A Sangue Frio

A Sangue Frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Maia 30/07/2022

A narrativa de fatos amplamente conhecidos desde que ocorreram, a quase 63 anos atrás, o assassinato sem grandes motivações de uma família de sucesso e amada em um pequeno interior do Kansas,EUA. Mesmo assim este livro te captura do começo ao fim, pois embora os fatos sejam conhecidos a técnica narrativa é excepcional. A família Clutter assassinada em uma madrugada de um domingo, os corpos descobertos por uma amiga íntima, já que eles eram esperados pra uma carona pra igreja e não apareceram, os assassinos descobertos dias depois e condenados a forca, a execução da pena demorou 6 anos após o julgamento. O autor se aproximou muito dos assassinos a ponto de ser convidado por eles pra estar presente no momento, porém não suportando a cena terrível da forca.

Vic Wonder 04/07/2022

Impactante e desafiador
Aceitei o desafio de conhecer essa história pela ótica do Sr. Capote e gostei bastante.
Confesso que a linguagem é mais rebuscada e requer uma persistência maior, mas vale a pena mergulhar um pouco no passado dos personagens.
A técnica em evitar aparecer como autor, como citado no posfácio, revelou a mente brilhante de Truman e instiga ainda mais a leitura.
Conhecer um pouco das vítimas sabendo do destino delas foi angustiante. Assim como ler sobre os autores da tragédia revelou um pouco mais sobre eles.
Parei em algum momento por achar muita informação de muitos personagens secundários mas consegui continuar e descobrir o desfecho de Perry e Dick.
É verdade que nem tudo é preto no branco mas outro questionamento me fez refletir: até onde vai a maldade humana?
Pretendo entrar um pouco mais nesse universo de trupe crime e essa obra foi um bom início.

Paulinha 04/07/2022

Gostei muito do livro, não sou muito das biografias e livros de não-ficção, mas A Sangue Frio é um livro muito bom e muito impactante, a escrita do autor é muito boa em alguns momentos me senti lendo um livro de suspense.
Quero ler mais livros assim?

Cesar Garcia 28/06/2022

Uma obra cheia de primor
O livro me lembrou o filme Touro Indomável em que a história de um homem desinteressante se transforma em uma obra prima do cinema.
Toda a descrição do crime e das vítimas e dos criminosos é feita de maneira brilhante e Truman Capote descreve o perfil psicológico dos personagens com maestria.
Um livro excelente.

OssosDePapel - Instagram 27/06/2022

O jornalismo literário me fascina, me estimula como profissional e como leitor. Aprimora meu conhecimento técnico e satisfaz minha fome de literatura.

A sangue frio traz essa essência. O casamento entre o jornalismo investigativo e a literatura convencional que Truman Capote nos entrega é primoroso.

Classificada como um Romance de Não Ficção, a obra agrada aos amantes de True Crime, de Thriller, e pode até servir como fonte de consulta para os estudiosos do comportamento humano.

Juliane4 09/06/2022

Uma obra prima do jornalismo literário
Perfeito, em todos os sentidos. Escrever um livro cheio de detalhes e não deixar cansativo é para poucos. E conseguir extrair uma história completa de uma notinha jornalística é de se admirar. Não é a toa que esse livro é bastante comentado nas aulas de jornalismo.

Dika 07/06/2022

História verídica sobre o assassinato de uma família que vivia em paz , numa pacata localidade no oeste de Kansas, os Clutter.
Conta detalhes da fatídica noite e de toda a vida pregressa dos assassinos, suas personalidades e caráter ou falta dele, aliás, a maior parte do livro é sobre a vida dos criminosos.
A leitura é pesada, como não poderia deixar de ser, e acho que excessivamente longa, mas é bem escrita.

Juliene 06/06/2022

Que escrita amigos!
Bom, é um livro extremamente envolvente! Você vai entrar dentro da vida de cada uma das vítimas e das consequências que a morte delas acarretou na vida dos cidadãos da pequena cidade de Holcomb.
Você também vai acompanhar os assassinos em sua rota de fuga e toda a história de vida deles, até o momento da morte de ambos.
As considerações são: as vezes tive que parar e digerir aquilo que aconteceu, pela crueldade e tbm pelas questões que surgiram em minha mente, o livro é incrível e vale muito a pena ler!

Edson Lima 03/06/2022

De roteirista de comédias românticas para um dos precursores de determinada linha de texto jornalístico, combinando a habilidade de um ficcionista com a de um cronista policial, Capote escreveu um marco na literatura.Nada se esperava de Capote e a sua intenção em escrever sobre algo cruel como o crime de assassinato de uma família no interior dos EUA. O que o amigo de Marilyn Monroe poderia produzir de qualidade a respeito?

