A Sangue Frio

A Sangue Frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Otávio - @vendavaldelivros 22/04/2024

“O crime era um acidente psicológico, virtualmente um ato impessoal; para as vítimas, era o mesmo que terem sido mortas por um raio. Com uma única diferença: tinham vivido um terror prolongado, tinham sofrido.”

Acreditar na maldade inata ou não é uma questão filosófica antiga. As pessoas nascem ou se tornam más? Cometem atos de crueldade por terem, dentro de si, uma natureza maldosa ou por influência direta de suas criações, traumas e doenças mentais? O que entendemos por “mal” e “bem” pode não fazer sentido para a racionalidade do universo, mas é inseparável dos nossos conceitos de humanidade.

Publicado em 1965, “A sangue frio”, do americano Truman Capote, levou seis anos para ser concluído. O “romance de não-ficção” conta a história do assassinato, em 1959, de quatro membros da família Clutter por Perry Smith e Dick Hickcock, e a prisão, o julgamento e a execução de ambos. Além, é claro, dos efeitos do crime na minúscula Holcomb, no Kansas.

Faço uma confissão: achava que o livro talvez não funcionasse comigo. Não acreditava que a narrativa funcionaria porque o crime, apesar de brutal, não me chamava atenção. Mas a verdade é que esse livro não é sobre um crime. Ainda que muito se venda essa história como um “true crime”, ela é mais profunda do que um relato criminal.

Capote, de forma genial, vai nos levando aos poucos pelos cenários e pela vida daquelas pessoas, seus anseios, dúvidas, sonhos e rotinas. Tanto das vítimas quanto dos criminosos, vamos conhecendo um pano de fundo que envolve a mente de cada personagem da história. Fui fisgado por uma narrativa magnética, que prende e submerge o leitor, mas ao mesmo tempo cria a ansiedade em saber como a história irá se desenrolar, mesmo não havendo mistério a ser revelado.

Mesmo achando que Capote pode ter tornado a imagem principalmente de Perry mais vitimizada, é nítido como o crime foi uma junção de azar, falta de tratamento para doenças mentais e, claro, maldade. Uma série de coincidências infelizes que, como um raio, acabou com a vida de uma família pelas mãos de agentes de uma sociedade doente. A sangue frio é uma obra prima da literatura e um exemplo perfeito das complexidades e distorções humanas.

elis 18/04/2024

Um dos top 5 livros da minha vida
Trumam tinha seus prós e contras, mas esse livro foi o livro em que ele se destacou demais (e com razão!) truman é de certa forma um gênio quando se trata desse livro, se tiver a oportunidade leia!!

Gladston Mamede 12/04/2024

Um livro impressionante. Impressionante. Efetivamente, um romance de não-ficção ou sem-ficção (como preferiu o saudoso Ivan Lessa). É um trabalho de jornalismo-literário de tirar o fôlego, contemplando aspectos diversos, colocando-nos em meio à cena. Livraço!

caroldea 12/04/2024

Sensacional
O Capote é leitura obrigatória para todo jornalista, e mesmo assim demorei alguns anos pra iniciar essa leitura, e agora, ao terminar, me arrependo de não ter feito isso antes, ao mesmo tempo que agradeço, pois é uma deliciosa aula da minha profissão.

Isabella 21/02/2024

Uma aula de escrita.
Há tempos que queria completar esta leitura. Qualquer pessoa que tenha feito jornalismo já ouviu falar na obra. E não é por acaso. Eu não li no meu melhor momento, mas é mesmo impressionante a qualidade do livro. Mais do que a história do crime - que não sou muito chegada -, o ponto alto é a escrita de Capote. O detalhamento dos acontecimentos, a descrição dos personagens e a profundidade na investigação são uma baita aula de jornalismo, mesmo que este não tenha sido o propósito. Fiquei fascinada!

Daniel 20/02/2024

A Sangue Frio, de Truman Capote
Um relato jornalistico sobre o assassinato da família Clutter, Capote traz um panorama dos desdobramentos e as consequências que esse crime brutal causou na pequena cidade de Holcomb e em todo os Estados Unidos.

Fiquei muito empolgado pra ler esse livro quando vi meus booktubers favoritos recomendarem e confesso que me desapontei um pouco. Não porque o texto é mal escrito, completamente ao contrário, a escrita do autor é extremamente cativante e bem incisiva. Meu problema consiste mais pelo fato de eu consumir outras mídias que falam de true crime, seja no youtube, podcast e até mesmos livros contemporâneos como os do John Douglas. Acostumei com relatos mais diretos e envolvendo apenas o crime e os afetados diretamente com o ato.

No livro de Capote é diferente, aqui temos um panorama detalhado de como a cidade era antes, durante e depois do crime. Para muitos talvez isso funcione e enriqueça bastante a leitura, mas pra mim, por querer saber mais do detalhe do caso, saber das pessoas impactadas indiretamente pelo caso foi um pouco maçante pra mim. Mas, da metade do livro pra frente praticamente devorei: eles sendo pegos, as confissões, a parte do tribunal e da sentança foram impecáveis.

Apesar de não ter funcionado tão bem pra mim, reconheço a importância do livro e mesmo assim recomendo, mas com a ressalva de que o livro trabalha muito detalhadamente fatos que não são realmente relevantes para o caso em si.

