No Limiar das Colinas Sombrias

No Limiar das Colinas Sombrias Patrick Carman

Resenhas - No Limiar das Colinas Sombrias

Will 20/01/2022

Me surpreendi com a história
Eu conheci Patrick Carman pelos livros de The 39 clues e, como os demais autores da série, procurei por algum livro dele para ler. A princípio achei a Alexa um pouco maçante, até por causa de ela ser ligeiramente egoísta e irresponsável, mas a partir do momento que ela sai das muralhas e começa a viver seu destino, é possível ver como ela cresce, mesmo que essencialmente continue uma garota em busca de aventura.
Devo confessar que fiquei nervoso com a descrição do cacho em formato de C na testa do pai dela, mas foi só o Carman brincando com a gente.

Alexia181 30/12/2020

O QUE É ESSE LIVRO?
Esse livro marcou o início de uma vida de leituras, lá pelo ano de 2012/2013, quando eu ainda lia livros pela biblioteca da escola. A história é super interessante e achei algo bem novo, nunca mais li algo igual. Recomendo totalmente!!!

Mariah 02/12/2020

Muito bom!
O livro me impressionou a cada capítulo, e a história totalmente cativante. Consumi suas páginas rapidamente por pura curiosidade, também por causa dos mistérios sempre destacados a cada final de um capítulo.

jotavegs 05/11/2020

Foi um livro que marcou a minha infância e nesse ano resolvi reler. Gosto bastante pois o autor cria um universo interessante e que nos deixa com vontade de explorá-lo a cada capítulo, além de uma personagem super relacionável.

Bia 28/09/2020

Me surpreendeu
Peguei para ler sem expectativa nenhuma, apenas para passar o tempo e dar uma quebra na sequência de livros "pesados".
Olha, ainda bem que fiz isso.
A trama é muito boa, leve, e fluida.
Quero ler os outros livros da série ainda esse ano, e talvez ler em inglês os que ainda não foram (e provavelmente não vão ser) traduzidos para o português.
Realmente me surpreendi.

Inlectus 22/09/2017

Legal.
Boa fantasia, criativa.

Emmanuel 08/11/2012

No Limiar das Colinas Sombrias (The Dark Hills Divide): Indico!
Diante da capa do livro, o leitor já se encanta. O aspecto sombrio e misterioso da floresta ao fundo enfatiza ainda mais o rosto tranqüilo e doce da menina que segura nas mãos uma pedra brilhante, leva uma chave prateada numa corrente presa ao pescoço e tem um esquilo curioso sobre se ombro. Na contracapa, a nota de um elogio explícito da Kirkus Review aumenta ainda mais o desejo de ler.

Passando por algumas páginas iniciais do livro – título, agradecimentos e dedicatória – encontra-se o mapa da Terra de Elyon. Tudo bem, o mapa não é “lá essas coisas”, poderia ser muito melhor desenhado e elaborado, mas o real prestígio que concedo à obra está associado ao conteúdo.

No primeiro capítulo, chamado Warwold, realmente me interessei pela bela fábula contada pelo personagem homônimo ao título do capítulo. Não sei se Carman a inventou, se a viu em algum livro ou site ou se ouviu de alguém. Mas tenho de admitir que é fantástica e dá uma incrível lição de moral. No fim do capítulo, porém, fiquei aturdido e confuso com a morte repentina e rápida de Warwold, ficando desesperadamente ansioso por mais informações.

Confesso, todavia, que fiquei um pouco entediado nos capítulos seguintes. Até a página 100, mais ou menos, não houve ação nem dinamismo e só se formaram alguns pobres diálogos. Só não foi pior porque o narrador-personagem cria uma conversa informal com o leitor e dinamiza o texto. Nesse livro, a personagem principal Alexa conta a história em seu ponto de vista. Em caso de narrador-observador, o texto, por vezes, torna-se mais cansativo.

Mas, depois dessas páginas um tanto mais difíceis, o leitor é duplamente recompensado. Finalmente, depois de várias tentativas, Alexa consegue atravessar a muralha, por meio subterrâneo, no capítulo 10, e começa a se aventurar no capítulo 11, com seu novo companheiro, o anão Yipes. A partir daí, os diálogos consistentes e as narrações dinâmicas começam a aparecer com maior frequência.

