flui e o desfecho desse livro é rápido, já nas primeiras páginas são jogadas tantas informações de forma natural na história que você não consegue parar de ler, a forma com John Fowles descreve toda a situação rapido e facil chegar a ser gratificante pro leitor. Não temos aquelas enrolação pra saber se tal coisa vai acontecer logo, ou quinhentas páginas monótonas.

Leiam O Colecionador!
Livros e Ivaílton 28/11/2020minha estante
Livro perfeito

itsbruna 20/03/2024

Ele não é humano; ele é um espaço vazio disfarçado de humano
Esse com certeza não é meu tipo de livro mas mesmo assim eu insisti em começa-lo, a história estava interessante (não considerando a mente doentia do colecionador). Mas quando chega no ponto de vista da Miranda a leitura fica massante a arrastada com várias coisas que eram narradas totalmente fora da situação. Enfim eu esperava que o final tivesse um plot bem melhor..
Soos.Venturini 20/03/2024minha estante
A parte dela é chata msm, pulei pras partes que ele não tinha contado ainda

Paula.Soares 20/03/2024minha estante
Miranda é um porre, por isso não gostei do livro ?

Marise 21/12/2021

Incrível!
A forma com a qual a história se desenvolveu foi incrível, o fato de lermos os dois pontos de vistas faz a o livro ficar muito mais interessante, algumas partes são arrastadas sem dúvidas porém não consegui largar o livro. O colecionador fez eu sentir pena, medo, amor e ódio tudo ao mesmo tempo e esse final? é um dos meus favoritos agora e eu recomendo muito
Samy 22/12/2021minha estante
esse livro é incrível, muito bom!

Marise 22/12/2021minha estante
@Samy simmm

Maria Luiza Schmitz 25/10/2023minha estante
Senti tudo menos pena desse cu

Milena Coimbra 28/08/2020

CHOCADA!
Se tem um livro que iniciei a leitura com muita expectativa foi esse! E ainda assim, ele foi capaz de superar todas. No desenvolver do livro fiquei desesperada e no final o autor me pegou de surpresa. Uma leitura inquietante e que depois de algumas páginas te faz não querer largar o livro até terminar.
Madlealmarlon 28/08/2020minha estante
Meu deus, sempre quis ler. De 0 a 10 qual número vc daria??

Milena Coimbra 28/08/2020minha estante
9.5 vale super a pena ler!

Madu.Viana 03/04/2022

O Colecionador ?
? O Colecionador, John Fowles, 343 páginas.
? Sinopse: Esse livro narra a história de Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro.
Também narra a história de Miranda Gray, uma jovem estudante de artes sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Tudo que ela deseja é escapar do cativeiro, e vai usar de toda sua inteligência para sobreviver ao inferno em que sua vida se transformou.
* O romance é narrado por dois personagens antagonistas: O sequestrador e sua vítima.
? Citação: "Mas esquecer não é algo que você faz, é algo que acontece. Só que não aconteceu comigo." - página 33
? Minha opinião: Posso dizer que essa história nos mostra que tudo que Clegg (o sequestrador) quer, é ser amado por Miranda (a vítima), apesar de ser extremamente doentio a maneira como ele age para ter isso. Em termos normais e reais, um homem se apresentaria a moça e os dois começariam a se conhecer se houvesse interesse de ambas as partes, porém, não estamos falando de termos normais e reais.
Nesse livro, passa a história de um homem que é apaixonado por uma moça da qual nem sequer já conversou, e quando o mesmo ganha na loteria, vem em sua cabeça a ideia de mantê-la como sua "hóspede". E após sequestra-la e mantê-la em um lugar afastado, ele faz de tudo para que ela se apaixone por ele.
É louco e impressionante a maneira como esse livro me prendeu do início ao fim, como fiquei de coração partido em algumas partes, e fervendo de raiva em outras, a emoção para saber se Miranda teria sua liberdade, ou a tensão para saber se ela acreditaria nesse amor doentio e acabaria se apaixonando também (É bizarro, quem em sã consciência sequestra alguém para fazer com que ela se apaixone??!) . Fiquei consumida com essa leitura e perdidamente focada nas palavras para terminar e saber logo o que aconteceria.
* Do fundo do meu coração, leiam esse livro, vocês não vão se arrepender.
? Avaliação: 5/5
Vamlirynna 03/04/2022minha estante
Tô doida pra ler esse livro

Fabio 23/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!??? Top!
No ponto certo!?
Sobre, a narrativa confusa na parte da Miranda, foi exatamente o que mais me chateou, quanto ao livro.
Esperava, bem mais como você... esperava os planos dela, os pensamentos sobre fuga e etc... as opiniões dela sobre o Clegg, sabe? eEprava até um certo jogo psicológico dela, na tentativa de de seduzir, ou enganar, mas.... kkkk ilusão ???

Edson 23/08/2023minha estante
Excelente resenha minha amiga, inclusive sobre a impressão ideológica do autor na fala do GP, acho a mesma coisa.

Bianca 24/08/2023minha estante
Parabéns Carol resenha muito boa transmitiu bem o que eu senti lendo esse o livro ??????????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Era exatamente o que eu esperava Fábio, e não ela falando o tempo todo do GP, nada a ver né ???

Carolina165 24/08/2023minha estante
Obrigada Fábio, Edson, Bianca, meus amigos queridos, pelos elogios e pela companhia na leitura!! ???? Tornou a leitura mto melhor, e quando eu ficava entediada com o GP os nossos bate-papos me divertiam mto. Ler com vcs é sempre maravilhoso! ?
Bora pra próxima LC que promete!! ?

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Aí sim, mais uma LC concluída, que legal. Parabéns pela resenha, Carol.??

Carolina165 24/08/2023minha estante
É Michela, é sempre ótimo concluir mais uma LC! ?
Mto obrigada, minha amiga querida!!! ?????? ter vc acompanhando é mto bom!!!

Débora 24/08/2023minha estante
Ótima resenha, Carol! Parabéns!?????

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Obrigada, amiga!?????
Eu amo acompanhar as LCs de vocês!???????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Obrigada Débora, amiga!! ???

Carolina165 24/08/2023minha estante
Logo logo começa outra Michela ?

Rogéria Martins 24/08/2023minha estante
Amiga, adorei sua resenha!! Você mencionou pontos extremamente importantes!
Uma pena que o autor inseriu as próprias ideias na narrativa da Miranda, ficou uma parte bem enfadonha.
Obrigada, Carol, pela companhia em mais uma LC! Foi maravilhosa!!! ?????

Carolina165 24/08/2023minha estante
Rogéria, amiga, obrigada!!! ????? É mto bom ter a sua companhia nas leituras! As leituras ficam mto mais gostosas ? Já estou aguardando a próxima LC ? e estou ansiosa pela sua resenha!

Tamo Junto Carolzinha!!!!!!?

Núbia Cortinhas 27/08/2023minha estante
Disse tudo, Carol! Adorei a resenha! ?? ?? ?? ??

Carolina165 28/08/2023minha estante
Obrigada Núbia, amiga! ?

Vanessa.Castilhos 01/09/2023minha estante
Carolzinha, adorei a resenha!! Foi bem esse o sentimento! ??? E tbm agradeço a companhia de todos! ?

Carolina165 01/09/2023minha estante
Obrigada Vanessa, amiga!! ?
E obrigada pela companhia tbm. Vamos pra próxima ?