Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Silas 08/07/2022

Bom, mas muito comprido e cheio de detalhes
A história é boa, mas tem muitos capítulos que contam muitos detalhes, acaba ficando chato muitas vezes.
Pra quem quer saber sobre as baleias e funcionamento das caças antigamentes, ótimo. Para ler uma história apenas, fica muito demorada com muita enrolação.
Silas 08/07/2022minha estante
Vi que tem uma versão mais curta de Moby Dick, deve

Vi que tem uma versão mais curta de Moby Dick.
Deve ser bem mais legal pra ler.

Karolaine 11/07/2022minha estante
Tô lendo já tem um mês e ainda tô na página 200, tô achando muito chato

Silas 11/07/2022minha estante
Koralaine
Tenta achar a versão mais curta.

LiteraLucas 09/01/2024

Um dos melhores livros de todos os tempos!
Dizer que este livro é simbólico é chover no molhado. Ou melhor, no mar. Poucas vezes na minha vida eu tive a oportunidade de ler um livro tão poético, tão denso e tão arrebebatador. MOBY DICK é um monumento literário maior que o tempo, digno das antigas epopeias gregas e das tragédias de William Shakespeare. Parte indissolúvel do Cânone Universal.

As referências incorporadas a este livro são multiplas, o que reforça o seu aspecto de obra clássica. Titânico, olímpico e shakespeariano são adjetivos muito apropriados. Trata-se de uma obra com toques cósmicos, como a Teogonia de Hesíodo, que coloca o homem em contraposição ao divino, como a homérica Odisseia, e que expõe a tragédia humana em sua minúcias mais obscuras, como habilmente escreveu o Bardo Inglês. Os solilóquios não me deixam mentir.

MOBY DICK é uma obra que fala sobre a ordem natural. A Baleia Branca é ao mesmo tempo Deus, Diabo e Natureza. Muitas vezes mesclados e indistinguíveis. Os inúmeros capítulos informativos que permeiam a obra são na verdade pontos de observação das estruturas e fundamentos do mundo. Ao conhecermos os detalhes da pesca baleeira entramos em contato com a racionalidade daquele universo e o funcionamento daquele mundo particular, que é ao mesmo tempo uma representação do universo. Tudo isso está no livro para mostrar o quão irracional é o objetivo do Capitão Ahab.

Faltou mencionar que MOBY DICK é também um livro bíblico. Tanto por suas referências ao Livro de Jonas, quanto por seu aspecto teológico. Como escreveu João, o evangelista, "No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus". Portanto, Deus, ou A Baleia, é uma expressão da mais pura racionalidade (Logos), que ordena o mundo (Cosmos) segundo os seus desígnios mais misteriosos. Assim, MOBY DICK é uma inteligência divina. É platônica. E desafiá-la é lutar contra a ordem. É loucura. E sendo Ahab um monomaníaco, um obssessivo, o resultado só pode ser apocalíptico.

A Baleia é também uma alegoria do subconsciente humano, navegando nas profundezas dos mares de nossos infinitos pensamentos. É o que há de mais íntimo e obscuro. Jonas, ao desobedecer Deus, é punido e engolido por uma baleia. Devorado por intensas reflexões, o profeta hebraico reconsidera. O mesmo ocorre com Pinóquio, que também desobedeceu a Deus, que é Gepeto, seu pai e criador. Ao sair do ventre da baleia, de sua Câmara de Reflexão, torna-se um menino de verdade. Integrado ao mundo e consciente de si.

Não podemos dizer o mesmo do incorrigível Ahab.

Por Lucas Nogueira Garcia. (LiteraLucas)

Anderson 28/06/2020

Uma pena para melville
A maior tristeza é descobrir que esta obra maravilhosa nao gerou nenhum fruto para o escritor.
Confesso que pela extensao achei que demoraria mais para terminar, mas a leitura é super agradavel e tranquila. Provavelmente é um dos melhores livros que já li. Esta no meu top 5 dos clássicos.

