Sonetos do Amor Obscuro e Divã do Tamarit

Sonetos do Amor Obscuro e Divã do Tamarit Federico García Lorca

Resenhas - Sonetos do amor obscuro E Divã do Tamarit

Natália 27/04/2020

Não sei bem avaliar poesia para além de buscar me atentar à experiência da leitura e a recorrência temática explorada pelo autor. A primeira parte, dos sonetos, fala de um amor, sempre inacessível, distante, também de desejo e pulsão de morte. A segunda parte, mais marcante pra mim, não tem a métrica tão rigorosa, mas abusa mais de efeitos sonoros, o que dá uma sensação de maior imersão e soam melhor esteticamente.

Igorclxt 27/01/2024

Amor, erotismo e dor: três temas em muitos outros.
"[...] Así mi corazón de noche y día,
preso en la cárcel del amor oscura
llora sin verte su melancolía."

García Lorca é, até onde eu me lembre, o primeiro poeta espanhol que leio. E espero que seja o primeiro de muitos. Este livro é uma junção de duas grandes obras de Lorca: Sonetos do amor obscuro, que trata-se de uma série de onze poemas amorosos, e Divã do Tamarit, que são poemas de amor, erotismo e dor, feitos em homenagem à Tamarit, um sítio do tio do poeta. A poesia lorquiana é repleta de simbologias e referências da cultura tradicional e popular do poeta, o que faz de seus poemas, conforme muitos dizem, "difíceis de ler e interpretar". De fato, são muitos os símbolos utilizados por Lorca de acordo com seus próprios gostos pelos elementos tradicionais, mas aos olhos do leitor atento, que não se contenta somente em ler, mas também em procurar saber, a poesia de Lorca é muito rica: não só pela qualidade dos poemas e dos versos, mas também pela capacidade do poeta utilizar diferentes símbolos centrais para expressar seus sentimentos. Símbolos estes que, vale a pena ressaltar, possuem muitos significados e ambiguidades, tornando o trabalho do leitor em algo curioso e o trabalho do artista em algo excêntrico. A ambiguidade em Lorca não está presente somente nos símbolos, mas também na linguagem utilizada pelo poeta, que transita entre o popular e o culto. A temática é pautada no amor, erotismo, vida, morte, dor e melancolia, que não nos faz ficar impressionados com o fato de que Lorca é considerado como um "Poeta Maldito", expressão criada pelo poeta francês Paul Verlaine e que abre brechas para muitas pesquisas científicas acerca das características do decadentismo finissecular presentes na obra poética de García Lorca.

Paula1844 24/06/2020

Não tenho o hábito de ler poesia com muita frequência, mas acredito que dependendo do livro seja necessário conhecer o autor(a), o contexto da produção da obra, etc. Pq no meu caso, neste livro não consegui aproveitar muito, parecia que tava faltando algum contexto, sei lá, não gostei muito, não me sensibilizou.
Igor Marques 07/07/2020minha estante
Poesia é complicado, broto...

Paula1844 13/07/2020minha estante
Pois é, depende muito da temática e da escrita do autor(a). Mas ainda me arrisco a conhecer coisas novas =D

gabriel 02/04/2021

Belos versos

Gostei desse livro, os versos são belos e enigmáticos, com uma ótima melodia. O tema da maioria dele é o amor e o sofrimento, com um ar meio exótico e triste. Algumas palavras se repetem, como o rouxinol, o sapo, a lacraia... e gostei mais da parte chamada "Divã do Tamarit", do que dos "Sonetos do Amor Obscuro", mas ambos tem seu valor.

Os poemas foram meio "oito ou oitenta" pra mim, alguns foram tiro n'água total, me soaram completamente aleatórios e sem sentido, beirando o sem graça. Mas essa é uma opinião mais pessoal. Outros já foram mais direto ao assunto, a beleza deles salta aos olhos de maneira mais evidente. São poemas secos, parecem que flutuam num mundo a parte, dão uma sensação de irrealidade muito pronunciada. É quase como se o universo que existisse no poema fosse um outro universo, o que torna a leitura um pouco difícil.

Leitura desafiante, sempre difícil no mundo atual se abrir para a visão poética das coisas, e esta obra é radical nesse sentido, não alivia nunca, é Poesia com o "p" maiúsculo mesmo, sem dó alguma do leitor. Um trabalho belo, deu vontade de ir atrás de outros materiais do autor.

A edição da Folha de S. Paulo é um pouco pobrinha, não tem uma introdução ao autor nem um prefácio decente, só o texto seco mesmo e uma nota do tradutor que não diz nada com nada. Mas isso pode ser até bom, pelo menos não tem ninguém opinando sobre aquilo que você tem que ler, o que direcionaria sua leitura.

