E.T.

William Kotzwinkle

Resenhas - E. T. O Extraterrestre

Matheus656 30/10/2023

Decepção que fala!

Mais um caso de um livro que viu o seu lugar ao sol pelo caminho oposto: primeiro surgiu o filme e depois o lançamento do livro. Aqui então temos um livro baseado no roteiro do filme.
Quem nunca assistiu ao filme do Steven Spielberg? O filme é um clássico e pelo menos se não assistiu, com certeza deve ter visto uma referência da famosa cena da bicicleta.
O livro em si, é um resumo muito mal feito da versão cinematográfica. O que eu não gostei, foi a forma escrita aqui, a gente tem uma escrita tão crua, que em vários momentos da narrativa, parecia ser algo aleatório, muito "no sense" mesmo. Uma coisa que eu achei interessante, é que eu pensei que talvez fosse ser uma adaptação para o público infantil, mas me enganei, quando é focado nos pensamentos da mãe do Elliott, a gente vê ela tendo vários pensamentos inadequados para uma criança.
Esse é um exemplo raro de que o livro não é melhor que o filme, então se acaso você goste da versão das telonas, fique apenas com ela, reveja quantas vezes quiser, e não se sinta na obrigação de ler essa novela, pois não vai valer a pena pela sua escrita pobre e sem coesão aos detalhes.

Mel 04/09/2014

O livro conta nada além da história do filme, que é uma história linda. Li algumas resenhas de pessoas que não gostaram muito (pelo fato do livro ter vindo depois do filme) mas eu gostei e indico. É emocionante.

denilson 13/04/2012

o filme é melhor
O filme é um clássico.... o livro, com certeza, não
Normalmente os livros são mais ricos,com mais detalhes. claro é que o filme dá vida àquilo tudo e é muito bom vê-lo, mas o livro, por ser quase sempre gerador do filme,tem detalhes tantos que não seria possível no filme, além, de que são linguagens diferentes e em muitos casos uma repele a outra....
aqui, o contrário ocorreu: do filme nasceu o livro e desnecessário dizer,totalmente desnecessáio - desculpa a redundância....
assim, o livro é legal, mas é como o roteiro do filme, quase nada acrescenta à estória do filme....
Edvaldo Florent 29/06/2012minha estante
Quando li, já faz muito tempo, a lembrança que ficou foi que o livro era melhor do que o filme, pois era mais rico em detalhes. Claro que para isso vc tem que ter um bom conhecimento em astronomia, ou não vai saber dar asas a imaginação. Muito bom, minha filha de 9 anos também já leu.

Paula 21/01/2015minha estante
Fiquei interessada no livro depois de ver o filme. Amei o filme e me decepcionei com o livro. Não concordo com a ideia de que o livro é o roteiro do filme. O roteiro do filme é melhor.

Gustavo 12/10/2014

"E.T. telefonar casa..."
Mesmo o filme sendo um "clássico da cinematografia", nunca o assisti (pelo menos nunca o assisti completamente). Acontece que, mesmo num mundo que existe internet, nunca tive oportunidade para tal.

Enfim, enquanto ao livro, E.T., sem sombras de dúvidas, é uma obra fantástica de aventura e o poder de uma boa amizade, pois o botânico alienígena, "trá-la-lá" anos-luz de sabedoria intergaláctica, influencia até o comportamento, inicialmente grotesco, de Elliot. Além do mais, a forma como o autor posiciona o seu ponto de vista a respeito da supremacia humana é bem realista - achamo-nos, de uma forma generalizada, superiores a qualquer raça, e, segundo o contexto, percebemos que essa "ladainha" é medíocre, e, principalmente, a maneira em que a veneramos.

Por assim dizer, o escritor, William Kotzwinkle, dá uma verdadeira lição de moral: apesar do pensamento oriundo "da única forma de vida inteligente do universo", às vezes, esquecemo-nos de coisas simples, mas importantes, como o valor à amizade, ou o enfoque na libertação, que podemos analisa-lo, ainda por cima, por crianças. É uma boa leitura, e por isso, não poupo em elogios.

Elba Mara 14/01/2016

ruim
Mais chato que o filme , vê se pode?

Bart 04/03/2018

O filme foi massa, o livro é melhor ainda.
Vc sabia que E.T. é um botânico intergalático? Que ele tem mais de 1milhão de anos? Ou que ele fala com a flora? Quem assistiu ao filme vai morrer de rir com o livro, o "cão Harvey" é um das melhores personagens
Ótimo livro!!!