Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

D. R. Guindani 13/04/2024

Moby Dick
O autor tem um bom conhecimento sobre a pesca à baleia, mas sinto que a construção de personagens deixou a desejar.
Durante a narrativa é criado um ótimo suspense sobre a baleia branca, mas as personagens não possuem camadas e não nos transmitem empatia, exceto o capitão Ahab, que tem uma construção interessante e marcante.

"Quem nunca teve medo é mais perigoso que um covarde!"

Luiz.Fernando 07/04/2024

AHAB
Não se trata de uma cachalote, não se trata de um baleeiro. Essa história irá tratar sobre o sentimento humano comum, originado de uma situação pecaminosa que nos destruiu e nos deixou na ruína da depravação. Embora trate sobre um sentimento em específico que é a "vingança". Ao decorrer de toda história podemos ver a falta de amor, ganância, orgulho, falta de empatia e muito mais.
Muitos julgam o capitão Ahab, mas agimos de forma semelhante em menores proporções, ou maiores. Como estás no barco vida? O que te motiva? Um sentimento de vingança que te faz cruzar os mares? Ahab dos dias atuais no mar dos prédios e nas embarcações de metal. Cuidado com a cachalote!

legolas_ 07/04/2024

O que faz essa leitura valer a pena é só essa edição linda da antofagica mesmo, a história em si nao tem nada de muito especial pra mim

ao menos estou feliz de finalmente ter lido

RayssaGMC 06/04/2024

A obsessão por encontrar a baleia e viver por isso me incomodou um pouco mas é uma leitura fácil e bem descrita.

pâm 06/04/2024

Estou muito feliz de ter concluído esta jornada! Grata ao Melville por apresentar animal tão admirável e incrível, a natureza é deslumbrantemente perfeita. Apaixonada pelas baleias, foi incrível conhecer a história de Moby Dick e sua vontade de viver. Foi muito bom acompanhar as aventuras do Pequod e seus tripulantes. Final mais que merecido.

yasmine 03/04/2024

Um livro extremamente difícil de ler, por se tratar de um livro muito descritivo, a leitura foi devagar, apesar da edição da Antofagica ajudar bastante com a diagramação e as ilustrações belíssimas ao decorrer do livro. A trama central quando se desenrola é muito boa. Tem várias reflexões sobre a vida e sim, tem partes exaustivas, mas acho que vale a pena.

Soph 02/04/2024

Moby Dick
Cara, que orgulho de mim por terminar esse livro. Ele com certeza é um livro difícil de terminar, é um romance mas as vezes parece um dicionários mas as vezes também é uma enciclopédia sobre baleias.

A gente acompanha Ismael, um professor que as vezes gosta de ir ao mar quando se cansa da vida normal e que assim, acaba se tornando um tripulante do barco Pequod, comandado pelo capitão Ahab, um misterioso marujo que jurou vingança pela perna comida, arrastando todo mundo para caçar a baleia Moby Dick.

Mas já digo, ou escrevo, se você acha que vai entrar em uma grande aventura pelo mar a caça a baleia, você esta errado. Esse é um livro extremamente lento, quase sem diálogos, sobre baleias e navegação. Nosso narrador, Ismael, gosta de divagar, ama fazer comparações e vai fazer questão de te explicar cada pedaço de uma baleia, como se mata e reboca ela, como funciona a banha e assim por diante( pra se ter uma idéia, são umas 150 páginas pro Ismael encontrar o Pequod pela primeira vez). Enfim, tem que ter perseverança mas no fim vale a pena, apesar de tudo, eu me diverti muito lendo.

jackzxxx 31/03/2024

não sei exatamente oq dizer sobre moby dick. mas sei q é o tipo de livro q n leio usualmente e q apesar disso conseguiu me impressionar. pq d certa forma nos faz refletir sobre muitas nuances envolvendo o relacionamento do capitão e a baleia, nos faz querer destrinchar os sentimentos envolvidos. é bem divertida essa instigação da reflexão e gostei de como essa edição foi adaptada e pensada com muito carinho pelos envolvidos.

Maira.Brigitte 31/03/2024

É um dos meus livros favoritos. Li com 11 anos após ter mudado pra uma cidade litorânea e esse livro me marcou demais. Apaixonada.

cindybeverly.ro 29/03/2024

Uma leitura diferente!
Esse livro foi uma experiência bem diferente. A história é interessante, apesar de ter demorado um pouco para me adaptar aos personagens, a escrita me envolveu de certa forma na obsessão, no plano, na teor vingativo de Ahab e isso eu achei muito legal pois é uma leitura extensa e me deu uma motivação para continuar. Em alguns momentos fica uma leitura um tanto cansativa mas vale a pena insistir.

