Amor de Capitu

Amor de Capitu Fernando Sabino

Resenhas - Amor de Capitu

1 | 2 | 3 | 4

Kei 19/05/2022

Não tenho muito o que falar, é um livro da escola só q bom, o que é um milagre, achei q a história me prendeu, e eu gostei bastante dos personagens principalmente a Capitu, ela tem uma personalidade bem forte.

ana juu 17/05/2022

interessante
por ser um livro escolhido pela escola, eu n achei ruim, porém confuso

gostei bastante da história e teve várias reviravoltas

n tenho muito a falar, mas até q gostei

layslla.cristine 14/05/2022

ESSE LIVRO É INCRÍVEL!!!!!????
" 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada' Não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada eu sabia..."
eu li esse livro a mais ou menos a um ou dois anos atrás e agora estou relendo de tão perfeito que é ?
recomendo muitooo, amo demaiss
e na minha humilde opinião Capitu não traiu Bentinho???

@montowskihelena 10/04/2022

Provavelmente eu nunca teria lido este livro se não fosse pelo trabalho de português. Mesmo assim,foi uma experiência muitissimo interessante. Pela primeira vez,eu tive contato com uma importante cultura na área da literatura brasileira que é o Machado de Assis. Apesar deste livro ser uma recriação de Dom Casmurro e não o livro original em si,a história é a mesma. O diferencial de Amor de Capitu é que Fernando Sabino reescreve a história em terceira pessoa,com a ideia,de acordo com ele,de centralizar os acontecimentos da história e tentar desvendar o famoso mistério de Capitu.
Apesar de ser um clássico a escrita é de fácil compreensão,onde pude me aventurar e me divertir muito com a história.
Adorei os personagens,o amuderecimento de bento e de analisar o contexto da época. Mas o que torna este livro mais interessante é o mistério que se criou por trás,onde eu suponho que nem o próprio Machado de Assis sabe solucionar. Também suponho que ele nunca pretendeu.
O que eu gostaria é de que talvez o desenvolvimento da fase adulta de bentinho fosse um pouco mais longa,pois achei muito corrida em relação a infância do personagem.
Foi assim que Machado de Assis deixou por décadas o famoso questionamento: traiu ou não traiu? Recomendo muito esta leitura para você tirar suas próprias conclusões e tentar desvendar este mistério.

Denise Ximenes 01/04/2022

Mesmo assim...
Muito boa a proposta de Fernando Sabino, ao recontar uma história já tão solidificada no nosso cânone literário. Aqui, a ideia é contar a história sem o ranço da avaliação de Bentinho e, consequentemente, sem o tom passional com que a obra original, propositalmente, é contada.

O enredo ameniza a visão tendenciosa de Bento Santiago, mas apenas ameniza. Aquela sombra do ciúme doentio de Bentinho paira como uma névoa que ?embaça? a visão do leitor. Assim como no original, aqui percebemos as fraquezas de caráter de Bento na mesma toada com que somos levados a enxergar os indícios da ?culpa? de Capitu.

Recomendo para leitores adolescentes, que reproduzem o engodo de que ?ler Machado de Assis é difícil.? Sim, Fernando Sabino tratou de facilitar a vida de alguns, mas em hipótese alguma eu preferirei a recriação ao texto original.
É isso! ?

lazybear._ 20/03/2022

Esse livro foi o primeiro livro de literatura brasileira que eu li e sem sombra de dúvidas se tornou um dos meus livros favoritos. O enredo é ótimo, comecei o livro completamente apaixonada pelo Bentinho e pela Capitu, mas infelizmente fui me decepcionando com o Bentinho depois. Acho que ele tinha sim um interesse ali pelo Escobar, ele era obcecado por ele. Tô até agora me perguntando como ele surtou com tudo só por a Capitu olhar o homem morto e na minha opinião, ela não traiu.

kelly.ketlyn 16/02/2022

!!!
Não sei o que dizer deste livro, mas sei que me surpreendeu, apesar de saber um pouco sobre a história, n pensei que gostaria tanto. E o final, me emocionou? e me fez pensar bastante!

jAlia 22/09/2021

Dom Casmurro em 3° pessoa
O livro conta a história de Bento e Capitu em terceira pessoa, o que nos faz ver melhor os acontecimentos do livro. Nunca li Dom Casmurro, mas pretendo depois que li esse aqui. Quem ainda tem dúvidas sobre o primeiro livro, é legal ler Amor de Capitu.

Acaui 25/08/2021

Recriação de Dom Casmurro
Fernando Sabino reescreveu o livro Dom Casmurro, só que ele retirou o narrador "Bentinho", e o escreveu em 3° pessoa.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a traição, eu recomendo muito.

Celsin 25/06/2021

Capitu vive!
Releitura de Dom Casmurro, sem o narrador Bentinho. Um Amor de Capitu foi muito bem escrito pelo Fernando Sabino, ele utilizou um narrador imparcial, o que deixa a responsabilidade pro leitor identificar e tirar suas conclusões sobre a famosa história de Machado de Assis.

A escrita foi bem alterada e modernizada, já que o clássico de Machado era um livro de época, o que facilita muito a compreensão dos detalhes de cada passagem. A diagramação tambem ficou excelente, deixou a leitura leve e super rápida!

Com relação a história, na minha opinião, não acrescentou muito, só reforçou mais ainda o quanto Bentinho teve uma infância super protetora e mimada, apesar da ausência do pai, e como Capitu era uma mulher bem resolvida, que tinha opinião, amor, carinho e inteligencia! Sem o narrador e seu ciúme doentio, o livro ganha muito mais um ar de enigma e mistério imparcial. Porém, os fatos só vão confirmando o quanto a imposição e religião da mãe afetam na percepção que Bentinho tem do mundo e a incapacidade de ter empatia até com ele mesmo, deixando seu lado narcisista tomar controle de sua vida e suas ações!

Vale a pena a leitura...

Isa yumi 21/04/2021

Recomendo
Linguagem simples e em terceira pessoa, com fácil entendimento. Super recomendo para quem quer conhecer a história de Dom Casmurro, sem se aventurar muito com a linguagem de Machado.

Lillian 13/04/2021

Deve ter aproximadamente uns 10 anos que eu li esse livro, eu ainda estava no ensino médio, então minha avaliação tá bastante afetada pelo tempo. Eu me lembro de ter gostado de fazer essa leitura na época, mas já não lembro os motivos.

1 | 2 | 3 | 4