Por um momento, por volta da página 150, achei o livro bem infantil. Senti-me até um pouco ridicularizado lendo animaizinhos espalhafatosos e bonzinhos conversando livremente com a aventureira de 12 anos. Foi até bem engraçado... Mas, algumas páginas adiante, um esquema mafioso torna a leitura até um tanto dramática e cria um clima de suspense. Eu jamais pensaria num ataque de criminosos de verdade num livro que aparentemente se trata de fantasia. Mesmo assim, essa mistura foi bem legal.

Outro aspecto bem relevante que encontrei foi a detalhada e magnífica biblioteca do Alojamento Renny. Bem, sou muito suspeito para falar disso, mas é a mais pura verdade: ADORO BIBLIOTECAS!

Por esses motivos, acho que o livro é realmente muito bom. Prova disso? Bem, o autor foi escolhido, ao lado de Rick Riordan, que muito admiro, e de alguns dos mais brilhantes e renomados escritores para compor o grupo destinado a escrever a série The 39 Clues. Coincidência? Acho que não.

Indico: Àqueles que pretendem iniciar uma série; aos fãs de literatura fantástica; aos adultos que desejem reviver sua juventude.

Vejam mais resenhas de livros e filmes no meu blog: http://emmanuelcarvalho.blogspot.com.br/

Flavia 09/01/2012

Muito bom!
"No Limiar das Colinas Sombrias" é o primeiro livro da série "A Terra de Elyon" e pra falar a verdade, começa um pouco chato, mas depois que as coisas começam a acontecer, e a medida que este e os outros livros da série vão sendo lidos, as coisas vão se encaixando e não dá vontade de parar de ler mais. No início, Alexa está indo de sua cidade natal, Lathburry, com seu pai em sua viagem anual para a cidade de Bridewell, única aventura (super sux) até então conhecida pela menininha. Mas depois da morte repentina e inesperada de Thomas Warvold, o líder da cidade e amigo de sua família, Alexa começa a seguir pistas deixadas por ele. A menina de 12 anos, muito curiosa e cansada da rotina de sua vidinha onde se sente numa prisão por causa das muralhas que cercam a cidade, aproveita a oportunidade para desvendar muitos mistérios num território proibido e embarcar na maior aventura de sua vida! Em poder de uma Jocasta, uma pedra mágica que permite que Alexa fale com os animais, ela conquista a amizade de Yipes, um homenzinho minúsculo que vive na floresta, Darius, um enorme lobo solitário, Malcolm, um coelho inteligente, Ander, um urso pardo que é o rei da floresta, Murphy, um esquilo hiperativo que não pára um minuto sequer, dentre outros, incluindo Odessa e Sherwin, esposa e filho de Darius separados dele desde a construção das muralhas. Todos a ajudam a desvendar os segredos e tramas de uma invasão planejada a muito tempo por um traidor que comanda prisioneiros refugiados e marcados para que a cidade seja tomada a mando de um líder muito mais poderoso e cruel...
Personagens envolventes e marcantes, personagens queridos que surpreendem com atitudes inesperadas e personagens intragáveis que passam a ser queridos em uma história que no início pode parecer chata, mas que prende muito e acaba sendo muito bacana com um final que nos deixa com gostinho de quero mais por ter a continuação!

Julia C. 29/12/2010

No Limar das Colinas Sombrias - gostei
O livro começa repetitivo e pouco interessante mas, aos poucos, a narração se torna envolvente devido ao suspense, magia e, principalmente, os inúmeros mistérios que o leitor desvenda junto com Alexa, a personagem! Eu recomendo para ler nas férias, por envolver demais o leitor, o que pode atrapalhar nos estudos ou trabalho. E, para quem está no começo, resista à parte entediante pois, logo logo, a aventura e o suspense começam e você não irá se arrepender! Não abandonem e busquem pela continuação!
Fabrício Lôbo 06/08/2015minha estante
''Eu recomendo para ler nas férias, por envolver demais o leitor, o que pode atrapalhar nos estudos ou trabalho.'' KKKKKKKKKKKK Eu li antes de terminar o recesso e ainda assim me prejudicou. Estou ansioso pelos próximos volumes! *-*

Ariel 14/06/2010

Qui munixinho!
Muito legal a história! Menina que procura aventuras e descobre a maior de sua vida, o mundo exterior.
Ela fala com os animais através de um pedra, mas no fim a pedra se desgasta e ela não consegue mais falar com eles. Quase chorei. Adoro contar livro! =D
Desculpe-me.
Fernando Souza 21/01/2013minha estante