O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

AliJu 21/04/2024minha estante
O povo do booktube e booktok tem umas opiniões muito estranhas, sinceramente. Este é o pior livro que li esse ano, e vai ser difícil algum superar...

Bru Chibiaque 22/04/2024minha estante
Exatamente

sofiab_2001 21/04/2024

Gostei bastante da leitura, no meio tem uma parte que fica um pouco arrastada, mas logo passa. interessante ver a perspectiva dela tbm
fiquei na esperança que o final seria diferente, mas fez sentido dentro do contexto

Mila105 18/04/2024

Um dos poucos livros de suspense que tem a narrativa não só do psicopata como também da vítima.

Fazendo com que tenhamos pontos de vistas diferentes.

Acompanhando os pensamentos que a vítima utilizou para se autoconfortar.

E a interação dos personagens tens momentos que é divertida, dá raiva e até entender o passado do protagonista, mas não é aquelas leituras que você sente pena do culpado.

Porém chega a ser entediante a maior parte da narrativa da vítima, fazendo com que a leitura seja um pouco forçada.

Teve um final já esperado e por isso foi angustiante, porque esperava-se que tivesse um rumo diferente

Thailise.Dietrich 18/04/2024

O Colecionador ?
Primeiramente, que livro LINDO, perfeito demais, Darkside nunca erra nas suas edições.
Tive uma pequena relação de amor e ódio pela Miranda, mas torci para ela a história toda, coitadinha não merecia esse final. Caliban, Ferdinand ou Frederick me irritou de um jeito que não ta escrito, e ainda mais nesse final, que pensamentos são esses sobre a Marian, mas uma coitada que você quer fazer como sua convidada???
Apesar dos diversos surtos que tive amei o livro, a história me prendeu bastante.??

Laura3642 18/04/2024

Vilão?
O livro é bom, retrata muito bem a situação tem dialogo e construção. Todavia, a vitima é chata e vazia o que me inclinou a aceitar a atitude dele. Já que mais para o final ela parece finalmente começar a ?ver? a vida!

Ash! 16/04/2024

Que livro maravilhoso. Da pra sentir o desespero, angústia, tristeza, dor, esperança e manipulações que ocorrem. Os dois protagonistas são profundos e complexos, tem personalidades fortes e uma boa narrativa, a parte da Miranda foi meio tedioso e chato em certos momentos mas em geral foi bom e muito bem escrito, ver o diário e os relatos perderem as palavras, serem mais curtos foi muito angustiante e da pra sentir tudo o que ela tava sentindo, a escrita foi ótima e cativante. O ferninand tem um cérebro complexo e com muitos pensamentos e conseguimos sentir o quão ?louco? ele era, o quão ele precisava de uma ajuda, a falta de empatia dele e as manipulações eram de extrema crueldade. O final foi surpreendente e realmente muito triste, toca em pontos muito importantes e causa muita reflexão em vários aspectos da vida e da morte. Simplesmente perfeito.

waillindi 16/04/2024

O Colecionador é um daqueles livros antigos que ainda atinge em cheio.

Particularmente, torci muito para ela escapar das garras de Caliban. Fiquei angustiada em várias partes do livro.

Quantas Mirandas reais estão lutando para escapar de seus próprios Calibans, buscando preservar sua vida, integridade e dignidade?

"O Colecionador" transcende as páginas do livro e se torna um chamado para ação, uma lembrança urgente da necessidade de justiça e empatia em nossa sociedade!

É uma obra que continua a ressoar com sua relevância e nos lembra da importância de enfrentarmos os desafios que ainda persistem para nós mulheres neste mundo.

Carol2372 15/04/2024

Um bom clássico
É um livro interessante. Adoro quando abordam a perspectiva do stalker/sequestrador, eles tem pontos bem característicos.
Frederick é um colecionador de borboletas, mas em sua mente sobrevoava uma espécime rara, Miranda. Seu fascínio por ela é inteiramente pela sua beleza.
Imagina possuir uma peça tão rara em meio a sua coleção, vê-la de perto todos os dias, tê-la sob sua posse, é assim que seguia seu pensamento oculto.
Ele dava tudo o que ela pedia, pois no seu conceito ele a amava. Mas na verdade pouco lhe importava a personalidade de Miranda e seus pedidos extravagantes se ele pudesse observá-la por longas horas. Era esse seu verdadeiro ?amor? possuí-la como a sua maior conquista.

A todo momento na narrativa das vésperas do sequestro, ele descrevia de forma que tudo ocorrerá naturalmente, como se não fosse algo que ele maquinava a anos, e só conseguiu concretizar por que agora ele tinha tempo e dinheiro.

Engoli toda a parte do fredrick em um dia, o verdadeiro desafio foi Miranda! ( a sequestrada). E sinceramente que mulher chata, sinceramente, torci que a parte dela acabasse logo.
Ela tem um idealismo um tanto intolerante por mais que inconsciente, ela é arrogante como todos que ela tanto julga.
Não passando de uma garota de classe média que se acha culta por se espelhar em um quarentao egocêntrico com conceitos completamente contraditórios e incoerentes(G.P). ? #$%!& garota seu ídolo é um homem.
Ela tenta fazer o mesmo que G.P fez com ela com frederick, constantemente tentando ensinar ideias que soam coerentes em sua bolha de concepções, tenta moldá-lo!
Muitas vezes ela se referia a ele como Caliban mas tive a impressão que alguns momentos ela estava referindo a si mesmo.

Mas no fim admito que tive uma certa empatia por ela, Afinal ela era só uma adolescente. Muita gente reclama que a parte dela é mais focada no G.P. Mas quando se está presa em um cubículo por dias sem prévia de quando será libertada, eu também me agarraria a algo assim. Suas lembranças lhe deram forças para não enlouquecer de vez.
Isa :) 15/04/2024minha estante
Mds, a Miranda foi uma luta sem fim pra mim também, enquanto eu tava lendo só queria que a parte dela acabasse

Raquel 15/04/2024minha estante
Já leu o jardim das borboletas ? Lembrei desse livro rs

Lorena831 14/04/2024

"Ele me quer viva-porém-morta."
Li esse livro porque vi que o autor do Silêncio dos Inocentes se inspirou nele e não me arrependi, gostei muito!!!!

A história é bem interessante, o único problema e o que me levou a não dar 5 estrelas foi que não me prendeu muito, porque eu não achei tão emocionante... não é que estava parado, na verdade estava acontecendo bastante coisa e o Caliban é completamente louco, então se o livro fosse só ler os pensamentos dele já teria muita coisa, mas o problema é que eu não me apeguei a Miranda, então, embora achasse o que o Caliban fazia horrível, acabava não me importando... No geral, achei a personagem chata e esnobe (principalmente depois de ler o diário), é claro que ela não mereceu nada do que passou e eu estava torcendo por ela, mas queria ter simpatizado mais com ela. Acho que o livro me prendeu mais quando chegou na parte 3, aí eu comecei a ficar realmente nervosa e ansiosa para saber o desfecho.

Mas fora isso, o livro é muito bom. A história é bem desenvolvida e eu achei interessante que tinham algumas discussões sobre a sociedade presentes no livro, além de várias referências a outros livros, músicas e pintores e, mesmo não entendendo a maior parte com exceção das referências a Emma e Razão e Sensibilidade (que amei), achei bem legal.

Eu com certeza recomendo a leitura do livro para todos que gostam de suspense.