Dudu Menezes 01/04/2023

Lição para a vida...
Existe outra saída! Qual? O mar! Disso sabia Ismael, que não é o protagonista de Moby Dick, mas, como narrador-personagem, nos oferece as motivações para embarcar no Pequod e conhecer Ahab - o velho capitão do navio.

Um homem que, assim como eu e você, tem uma obsessão. Pode ser que a sua esteja ainda oculta, mas um dia ela vai emergir do seu inconsciente, como uma baleia que vem à superfície porque precisa "respirar".

A partir daí não terá volta. Você vai dedicar a sua vida a perseguir a sua "baleia branca". Não descansará até que possa conseguir a sua "vingança" pessoal.

Ahab desenvolveu esse fascínio pela caça à Moby Dick porque, em outro momento, ela lhe arrancou a perna. É assim com cada um de nós. Só nos lançamos no "mar da vida", em busca da nossa "grande aventura", quando descobrimos qual parte nos foi arrancada, desde que nascemos, porque de alguma forma precisamos que ela nos seja restituída!

Até quando Ahab constrói a prótese para a sua perna, ela é feita do osso de uma baleia! É a metamorfose da vida, irmã gêmea da morte, que se funde ao nosso corpo e nos provoca rumo ao desconhecido, "ao monstruoso", ao que nos causa o maior dos medos, e que, justamente por tudo isso, nos conduz, em botes precários, ao impossível.

E, se estamos no terreno do impossível, da utopia, da nossa incapacidade de compreensão total do mundo, como não lembrar de Dom Quixote e do seu "mergulho" em direção à aventura mais humana de todas: a busca por liberdade, igualdade e justiça?

Claro que Moby Dick tem outro contexto histórico, que remete ao final do século XIX, tendo como escritor um norte-americano, Herman Melville, que tece duras críticas ao projeto expansionista dos Estados Unidos. Sim! O contexto é importante. Mas a "loucura" de Ahab e Dom Quixote tem algo que encontra a nossa própria loucura. Uma busca, sem fim, pelo inatingível, mas que, ainda assim, é a centelha de vida que nos impulsiona rumo ao mais profundo das nossas convicções, como se para lá estivéssemos sendo conduzidos, sem chance de voltar.

Um convite ao incrível poder da incerteza. Um lugar que só a literatura é capaz de nos levar; seja "preso" à uma baleia ou "montado" em um cavalo!

Léo 05/12/2021

Uma fonte de aprendizado
Eu nunca fui muito ligado aos clássicos. Nunca tive tanta vontade de ler esse tipo de livro, com exceção de Moby Dick. Esse sempre me despertou interesse e finalmente consegui realizar isso.

Primeiramente gostaria de falar sobre essa edição da Biblioteca Alta Cultura. A edição é espetacular. Lindíssima, capa dura, gostei das páginas e do tamanho da fonte, possui algumas belas ilustrações, além dos extras que adquiri por se tratar de um box de assinatura (um mapa, um outro livro e um marcador de páginas), porém, apesar da qualidade do produto, a revisão do texto deixou um pouco a desejar (diria bastante até). Tem um trecho logo no inicio do livro que parece ter sido traduzido no Google Tradutor, mas é o único. Ao longo do livro, onde a história acontece, há alguns trechos confusos por erro na concordância das frases e às vezes umas palavras que se repetem (se repetem). Ainda assim, consegui ler numa boa.

Sobre a história:

Ler esse livro foi um desafio enorme, pois ele é um livro bem denso e cansativo Um livro que exige muita concentração. Talvez o peguei em um momento errado, pois esse final de ano tenho me sentido extremamente cansado e estava bem difícil pegá-lo para ler. Quando eu pegava durante a semana, lia no máximo 15 páginas e em outros dias não lia. Aqui em casa, onde leio, é bem complicado me concentrar, pois 10 cachorros e outros barulhos não cooperam kkk. Mas me arrastando muito, consegui concluí-lo.

