The Gray Wolf Throne

The Gray Wolf Throne Cinda Williams Chima

Resenhas - The Gray Wolf Throne

Lauraa Machado 15/06/2018

Mantém o nível incrível dos anteriores
Essa provavelmente vai ser uma das resenhas mais curtas minhas até hoje. Como uma grande fã declarada da série Sete Reinos, tenho que começar dizendo que esse livro é muito bom, muito bem feito, seguiu na linha dos anteriores e mantém o nível incrível que a série tem desde o primeiro. Mas, o que talvez incomode algumas pessoas, este é um livro de transição.

Ou seja, ele precisava levar de onde acabou o segundo para uma situação específica na qual a autora provavelmente vai construir o quarto. Isso não é algo ruim, é claramente necessário, e a autora continua escrevendo uma história viciante e extremamente bem pensada e bem feita, com inúmeros detalhes inteligentes que ficariam muito impressionantes em uma série de televisão desses livros (não, não desisti ainda). Mas eu senti um pouco de falta de ação aqui.

Quer dizer, teve ação no começo - e cenas lindas com dois dos meus personagens favoritos no universo, - mas eu esperava que tivesse mais no final. As últimas cem páginas do livro são mais uma promessa do próximo do que um clímax. E vou começar o quarto em seguida, porque agora tenho milhares de expectativas e exijo que ele seja incrível para merecer ser o final dessa série maravilhosa.

Preciso repetir, mesmo já tendo deixado isso bem claro nas minhas resenhas de livros anteriores, o quanto eu amo os personagens desse livro. Fico cada vez mais impressionada com a Raisa, que é sensata, inteligente e confiante, mesmo em meio aos seus vários defeitos válidos e ainda amáveis. A autora não poderia ter construído uma personagem feminina melhor. Não posso evitar comparar essa série com As Crônicas do Amor e Ódio, que são bastante parecidas em questão de gênero e personagens, mas ainda têm uma grande diferença entre elas. Sete Reinos é infinitamente superior à outra de mil jeitos, mas um deles é sobre a protagonista. A falsa personagem forte que é a Lia (das Crônicas de Amor e Ódio) não chega nem perto da Raisa, e olha que a Raisa nunca precisa se dizer forte. Ela prova isso em ações.

Como eu disse, existem milhares de razões para esta série ser superior à outra, e, mesmo assim, esta daqui tem pouquíssima visibilidade, enquanto a outra é espalhada pelo mundo, independentemente de seu trabalho muito mais amador e aleatório do que o mundo super bem pensado de Sete Reinos. A outra foi uma série que eu sofri para conseguir terminar, cheia de personagens superficiais e romances idealizados a ponto de ficarem irreais e inúteis. Esta daqui tem dois protagonistas maravilhosos, que crescem com a história e vão mostrando seu desenvolvimento em cada atitude sua.

Este terceiro livro é muito mais da Raisa do que do Han, mas tenho que admitir que me fez amá-lo ainda mais! Muitas vezes minha admiração pela sua criação e pessoa só se intensificou! Mas eu queria que ele tivesse aparecido mais nas últimas cem, duzentas páginas. Quero mais dele no próximo livro!
Uma das melhores partes dele, senão do livro, é seu jeito de aplicar o que aprendeu nas ruas entre as pessoas da corte. Aliás, a política toda desse livro está sendo maravilhosa e inteligente, o que costuma ser raro para livros desse gênero e nessa faixa etária.

Tá, achei que a resenha ia ficar menor, mas é difícil controlar elogios, mesmo não sendo tão pertinentes depois de duas outras resenhas positivas dos livros anteriores. Este não é meu favorito da série, apesar de ter algumas das minhas cenas favoritas, mas ele mantém o nível e eu mal posso esperar pelo que vem pela frente. Não sei se estou pronta para deixar os Sete Reinos para trás.

Ana.Paccola 01/04/2017

Muito bom!!
Mais uma vez a escritora mostra do que é capaz. Um livro que você não vai conseguir parar de ler. Super recomendo!