O Vendedor de Histórias Jostein Gaarder

Resenhas - O Vendedor de Histórias

Ju 10/04/2014

Sem palavras!
Não sei como começar essa resenha, já que eu não sou boa para isso.
Eu, por não ser ''mestre'' em avaliar livros já que não tenho muito conhecimento (esse é o meu 49° livro que leio), eu acredito que esse foi o único livro que me deixou boquiaberta, seguida pelos livros do Dan Brown. Jostein Gaarder conseguiu me surpreender desde o livro ''O Mundo de Sofia'', e pretendo ler outros dele.
Essa história, no começo fica um pouco cansativa, já que o contexto não muda, e por conta disse demorei-o um pouco para finalizar. Porém, a partir do capítulo de Maria, eu começo a ficar impressionada. O final é surpreendente, não tenho palavras para descrever o quanto eu fiquei paralisada e pensando em como o autor teve essa ideia tão genial, só fiquei triste por não ter a continuação...
Eu gostei muito do livro, gostei muito do personagem Aranha e, principalmente, das histórias criadas por ele. Eu bem que eu queria que publicassem livros das histórias que proporcionaram no personagem dele, fiquei bem curiosa. Ahah

babisenberg 06/02/2014

Não gostei muito não. Achei um livro meio chato de ler. Depois da metade dele é que começa a ter uma história que vale a pena seguir, mas que não se desenrola muito...

Marina Stephan 24/11/2013

[Comentário pessoal]
Não o concluí porque achei demasiadamente enrolado. O excesso de informação acabou causando uma certa "apatia" no que se refere ao personagem-narrador, desumilde na hora de descrever os acontecimentos.

Evelyn84 17/10/2013

Acho um livro muito interessante, no entanto, com final tragico!
O personagem principal tem um amigo imaginario chamado homem-metro,(por ter um metro de altura) e que o forca a escrever a propria biografia!
Ele possui habilidade em criar pequenas estorias desde a infancia, e quando adulto vende suas estorias para autores quando estes estao sem inspiracao para escreverem seus livros.
Com o desenvolver de sua biografia, percebemos que ele teve varias situacoes traumaticas, mas sua ultima descoberta a respeito de uma mulher por quem estava interessado e oque mais o surpreende e o perturba!
Nao sugiro este livro para criancas ... e o tipo de leitura para adultos!Pelomenos, na minha opiniao!

Catharina.Mattavel 17/03/2013

Adorei.
Estou começando a gostar muito desse autor, é o segundo livro que leio e não me decepciono. A história do livro é simplesmente adorável e as que o protagonista conta é uma melhor que a outra, super envolvente e criativo. Não vejo a hora de ler outros do autor.

Brena Sâmela 26/12/2012

Vou salvar isso e desligar. Está tudo preparado. Preparado para o maior de todos os saltos.
"Era fácil demais inventar coisas, era como patinar sobre gelo fino, como fazer elegantes piruetas sobre uma crosta quebradiça de gelo que cobre um lago com milhares de braças de profundidade. Havia sempre alguma coisa escura e fria acenando debaixo da superfície."

Petter foi uma criança solitária, com pais divorciados, sua solidão era opcional, não se enquadrava com as crianças de sua idade ou melhor com a maioria das crianças, não via sentindo as brincadeiras que elas faziam eram muito bobas na sua opinião, preferia ficar sozinho com sua imaginação e com o passar do tempo os meninos de sua rua desistiram de chamá-lo para suas brincadeiras, sua única companhia era o Homem-Metro, um homenzinho pequeno que só ele conseguia vê-lo e que saiu de seus sonhos e não se lembra como foi exatamente como ele conseguiu sair de lá.
Sua imaginação sempre foi ilimitada e tão fluente, que podia inventar histórias com uma capacidade incrível.
Enquanto crescia cada vez tinha certeza ser diferente de outros garotos e da maioria das pessoas com quem convivia, quando acabou o colégio percebeu que não se encaixava em nenhum curso, ou faculdade, como a maioria das pessoas, tinha que ter sua independência financeira.
Começou a vender suas histórias (as histórias fluíam tão rapidamente que ele não tinha capacidade de escrever um romance inteiro era insuportavelmente monótomo para ele enquanto outra história já estaria nascendo) a escritores derrotados, ou com algum bloqueio criativo, vendendo sinopses detalhadas ou não, dependendo do cliente, seu trabalho começou a crescer mundialmente e consequentemente ficando cada vez mais perigoso.
Mas sua vida mudou quando ele conheceu Maria.
Com um final surpreendente e uma narrativa excelente Gaarder acerta de novamente em um livro comovente e emocionante sem duvidas ele é meu autor preferido.