A história desse livro parece não ter nada de mais. Parece ser uma coisa boba, alguns marinheiros perseguindo uma baleia, além disso, a perseguição se passa bem no final. 90% do livro se parece com um manual de pesca e também, uma aula de história. Sim, o que me fez amar esse livro foi todo o conteúdo histórico que o autor nos entrega ao longo de suas páginas. Referências de outros autores, de acontecimentos históricos, de mitologias e diversas outras coisas muito interessantes explicadas em notas de rodapé. Então, mesmo que 90% do livro seja apenas isso, foi o que me fez amá-lo. Os momentos finais, onde se passa a caça à baleia Moby Dick é bem emocionante e confesso que o final me pegou de surpresa (sim, eu evitava conhecer a história por outras mídias, pois queria ler o livro antes).

O personagem Stubb é excepcional. Em diversos momentos chegava a chorar de tanto rir de algumas de suas falas.

O livro nos traz alguns bons ensinamentos também, como, por exemplo, o único possível resultado de uma vingança.

Esse é um livro que vou guardar para vida e que espero ler novamente.
Roberto 09/12/2021minha estante
Que bacana sua experiência, parabéns pela leitura
Um livro bem arrastado msm, ficamos o tempo todo na expectativa de acharem e enfrentarem a baleia, mas aquele final, meu amigo, compensa todo o suspense
É quase pra "chorar" de emoção, até mesmo pra quem já conhece a história

Beatriz782 28/06/2023

Moby Dick
Estou em um projeto de ler livros antigos,que me agregue conhecimento literário. Esse livro é um clássico,achei a história boa,para quem tem interesse nesse ramo de caça às baleias,e como é feito,recomendo esse livro,já que ele é extremamente detalhado,o que pode ser um pouco massante,mas eu gostei. Escutei por áudiobook então não foi nada chato,uma história muito legal para quem quer ler algo mais antigo e com uma leitura não tão difícil
????????

Benjamin 10/05/2022

Moby Dick
É um livro chato em muitos momentos, quando começa a descrever coisas de navegação principalmente, mas no final eu fiquei bem feliz, torci para Moby Dick do início ao fim. Sendo vegetariano, me causou certo incômodo ler sobre pessoas matando animais, mas foi bom ter terminado mais esse clássico da literatura.
Paola 10/05/2022minha estante
Não podia ter opinião mais diferente kkkk amo tudo nesse livro, daria 10 estrelas se pudesse... Achei interessante vc torcer para a baleia kkkk nunca percebi essa história como "torcer para fulano" sabe? Acho que eu sempre vi mais o porque da guerra do que quem está certo, ou quem eu queria que ganhasse, por exemplo.

Benjamin 12/05/2022minha estante
Acho que por ser vegetariano, enxergo como crueldade essa caça pelos animais, por isso a minha posição de achar bom a baleia não ter morrido

Helo 08/07/2020

Trate-me por Ishmael
Um clássico literário que percorreu eras e que ainda hoje é lembrado. A fantástica baleia branca e o capitão que a persegue, protagonizam uma metáfora para a vingança e o ódio do homem por suas limitações e fraquezas. Narrado por Ishmael, é repleta de lirismo e floreios, informações minuciosas sobre a pesca baleeira e a apresentação do personagem principal: o Mar, sim, o mar na obra é um personagem forte e misterioso, ora benevolente e ora violento e impiedoso. É um livro que otimas mensagens, perfeito para ler com calma e para navegar no Oceano que Melville descreveu anos atrás.
Vitória 08/07/2020minha estante
Me deu vontade de ler.

Helo 09/07/2020minha estante
É muito bom, mas vou logo avisando que a narrativa é cheia de floreios kkk

Joao 31/10/2022

História boa; livro maçante
Muito bom escrito, não há o que falar sobre. O autor é muito inteligente, conseguiu deixar o livro riquíssimo em detalhes, mas tudo isso não foi o suficiente para tornar a leitura gostosa.

Poderíamos, facilmente, cortar vários capítulos da obra, confesso que não faria falta. Algumas são curtinhas, outras longas, mas muitas delas trazem textos que nos cansam demais.