Aline 16/02/2024

A sangue frio
Uma obra de arrepiar na qual realidade e ficção nos confundem. O novo estilo de jornalismo literário chamado por Truman Capote de romance de não ficção, nos faz conhecer o lado cruel do ser humano e o outro lado também cruel da sociedade, uma história que dói, que provoca angústias e reflexões, ora sentimos a dor do que é real, ora a aflição do que parece ficção. Nos deparamos com o triste fim da família Clutter motivado por Perry Smith e Dick Hickcock e também com o horror da pena capital. Conhecemos nesta leitura, um outro importante personagem paralelo, aquele que nos conta a história para a qual se dedicou e sofreu com as consequências, ou seja, o próprio Truman Capote, o repórter audacioso e inovador no gênero literário.

Celso Filho 15/02/2024

"01110011 / Crying zeros and I'm hearing 111s"
"A sangue frio", publicado inicialmente em 1965 na revista The New Yorker dividido em quatro partes, é um livro que conta a história violenta do assassinato de uma conhecida e respeitada família da cidade de Holcomb, Kansas, que abalou completamente a forma com que essa comunidade passou a viver e conviver uns com os outros.

Junto com outros nomes americanos como Tom Wolfe e Gay Talese, o autor fez parte de um movimento dos anos 60 que deu origem ao jornalismo literário, uma tentativa de repaginar a visão crua e impessoal do jornalismo com a introdução de uma voz e estilo próprios. Acrescento a definição debatível do próprio Truman Capote, de "romance de não ficcção", em que o autor se ausenta da apresentação da história para transportar o leitor aos olhos das personagens da época. A discussão é longa e se insistir nessa definição, que passou décadas sem ao menos ser sistematizada, vai ser necessário voltar os olhos para autores do início dos anos 30 ou mesmo do século XIX.

Inegável é, de fato, que este foi o livro que se apresenta como um obelisco imponente no gênero em que se encaixa, e o define de maneira excepcional. Às custas de danos irreparáveis na saúde mental do autor, existe um antes e depois de "A sangue frio".

Acabou fazendo parte de uma jornada pessoal de livros e contos do autor, e foi decidido felizmente em terminar com esse.

Cris 19/01/2024

Perfeito
Esse livro é uma aula de escrita, que perfeição. Você entra na história e a história entra na sua cabeça e não sai mais. Você dorme pensando, acorda pensando no livro. Amei.

brenobebeto 12/01/2024

A parcialidade no jornalismo
Reli ? A sangue frio?, este ano, 04 anos após a minha primeira leitura e foi uma experiência diferente. O livro continua sendo maravilhoso, Capote ao investigar o assassinato brutal da família Clutter e a influência desse crime brutal da pequena cidade de Hoculmb em 1959, consegue prender o leitor do começo ao fim do livro.
Todavia, desta vez, percebi a tremenda parcialidade com que ele descreve um dos assassinos, Perry smith.
É sabido que durante os 06 anos que levou para escrever esta obra, o autor se envolveu emocionalmente com Perry, o que fica evidente em uma leitura mais atenta da obra e que acaba por levar o leitor a questionar certas informações fornecidas pelo autor.
Sabemos que apesar do grande sucesso do livro na América, esse livro marca o começo a derrocada de Capote, que nunca se recuperou da perda de Perry.
Fiz uma resenha deste livro no meu Podcast: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/A-Sangue-Frio-de-Truman-Capote--um-relato-de-violncia-e-brutalidade-e2e93bq

RaquelSales17 11/01/2024

Uma obra prima
O crime de Perry e Dick cometido contra os membros da família Clump de forma aterradora sendo descrito de forma primorosa pelo Grande Capote.

Raphael.Leandro 22/12/2023

De Gelar as Carótidas
Ingressei sem muita expectativa e me deparei com uma das melhores surpresas do ano.

Mesclando jornalismo e literatura num texto autêntico de não-ficção, Capote conta a história do brutal assassinato da próspera e popular (e, ao que tudo indica, beata) família Clutter, numa invisível cidadezinha do oeste do Kansas, onde o trigo cresce com morosidade. Colocando tanto as vítimas quanto os assassinos no epicentro da narrativa, o texto busca tatear as causas e consequências (sociais, psicológicas, legais) do sangue que respingou por todo o local.

Vale destacar que o texto contém uma das melhores descrições de "personagens"/pessoas que já pude ter o prazer de ler.

Depois de dar uma chance às primeiras páginas, foi impossível estagnar a leitura - não até a conclusão do material, que, mesmo depois de coagular, pode ainda deixar um metálico gosto pela boca.

O estilo de Capote é tão bom neste livro que me fez procurar pelo que escreveu em formato de conto e, também, paparicar como próxima leitura o seu outro grande sucesso, "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany's).

Retrato de um fato real em moldura de romance, não tenha dúvidas de que vale a pena perseguir toda essa leitura, sem trégua.

victor.victor.victor 10/12/2023

Esse era um daqueles livros que eu tinha certeza que ia amar. Absolutamente todas as pessoas que ouvi falar sobre ele só tinham elogios, então meio que fui com altas expectativas.

Terminou sendo uma ótima leitura, propõe um argumento poderoso. O aprofundamento psicológico também é bem legal. Mas achei que ia ser mais "eletrizante", e nem sempre é assim. Tem várias páginas sobre as fugas do Dick e do Perry, que terminam sendo meio repetitivas e diminuem o ritmo.

Mas o começo é bom. O meio é bem lento. E a partir do momento que eles são presos, o livro entra numa crescente muito boa.

Eu acho que seria mais interessante se o Capote tivesse se posicionado como narrador-personagem, como realmente ele foi. Seria bacana ver os bastidores do livro.

Gabriela 06/12/2023

Excelente! Quando temos uma ótima escrita, a leitura é bem fluida.
O crime em si é repugnante. Gostei muito dos pensamentos dos assassinos no desenvolvimento do livro. Conseguimos ter a noção do crescimento da maldade humana com o decorrer da vida dos criminosos.