Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Matheuscko 22/04/2024

Moby Dick e sua sede por vingança.
Está ai um livro magnífico, uma daquelas obras que você se auto obriga a ler, porque se não fosse pela insistência, o leitor não interessado abandonaria a leitura nos primeiros cem capítulos. É preciso ter muita resiliência, pois é um livro que muita das vezes apela para uma linguagem técnica, não só linguagem como uma exposição técnica. Tais exposições notórias são: uma análise profunda da representação do grande leviatã na arte, seus tipos e hábitos, além da explicação é claro, das práticas baleeiras e das ferramentas de navegação dos navios baleeiros. Eu poderia resumir esta obra em apenas uma palavra, vingança, uma obra literária cujo foco é demonstrar, o que o homem é capaz de fazer não só a si, mas aos outros em busca desse cálice insolúvel chamado vingança. Em suma, para o leitor que deseja ler este clássico, tenha consciência de que, está diante de ti, uma montanha a ser escalada cuja jornada vale a pena. (Um último aviso, não abandones a leitura pelo fato da Moby Dick demorar para aparecer, se ela aparecesse no começo, o livro não teria 100 páginas.)

Paula 20/04/2024

Moby Dick
Um livro que acabou se tornando uma leitura bastante arrastada para mim, principalmente por conta das descrições minuciosas sobre a técnicas utilizadas para caçar baleias, que tomam muitos capítulos do livro e que, particularmente, não possuo tanto interesse. Achei, porém, algumas passagens bastante interessantes, principalmente quando o autor foge das descrições literais, traçando paralelos metafóricos, ou simplesmente bonitos, sobre a sociedade de seu tempo.

D. R. Guindani 13/04/2024

Moby Dick
O autor tem um bom conhecimento sobre a pesca à baleia, mas sinto que a construção de personagens deixou a desejar.
Durante a narrativa é criado um ótimo suspense sobre a baleia branca, mas as personagens não possuem camadas e não nos transmitem empatia, exceto o capitão Ahab, que tem uma construção interessante e marcante.

"Quem nunca teve medo é mais perigoso que um covarde!"

Luiz.Fernando 07/04/2024

AHAB
Não se trata de uma cachalote, não se trata de um baleeiro. Essa história irá tratar sobre o sentimento humano comum, originado de uma situação pecaminosa que nos destruiu e nos deixou na ruína da depravação. Embora trate sobre um sentimento em específico que é a "vingança". Ao decorrer de toda história podemos ver a falta de amor, ganância, orgulho, falta de empatia e muito mais.
Muitos julgam o capitão Ahab, mas agimos de forma semelhante em menores proporções, ou maiores. Como estás no barco vida? O que te motiva? Um sentimento de vingança que te faz cruzar os mares? Ahab dos dias atuais no mar dos prédios e nas embarcações de metal. Cuidado com a cachalote!

legolas_ 07/04/2024

O que faz essa leitura valer a pena é só essa edição linda da antofagica mesmo, a história em si nao tem nada de muito especial pra mim

ao menos estou feliz de finalmente ter lido

RayssaGMC 06/04/2024

A obsessão por encontrar a baleia e viver por isso me incomodou um pouco mas é uma leitura fácil e bem descrita.

pâm 06/04/2024

Estou muito feliz de ter concluído esta jornada! Grata ao Melville por apresentar animal tão admirável e incrível, a natureza é deslumbrantemente perfeita. Apaixonada pelas baleias, foi incrível conhecer a história de Moby Dick e sua vontade de viver. Foi muito bom acompanhar as aventuras do Pequod e seus tripulantes. Final mais que merecido.

yasmine 03/04/2024

Um livro extremamente difícil de ler, por se tratar de um livro muito descritivo, a leitura foi devagar, apesar da edição da Antofagica ajudar bastante com a diagramação e as ilustrações belíssimas ao decorrer do livro. A trama central quando se desenrola é muito boa. Tem várias reflexões sobre a vida e sim, tem partes exaustivas, mas acho que vale a pena.

Soph 02/04/2024

Moby Dick
Cara, que orgulho de mim por terminar esse livro. Ele com certeza é um livro difícil de terminar, é um romance mas as vezes parece um dicionários mas as vezes também é uma enciclopédia sobre baleias.

A gente acompanha Ismael, um professor que as vezes gosta de ir ao mar quando se cansa da vida normal e que assim, acaba se tornando um tripulante do barco Pequod, comandado pelo capitão Ahab, um misterioso marujo que jurou vingança pela perna comida, arrastando todo mundo para caçar a baleia Moby Dick.

Mas já digo, ou escrevo, se você acha que vai entrar em uma grande aventura pelo mar a caça a baleia, você esta errado. Esse é um livro extremamente lento, quase sem diálogos, sobre baleias e navegação. Nosso narrador, Ismael, gosta de divagar, ama fazer comparações e vai fazer questão de te explicar cada pedaço de uma baleia, como se mata e reboca ela, como funciona a banha e assim por diante( pra se ter uma idéia, são umas 150 páginas pro Ismael encontrar o Pequod pela primeira vez). Enfim, tem que ter perseverança mas no fim vale a pena, apesar de tudo, eu me diverti muito lendo.

jackzxxx 31/03/2024

não sei exatamente oq dizer sobre moby dick. mas sei q é o tipo de livro q n leio usualmente e q apesar disso conseguiu me impressionar. pq d certa forma nos faz refletir sobre muitas nuances envolvendo o relacionamento do capitão e a baleia, nos faz querer destrinchar os sentimentos envolvidos. é bem divertida essa instigação da reflexão e gostei de como essa edição foi adaptada e pensada com muito carinho pelos envolvidos.

Maira.Brigitte 31/03/2024

É um dos meus livros favoritos. Li com 11 anos após ter mudado pra uma cidade litorânea e esse livro me marcou demais. Apaixonada.

cindybeverly.ro 29/03/2024

Uma leitura diferente!
Esse livro foi uma experiência bem diferente. A história é interessante, apesar de ter demorado um pouco para me adaptar aos personagens, a escrita me envolveu de certa forma na obsessão, no plano, na teor vingativo de Ahab e isso eu achei muito legal pois é uma leitura extensa e me deu uma motivação para continuar. Em alguns momentos fica uma leitura um tanto cansativa mas vale a pena insistir.

Ludmila Santos 26/03/2024

O livro é muito bom. Relata como era a pesca, define bem os personagens e conta com ótimas referências. Porém é um pouco entediante certos capítulos pois contem certos detalhes que não são tão necessários para a história.
O final em si é triste,principalmente a sede de vingança excessiva. E também a procura do jovem Gardiner, traz um ar de melancolia.