Quando comecei a ler, rapidamente cheguei na página 100, entretanto, logo meu ânimo foi se esvaindo. Como eu disse, a obra é maçante. Orgulho-me por ter finalizado-a, pois no final dela, recebi um prêmio. Herman Melville termina o livro de uma forma maravilhosa, gostei muito. É como um arco-íris: ao final, há um pote de ouro.

Leiam, não se arrependerão.
Gustavo195 31/10/2022minha estante
Quero ler em breve! :)

Luciana1005 03/03/2023

Moby Dick
Moby Dick foi uma surpresa literária! Primeiro, porque minha vontade de ler esse clássico era zero. Por trazer um tema delicado, como a caça às baleias, tinha muito receio de ficar emocionalmente mal com a leitura.

Eis que o universo literário segue me surpreendendo! Ao dar uma chance para Moby Dick me permiti mergulhar em um texto com diferentes estilos narrativos! Ele está entre as minhas MELHORES leituras do ano passado.

O livro é narrado em primeira pessoa por um personagem chamado Ishmael. E o que dizer de Ishmael? ? Em linguagem informal: Ismael é uma figura!!! Além dele, Melville dá vida a personagens interessantíssimos. A construção do Capitão Ahab é maravilhosa, ele ajuda a trazer uma atmosfera misteriosa e fantasmagórica para a trama. A representatividade de Queequeg é única, ele levanta muitas reflexões sobre preconceitos. O xenofobismo e o racismo são pontos altos nas passagens que envolvem esse personagem.

Também tive a oportunidade de conhecer detalhadamente (mesmo!) um navio baleeiro, cachalotes e detalhes da caça às baleias, atividade que na época , era uma profissão EXTREMAMENTE perigosa e que rendia um lucro considerável para a economia mundial. A sociedade da época compactuava com a exploração desses homens que iam para o mar, com o objetivo de ganhar o sustento de suas famílias e muitas vezes não voltavam. Em um texto da edição da editora Antofagica, Caetano W. Galindo, ressalta que Melville tinha plena consciência do cinismo, do absurdo e da crueldade do comércio baleiro. Acho que dá para entender a grandiosidade dessa reflexão, neh!?

O que mais me encantou na narrativa foi a capacidade que Melville tem para dar vida para as cenas de ações. São passagens muito reais e bem escritas. O texto é dinâmico, tem movimento, tem VIDA!

E não posso deixar de trazer a citação de Albert Camus que sabiamente diz que as obras de Melville traçam uma experiência ESPIRITUAL de intensidade inigualável e que são em alguma medida simbólicas. É isso!

Simplesmente AMEI fazer a leitura de Moby Dick. Meu apego por ele vai muito além de ter gostado da história. Está muito mais relacionado a tudo que me ensinou e a experiência de leitura que me proporcionou!

??????????
Alexsander.Rosa 03/03/2023minha estante
Sua resenha me fez querer ler esse livro kakakaka eu tava com um pé meio atrás pra ler, mas agora estou muito curioso sobre essa história ?

Nah S 03/03/2023minha estante
Adicionei na minha lista pq sua resenha já me levou pra dentro do livro! J

Alana 11/09/2021

Herman Melville nos teletransporta para uma enorme aventura em busca da grande baleia Moby Dick, por vezes é possível sentir-se dentro do navio baleeiro desfrutando as emoções da caça, da brisa e dos movimentos do mar.
Ao pesquisar sobre esse clássico, li muitas críticas ruins a seu respeito que me deixaram com receio, mas decidi enfrentar. Amo a ideia de ler clássicos, e talvez por esse motivo eu tenha conseguido concluí-lo. Trata-se de uma leitura difícil, mas para mim valeu a pena, pois me sentir em um navio de caça de baleias foi uma aventura e tanto. Se você gosta de baleias ou de clássicos e é perseverante, é um livro para você e no final você vai ver que nem foi tão ruim assim ?.
Essa edição possui gravuras interessantíssimas que acrescentam a experiência da leitura. A parte interna da capa mostra o mapa com o percurso que o navio vai fazer durante todo o livro, e ao final encontra-se imagens de cada parte do barco e a anatomia de algumas espécies de baleias, assim como um glossário náutico.

