A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros

Resenhas - A Educação Para Além do Capital

Arthur 12/12/2020

Para além do capital
É possível realizar uma educação transformadora dentro da lógica capitalista? É isso que Mészáros questiona e sobre o que discorre nessa obra.
Seguindo a sua orientação metodológica materialista histórica, Mészáros demonstra como atores hegemônicos, dentro do processo de globalização, orientam o desenvolvimento da sociedade dentro de determinados "padrões", dentre os quais está a desigualdade em todas as suas formas. Questionar e transformar essa lógica perpassa por uma educação libertadora, nas palavras do autor. Porém, essa educação libertadora só seria possível "para além do capital". Essa educação libertadora, no entanto, não é tão simples de ser realizada, justamente pela força dos atores hegemônicos que atuam dentro da lógica do capital, e da própria sociedade obnubilada por essa lógica, que tende a reproduzí-la. Inclusive os educadores. Nesse sentido, essa obra é fundamental para educadores e todos que sonham com uma sociedade mais justa e igualitária.

Thais.Coletto 14/03/2024

Muito bom!
Livro importantíssimo para compreendermos a relação da educação com o capitalismo. Traz inúmeros questionamentos relevantes ao tema

Sandra 12/02/2015

Educação para além do Capital - Necessidade!
Excelente leitura. Indispensável para quem sonha e deseja viver numa sociedade mais justa e fraterna. Mészáros nos mostra que é possível sim construirmos uma sociedade melhor. Mas esse sonho só poderá se tornar realidade se trabalharmos duro. Devemos nos educar constantemente neste sentido. A Educação (formal, informal e não-formal) é o caminho para a construção de uma nova sociedade; de uma sociedade que possa se livrar dos dogmas e dos flagelos do Capital. A história não acabou. Somos seres culturais e históricos e podemos construir uma nova história para a humanidade. Há opções! Devemos fazer nossa escolha: permanecer nesse caos da sociedade capitalista ou trabalhar para superá-la. Depende de nós, humanos desejosos e esperançosos de uma nova sociedade.

Arminda 11/11/2021

Li para ter embasamento para uma atividade acadêmica. A leitura aprimora o pensamento crítico e nos faz pensar em uma educação para além do capital. Penso que a educação precisa ser questionada, mas sempre tendo em mente que é um campo em disputa e que precisa ser aprimorada, jamais desmerecida.

Anderson 03/05/2022

Nesta pequena, porém substancial, obra, Mészáros defende a máxima de que é imprescindível romper com a lógica do sistema capitalista na educação. Não basta querer reformar o sistema, pois "o capital é irreformável porque pela sua própria natureza, como totalidade reguladora sistêmica, é totalmente incorrigível."

Japa 26/07/2022

Vou ter q ler mais do Mészaros, não vai ter jeito
Eu li por curiosidade, parecia interessante e era um autor que eu nunca tinha lido.

Esse livro é sobre política mas tbm sobre organização popular, sociologia, educação e luta de classes, redijido de uma forma brilhantemente maravilhosa.

Me apaixonei.

#Releitura: 2024
Mesmo após a leitura em 2022, quis reler o livro em 2024 pois não lembrava de alguns aspectos tratados por Mészáros.

Foi reconfortante. A educação por si só não consegue revolucionar a sociedade, é verdade, mas consegue ao menos mudar qualitativamente a consciência das pessoas rumo, aí sim, à revolução comunista.

Foi bom reler A Educação Para Além Do Capital pois acho que pessoalmente, eu precisava de um frescor no sentido de reavivar o gosto pela educação, além de lembrar que a institucionalização não é tudo nessa vida: há educação pra além das vias formais e precisamos explorá-las pra poder alcançar mais pessoas.

É um pouco angustiante ver que ainda estamos tão longe da transição mencionada por Mészáros, mas não podemos esquecer que os espaços de luta existem pra serem utilizados.

Tento não ser pessimista, é difícil. Mas enquanto há vida, há luta.

Lucas 01/09/2016

Ótimo
Um bom livro para refletir sobre as questões que envolvem a educação, e a relação com o trabalho. Uma lição básica que pode-se tirar é que a educação ideal não é algo que profissionaliza o cidadão para passar sua vida executando um trabalho em troca de dinheiro, mas um aprendizado contínuo que desenvolva suas capacidades, e que torne ciente de que a sua condição de ser humano está acima das questões capitalistas.

ClaudiaMF 22/05/2021

Educação e trabalho para a emancipação
Os elementos que são as bases para a libertação da espiral de opressão do capital. A educação que ultrapasse a demanda de formação de mão-de-obra para o capital tem a perspectiva de autonomia, autogestão e liberdade. Fundamentado nos princípios marxistas de compreensão da vida social, Meszaros traz o foco para a importância da educação para a emancipação tanto do trabalhador como de toda a sociedade.

Anderson Alves 03/04/2020

Uma verdadeira obra contra esse sistema
Livro traz várias reflexões sobre a temática, recomendo a todos que queira ter um sociedade mais justa e igualitária.

Alida Rinara 18/06/2020

Reflexões
É um livro fantástico e de muita reflexão! Nos faz pensar e criticar o mundo em que vivemos, este mundo capitalista e consumista. Trazendo a educação como um componente crucial no processo de transformação para um mundo qualitativamente diferente, mais consciente, sustentável e melhor!

Ed Carvalho 03/01/2023

Releitura
Li este livrinho no ano passado e procurei reler agora no começo de 2023 só para fixar melhor na mente os seus ensinamentos.

IsabelaFeh 18/02/2024

É possível conceber uma educação libertadora dentro da lógica de mercado?
Eu simplesmente me perdi nos questionamentos que este livro tece, revi minha prática e pensei em formas de alinhar minha prática ao meu discurso progressista.

Diversas passagens no livro nos convidam a problematizar o que está posto, simplesmente incrível!

Juju 24/01/2023

Uma Educação para a consciência
Ao ler "Educação para além do Capital, percebi o quanto essa leitura me apresentou complexidades e da alienação de nossa sociedade capitalista. O grande desafio é de como romper com essa lógica de sociedade atual? A resposta seria através de uma educação e de uma auto educação para a consciência pela lógica socialista. De pensar em uma nova sociedade que tenha substância da igualdadel e seja sustentável.

Gaby.Ferrari 31/12/2022

Muito bom e realista
O livro trás algumas reflexões e busca trazer soluções aos problemas da educação capitalista, mostrando que é necessário uma reforma estrutural completa na sociedade para que a educação mude permanentemente.