Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Vanderlei.Augusto 05/03/2024

Não recomendo
A pessoa que termina de ler Moby Dick merece os parabéns. Pq são 752 extremamente entediantes. O autor se prende demaaais nos detalhes do navio, da cabeça das baleias, da nadadeira, da calda, etc, etc, etc.
É difícil manter o ânimo para continuar com a leitura. Particularmente eu acreditava que o livro seria repleto de ação. Me enganei e muito. Mesmo o final dele, quando há o confronto com a baleia, não há aquela emoção tão aguardada.
Enfim, continua sendo um clássico da literatura mundial mas na minha opinião está muito aquém do esperado.
Como ponto positivo, o único, é a edição da editora Antofágica. O livro é lindo

paupspaups 05/03/2024

Li essa versão porque tinha em casa e me fez ter muita vontade de ler a original algum dia :) história muito boa.

E.H.M 01/03/2024

Li justamente essa versão lá por 2006/2007, com pouca maturidade. Foi uma leitura arrastada. De repente, com a maturidade que tenho hoje, veria o livro de maneira mais leve. Me lembro que me comparecia com a obsessão do capitão Ahab ao mesmo tempo que a teimosa dele me irritava.

Algum dia talvez eu releia.
E.H.M 01/03/2024minha estante
*compadecia
Maldito corretor de celular :S

Danlmg 29/02/2024

Moby Dick
Gostei da leitura em geral, mas um livro com leitura muito pesada.
Fala sobre morfologia das baleias, como era feita a extração do óleo (que por sinal me sentia meio mal, sla me sentia triste kkk)
Mas a forma que ele trata o rancor, a amizade é magnífica.

Nádia 27/02/2024

Uma leitura difícil
Eu sou uma pessoa que está acostumada a ler livros grandes de literatura clássica, já Guerra e Paz, David Copperfield, O conde de Monte, entre outros, mas sem dúvidas Moby Dick foi o mais difícil.

O livro tem muitos detalhes técnicos sobre baleias, como detalhes da anatomia, caça, e etc. E isso foi o que mais dificultou a minha experiência. Imagina que seria algo mais voltado pra aventura.

Mas de forma alguma posso dizer que o livro é ruim, muito pelo contrário, a escrita é excelente. Não leria de novo, mas valeu a experiência.

Miguel 26/02/2024

Baleia fantasma
Incrível li em menos de duas horas woooooooooooooohhhhh livro insano incrível detalhes maravilhosos bem escrito simplesmente viciante

eduarda 25/02/2024

Eu sou team baleia
Comecei o livro como boa vegetariana querendo que a baleia vencesse e matasse todo mundo no barco. Clássico bonito, legal entender como teve impacto na cultura mundial, apesar de ter lido a versão resumida do monteiro deu pra entender o propósito sem 200 páginas a mais descrevendo como içar um barco na água.

skuser02844 21/02/2024

Classico porem chatinho
O livro é um clássico e dá pra perceber o porquê enquanto lê, mas é meio entediante. acho que o autor se perde demais nas descrições e termos técnicos e acaba ficando difícil de imaginar o que ele quis dizer.

Gabriella756 21/02/2024

Esperava mais
Apesar de pequeno é um pouco maçante de ler, tem muitos detalhes. Eu esperava mais, por ser um clássico confesso que pensei que seria mais interessante mas, só começa a ficar realmente intrigante e envolvente na última parte do livro.

Rafaela1103 15/02/2024

O significado real de calhamaço
O que dizer de um livro clássico, calhamaço de 752 páginas, 135 capítulos, e a versão pdf como 999 páginas? Pois é...
O que não se pode negar é que esta obra do Herman é muito rica em detalhes, seja das baleias, dos navios, dos tripulantes, das culturas, enfim. Moby Dick é totalmente carregado de infinitos detalhes e descrições, alguns essenciais e enriquecedores para dar estímulo à imaginação e noção da grandeza da história e de seus personagens, PORÉM, peca pelo excesso, que acaba por cortar as partes mais empolgantes do livro com informações dispensáveis, o que o torna prolixo. Uma versão resumida/de bolso dessa aventura cairia super bem, por essas razões classifiquei com três estrelas.

deardean 14/02/2024

Moby Dick há de nos sobreviver
Levei tempo pra terminar, um livro denso e cheio de significados e metáforas, e ainda um livro sobre um navio baleeiro.

Por isso ele tem muitas partes e não aconselho ler de forma rápida. Tem pouquissíma ação, e é um livro beeem detalhado, você terá vários capítulos sobre filosofia, cetologia, arquitetura, biologia, religião (várias), etc. são ótimos capítulos, mas se quiser ler tudo rápido você vai cansar.

Apesar disso, o livro por abordar também o cotidiano no navio, faz conhecer várias pessoas e admirar e temer por elas, levado junto aos personagens e se transformar em um marinheiro cheio de medo e glória. A caça da humanidade para algo fora do vazio e a loucura. É uma leitura espetacular por seus detalhes e suas reflexões.

Imensidão, tão profunda e eclética e uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana.

