As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro

As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro A. S. Franchini

Resenhas - As 100 melhores lendas do folclore brasileiro

Lua 10/04/2024

Como nosso folclore é rico, repleto de grandes mitos e lendas, as quais foram reunidas de forma tão cuidadosa nesse livro.

Samia Feio 21/03/2024

Minha nossa que livro extremamente maçante de ser lido. São histórias bem sem graça, muitas vezes sem sentido nenhum. Entendo que sejam lendas e etc? mas acho que poderiam existir formas de contar essas história sem que a gente morra de tédio? foi MUITO difícil terminar

Marina.Beatriz 26/02/2024

3??
Apesar das histórias curtas, não é um livro pra se ler de uma vez só.

Assim como diz no título, o livro tem 100 lendas do nosso Brasil e elas são divididas em 3 categoria. Acredito que ler umas 5 por dia seja mais interessante do que devorar o livro.

Muitas das histórias eu fiquei surpresa em ler pela primeira vez, outras eu aproveitei os momentos de "nostalgia" lembrando de quando ouvi as histórias pela primeira vez na escola ainda pequena.

Algumas vezes fiquei um pouco entediada com a escrita, mas fora isso é um bom livro para conhecer mais sobre essa parte da cultura popular.

Dudinha 19/12/2023

Péssimo
Muito ruim. Eu tava com muita expectativa pra esse livro porque o folclore brasileiro me instiga muito. Fiquei bem decepcionada, infelizmente.

Renan543 01/09/2023

Muito foda
Este livro é um compilado de mitos e lendas brasileiros, sendo a maioria delas de parte indígena. Eu estou estudando a rica mitologia brasileira para um livro que estou escrevendo, e o que eu mais gostei neste aqui, são os inúmeros contos e mitos das diversas tribos indígenas que habitam nosso país. Contos sobre a origem do mundo, Deuses, histórias para explicar eventos reais, é tudo muito interessante de ver. Gostaria que as pessoas se interessassem pela nossa mitologia tanto quando gostam de ler sobre mitologia grega, romana, egípcia, nórdica, etc. Vale super a leitura se você quer ver um pouco das lendas que rondam os povos originários do nosso país!

Gus 28/08/2023

Dos índios ao folclore
Andava procurando um livro que contasse a origem do folclore brasileiro, esse supre as necessidades, apesar dos contos indígenas a maioria começar com dádivas e terminar com mortes é um livro bem interessante.

A imagem que eu tinha do Caipora era a Caipora do castelo rá-tim-bum, porém no livro conta que ele é do sexo masculino, o zumbi é totalmente diferente do conhecido atualmente, sentia falta da Matintapereira, ela é citada no trecho do Saci, mas senti falta de um espaço só sobre ela.

Resumindo, é um ótimo passatempo.

Luiza2030 25/06/2023

Adorei conhecer mais histórias e folclores brasileiros, muito bom saber da cultura do nosso país e descobrir mais sobre os personagens que eu sempre amei quando criança.

Marcella176 24/05/2023

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro
Acabei lendo este livro por conta do tema do meu espetáculo de dança desse ano, quero trabalhar as lendas do folclore brasileiro.
É separado em três partes, a primeira é a maioria sobre lendas indígenas desconhecidas que fala sobre a criação do mundo, a segunda e terceira parte já entra mais nas lendas mais populares. Tem muitas lendas legais para se descobrir, para quem gosta do tema vale a leitura. Eu gostei.

Thamiris60 29/04/2023

Achei esse livro muito incrível, conheci lendas que eu jamais imaginava ou tivesse escutado falar. Muito bom saber um pouco mais sobre essas histórias. São histórias curtas e super bem contadas. Vale a pena a leitura pra quem se interessa pelo assunto ou só pela curiosidade mesmo.

Duda 27/02/2023

Folclore brasileiro;
Esse é um dos tipos de livro que eu acho mais importante a leitura! Principalmente brasileira(nesse caso).
O livro é razoável! Eu sabia, quando eu comecei, que o livro não me deixaria euforica, afinal é um livro informativo.
Mas ele é bem interessante!
Possui lendas indígenas (na primeira parte) lendas europeias misturadas com indígenas (na segunda parte) e lendas que são mais conhecidas popularmente, Iara, Curupira, Saci etc... (na terceira parte).
É um livro INFORMATIVO. Então ele não é algo exatamente divertido de ler, mas sim, torna-se interessante.
Enfim o livro é razoável, mas importante.
Acho que os brasileiros precisam começar a ler mais sobre o folclore brasileiro, pois ele é riquíssimo!
Classificação indicativa: livre

Fernanda Taniz 31/12/2022

Muito mediano, em alguns momentos o autor não teve cuidado com o tom da linguagem. Poderia ter deixado o livro bem mais interessante, pois o tema é bom.

bluemoon 27/05/2022

Bom porque é o primeiro que vejo com contos indígena, mas poderiam ser contados de forma que prendesse mais o leitor

Gabriel.Moreira 15/04/2022

Santos,Orixás e Deuses Indígenas; somos filhos de 3 culturas
Um dos mais completos livros de histórias e lendas do Brasil!
Se você precisa fazer uma pesquisa sobre lendas ou só gosta do assundo é um ponto de parada obrigatório
A parte que eu mais gosto é "A Saga dos Tárias".
Eu só senti falta de lendas de origem africana.

Filippe 04/03/2022

Um poucos frustrante
Estava realmente aberto para o folclore brasileiro e é um pouco frustrante que as criaturas e lendas mais interessantes sejam frutos da influência europeia. Não que a Europa não produza um folclore de qualidade, longe disso, mas gostaria de algo mais original.

A primeira parte do livro é a única onde se pode dizer estar lendo sobre mitos tipicamente brasileiros. Só que essa primeira parte é envolta de uma série de escolhas ruins pelo autor, por exemplo, ele contava uma lenda que envolvia uma criatura muito mais interessante que a lenda em si e simplesmente não direcionava o texto para essa criatura.

Até por ter seu processo de desenvolvimento interrompido de forma abrupta pelos colonizadores, os mitos que sobraram dos nossos povos indígenas estão longe de representar grande narrativa, possuía uma direção bem previsível e a única parte realmente empolgante é que vez ou outra algo bizarro acontecia. Como o fato de uma das várias tribos indígenas representadas identificar seu mito originário como resultado de um ente divido que se autoflagelava. Infelizmente os demais mitos não mantém essa linha.

Pulando a segunda parte que fala de contos muito similares aos europeus e é definitivamente a parte menos interessante do livro. Na terceira o autor confecciona um bestiário, em ordem alfabética, que nos apresenta muito bem diversas criaturas do folclore brasileiro. O autor, e ele está certo em fazer isso, nos alerta de que a origem dessas criaturas tão badaladas não serem originárias nossas. Nem o coitado do Curupira se salva.

Mas apesar da frustração isso tudo geral reflexões interessantes, o quanto o desenvolvimento cultural brasileiro dependeu dessa pluralidade. Nosso folclore é influenciado tanto pelos índios, quanto pelos africanos, quanto pelos europeus e apesar deste último ser mais determinante, todos tem sua relevância na confecção dos mitos brasileiros. E é bem da verdade que essa troca de influências não para no folclore, ela se expande para toda a experiência de formação cultural do nosso país, o que de certa forma nos faz sermos únicos.

Jessy 27/12/2021

Um bom livro para se conhecer as lendas brasileiras, principalmente as de origem indígena, além dos personagens folclóricos, mostrando muito mais que apenas a Cuca e o Saci.
São bem curtinhas e fáceis de ler, então é um livro de leitura rápida, e com uma boa bibliografia no final.