Amor de Capitu Fernando Sabino

Resenhas - Amor de Capitu

1 | 2 | 3 | 4

FRAN329 24/06/2020

Amor de Capitu
Em sua recriação literária, Fernando Sabino nos questiona e leva nos a crer que pode haver outras possibilidades para o desfecho do romance de Machado de Assis sem o narrador Dom Casmurro.
As dúvidas do autor sobre a possivel traição, traz uma abordagem bem interessante.

Acaui 25/08/2021

Recriação de Dom Casmurro
Fernando Sabino reescreveu o livro Dom Casmurro, só que ele retirou o narrador "Bentinho", e o escreveu em 3° pessoa.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a traição, eu recomendo muito.

GCV 23/03/2009

Dom Casmurro for dummies
Uma das discussões mais enfadonhas sobre "Dom Casmurro" é o caso da traição ou não. Mas antes de discutir o deslize de Capitu, é muito mais interessante e proveitoso observar o próprio narrador.

Eis que Fernando Sabino reescreve a obra em terceira pessoa, matando as intermináveis elucubrações sobre Bentinho e Capitu em 5 minutos: com um narrador em terceira pessoa, morre toda a genialidade da obra, até ficando "fácil" saber se ela traiu ou não. A força do texto de Machado, contudo, é boa o bastante para resistir a esse duro golpe - embora, convenhamos, "Amor de Capitu" seja mais indicado do que o original para uma leitura escolar no final do primeiro grau.
Bruno Oliveira 29/08/2012minha estante
Só não concordo com a indicação escolar. Acho que as pessoas frequentemente tem problemas com o texto do Machado porque tiveram uma má educação, posto que, se a educação fosse boa, não enfrentariam isso. Porém, mesmo assim, é melhor ensinar um aluno a vencer a dificuldade do texto que dar algo mais simples à ele.

De resto, concordo completamente com você. Sair da primeira pessoa, e pior, sair da terceira pessoa para responder uma questão tão pequena como a traição de Capitu, é uma coisa muito ruim. Toda a "graça" do Dom Casmurro está na maneira como o mundo é pela ótica do Bento e não como ele é em si mesmo. Matar isso para esclarecer uma questão que não interessa nem ao próprio Bento (afinal, para ele ela é culpada) é uma bobagem.

Celsin 25/06/2021

Capitu vive!
Releitura de Dom Casmurro, sem o narrador Bentinho. Um Amor de Capitu foi muito bem escrito pelo Fernando Sabino, ele utilizou um narrador imparcial, o que deixa a responsabilidade pro leitor identificar e tirar suas conclusões sobre a famosa história de Machado de Assis.

A escrita foi bem alterada e modernizada, já que o clássico de Machado era um livro de época, o que facilita muito a compreensão dos detalhes de cada passagem. A diagramação tambem ficou excelente, deixou a leitura leve e super rápida!

Com relação a história, na minha opinião, não acrescentou muito, só reforçou mais ainda o quanto Bentinho teve uma infância super protetora e mimada, apesar da ausência do pai, e como Capitu era uma mulher bem resolvida, que tinha opinião, amor, carinho e inteligencia! Sem o narrador e seu ciúme doentio, o livro ganha muito mais um ar de enigma e mistério imparcial. Porém, os fatos só vão confirmando o quanto a imposição e religião da mãe afetam na percepção que Bentinho tem do mundo e a incapacidade de ter empatia até com ele mesmo, deixando seu lado narcisista tomar controle de sua vida e suas ações!

Vale a pena a leitura...