Tutu1301 13/02/2024

Um livro monumental
Posso dizer com facilidade que Moby Dick foi a obra mais monumental que eu já li. É uma obra repleta de detalhes e elementos sobre a pesca baleeira. Porém, se engana quem acha que o livro é simplesmente uma aventura da caça de um capitão vingativo à Moby Dick, cachalote branco que arrancou sua perna. Ao mergulharmos nas profundezas da obra, descobrimos que no fundo existe um simbolismo em cada detalhe descrito nesse livro, uma história repleta de filosofia. Contudo, não posso dar 5 estrelas para o magnum opus de Melville, pois mesmo sendo uma obra linda e grandiosa, ela também carrega certo tédio em muitos capítulos. Capítulos que descrevem detalhes irrelevantes para a história e que tornam a leitura muito cansativa, esses capítulos em minha opinião podem ser pulados se o leitor se quiser apreciar uma boa história de aventura (devo obviamente admitir que esses capítulos tem significados e interpretações interessantes mas isso não nega o fato de serem entediantes). Mas, no geral, é uma obra completa e muito bem escrita que me cativou bastante, uma obra que ficará pra sempre em meu coração.

Polly 12/02/2024

Moby Dick: foi difícil terminar (#198)
Passei cinco meses lendo Moby Dick. No meio do caminho, quase desisti diversas vezes. Fui atrás de vídeos de resenha no YouTube para me animar a continuar, alguns deles acabaram me convencendo. Cheguei ao final, que é um final tão épico quanto o narrador nos promete durante todas as páginas anteriores do livro. O final vale tudo o que vem escrito antes. Mas, ainda assim, não foi um livro fácil de ler.

Tenho zero problema com a linguagem, zero problema com a descrição exagerada da qual se utiliza o autor. Eu amo livros antigos e descritivos. São definitivamente meus preferidos. Nesses quesitos, Moby Dick ganharia cinco estrelas. O que não gostei foi o tema. Eu tinha asco a cada cena de caça e a cada descrição de abate e de corte de baleia. E, Ismael ainda tinha a cara de pau de chamá-las de monstros. Monstros, na verdade, eram o Capitão Ahab e seus homens. "Ah, mas o livro reflete o tempo em que foi escrito..." Eu sei disso, meu anjo, mas não deixa de ser um ruim ler algo desagradável, mesmo que esse algo fosse a coisa mais tranquila de se dizer um século e uns anos atrás. Não deixa de ter um sabor ocre só por ter sido escrito numa época mais selvagem que a nossa. E isso porque eu nem quero falar das inúmeras passagens racistas, viu? É difícil.

O livro se salva mesmo pela amizade maravilhosa entre Ismael e Queequeg. Por mim, eles não teriam pisado naquele navio nunca nessa vida. Herman Melville podia narrar uns dez livros das aventuras deles no chão mesmo, porque o início do livro foi a parte de que mais gostei da história. Rendeu-me boas gargalhadas a cena do quarto de hotel. Queria que o livro preservasse esse humor até o seu final. Mas, Ahab é tão baixa energia, que a escuridão toma conta da história assim que ele dá as caras nela.

Em resumo, eu torci muito pela baleia. E não sei se esse é o jeito certo de ler esse livro (risos). O livro vale pela escrita do Melville, pelo seu final e pela amizade entre Ismael e Queequeg. Só sei que quero, definitivamente, um livro do autor com um tema um pouco menos sangrento, pois provavelmente vou gostar..
amarogusta 12/02/2024minha estante
Casal real ou fic?

Karmille 12/02/2024minha estante
Parabens!! nossa eu acho q moby dick é um dos que comecei algumas vezes e desisti pensando se chegou o ano de tentar mais uma vez.

Polly 13/02/2024minha estante
Oi, Amaro. Não entendi sua pergunta. Qual é a sua dúvida?

Polly 13/02/2024minha estante
Sim, Karmille. Eu achei um livro extremamente difícil de ler. Ele exige um ritmo de leitura mais lento e a carnificina descrita é intragável. Mas acho que Moby Dick é uma daqueles livros que está na categoria de Ler pelo menos uma vez na vida. Ao ler, dá para entender por que é um clássico, embora tenha envelhecido mal em alguns muitos aspectos.

amarogusta 13/02/2024minha estante
Polly, querida, existe uma fofoca literária sobre o Melville ter sido apaixonado pelo Hawthorne (leia algo da correspondência deles, é babado). Daí a ideia de que Ismael e Queequeg seria uma representação desses dois; inclusive, fiquei sabendo de uma passagem na qual um deles fala sobre se casarem... Me diz o que tu acha S2

Polly 13/02/2024minha estante
Ah, entendi. Não sabia dessa fofoca literária hahaha Achei que, embora tenha uma certa tensão no ar, me pareceu mais pra dar um ar cômico na cena do que clima de romance. Mas se tem fofoca, tem história, né? Confesso que não lembro dessa passagem. Se li, não ficou na cabeça. Só sei que eles sendo casal ou não, os dois juntos é a melhor coisa que Moby Dick tem (e o final tbm) hahahaha

Gi 10/02/2024

Cansativo
Um clássico, sendo clássico. A história em si é muito rica e cheia de referências, por isso é considerado um dos clássicos da literatura, principalmente da norte americana, porém muitos capítulos são cansativos e ao meu ver desnecessários. Em resumo, é uma boa leitura e válida também. Sinto que sou a única que não gostou ou achou Moby Dick magnífico.

beca.melo 09/02/2024

Moby dick
Li uma adaptação bem interessante e gostei, agora quero ler o original, quero conhecer moby dick, saber o que ela sente ou pensa, sei que ela é uma baleia, mas um olhar foi o bastante pra ganhar minha curiosidade