Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

@Cb.victorpi. 16/05/2017

Monótono
Decidi ler MD por conta do status de clássico. Eu esperei por uma coisa e o que recebi foi completamente fora da minha expectativa.

A história do Pequod não é de todo ruim. As partes "técnicas", onde o autor se desdobra sobre classificações [não atualizadas] são completamente maçantes. Sempre que via um capítulo com essa natureza, precisava lutar contra o instinto de abandonar a leitura. Mesmo os capítulos que falam apenas de coisas, como o roubo do chapéu, não trazem nada de novo ao texto. São pura prolixidade.

O texto também não ajuda. O autor usa um estilo rebuscado, cheio de referências pouco conhecidas. Minha edição possuía notas de rodapé, mas as que estavam no fim do livro ficarão sem ser consultadas. Impossível não se decepcionar com tanta fama mal merecida. Compreensível e justificável que este livro esteja entre o mais abandonados de todos.

Ahah, certamente, é o retrato da obsessão e arrasta todos atrás do seu objetivo, separando-se de qualquer vestígio de humanidade. De resto, não há identificação com qualquer outro personagem. Sabe-se pouco deles e todos ficam imersos em um sentimento de pena, uma vez que o desfecho da trama vai sendo entregue nos capítulos finais. Quando se realiza, a surpresa ficou pelo caminho.

O final, entretanto é emocionante. Pode-se ver cada detalhe do ataque da baleia e as imagens são nítidas. É muito bom. Pena que o restante da narrativa deixa a desejar.
Izu 02/03/2018minha estante

Gabriel.Anjos 25/05/2020

"Impaciento-me diante de toda desgraça que não seja louca"
Realmente, a desgraça do capitão é uma loucura obsessiva. Um mergulho no mundo da pesca de baleias no século XIX. Além de o narrador fazer diversas analogias filosóficas com o mar e a navegação, permite uma leitura simbólica universal do que representa a busca pela baleia branca.

Dani 29/05/2020

Um mergulho em uma embarcação baleeira
Não é um livro que dá pra ler com ansiedade de saber o final, pois boa parte do desenvolvimento trata de descrever detalhes do funcionamento da embarcação ou sobre baleias. Há pelo menos uns 4 ou 5 capítulos só falando sobre espécies de baleias e descrevendo o conhecimento da época. Além disso, há capítulos que tratam específicamente de atividades realizadas pela tripulação, como o carpinteiro ou o ferreiro.

Eu particularmente gostei de mergulhar nessa história, com ressalvas à matança (alguns trechos realmente me deixaram enojada). E só por isso não dou 5 estrelas. Ainda assim, entendo que é preciso contextualizar e que a matança descrita no livro é reazoável à época em que ocorre.

Vem ver a história que o Ishmael tem pra te contar. Pode até ser história de pescador, mas ainda assim é uma boa história.

Carol 08/06/2020

muito mais que uma obra marítima
relendo moby dick, me fez refletir muito sobre a ânsia do ser humano, movido pela ignorância, tentar alcançar o inalcançável. o personagem capitão ahab pra mim representa a luta de cada ser humano tentando buscar um destino já predestinado com muita esperança de mudá-lo. as suas cicatrizes de derrota o lembram que é apenas um homem cheio de insignificâncias marcadas pela grandeza que ele tenta alcançar e tomar para si. e os outros personagens são apenas peças para o seu alcance. temos ismael, um inocente. queequeg, um bondoso habilidoso. starbuck, um racional cauteloso. stubb, um imprudente ágil, dentre outros personagens, todos a mercê do capitão que os comanda. todos, uma peça do destino que ahab os arrasta para as profundezas do oceano. todos, humanos curiosos e fascinados pela maravilha do não conhecido.
??????????+?

Alexandre Verdú 10/06/2020

Uma edição resumida.
Acabei lendo a versão de 200 e poucas páginas, quando terminei o livro fui procurar na internet e descobri que essa não é a versão completa.
Sobre essa versão resumida, achei interessante e fácil se ler, um o ótimo livro para passar o tempo, o autor já foi marinheiro e por causa disso as descrições do trabalho são bem realistas.
Recomendo como um livro leve, rápido e com alguns toques de sobrenatural.

Rafa569 21/06/2020

Trate-me por Rafael...
Mais uma leitura de um clássico, que como todo bom livro clássico, tem um início muito bom, um desfecho de tirar o fôlego e alguns capítulos no meio que sempre me arrancam xingamentos ao autor e me incintam a vontade de abandonar a leitura kkkk.

