Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Luiza1908 06/01/2023

Razoável
O que me prendeu até o final foi ser obrigatório pra escola, mas muitos capítulos contendo apenas detalhes são muito entediantes...
Lohan 06/01/2023minha estante
Compreensível demais, existem muitos livros que são indicados pela escola que a gente não entende quase nada, mas depois de uns anos que a gente vai ler de novo e até acaba amando.

Alberto 02/12/2022

Procurando Moby Dick
Eu comecei a leitura esperando por vários embates entre um cachalote branco e um baleeiro. Afinal, é um livro muito longo para que isso ocorresse só uma vez. Mas o livro trata mesmo é da jornada dessa tripulação cujo capitão é obcecado por Moby Dick, graças a um encontro entre os dois, não narrado no livro, e apenas nos últimos capítulos o tão esperado encontro ocorre.

O que realmente deixa o livro longo é o fato de o autor pausar diversas vezes a narrativa para explicar termos náuticos desnecessários e para tratar de assuntos irrelevantes para a história, como a brancura de Moby Dick ou gravuras de baleias. Isso deixa a leitura cansativa e arrastada. Os trechos com história são realmente bons, o que causa certa frustração por precisar ler as outras partes.

Pelo que vi, há versões do livro editadas, deixando apenas a história. Eu recomendo uma edição dessas, pois certamente será uma leitura mais agradável.

Paloma 29/12/2022

Sem dúvidas é um livro emblemático. Pela multiplicidade das formas de narrativa que há no livro, pelo extenso número de páginas, pela grandiosa viagem baleeira que Ismael narra e que surge a partir de uma vingança de Ahab - até onde o ser humano é capaz de ir por vingança? Melville não poupou densidade nessa narrativa, desde o próprio mistério que acompanha o mar e suas criaturas, até mesmo aprofundamento de conhecimentos sobre a navegação, a cetologia, da fé, Bíblia e preceitos cristãos, até mesmo na magnitude mistério que acompanha ela, a protagonista da saga toda, Moby Dick.

Esses pontos fazem o livro ter um mix de magnitude que se espalha, ao decorrer da narrativa, em curiosidade pela caça à baleia, pela tentativa de entendimento de por que homens se acham tão superiores à natureza a ponto de embarcar em uma viagem de anos apenas para (tentar) sacramentar uma vingança a Moby Dick. Tudo é muito envolto nessa aura de mistério e curiosidade, o que instiga a narrativa.

Mas, confesso que não é assim o tempo todo, rolou um esforço para tentar terminar a história que, como me pareceu, acompanha o mesmo ritmo da maresia e da sensação que deve ser estar, por dias, talvez anos, embarcada em um navio baleeiro, longe de qualquer pedacinho de terra à vista. Por horas, a narrativa fica intensa, veloz, como o mar quando se agita, por outras, ela fica monótona, como quando o mar repousa e parece descansar. Esse ritmo oscilante transforma a narrativa em algo quase que tedioso, os melhores momentos eram os agitados, mas abruptamente eles eram interrompidos pela calmaria de um dia de sol no meio do oceano.

Outro ponto de choque é que o cerne da narrativa é a vingança de Ahab à Moby Dick, mas entre o conhecimento disso por parte do leitor e de fato a aproximação desse embate entre homem x baleia demora praticamente o livro inteiro. Nem preciso dizer que o decorrer da narrativa faz com que todos os baleeiros se tornem repugnantes e que eu torci até o último minuto pela baleia. E que final maravilhoso é o do livro.

O que fica de reflexão é todo questionamento da petulância do ser humano em se achar superior a todos e a tudo.
Joao 29/12/2022minha estante
Paloma, adorei a tua resenha. Pensando agora se realmente valeria a pena tentar encarar essa obra no próximo ano

Paloma 31/12/2022minha estante
Oi João, realmente é uma questão a se avaliar, especialmente pela extensão da obra e da multiplicidade de formas narrativas que ela possui que atribui esse aspecto, as vezes, enfadonho. Mas acredito que a experiência seja muito válida, apesar de tudo, as reflexões são muito boas e a obra inteira, em si, é um marco que vale a pena ser conhecido de perto.