O resultado é um livro detalhado, com os depoimentos perturbadores dos dois assassinos. Retrato magistral da rotina banal e comum de uma pequena cidade abalada pelo assassinato de pessoas de sua comunidade, seus vizinhos e amigos e por motivo tão estúpido.

Um recorte produzido por um cronista de talento sobre a estupidez humana.

Beatriz.Varela 01/06/2022

A Sangue Frio - Truman Capote
Em 1959, Truman Capote abriu o jornal e viu, em uma pequena notícia no rodapé, a oportunidade para escrever sua obra prima. A Sangue Frio é o primeiro ?romance de não-ficção?. Capote passou 6 anos em Holcomb, entrevistando moradores e reunindo informações sobre o assassinato misterioso e aparentemente sem motivação de uma família. O livro conta, sem parecer uma reportagem, toda a história desde o planejamento do crime até a execução dos assassinos, condenados à forca. Apesar do tema forte, é um livro incrível.

Cdmm 13/05/2022

Maravilhoso.
Como chamar um livro que relata um assassinato de 4 pessoas de uma família de maravilhoso? Esse livro é maravilhoso. Queria economizar a leitura pois não conseguimos parar de ler. Apesar de ser um relato jornalístico e factual todos os envolvidos são tratados com respeito, mesmo aqueles que achamos que não merecem nenhuma consideração e respeito. E aí que está o brilhantismo: não existe, de verdade, um juízo de valor do autor. Os fatos estão aí, os pontos de vista estão aí, escritos de forma bem poética algumas vezes, crua, sarcástica, bela, triste, melancólica outras vezes. A exatidão da cronologia e dos detalhes é assombrosa. Sem exagero, um dos meus livros favoritos da vida até hoje.

Indria 12/05/2022

A sangue frio
Perfeito. Simplesmente perfeito. O autor escreve muito bem, parece que eu participei da história e vi os fatos acontecendo.

paat_pontes 11/05/2022

Jornalismo investigativo
Jornalismo literário é um dos meus gêneros preferidos. É possível ver todo o trabalho de pesquisa, de entrevistas que o Truman Capote teve para poder nos entregar essa obra prima.

Recomendo demais!

frnkienstein 25/04/2022

CAPOTE ENVELHECEU COMO VINHO
Em A Sangue Frio, Capote parece ter sede e, embora sua sede tenha se deteriorado devido às circunstâncias mórbidas, a qualidade da sua escrita ? envolvendo, cínica e perspicaz ? nunca decai.

Mas como estamos falando de vida real, de pessoas, de "não ficção" como diria o próprio, em alguns momentos, Capote se perde para o exagero na construção do drama policial devido a carência de fatos reais realmente dramáticos e instigantes. Principalmente no heróico Alvin Dewey; é dele e da esposa os momentos com mais cara de "fabricados," "retocados" e "inventados" pela criatividade de Truman Capote ? inclusive um momento marcante de Dewey no livro acabou sendo exposto como pura ficção.

Em muitas críticas a Truman Capote, vemos que as pessoas e principalmente suas personagens vivas pareciam nutrir uma expectativa de que o retrato da violência fosse unilateral, se reduzindo apenas aos violentados. Mas longe de ser um livro apenas para satisfazer a curiosidade mórbida do público com a violência crua e desenfreada de dois jovens, A Sangue Frio se compromete em lançar temas que hoje são debates considerados importantes.

Capote foi um escritor sensível o suficiente para entender que escrever sobre violência e não explorar o lado dos que violentam é escrever pela metade. E ele nunca quis um livro pela metade.

A Sangue Frio é um relato apurado de sentimentos e dinâmicas reais, com uma pequena dose de ficção que não chega a alterar em nada o retrato do impacto social da violência na vida dos envolvidos e das pessoas próximas. Capote era ousado, observador, fofoqueiro e não é nenhuma surpresa que essas características fizessem dele um escritor tão ferino e um jornalista tão determinado.

Embora ele não fosse tão precursor quanto acreditava ser, somente alguém como Truman Capote ? em carne, osso e palavras cínicas ? poderia compor um relato como A Sangue Frio.

Renan Braga 23/04/2022

Foi difícil engrenar no início, acredito que por se tratar de uma extensiva construção de personagens que ainda não sabíamos em que tipo de trama eles estariam envolvidos. Nunca havia lido nada do gênero jornalismo literário e confesso que fiquei impressionado com a quantidade de detalhes que Capote consegue nos entregar sobre os acontecimentos. O livro levanta discussões polêmicas acerca da exclusão de culpabilidade do portador de doença mental por ser incapaz de se responsabilizar por seus atos (inimputável), assim como a eficácia da pena de morte na redução da criminalidade.