Foi minha terceira tentativa de ler esse livro, comprei minha edição da extinta Cosac Naify, há uns 4 anos.

Valeu persistir e chegar ao fim da leitura, é realmente MUITO bom, o livro tem várias interpretações, é recheado de passagens com muito bom humor e repleto de personagens que deixam saudade ao término da leitura.

Fiz a leitura intercalando com as páginas da belíssima adaptação para HQ, do francês Chabouté, publicado aqui no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim.
Quem tiver essa oportunidade, a experiência visual incrementa e ajuda bastante.

No mais, estou me sentindo, mais uma vez, órfão ao final da leitura e sentirei saudades de Ishmael, Queequeg, Tashtego, Daggoo, Starbuck, Stubb, Flask, o rabujento e obstinado capitão Ahab e o fantasmagórico cachalote branco, Moby Dick.

Ebenézer 30/06/2020

Quando a obra é excepcional parece até que, inconscientemente, reduzo a intensidade da leitura para degustá-la mais vagarosamente e com requintes de felicidade.
Assim foi com Moby Dick: um livro que, lido, retomei do seu início rememorando com alegria as muitas partes que sublinhei e seu contexto. É sempre assim que acontece comigo: encerrada a leitura permaneço por longo período com a narrativa, as personagens e seus conflitos subsistindo no meu inconsciente.
Moby Dick é a narrativa ficcional de uma viagem de pesca à baleia. É a saga de um homem (Ahab) em sua violenta sede de vingança contra uma baleia que lhe destroçou a perna. "Ahab cultivou um feroz sentimento contra a baleia e, cada vez mais dominado por culpá-la não só por sua desgraça corpórea como por todos os seus infortúnios intelectuais e espirituais." Caçar e matar Moby Dick fez de Ahab um monomaníaco cujo único objetivo lhe consumia a existência.
Moby Dick é uma leitura ao mesmo tempo fácil e, também, muito complexa porque muitas vozes dialogam nessa narrativa que a vasta cultura de Herman Melville tantas vezes nos deixa literalmente ?a ver navios?, mas nem por isso a obra deixa de ser menos bela e impactante.
Os capítulos são curtos, diretos e objetivos e muitos deles são de tal natureza poética de puro convite para releitura e reflexão , que tanto fiz com muito prazer.
Moby Dick é tanto uma narrativa de aventura quanto uma narrativa filosófica; em síntese, uma metáfora da vida: ?sim, o mundo é um navio numa travessia sem regresso; e o púlpito é sua proa", já que Herman busca inspiração em tantas alusões bíblicas.
Herman Melville conhece a realidade terrível submersa nos mares ainda que sob aparente tranquilidade; Moby Dick nos coloca de frente com a inevitabilidade e a inexorabilidade da realidade última: se dela nos esquivamos, ao fim e ao cabo seremos por ela alcançados; em que medida, então, se à morte nos atirarmos em nossa vã insensatez?

Amanda 31/07/2020

Depois de cinco longos meses eu finalmente terminei de ler Moby Dick. Achei bem ok! Não sou de fazer críticas severas porque no fim eu busco mesmo é por diversão mas isso, definitivamente, eu não encontrei aqui.

O livro possui muitos capítulos descrevendo detalhes de caça, do navio e dos cetáceos (TODOS os tipos de baleias e seus pormenorizinhos). Isso deixou o livro, pessoalmente, bem massante já que estava ali buscando uma super aventura náutica!

Tirando essas descrições técnicas o enredo evolui lento sem muito aprofundamento dos personagens, com exceção do capitão. Pra vcs terem uma ideia, Moby Dick apenas encontra o barco quaaaase no final do livro. Talvez a edição não ajudou. Espero, que se lerem, tenham uma experiência melhor que a minha!

Dude 03/08/2020

Clássico
Com todo o clássico da literatura, você vai precisar programar para se deliciar com essa aventura.

Vivi.ana 15/04/2023

Não me prendeu
Eu meio que esperava outra coisa, mas entendi a ideia geral e vi que não tenho interesse em ler o livro original por agora. Recomendo a leitura desse quadrinho por agora entendi um pouco mais de porque eles levaram a caçada a tal nível ainda assim não consigo compreender muito bem essa obsessão.