Moby Dick (eBook)

Moby Dick (eBook) Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Danielle.Aguiar 24/04/2024

Dos mares os males
Eu hesitei em escrever essa resenha, porque Moby Dick é uma obra que transcende sua época, que rompeu as fronteiras e se tornou um clássico mundial.
É também uma narrativa contada sob os olhos de Ismael, um personagem adjacente na história, um marujo que embarcou na vingança de Ahab por pura inocência, personagem principal (Ahab), definido como monomaníaco em sua própria história.
Longo e detalhado, a literatura acompanha um robusto vocabulário, e com maestria detalha o mercado dos cachalotes e /ou baleias.
Que eram um ativo da economia, que através dessa prática, grandes indústrias do sabão foram criadas, eu sei que soa agressivo usar da exploração do óleo da baleia ou de qualquer parte dela por luxo ou utilidade, é de fato grotesco tal prática, mas a pouco tempo atrás a caça à baleia era uma atividade comercial e legal.
Sem contar todas as referências bíblicas e mitológicas incluídas nas metáforas do texto, eu imagino o quão desafiador é a um autor incluir tanta referência a sua obra sem abrir mão da coesão e coerência da obra.
Desde a primeira página conseguimos tatear a genialidade do autor, é uma leitura para todos os perseverantes que enxergam valor em longas narrativas.
Agradeço por ter em meu repertório essa leitura.

Matheuscko 22/04/2024

Moby Dick e sua sede por vingança.
Está ai um livro magnífico, uma daquelas obras que você se auto obriga a ler, porque se não fosse pela insistência, o leitor não interessado abandonaria a leitura nos primeiros cem capítulos. É preciso ter muita resiliência, pois é um livro que muita das vezes apela para uma linguagem técnica, não só linguagem como uma exposição técnica. Tais exposições notórias são: uma análise profunda da representação do grande leviatã na arte, seus tipos e hábitos, além da explicação é claro, das práticas baleeiras e das ferramentas de navegação dos navios baleeiros. Eu poderia resumir esta obra em apenas uma palavra, vingança, uma obra literária cujo foco é demonstrar, o que o homem é capaz de fazer não só a si, mas aos outros em busca desse cálice insolúvel chamado vingança. Em suma, para o leitor que deseja ler este clássico, tenha consciência de que, está diante de ti, uma montanha a ser escalada cuja jornada vale a pena. (Um último aviso, não abandones a leitura pelo fato da Moby Dick demorar para aparecer, se ela aparecesse no começo, o livro não teria 100 páginas.)

Paula 20/04/2024

Moby Dick
Um livro que acabou se tornando uma leitura bastante arrastada para mim, principalmente por conta das descrições minuciosas sobre a técnicas utilizadas para caçar baleias, que tomam muitos capítulos do livro e que, particularmente, não possuo tanto interesse. Achei, porém, algumas passagens bastante interessantes, principalmente quando o autor foge das descrições literais, traçando paralelos metafóricos, ou simplesmente bonitos, sobre a sociedade de seu tempo.

D. R. Guindani 13/04/2024

Moby Dick
O autor tem um bom conhecimento sobre a pesca à baleia, mas sinto que a construção de personagens deixou a desejar.
Durante a narrativa é criado um ótimo suspense sobre a baleia branca, mas as personagens não possuem camadas e não nos transmitem empatia, exceto o capitão Ahab, que tem uma construção interessante e marcante.

"Quem nunca teve medo é mais perigoso que um covarde!"

Luiz.Fernando 07/04/2024

AHAB
Não se trata de uma cachalote, não se trata de um baleeiro. Essa história irá tratar sobre o sentimento humano comum, originado de uma situação pecaminosa que nos destruiu e nos deixou na ruína da depravação. Embora trate sobre um sentimento em específico que é a "vingança". Ao decorrer de toda história podemos ver a falta de amor, ganância, orgulho, falta de empatia e muito mais.
Muitos julgam o capitão Ahab, mas agimos de forma semelhante em menores proporções, ou maiores. Como estás no barco vida? O que te motiva? Um sentimento de vingança que te faz cruzar os mares? Ahab dos dias atuais no mar dos prédios e nas embarcações de metal. Cuidado com a cachalote!

legolas_ 07/04/2024

O que faz essa leitura valer a pena é só essa edição linda da antofagica mesmo, a história em si nao tem nada de muito especial pra mim

ao menos estou feliz de finalmente ter lido

RayssaGMC 06/04/2024

A obsessão por encontrar a baleia e viver por isso me incomodou um pouco mas é uma leitura fácil e bem descrita.

pâm 06/04/2024

Estou muito feliz de ter concluído esta jornada! Grata ao Melville por apresentar animal tão admirável e incrível, a natureza é deslumbrantemente perfeita. Apaixonada pelas baleias, foi incrível conhecer a história de Moby Dick e sua vontade de viver. Foi muito bom acompanhar as aventuras do Pequod e seus tripulantes. Final mais que merecido.

yasmine 03/04/2024

Um livro extremamente difícil de ler, por se tratar de um livro muito descritivo, a leitura foi devagar, apesar da edição da Antofagica ajudar bastante com a diagramação e as ilustrações belíssimas ao decorrer do livro. A trama central quando se desenrola é muito boa. Tem várias reflexões sobre a vida e sim, tem partes exaustivas, mas acho que vale a pena.

Soph 02/04/2024

Moby Dick
Cara, que orgulho de mim por terminar esse livro. Ele com certeza é um livro difícil de terminar, é um romance mas as vezes parece um dicionários mas as vezes também é uma enciclopédia sobre baleias.

A gente acompanha Ismael, um professor que as vezes gosta de ir ao mar quando se cansa da vida normal e que assim, acaba se tornando um tripulante do barco Pequod, comandado pelo capitão Ahab, um misterioso marujo que jurou vingança pela perna comida, arrastando todo mundo para caçar a baleia Moby Dick.

Mas já digo, ou escrevo, se você acha que vai entrar em uma grande aventura pelo mar a caça a baleia, você esta errado. Esse é um livro extremamente lento, quase sem diálogos, sobre baleias e navegação. Nosso narrador, Ismael, gosta de divagar, ama fazer comparações e vai fazer questão de te explicar cada pedaço de uma baleia, como se mata e reboca ela, como funciona a banha e assim por diante( pra se ter uma idéia, são umas 150 páginas pro Ismael encontrar o Pequod pela primeira vez). Enfim, tem que ter perseverança mas no fim vale a pena, apesar de tudo, eu me diverti muito lendo.

jackzxxx 31/03/2024

não sei exatamente oq dizer sobre moby dick. mas sei q é o tipo de livro q n leio usualmente e q apesar disso conseguiu me impressionar. pq d certa forma nos faz refletir sobre muitas nuances envolvendo o relacionamento do capitão e a baleia, nos faz querer destrinchar os sentimentos envolvidos. é bem divertida essa instigação da reflexão e gostei de como essa edição foi adaptada e pensada com muito carinho pelos envolvidos.

Maira.Brigitte 31/03/2024

É um dos meus livros favoritos. Li com 11 anos após ter mudado pra uma cidade litorânea e esse livro me marcou demais. Apaixonada.

cindybeverly.ro 29/03/2024

Uma leitura diferente!
Esse livro foi uma experiência bem diferente. A história é interessante, apesar de ter demorado um pouco para me adaptar aos personagens, a escrita me envolveu de certa forma na obsessão, no plano, na teor vingativo de Ahab e isso eu achei muito legal pois é uma leitura extensa e me deu uma motivação para continuar. Em alguns momentos fica uma leitura um tanto cansativa mas vale a pena insistir.