Matheus656 27/10/2022minha estante
Não dei 5 estrelas no livro por causa de uns trechos bem cansativos e desnecessários as vezes, mas foi uma leitura que me marcou mt e foi recompensadora

Jeanine 27/10/2022minha estante
Concordo muitoo! É isso. ;)

Polly 12/02/2024

Moby Dick: foi difícil terminar (#198)
Passei cinco meses lendo Moby Dick. No meio do caminho, quase desisti diversas vezes. Fui atrás de vídeos de resenha no YouTube para me animar a continuar, alguns deles acabaram me convencendo. Cheguei ao final, que é um final tão épico quanto o narrador nos promete durante todas as páginas anteriores do livro. O final vale tudo o que vem escrito antes. Mas, ainda assim, não foi um livro fácil de ler.

Tenho zero problema com a linguagem, zero problema com a descrição exagerada da qual se utiliza o autor. Eu amo livros antigos e descritivos. São definitivamente meus preferidos. Nesses quesitos, Moby Dick ganharia cinco estrelas. O que não gostei foi o tema. Eu tinha asco a cada cena de caça e a cada descrição de abate e de corte de baleia. E, Ismael ainda tinha a cara de pau de chamá-las de monstros. Monstros, na verdade, eram o Capitão Ahab e seus homens. "Ah, mas o livro reflete o tempo em que foi escrito..." Eu sei disso, meu anjo, mas não deixa de ser um ruim ler algo desagradável, mesmo que esse algo fosse a coisa mais tranquila de se dizer um século e uns anos atrás. Não deixa de ter um sabor ocre só por ter sido escrito numa época mais selvagem que a nossa. E isso porque eu nem quero falar das inúmeras passagens racistas, viu? É difícil.

O livro se salva mesmo pela amizade maravilhosa entre Ismael e Queequeg. Por mim, eles não teriam pisado naquele navio nunca nessa vida. Herman Melville podia narrar uns dez livros das aventuras deles no chão mesmo, porque o início do livro foi a parte de que mais gostei da história. Rendeu-me boas gargalhadas a cena do quarto de hotel. Queria que o livro preservasse esse humor até o seu final. Mas, Ahab é tão baixa energia, que a escuridão toma conta da história assim que ele dá as caras nela.

Em resumo, eu torci muito pela baleia. E não sei se esse é o jeito certo de ler esse livro (risos). O livro vale pela escrita do Melville, pelo seu final e pela amizade entre Ismael e Queequeg. Só sei que quero, definitivamente, um livro do autor com um tema um pouco menos sangrento, pois provavelmente vou gostar..
amarogusta 12/02/2024minha estante
Casal real ou fic?

Karmille 12/02/2024minha estante
Parabens!! nossa eu acho q moby dick é um dos que comecei algumas vezes e desisti pensando se chegou o ano de tentar mais uma vez.

Polly 13/02/2024minha estante
Oi, Amaro. Não entendi sua pergunta. Qual é a sua dúvida?

Polly 13/02/2024minha estante
Sim, Karmille. Eu achei um livro extremamente difícil de ler. Ele exige um ritmo de leitura mais lento e a carnificina descrita é intragável. Mas acho que Moby Dick é uma daqueles livros que está na categoria de Ler pelo menos uma vez na vida. Ao ler, dá para entender por que é um clássico, embora tenha envelhecido mal em alguns muitos aspectos.

amarogusta 13/02/2024minha estante
Polly, querida, existe uma fofoca literária sobre o Melville ter sido apaixonado pelo Hawthorne (leia algo da correspondência deles, é babado). Daí a ideia de que Ismael e Queequeg seria uma representação desses dois; inclusive, fiquei sabendo de uma passagem na qual um deles fala sobre se casarem... Me diz o que tu acha S2

Polly 13/02/2024minha estante
Ah, entendi. Não sabia dessa fofoca literária hahaha Achei que, embora tenha uma certa tensão no ar, me pareceu mais pra dar um ar cômico na cena do que clima de romance. Mas se tem fofoca, tem história, né? Confesso que não lembro dessa passagem. Se li, não ficou na cabeça. Só sei que eles sendo casal ou não, os dois juntos é a melhor coisa que Moby Dick tem (e o final tbm) hahahaha

Delma 10/10/2022

Obra-prima de Herman Melville
Apresenta o vingativo capitão Ahab, obcecado por capturar Moby Dick. A obra é realmente grandiosa, com extensas descrições. Li na edição da antofágica, versão kindle, a qual recomendo.

GuiCalvin 08/06/2022

Cuidado com que deseja
Um livro clássico que demostra bem como funcionava a caça as baleias ao menos tempo que reflete sobre a falta de controle do capitão que deseja ir a atrás de Moby Dick.