Mileidi 08/12/2012

O Vendedor de Histórias
O vendedor de histórias, de Jostein Gaarder (mesmo autor de O Mundo de Sofia), o livro conta a história de Peter um garoto precoce, que se torna um adulto solitário, sua única companhia é o Homem - metro, que saiu de imaginação para a realidade. Peter possui uma imaginação inacreditável, sempre inventando e contando histórias, e que prefere ficar sozinho com sua imaginação do que sair á rua para brincar com as outras crianças.
Peter conhece Maria, por quem se apaixona, porém a relação é interrompida depois de um estranho pacto. Ele se torna o Aranha, um espécie de escritor fantasma, e passa a ganhar a vida vendendo suas histórias para outros autores que não tem idéias.
Mas, alguém está publicando livros sobre histórias que ele já havia vendido, e seus clientes começam a questionar se devem ou não confiar nele.
Ao decorrer do livro lemos vários contos escritos por Peter, e durante a leitura fica aquela dúvida... será que aquele seu autor preferido é realmente o escritor daquela historia? Rsrs.
O final do livro é bem interessante, apesar de um pouco previsível...

Diana 05/11/2013minha estante
O final do livro é previsivel?

Chueri 09/10/2011

Impressionante
Este foi sem dúvida um dos melhores livros que eu li. Livro surpreendente, cheio de reviravoltas, emocionante. Eu li este livro em três dias, quando comecei não consegui parar.
O livro conta a história de um homem que tinha ideias brilhantes para romances, mas nenhuma vontade de escreve-los, portanto ele vende suas ideias para escritores principiantes, ou outros, sem inspiração. A teia que o livro forma deixa o leitor intrigado e apaixonado pelo personagem principal, apesar do seu caráter duvidoso.
O final da história não poderia ser diferente.
Pra mim 05 estrelas sem dúvida

Amanda Carneiro 07/04/2011

www.primeiro-livro.com
Quando pequeno o pequeno Petter, sempre vai a apresentações no circo acompanhado de seu pai. Mas isso não é mais possível, quando seus pais se divorciam e ele acaba ficando com a mãe. Petter vai com a mãe em teatros e começa a se apaixonar pelas peças apresentadas, é daí, onde é despertado no garoto o interesse pela literatura. Após o falecimento de sua mãe, a única companhia que ele tem é do Homem-Metro. Petter sempre o via nos seus sonhos, onde o chamava de "homenzinho", mas agora, o garoto o via apenas na vida real. E atribuiu-lhe o nome de "Homem-Metro", pois o mesmo não possui mais do que meio metro de altura. Ninguém além de Petter via o tal Homem-Metro. Petter inventa a história de Panina Manina e a reconta para várias pessoas.Com o falecimento de sua mãe, Petter acaba se sentindo sozinho e procura consolo convidando mulheres para conversar. É numa de suas conversar que ele conhece Maria. Petter afirma que Maria é a mulher da sua vida, pois nunca havia se apaixonado de verdade. Ela então o deixa. Após alguns anos, Maria volta a Petter pedindo que ele lhe dê uma filha. O pedido é aceito, e Petter dá-lhe o que quer. Após isso Maria se vai e volta apenas uma vez para mostrar a filha, chamada por Maria apenas de "Bonequinha". Nesse intervalo, Petter ajuda outros escritores, vendendo-lhes começo de obras literárias para que usufruam-na, pois ele não quer a tal "fama", usando a alcunha de Aranha. Maria nunca mais volta. Aranha é descoberto, então Petter viaja para uma cidade, onde encontra Beate. Ele se apaixona por ela, e após contar-lhe quem realmente ele é, Beate diz que eles nunca mais deveriam se ver. Mas termina dizendo que ele deveria almoçar com ela.

Evandro 17/01/2011

O contador de histórias fabulosas
Jostein Gaarder nos faz refletir e filosofar junto com suas narrativas. Meu primeiro livro deste autor foi O MUNDO DE SOFIA, maravilhoso, depois aventurei-me a ler outras coisa dele e tornei-me um fã. Hoje tenho quase todos os seus livros. Nesta história temos o seguinte: O pequeno personagem descobre que tem um talento nato para criar e desenvolver histórias que interessam à muitos. Anota tudo o que vem à mente e as criações continuam a vir como um turbilhão. Uma verdadeira fábrica de ideias e de histórias mirabolantes. Passa a vender para outras pessoas o que cria, até para autores em crise de criatividade. Pessoas passam por sua vida. Complicações surgem e ele depara-se diante de um grande e surpreendente história e que não foi criada por ele e sim vivida. Um grande mistério que prende os leitores.