@montowskihelena 10/04/2022

Provavelmente eu nunca teria lido este livro se não fosse pelo trabalho de português. Mesmo assim,foi uma experiência muitissimo interessante. Pela primeira vez,eu tive contato com uma importante cultura na área da literatura brasileira que é o Machado de Assis. Apesar deste livro ser uma recriação de Dom Casmurro e não o livro original em si,a história é a mesma. O diferencial de Amor de Capitu é que Fernando Sabino reescreve a história em terceira pessoa,com a ideia,de acordo com ele,de centralizar os acontecimentos da história e tentar desvendar o famoso mistério de Capitu.
Apesar de ser um clássico a escrita é de fácil compreensão,onde pude me aventurar e me divertir muito com a história.
Adorei os personagens,o amuderecimento de bento e de analisar o contexto da época. Mas o que torna este livro mais interessante é o mistério que se criou por trás,onde eu suponho que nem o próprio Machado de Assis sabe solucionar. Também suponho que ele nunca pretendeu.
O que eu gostaria é de que talvez o desenvolvimento da fase adulta de bentinho fosse um pouco mais longa,pois achei muito corrida em relação a infância do personagem.
Foi assim que Machado de Assis deixou por décadas o famoso questionamento: traiu ou não traiu? Recomendo muito esta leitura para você tirar suas próprias conclusões e tentar desvendar este mistério.

Juliana Amaro 20/08/2022

Ótimo livro

Denise Ximenes 01/04/2022

Mesmo assim...
Muito boa a proposta de Fernando Sabino, ao recontar uma história já tão solidificada no nosso cânone literário. Aqui, a ideia é contar a história sem o ranço da avaliação de Bentinho e, consequentemente, sem o tom passional com que a obra original, propositalmente, é contada.

O enredo ameniza a visão tendenciosa de Bento Santiago, mas apenas ameniza. Aquela sombra do ciúme doentio de Bentinho paira como uma névoa que ?embaça? a visão do leitor. Assim como no original, aqui percebemos as fraquezas de caráter de Bento na mesma toada com que somos levados a enxergar os indícios da ?culpa? de Capitu.

Recomendo para leitores adolescentes, que reproduzem o engodo de que ?ler Machado de Assis é difícil.? Sim, Fernando Sabino tratou de facilitar a vida de alguns, mas em hipótese alguma eu preferirei a recriação ao texto original.
É isso! ?

Marcia 03/07/2023

Minhas impressões sobre o livro
Como é bom rever velhos conhecidos literários. Terminei minha viagem pelo Rio de Janeiro da época 1857 a 1875 através desse livro "Amor de Capitu", do escritor Fernando Sabino.
Esse livro vai nos contar a história de Bentinho e Capitu, grandes personagens do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
Nessa versão de Fernando Sabino a história nos é contada através de outro narrador.
Em "Dom Casmurro" o narrador é Bentinho e temos uma história através de sua perspectiva, com seus sentimentos e interpretações.
Agora,nessa versão escrita por Fernando Sabino, temos a mesma história,  mas contada de forma mais leve, por outro narrador.
Rever José Dias, personagem que acho muito divertido com seus superlativos foi muito bom.
E rever Escobar com toda sua astúcia, sua conversa cheia de artimanhas e depois ver seu casamento com Sancha, amiga de Capitu foi muito legal.  O casamento de Bentinho com Capitu, a niva vida deles, seus amigos, as festas... Como foi legal rever todos.
Mas também teremos as complicações que Bentinho encontra na amizade com Escobar, amizade que terminou cedo porém deixou rastros fortes. Bentinho criou muitos "fantasmas" em sua mente e teve momentos que fiquei com vontade de entrar no livro pra conversar com ele.
Bom, foi muito bom ter lido esse livro, revisto a obra através de outo narrador.
Gosto muito do escritor Fernando Sabino, sua escrita é maravilhosa e deixo aqui minha sugestão de leitura.
Valeu
Regis 03/07/2023minha estante
Adorei a resenha, Márcia! ?
Não conhecia esse livro, mas adorei e vou colocar na lista. ?

Marcia 03/07/2023minha estante
?????