Andreia Santana 17/10/2011

Moby Dick: para crianças, adultos e ambientalistas
O canto de uma baleia é de uma beleza e de uma tristeza que tocam lá no fundo da alma. É como se a nostalgia do mundo inteiro, de todas as eras de vida da Terra, pudessem conter nas notas emitidas por esses magnificos animais. Ouvi o canto da baleia uma vez e acredito que seja privilégio que baste para umas dez encarnações. Nem precisei me aventurar pelas costas geladas da Antártida, foi aqui mesmo, no litoral baiano. Já trabalhei para as baleias jubarte. Escrevia matérias sobre a migração delas todos os anos, para acasalar e ter filhotes nas águas quentes de Abrolhos. Era bom trabalhar para as baleias… Mas, lembrei das jubarte e do seu canto que inspirou inclusive as antigas lendas das sereias, por causa de uma cachalote, Moby Dick, a clássica baleia branca do romance homônimo de Herman Melville.

Divido a minha leitura de Moby Dick com leitores pequenos e também com os crescidos que não se importam em admitir que “roubam” os livros das prateleiras dos filhos ou irmãos mais novos. Se bem que, em se tratando de Moby Dick, é leitura para qualquer geração. Sinceramente, defendo que os livros infantis sejam leitura obrigatória para qualquer adulto que quer permanecer com o espírito leve.

Se você, querido leitor, é um militante do Greenpeace, encare Moby Dick como uma homenagem do autor à força desses animais incríveis que são as baleias. Sei que as descrições de caça e abate das cachalotes ao longo do livro são cruelmente terríveis, mas servem como o registro de um passado que nenhum de nós quer que volte. Pense no protagonista da história, o amargo capitão Ahab, como um homem fascinado e ao mesmo tempo com um medo tão grande da magnitude da natureza, que sua única forma de reagir é tentando destruir um oponente maior, mais forte e mais nobre.

Para quem tem menos de 15, trata-se de um dos livros de aventura mais fascinantes da história da literatura. Vale a pena conhecer o clássico, mesmo que você seja fã dos autores contemporâneos, de quem também gosto muito.

Moby Dick foi escrito em meados do século XIX, quando caçar baleias era uma prática comum e incentivada pelo governo. Herman Melville era marinheiro e se empregou em baleeiros ao longo da vida, daí que suas descrições detalhadas são a preciosa crônica de uma época. Inclusive, em um dos capítulos, o autor reflete sobre a crueldade da matança de baleias e chega a questionar se esses animais, tão impiedosamente perseguidos, correriam risco de desaparecer. As reflexões do escritor porém, demonstram o ponto de vista de um homem que viveu numa época em que os mares da terra eram tão povoados de baleias, que parecia impossível que algum dia elas fossem sumir. Vivesse hoje, talvez ele tivesse transformado Moby Dick num libelo de proteção a esses animais. Talvez não, quem vai saber?

O livro, para quem nunca leu, é narrado por um jovem marinheiro chamado Ismael (o alter-ego de Melville). Ele relembra a trágica caçada do capitão Ahab a Moby Dick, uma descomunal baleia branca tida como a mais perigosa de todas as cachalotes, praticamente imortal, visto que sobreviveu a dezenas de ataques de baleeiras e traz no corpo diversas cicatrizes e até pedaços de arpão. Moby Dick é o leviatã bíblico, o monstro marinho que amedrontou a antiguidade, o pesadelo dos marinheiros, a mais temida e mais admirada das baleias.

Descrita como uma verdadeira entidade, é o herói da história, salvando outras baleias do ataque insensato do homem, destruindo embarcações para se defender. Seu duelo com o capitão Ahab é antigo e profundo, ambos trazem no corpo as marcas de lutas passadas, são dois velhos deuses cansados. Do jeito que a história é contada, parece não haver espaço no mar para duas vontades tão fortes. Tanto o capitão quanto a baleia branca sabem disso.

Os medos em Moby Dick são ancestrais, alimentados por superstições e profecias. Mas também é um temor do desconhecido, do futuro, daquilo que está por vir. É uma das mais perfeitas metáforas da eterna luta do homem com Deus.

f lo rencio 15/03/2010

Indispensável
Para mim trata-se de um livro indispensável para quem gosta de literatura.
Maravilhoso de ler e reler.
Joana 09/04/2010minha estante
amo amo amo Moby Dick... está entre meus favoritos!!!!!!!!!!!

Alexandre.Narcelli 08/03/2019minha estante
resenha da hora.

Egídio Pizarro 11/11/2010

Sofrível
A premissa é excelente: uma baleia famosa por sua fúria e um caçador obcecado por matá-la.