A edição é bilíngue e apresenta o original em espanhol ao lado de cada poema.

Enfim, valeu a pena, são versos de uma beleza algo dura, surreal e enigmática, aos quais valem retornar depois de um tempo.

BiblioCaldas 23/04/2012

Livro interessante, que mostra a mais conhecida das escritas do García Lorca. Recomendo a leitura.

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

O amor alimenta a poesia, desde as produções mais antigas, como no caso das cantigas de amor e de amigo da literatura portuguesa. Federico Garcia Lorca recupera um tanto quanto desse amor desesperado da época medieval e os conflitos internos da poesia barroca e acrescenta imagens e metáforas sombrias na tessitura dos versos de “Sonetos do Amor Obscuro” revelando o quanto este sentimento tem de sofrido quando não há correspondência ou pela simples espera de uma resposta ou escutar da voz de quem se ama ao telefone ou a distância que faz-se entre os dois, enfim, toda ânsia positiva e negativa de estar apaixonado. Os poemas ganham nova interpretação se lembrarmos que o poeta foi um homossexual assumido num período em que era um tabu falar abertamente a respeito disso. Já em “Divã do Tamarit”, Lorca acrescenta a presença da morte nos gazéis e casidas (formas fixas de poemas, como o soneto e a ode, por exemplo), resgata a paisagem de Granada com a inventividade metafórica dos versos que por vezes remetem ao amor e flertam com o fantástico e o surreal, inventividade esta que o tornou um dos maiores nomes da literatura espanhola. Conhecia um pouco da trajetória do poeta espanhol Federico García Lorca, mas nunca tinha travado contato com sua obra poética. Lorca também revolucionou o teatro e foi uma das vítimas da Guerra Civil Espanhola. “Sonetos de Amor Obscuro e Divã do Tamarit” foram publicados postumamente e tem a vantagem de ser uma edição bilíngue, o que permite ao leitor vivenciar também na língua original a musicalidade e o lirismo muito bem traduzidos para o nosso português, como no exemplo abaixo:

Casida II
Do Pranto

Fechei a minha sacada
porque não quero ouvir o pranto,
mas por detrás dos muros grises
não se ouve outra coisa que o pranto.

Há pouquíssimos anjos que cantem,
há pouquíssimos cães que ladrem,
mil violinos cabem na palma da minha mão.

Mas o pranto é um cão imenso,
o pranto é um anjo imenso,
o pranto é um violino imenso,
as lágrimas amordaçam o vento,

e não se ouve outra coisa que o pranto.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2015/10/na-estante-45-sonetos-do-amor-obscuro-e.html

Andre Dias 06/04/2020

Duas importantes obras de Frederico Garcia Lorca reunidas nesse pequeno porém importante livro. Edição bilíngue, poemas publicados originalmente após a sua morte. Recomendo a leitores mais experientes do poeta.

Ricardo 25/06/2012

Amor obscuro
Há de se encontrar nesse livro alguma sensibilidade (exarcebada?) e sonetos bem construídos. Por se tratar de uma literatura calcada na sensibilidade, perde-se muito do efeito lírico quando traduzido em outro idioma.

Lina Angelica 13/03/2013

Granada
Seja o que for, amor, estaria o poeta prevendo o seu fim trágico. Granada é nomeada em três poemas...Teria sido vítima da própria ansiedade.

PC_ 28/12/2013

pc
"Enche, pois, de palavras minha loucura
ou deixa-me viver em minha serena
noite da alma para sempre escura. "
versos do soneto:"O Poeta Pede a Seu Amor que lhe Escreva"

Sonetos do amor obscuro e Divã do Tamarit

O termo obscuro do título faz jus ao livro. Poesias carregadas de símbolos como flores, animais, vegetação e elementos da natureza. Os temas dos poemas recaem sobre amor, sofrimento e morte, em geral são marcados por um sentimento de tristeza do poeta. Vencida a dificuldade da interpretação resta nos uma bela poesia.

gostei muito de alguns poemas como DA FUGA; DO PRANTO ; DA ROSA ; DAS POMBAS ESCURAS.

pra quem gosta de poesia, vale a pena ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2018

Na obra em questão, Lorca canta seu amor ilimitado, com felicidade e tormento, alegria e tristeza, da carne e do coração, erguendo um brilhante monumento lírico-erótico.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579490484

Maria 27/10/2022

Livro mais rápido q eu já li
Sinceramente, eu tenho uma relação de amor e ódio com poesias. Pq eu amo q são textos curtos e com frases legais, mas eu n presto mt atenção por n ser uma história (eu sei, é meio hipócrita minha opinião). Mas eu gostei desse livro, principalmente pq tem a versão em espanhol tbm.