Gabriela 07/01/2011

Houve uma época que minha mãe comprava os livros de uma coleção de clássicos da literatura brasileira. Logicamente, Dom Casmurro estava entre eles, mas nunca ninguém teve o interesse de lê-lo, nem mesmo a própria dona. Somente quando meu irmão precisou lê-lo para fazer uma prova que nós desvendamos a história que atravessou o século. E todos se sentiram entediados. Não há dúvidas que a trama é excelente, com amarrações bem feitas, mas a narração... Tédio.

Tempos depois, a melhor amiga da minha mãe me emprestou Amor de Capitu, um livro que o filho dela - que regula idade comigo - precisou ler para o colégio, mas nunca demonstrara real interesse por ele. Quando eu li, já na capa, que era o romance de Machado de Assis, reescristo na terceira pessoa, a primeira coisa que imaginei é que teria algumas horas do mesmo tédio. Agora na visão de um narrador onisciente. Ledo engano.

A história flui tão mais fácil e tão mais rápido que a vontade é ler tudo de novo, quando se chega ao fim. Não entrarei no mérito da questão se a Capitu traiu ou não traiu o Bentinho, apesar desta versão possuir mais probabilidades para a suposta traição do que na original. Sem a visão parcial de Bento, tudo parece mais simples e claro.

Demorei meses para encontrar vontade de iniciar a leitura, mas assim que o fiz, eu terminei em algumas horas. Então se você é uma das milhares de pessoas que sequer chegou a metade de Dom Casmurro, leia Amor de Capitu e depois tente o livro do Machado de novo. Porque se você não conseguir apreciar a história em terceira pessoa, provavelmente detestará em primeira e ela é boa demais para se ignorar.

Juliana 24/01/2011

É a mesma história de Dom Casmurro, só que contada sem a ótica do Bentinho. É mais ou menos isso: pegue um bom livro e reescreva a mesma história mudando a primeira pessoa. Achei a idéia boa, uma vez que o que realmente faz a história de Machado de Assis ser tão intrigante é porque ela é contada sob o ponto de visto de um personagem, e dessa forma, você nunca terá realmente a certeza do que aconteceu (a velha indagação: será que Capitu realmente traiu o Bentinho?). Mas para pegar uma obra dessa nível e desconstruí-la com essa proposta de mudar o centro do livro, colocando um narrador fora da história, é necessário mais esforço do que isso. É basicamente a mesma história, mas sem a intensidade que o narrador da primeira pessoa sendo o personagem principal traz. Ou seja, uma boa história, mas sem a graça da original. É como um bolo de chocolate sem recheio.

Sofis14 04/05/2023

Traiu ou não traiu
Fui ler esse livro só pra descobrir a resposta é sai com vontade de ler dom Casmurro e sem a certeza se traiu ou não pq a pontos que indicam que sim e tbm pontos que indicam que não ou seja não da pra saber e acho que esse genialidade da obra enfim gostei não foi maravilhoso mais eu gostei me fez questionar algumas coisas

Clafe 28/02/2021

Amor de Capitu
Sinceramente achei ruim. O personagem principal é muito problemático, com alguns pensamentos um tanto psicopatas. Ao decorrer da história para mim só existem dois personagens realmente interessantes, Escobar e Capitu. Porém eles não tem um final nem um pouco bom.
Bento tem a vida toda dedicada a Capitu, o amor que ele tem por Capitu, pra no final tratá-la daquela maneira extremamente tóxica! ?

ana juu 17/05/2022

interessante
por ser um livro escolhido pela escola, eu n achei ruim, porém confuso

gostei bastante da história e teve várias reviravoltas

n tenho muito a falar, mas até q gostei

Isabel 20/10/2022

Traiu ou não traiu?
A perfeição desse livro está em ele ter a história contada em terceira pessoa, assim o leitor tem outra visão em relação a narração de Bentinho, o que nos deixa com uma dúvida maior ainda e gera maior empatia por Capitu

Será que a bichinha tava num relacionamento abusivo?... Fica a questão

1 | 2 | 3 | 4