Mas a qualidade do livro pára exatamente na premissa. Herman Melville praticamente faz um tratado sobre a pesca de baleias, analisa incansavelmente a complexão física do bicho e acaba, por diversas vezes, esquecendo da história em si, o que deixa o livro muito chato. Tão chato que eu achei o final muito, muito decepcionante.
Craotchky 16/06/2015minha estante
Esse livro é muito chato mesmo. O tempo todo o leitor cria uma expectativa para alguma coisa que pode vim a acontecer, porém nada acontece! Demora para ter alguma ação. Você não podia ter palavra melhor para definir ele: Sofrível.

Maia 30/11/2021

Este é um livro que entra fácil pros melhores da vida e como tal logo após a primeira leitura é complicado falar, teria muito a se dizer. Esta edição é maravilhosa, toda a fortuna crítica e a ótima tradução herdadas da Cosac Naify, ou seja impecável. É um livro que vai fazer parte de mim por muito tempo e quero lê-lo novamente com o passar dos anos, existem muitas interpretações que mesmo em uma vida inteira acho difícil de esgotar todas.

O fascínio começa na primeira página onde temos o mistério do narrador, que não se identifica como Ishmael e sim pede apenas que assim o chamem, de cara uma referência bíblica.

Esta história é de conhecimento geral me parece, tamanha a fama, mas mesmo sabendo como tudo se dá nada te prepara para a beleza da narração e para o horror do desfecho, mesmo já o conhecendo.

Vale observar tbm que há comentários de que é um livro difícil devido aos capítulos técnicos, mas mesmo estes, muitos deles, são super interessantes e alguns escritos com ótimo humor.

Enfim, não se deve ter medo desta leitura, ela é transformadora e espetacular.

brunaponce 18/06/2022minha estante
Já leu a HQ de Moby Dick com o traço do Chaboute? Imperdível!

Mychs 20/06/2022

Eu esperava mais desse livro por ser uma clássico tão falado, ele me cansou muito e saí da leitura saturada. Eu simplesmente não precisava saber os diferentes tipos de nariz das baleias pra entender o enredo... (enredo esse que é mínimo) Pelo menos agora conheço a obra e bora partir pra próxima

Carol 28/09/2023

O que acontece quando um homem vive fora da realidade
A história é narrada por Ismael, um homem que decide se juntar à tripulação do navio baleeiro Pequod, comandado pelo capitão Ahab, em sua busca incessante por vingança contra a lendária baleia branca chamada Moby Dick, que lhe arrancou uma perna em um encontro anterior. A busca de Ahab por Moby Dick se torna uma obsessão que consome não apenas sua própria vida, mas também a de toda a tripulação.

Uma das características mais marcantes do livro é a profunda exploração psicológica dos personagens. Ahab é retratado como um homem enlouquecido pela busca de vingança, enquanto outros membros da tripulação têm suas próprias motivações e demônios interiores. Ismael, por sua vez, serve como o observador imparcial que nos guia por essa jornada sombria e complexa.

Além disso, o livro é famoso por sua vasta quantidade de informações sobre a caça à baleia e a vida a bordo de um navio baleeiro. Melville descreve detalhadamente as técnicas de caça, a anatomia das baleias e a dinâmica da tripulação, tornando o livro uma fonte valiosa de conhecimento sobre a indústria baleeira do século XIX.

A obra também é rica em simbolismo e metáforas. Moby Dick é muito mais do que uma simples baleia, ele representa a natureza indomável e misteriosa, e a busca por ele simboliza a busca humana pela verdade e pelo significado da vida. A história também aborda questões mais amplas, como o conflito entre o homem e a natureza, a loucura da obsessão e a complexidade da condição humana.

No entanto, Moby Dick não é uma leitura fácil. A narrativa é densa e repleta de digressões sobre uma variedade de tópicos, o que pode tornar a leitura um desafio para alguns leitores. No entanto, para aqueles que estão dispostos a se aprofundar na história e explorar seus temas profundos, o livro é uma experiência literária enriquecedora e fascinante.

Kaleb.Muniz 19/11/2022

Um clássico
Gosto muitos desses clássico, pois refletem pensamentos de tempos passados. O livro tem uma atmosfera de documentário, com muitas descrições de como a atividade a caça a baleia funciona. E demonstra com profundidade os sentimentos da tripulação, como o capitão vingativo incita os outros a perseguirem seu objetivo de caçar a baleia branca. Um livro sensacional.