The Girl of Fire and Thorns

The Girl of Fire and Thorns Rae Carson

Resenhas - The Girl of Fire and Thorns

Jenni Pradera 22/04/2021

Gostei =D
Não sabia a respeito da premissa do livro mas sou dessas que gosta de ver o progresso da escrita e queria ler esses livros antes de ler outras obras da autora.
Achei o início um pouco lento e depois a história começou a progredir, especialmente a segunda metade do livro, ficou muito legal!
A ideia de onde vem os poderes foi muito interessante e até hoje não li uma fantasia com uma vibe mais tropical (até pensei que a história foi inspirado na América latina por causa dos nomes dos personagens) ou ambientados em lugares quentes.
Com certeza lerei o próximo da série, quero saber o que vai acontecer.

Nati 10/02/2019

"I loved and lost and survived."
Esse livro foi uma das maiores surpresas, e uma leitura maravilhosa. Inicialmente, peguei esperando encontrar uma fantasia YA igual a todas as outras, porém de cara a história já me pegou por tudo o que ela traz fora da caixinha - aqui nos temos um mundo baseado em uma cultura latina, com vários termos em espanhol ao longo do livro (inclusive o nome dos personagens, dos locais), uma protagonista plus-size (que mesmo com tudo o que acontece com ela, permanece plus-size e não fica miraculosamente linda ou passa por uma transformação, saindo dos padrões europeus/americanos de beleza) que tem ansiedade e sofre de transtorno alimentar e isso é muitíssimo bem trabalhado dentro da obra, que apesar de ser 'a escolhida', não faz idéia do que precisa fazer e de fato age como tal, e cuja habilidade maior é sua mente e sua capacidade estrategista, ao invés de ser uma exímia lutadora. Os personagens aqui são super complexos - à medida que você os conhece, vai entendendo suas motivações e percebe que nem tudo é como parecia inicialmente e a mitologia é muito interessante.

Elisa, a personagem principal, passa por uma evolução maravilhosa ao longo deste livro (que é só o primeiro!) e nada disso parece forçado ou irreal e vemos a protagonista se transformar em uma mulher forte e segura ao longo da narrativa, entendendo seu 'destino' e seu papel nessa trama, além de seu papel como uma líder. Gostei muito como a questão da fé é trabalhada também, já que isso está intrínseco no desenvolvimento da personagem. A trama é muito dinâmica, a ponto de o livro ter tantas reviravoltas que parece que são 3 livros em um só e ao final sentimos que, como a personagem, estamos completando uma jornada longa. A autora não economiza e sentimos a montanha-russa de emoções desde as primeiras páginas, além da sensação de que ninguém está seguro, por que ela também não poupa nossos sentimentos quando o assunto é morte.

Há um toque de romance, porém não domina de forma nenhuma a trama - ao contrário, é o necessário para motivar os personagens e fazê-los evoluir ou tomar algumas atitudes que movem os eventos. E o final, apesar de ser satisfatório, deixa o gancho para os próximos volumes. Dito isso, tem algumas coisas que poderiam ser melhores para deixar esse livro perfeito - algumas tramas são meio que 'jogadas de escanteio' durante um tempo por conta de outros acontecimentos a ponto de, quando esse fio é retomado, o leitor pode se sentir meio perdido. Alguns personagens poderiam ser mias trabalhados e desenvolvidos, e não só em novellas, ou poderiam ter tido um destaque maior. O livro em si foca muito em Joya D'Arena e aquela parte do mundo, mas o que está acontecendo na terra natal da Elisa é completamente esquecido, apesar de ficar no ar que isso será mais trabalhado no segundo volume, mas ainda assim algumas coisas da terra natal dela poderiam ter sido inseridos aqui.

Porém, tudo isso são pequenos pontos que em nada interferem no quão delicioso e supreendente foi esse livro, que foge da típica proposta de fantasia YA e quebra bastante estereótipos. Ansiosíssima para continuar a saga da Elisa!

Carolina 20/11/2017

Ainda não é 5 estrelas, mas está muito bom!
Esse livro foi muito gostoso de ler! É uma história agradável, com personagens cativantes e plot twists bem interessantes.