Ludmila Santos 26/03/2024

O livro é muito bom. Relata como era a pesca, define bem os personagens e conta com ótimas referências. Porém é um pouco entediante certos capítulos pois contem certos detalhes que não são tão necessários para a história.
O final em si é triste,principalmente a sede de vingança excessiva. E também a procura do jovem Gardiner, traz um ar de melancolia.

JanaAna90 24/03/2024

Uma história tão conhecida e ao mesmo tempo tão surpreendente, porque ler como Merville escreve torna a história inédita, divertida, técnica e impactante.
A história é narrada por Ismael, um marinheiro que faz parte da tripulação do navio baleeiro Pequod, comandado pelo obscuramente carismático Capitão Ahab. Ishmael é um narrador que se envolve em tudo, cômico, sagaz, crítico e realista.
Ahab é um capitão obcecado pela busca da baleia branca, Moby Dick, que arruinou sua perna em uma batalha anterior. Esta obsessão leva a tripulação em uma jornada louca e misteriosa pelas éguas, uma busca que se torna uma luta existencial e metafórica entre o homem e a natureza, entre a vontade humana e os mistérios do universo.
O mais marcante de "Moby Dick" é sua riqueza temática. Embora seja uma história sobre uma baleia e uma perseguição marítima, o livro aborda uma variedade de temas, incluindo a obsessão, o destino, o bem e o mal, a natureza da loucura e a luta do homem contra forças superiores. Melville entrelaça mitologia, filosofia, religião e ciência para criar uma narrativa densa e multifacetada que ressoa além do contexto marítimo.
Melville consegue criar personagens memoráveis em uma única história, como não se encantar e odiar o enigmático Ahab? Amar e vibrar com o sábio Queequeg? E o que dizer do nosso querido narrador Ismael, que enfrenta a fúria do mar e Moby Dick, para nos contar a história com uma profundidade e sutileza tão bela e poética?
Além disso, "Moby Dick" tem várias digressões e excursões literárias ao longo da his
Melville interrompeu a narrativa principal com capítulos inteiros dedicados a temas aparentemente não relacionados, como a anatomia da baleia, tratada sobre o óleo c e reflexões filosóficas. Essas digressões, embora cansativas em um primeiro mome trazidas para a riqueza da obra, fornecem insights sobre os temas subjacentes e enriquecem a experiência de leitura.
Em alguns momentos a narrativa é sim lenta e os detalhes técnicos sobre a caça à k chato e entediante, mas para defesa dessa caçada digo que a viagem aos mares pr de Moby Dick vale a pena cada digressão, vale a pena o encanto dos personagens, reflexões profundas sobre a natureza humana. Concluir acreditando que estive ness viagem, que conheci os tripulantes do Pequod e de que ficaria mais tempo ouvindo I com suas histórias. Tive a sensação de que Melville não disse tudo ou eu quem fiqu um gosto de quero mais.

Mario Dias 23/03/2024

"Moby Dick" ou "Como navegar em um navio baleeiro".
Não sou de escrever resenhas sobre livros que leio, mas não poderia deixar esse passar: "Moby Dick" é um grande livro (em diversos aspectos) que se assemelha (e muito) a uma grandiosa viagem de navio. Assim como em uma jornada marítima dentro de um navio baleeiro, o livro apresenta momentos intensos e emocionantes, como as perseguições às baleias e tentativas de espantar alguns tubarões, que mantêm quem está lendo vidrado na história, sem vontade de parar de ler uma página sequer.
No entanto, há (muitos) momentos de calmaria, onde nada de muito excitante acontece, refletindo a rotina monótona e repetitiva da vida a bordo de um navio baleeiro. Tudo isso pois Melville inclui muitos capítulos técnicos sobre baleias, navegação e história marítima (às vezes alguns capítulos inteiros para falar apenas sobre a névoa dispersada pelas baleias ao respirar na superfície). Esse detalhamento técnico pode cansar alguns leitores, mas ao mesmo tempo enriquece a experiência daqueles que começam a se interessar pelo assunto (aprendi diversos termos náuticos e curiosidades cetáceas nesses longos capítulos que mais pareciam uma enciclopédia baleeira).
Esses detalhes técnicos proporcionam uma profundidade e autenticidade à narrativa, fazendo com que o leitor se sinta imerso no mundo da caça às baleias e na vida no mar e faz com que ficção e realidade se misturem. Citações de autores, termos científicos e diversos relatos trazem um ar de autenticidade ao que se lê, tornando o que antes poderia ser cansativo em algo interessante a se descobrir como termina.
No geral, Moby Dick é uma obra desafiadora como uma boa viagem em meados do Século XIX deveria ser, que oferece uma experiência de leitura repleta de altos e baixos como uma boa maré, mas que, no final, deixa uma marca na mente daqueles que se aventuram por suas páginas.