?Champollion decifrou os hieroglifos cortados no granito. Mas não existe Champollion que decifre o Egito do rosto de cada homem e de cada ser.? (p.357)

?[...] pois não existe insensatez de animal algum da terra que não seja infinitamente superada pela loucura dos homens.? (p.392)

?Se eu fosse o vento, não sopraria mais neste mundo tão vil e miserável. Eu rastejaria para qualquer lugar, qualquer caverna, e dela faria meu retiro. E, no entanto, que coisa tão nobre e heroica é o vento.? (p.564)
Rafael 13/09/2021minha estante
?Se você é [?] perseverante? hhahahha Um dia irei encarar esse grande clássico! ??

Hehehe
É verdaaade, você também comprou naquele dia.
Eu acredito hein!! ?

Rafael 13/09/2021minha estante
Eu não fiquei com ele. Devolvi, assim como outros daquela promoção. Tô tentando adquirir apenas o que eu for ler em curto ou médio prazo.

Ah simm, faz sentido!
Eu terminei de ler aqueles da promoção com "O idiota", na semana passada.

Alana 13/09/2021minha estante
Mas hein, quando quiser ler "Moby Dick", posso lhe emprestar pelo tempo que quiser! Caso não queria comprá-lo.

carvsnin 14/05/2020

oi
mil anos o meu pai insistindo pra eu ler esse livro pra eu me apaixonar por ele depois de adulta. vê se pode

Eduarda 19/04/2021

O livro que eu escolhi foi Moby Dick, um livro do século 19 escrito por Herman Melville. Ele é um livro demorado é muito bem detalhado, conta cada pequeno detalhe, as vezes se tornando um pouco entediante. Tive um pouco de dificuldade na leitura algumas vezes tive que voltar a página e reler, uma leitura demorada e as vezes se tornou cansativa. Um livro que você tem que ter muita força de vontade e não desistir. A maioria do livro são observações do personagem principal, e muitos temas sobre a navegação.
Bom sua história começa com Ismael que entra num barco para ir em busca de baleias, na verdade para se aventurar . Junto com um grupo de homens que diferente dele estão ali pela sua subsistência, pois se ganhava muito com a captura de baleias. O capitão do barco Ahab tinha apenas uma perna porque uma baleia o atacou, que a qualquer custo busca vingança dessa baleia chamada Moby Dick. Ahab acaba influenciando seus subordinados em um plano para matar ela.
Pesquisando um pouco sobre o livro soube que ele foi escrito inspirado numa historia que realmente aconteceu ,mas quando publicado não agradou seus leitores ficando um pouco de lado, e após anos depois ele se tornou um grande clássico. O filme: no coração do mar foi inspirado no livro. Eu indico sim ler esse livro, pois para mim foi uma nova experiência de leitura, mesmo sendo complicada em algumas paginas.

Lobinha Sincera 29/03/2022

É uma aventura um tanto curiosa, muita discrição sobre as baleias seja por tipos, contos, um lado um tanto espiritual.

Guilherme.Oliveira 20/01/2022

É um ótimo livro!
A essência e o que o livro busca nos passar, sobre vingança, obsessão e o que você é capaz para fazer algo que busca.

O livro nos apresenta em demasia detalhes e descrições de embarcação, burocracia do mercado baleeiro, detalhes sobre os grandes mamíferos. Isso faz a narrativa, em alguns momentos se arrastar.

Mas a leitura é interessante e o Capitão Ahab é um homem alucinado pelo seu objetivo. Mas... Mobydick, torci por você...
Amanda.Santiago 21/01/2022minha estante
Nossa! Q rápido!

Guilherme.Oliveira 21/01/2022minha estante
Já te contei o segredo né....

Amanda.Santiago 21/01/2022minha estante
Vou usar quando for ler hehe