O livro conta a história de Elisa, uma princesa e segunda filha de um reino. Elisa nasceu com uma espécie de pedra preciosa em seu umbigo. Isso significa que ela é a portadora da pedra, uma pessoa sagrada que nasce a cada 100 anos.

No início da história Elisa está se casando com o Alejandro, o rei de outra terra, o qual ela não conhece. Elisa é então transfortada para esse novo reino, acompanhada apenas de duas criadas. Mas isso é apenas o início. Muitas coisas acontecem nessa história, e não posso falar mais nada, senão é spoiler.

Primeiramente, o mais interessante dessa história é que ela é ambientada em um mundo fictício baseado na cultura hispânica. Isso é muito interessante e raro, porque a maioria das história possui protagonistas caucasianos e possuem pouca representatividade.

Outra coisa interessante é que nossa protagonista, Elisa, tem problema com peso. Ela é bem acima do peso e se sente menosprezada. A auto estima dela é bem baixa, e ela compensa isso comendo muito. Isso é uma realidade para muita gente. Eu mesma já tive grandes problemas com isso. Minha vida inteira ouvi comentários desagradáveis sobre meu peso. Passei muitos anos bem acima do peso, e apesar de hoje não ser mais assim, esse é um assunto ainda bem delicaod para mim. Na história, vemos Elisa ser julgada e menosprezada por causa do corpo dela, o que é algo bem estúpido, mas isso é algo muito comum. Como se o seu tipo de corpo pudesse dizer algo sobre quem você é e permitisse com que as pessoas tenham o direito de te julgar sem nem ao menos te conhecer.

Mas Elisa é uma personagem fantástica. Apesar de toda essa insegurança, ela tem uma personalidade muito forte, como se essa força dela fosse um pássaro enjaulado, apenas esperando para ser libertado. E essa libertação acontece... e é fantástica!

Dou a esse livro 4 estrelas porque o achei bom, mas dá para sentir que ele é apenas o início, estabelecendo nosso conhecimento sobre o mundo, a ameaça e os personagens. A jornada de nossa heroína é muito completa e satisfatória, um excelente primeiro livro para uma trilogia que promete ser excelente. Já começarei o segundo livro e mal posso esperar!

Link para a resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2121685006

Isa 05/10/2017

Eu li tantos livros de fantasia YA nos últimos anos que eu fico um pouco relutante de começar outro livro, com medo que será a mesma estória de volta. Quando eu comecei a ler 'The Girl of Fire and Thorns', a idéia de que Elisa era 'a escolhida' foi um pouco desencorajador, mas depois de terminar este livro de 400 páginas em um dia, fico feliz em dizer que essa estória era muito diferente do que eu esperava.

Elisa é uma protagonista incrível. Ela não se encaixa nos 'padrões de beleza tradicionais', o que foi muito bacana e diferente. Ela não é uma guerreira ou assassina. Ela é, no entanto, inteligente, corajosa e gentil. Foi incrível ver o seu desenvolvimento durante a estória - a Elisa no começo foi muito diferente da mulher que vimos no final.

Essa estória me surpreendeu muito. Eu pensei que eu sabia exatamente o que ia acontecer, mas pessoas que eu achava que estavam seguras morreram, e relacionamentos que pareciam fortes de repente acabaram. Esse livro tem morte, magia negra e guerra, além de uma protagonista forte e que toma decisões difíceis, alguém que não perde tempo chorando ou sentindo pena de si mesma.

Mal posso esperar para começar o segundo livro.

site: https://www.goodreads.com/review/show/990280553

Geli 25/06/2015

Leiam minha resenha completa no blog! www.vamoslerma.com/?p=32

site: www.vamoslerma.com/?p=32

Kah 30/10/2011

UNBELIEVABLY GOOD!
So, SO good! I knew it would be, after reading so many great reviews, but still... unbelievably good. And somewhat sad. I loved to see how much the characters grew! It actually influenced me quite a bit. Can't wait for the next one!!! *-* Congratulations, Rae Carson, you're terrific!